Autor Tópico: Firmware MT13x9: Log de Descobertas  (Lida 272686 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #260 Online: Outubro 24, 2007, 02:48:28 pm »
Tente com isto:

http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=179.msg9171925;topicseen#msg9171925

Saudações!

Valeu, jmaraujo!!!!! :yahoo!:

Desculpa por perguntar algo que já tinha sido perguntado!

Eu até já tinha lido isso, mas faz tanto tempo que eu não lembrava mais.

Sem falar que quando li eu não entendi qual era a dúvida do Jefferson.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #261 Online: Outubro 24, 2007, 05:55:45 pm »
Acho que ainda tem alguma coisa errada com o meu IDA.

Na verdade está tudo meio confuso ainda, mas acho que isso aqui não está certo.

Não encontro a palavra "remote" procurando no código, por exemplo, e acho que eu deveria encontrar.

Aí fui olhar uma parte do código (do firmware que estou trabalhando, DVP5980) postada pelo Ryan neste tópico e estava assim:

B1:F6FE             Sub_Style:                    ; DATA XREF: B0:B0_BS_689_B1_F6FEo
B1:F6FE                                           ; B1:B1_BS_689_B1_F6FEo ...
B1:F6FE 90 FB D2    mov     DPTR, #XRAM_FBD2
B1:F701 EE          mov     A, R6


Só que pra mim aparece assim:

B1:F6FE             BankSw_689_B1_F6FE:                     ; DATA XREF: B0:B0_BS_689_B1_F6FEo
B1:F6FE                                                     ; B1:B1_BS_689_B1_F6FEo ...
B1:F6FE 90 FB D2    mov     DPTR, #XRAM_FBD2
B1:F701 EE          mov     A, R6


Não deveria ser assim, não é mesmo?

Será que pode ser os scripts que rodei? Peguei ambos (MT1389_8