Autor Tópico: Philips DVP5980K/55  (Lida 454603 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #80 Online: Agosto 17, 2007, 06:28:51 pm »
O 5100 é um ótimo player, mas deu problema no loader e não ejeta o disco.

Você já viu isto?
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/08/disco-enganchando-no-dvp5100.html
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline turco

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Aprovação: +4/-3
    • Ver Perfil
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #81 Online: Agosto 17, 2007, 07:48:45 pm »
O 5100 é um ótimo player, mas deu problema no loader e não ejeta o disco.

Você já viu isto?
http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/08/disco-enganchando-no-dvp5100.html

Tambem tenho um player 5100 destes e a questão de enganchar no meu percebi que acontece com midias com mal acabamento nas bordas sendo elas grosseiras

quando isso acontece passo a ponta do dedo na abertura de um lado a outro e ai o disco sai pode ser o mesmo problema ?. aproveitando o assunto meu cunhado tem um 5100 e o dele fica travando , pode ser o leitor ?

abraço  -_-
« Última modificação: Agosto 17, 2007, 07:58:41 pm por turco »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #81 Online: Agosto 17, 2007, 07:48:45 pm »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #82 Online: Agosto 17, 2007, 08:07:51 pm »
PS: E o Rafa que sumiu do tópico e que estava tentando modificar o firmware que extraiu dele, teve algum avanço?
Teco-spt,

Estou vivo ainda!
...e silenciosamente acompanhando o tópico. Hehehe.

O que acontece é que eu estou morando em Santa Maria (RS) e o player do meu pai fica com ele lá em Ijuí. Essa semana eu estava de provas na faculdade e bem envolvido com isso também. Várias coisas que o pessoal comenta e pergunta sobre o player eu não lembro, então nem tenho o que postar (se eu postasse seria sempre algo como: "pois é... não sei..."). Mas a ausência de shuffle também me chamou a atenção.

Se eu não me engano a falta de shuffle no disco todo pode ser contornada com a opção de exibir todos os arquivos como se estivessem na raiz. Claro, isso se o 5980 tivesse shuffle. Eu liguei meu mp3 player na USB e queria escutar os álbuns que tenho nele na forma "aleatório" e não consegui de primeira. Depois não tentei mais, nem investiguei nada mais a fundo.

Quanto ao firmware que eu estou editando: Sim, eu estou editando! Não tenho pretenção de fazer muita coisa. Infelizmente não teria o tempo necessário para me envolver com o novo mundo que seria mergulhar no universo IDA, assembly, editor hexadecimal e tudo mais. Me pareceu muito interessante, mas além de eu não ter o tempo necessário (se eu me envolvesse com isso eu não sairia da frente do PC nunca mais e reprovaria em todas as disciplinas do meu curso), nem tenho um player aqui. E pra piorar a situação: Se eu tivesse um player aqui, eu nem tenho TV pra ligá-lo (não gosto muito de assistir televisão, não sinto falta).

Até agora o que fiz no firmware foi, basicamente:

  • Troquei a fonte da legenda (tomei a liberdade de roubar a minha fonte preferida: fonte grande do firmware jmaraujo 1.1 para o DVP5100K);
  • Modifiquei a janela da legenda:
    • Reposicionei (ficava muito alta);
    • Fiz a legenda ficar opaca (não-transparente);
    • Troquei a cor de preenchimento de cinzinha para branco BRANCO mesmo (depois de comparar, percebi que na minha TV ficou melhor do que com o amarelo);
  • Usei o MtkModToolbox do Jefferson, muito bom por sinal!
    • Apliquei o negócio aquele de fazer o browser exibir 42 caracteres para nomes de arquivos e pastas;
    • Apliquei a correção do timing bug (esse recurso matou a pau, Jefferson!);
  • Troquei a imagem de fundo pois ficou feio com os nomes grandes (apenas editei a imagem oficial e emendei os dois retângulos... até que ficou bom... postarei fotos semana que vem).

Depois disso perdi mais um tempão tentando fazer melhorias e pesquisando coisas, mas todos os meus sucessos pararam por aí mesmo.

Até onde fui com sucesso posso relatar algumas ressalvas:

  • Aparece um underline (_) no lugar de caracteres especiais (qualquer coisa com acento) nos nomes de arquivos e pastas;
  • Os nomes de arquivos e pastas via USB continuam mostrando os mesmos 8 vergonhosos caracteres;
  • A rotina de limpeza às vezes não limpa os restos mortais de nomes de arquivos/pastas que quase chegaram na borda da tela (escrevi essa ressalva aqui só pra documentar mesmo, pois isso não me incomoda nem um pouco!);
  • Depois que eu reposicionei a legenda ela ficou boa na minha TV, mas quando levei o player pra assistir a um filme na casa da minha namorada (numa TV Philips 29" bem antiga, onde as perdas de imagem por overscan são maiores) percebi que a legenda estava quaaaaaase sendo cortada embaixo. Resolvi reposicionar e obtive um resultado desagradável: A legenda tremia muito na tela (pra cima e pra baixo). Não tive mais tempo de mexer no firmware depois disso, então instalei novamente a versão anterior.
  • Nas primeiras ultra-beta versões do meu firmware modificado (eu modificava uma coisinha e já testava no player) quase quebrei os pratos com o MtkReMaker pois ele insistia em dizer que o checksum estava errado, sendo que estava correto, e se eu dissesse pra ele corrigir, ele estragava e o player rejeitava o firmware. Misteriosamente depois de alguma coisa (acho que foi com a correção do timing bug pelo MtkModToolbox) esses problemas pararam.

Tentei, com fracasso absoluto, dar suporte a Packet Bitstream em XviD, substituindo os ARM codes 1 e 2 do RISC pelos ARM codes 1 e 2 da versão "Eneris 2.2 PB" para o DVP5965K. O player morreu e eu tive que usar o cabo.

Não tenho intenção de fazer coisas tão maravilhosas como o Jmaraujo está fazendo ou como o Jefferson está descobrindo. Eu faria algo bem básico, para o player ficar mais usável principalmente para a função que ele vai exercer no caso do meu pai: Rodar vídeos Mpeg4 com legendas via porta USB.

Além do que eu já fiz ainda me interessaria:

  • Suporte a Packet Bitstream em XviD (alguns filmes vem com essa M**** [!!!!!] e seria ótimo se o player lesse sem problemas, assim como o DVP5100K consegue fazer com os firmwares modificados);
  • Fazer a legenda se ligar automaticamente quando o filme começa (achei um tutorial assustador cheio de números trepados que ensina a fazer isso);
  • Fazer os nomes dos arquivos via USB aparecerem com uns 42 caracteres, como está acontecendo via disco;
  • Consertar o probleminha dos acentos nos nomes de arquivos e pastas no browser;

Depois disso eu estaria feliz. O problema é que eu não sei direito por onde começar pra conseguir fazer o autoload das legendas (acho que eu demoraria dias para entender como se faz) e parece (pelo que eu li, meio por cima) que o pessoal do mt13x9 ainda está correndo atrás para a solução dos nomes longos via USB.

Logo (semana que vem) estarei entrando em férias (as greves entortaram/mutilaram o calendário da Universidade) e passarei alguns poucos dias (uns 10) em Ijuí e terei oportunidade de brincar mais um pouco.

E, antes que alguém pergunte, quanto à publicação do firmware no estado em que está (porco, mas melhor que o original), não sei se posso. Se fosse o caso de publicar, acho que eu deveria pedir autorização do Jmaraujo para copiar a fonte dele (Talvez eu devesse ter feito isso antes de copiar... Ugh... ::)).
« Última modificação: Agosto 20, 2007, 03:36:57 am por rafalibrenz »

Offline teco-spt

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 49
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #83 Online: Agosto 18, 2007, 03:07:05 pm »
Valeu pelas investidas em editar o firmware, mas não creio q o jmaraujo irá ficar bravo ou lhe processar por direitos autorais por usar a fonte dele... hehehehe

Eu vi que não tinha shuffle justamente quando coloquei todos os arquivos aparecendo como se estivessem na raíz e pensei "hmmm... agora dando um shuffle dá pra tocar todo o disco, ao invés de pasta por pasta"... então fui testar e cadê o shuffle??  :-[
Ainda não acredito que simplesmente retiraram uma função tão básica como essa, por enquanto é o defeito mais "berrante" dele que pude ver, fora isso gostei muito dele.

Através do firmware não é possível implementar essa função? Não sei se algum player já veio com esse problema e se conseguiram contorná-lo.

Se precisarem de algo que esteja ao meu alcance é só falar, acompanho o tópico desde o início mas fazem apenas 2 dias que estou com o dvd, ainda estou em fase de reconhecimento também.

Abraço!!
TECO
« Última modificação: Agosto 24, 2009, 03:05:10 pm por teco-spt »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #84 Online: Agosto 18, 2007, 05:42:35 pm »
Resolvi reposicionar e obtive um resultado desagradável: A legenda tremia muito na tela (pra cima e pra baixo). Não tive mais tempo de mexer no firmware depois disso, então instalei novamente a versão anterior.

Se não me engano, isso ocorre por um de dois motivos:

*Uso de coordenadas impares para a janela. Evite usar números impares no mtkWindows;
*Você reduziu o tamanho da janela acidentalmente.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #85 Online: Agosto 18, 2007, 05:49:27 pm »
*Uso de coordenadas impares para a janela. Evite usar números impares no mtkWindows;
*Você reduziu o tamanho da janela acidentalmente.

Acho que eram números ímpares, mesmo! Eu já havia pensado nisso e o meu próximo passo será mudar as coordenadas cuidando isso.
O tamanho não foi reduzido, pois eu movi a janela pra cima usando aquela barrinha de rolagem (esse foi o erro), para ter uma idéia visual do quanto subiu.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #86 Online: Agosto 19, 2007, 08:33:11 am »
Rafa,

Eu fiz avanços importantes hoje na interpretação do firmware do DVP5980. Já é possível ter menus com seleção de fontes, cores e posição de legendas para o seu aparelho.

Eu posso ajudar com a parte mais complexa e cansativa das modificações, deixando para você as firulas de acabamento e o teste no seu aparelho. Eu estou propondo a você porque você tem o cabo e tem o mínimo de conhecimento necessário (e disposição para usar o Google) para entender as instruções lacônicas que eu vou dar.

Não pretendo fazer essa oferta a mais ninguém. Como regra geral eu não faço mods se eu não tiver o aparelho.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #87 Online: Agosto 20, 2007, 02:47:30 am »
O Jmaraujo disse que não tem problema nenhum, que eu posso usar a fonte dele. Não estou com o arquivo aqui. Assim que tiver, faço upload e mando o link para vocês!

Também sou daqui e me formei na UFSM.
Cara!! Que mundo pequeno mesmo!!! Estou estudando lá também!
Você conseguiu comprar o DVP5980K aqui em Santa Maria???

Quando eu tiver novamente contato com o aparelho vou catar o shuffle. (pra escutar mp3 tem que ter, né!)

Não pretendo fazer essa oferta a mais ninguém. Como regra geral eu não faço mods se eu não tiver o aparelho.
Adorei a idéia, Jefferson!
Te respondi por mensagem privada.
« Última modificação: Agosto 20, 2007, 03:10:29 am por rafalibrenz »

Offline teco-spt

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 49
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #88 Online: Agosto 20, 2007, 08:55:00 pm »
Na verdade nem procurei ele aqui Rafa, mandei trazer que nem você fez, até porque mesmo que achasse aqui, o valor seria fora dos meus padrões. Aqui eu iria comprar um bem mais simples pelo preço desse.

Senti futuro na parceria Jefferson-Rafa!! hehehe
Como eu disse, não tenho conhecimento nem tempo para aprender no momento (até gosto bastante), mas se eu puder tirar alguma dúvida sobre o aparelho enquanto nenhum de vocês têm ele à mão, é só falarem!
Rafa, essa de implementar o shuffle seria ótimo, pois escutar um CD/DVD de mp3 só na ordem direta é muito ruim mesmo.
Jefferson, a posição da legenda que você se referiu é horizontalmente (aquele problema das legendas embutidas ficarem deslocadas para a direita) ou verticalmente (que você descobriu recentemente o funcionamento pro Proview)?

Abraço!!

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #89 Online: Agosto 21, 2007, 03:35:31 am »
Jefferson, a posição da legenda que você se referiu é horizontalmente (aquele problema das legendas embutidas ficarem deslocadas para a direita) ou verticalmente (que você descobriu recentemente o funcionamento pro Proview)?


Verticalmente. Ainda não sei nada sobre a exibição de legendas embutidas.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DVD/DivX Player Philips DVP5980K/55
« Responder #89 Online: Agosto 21, 2007, 03:35:31 am »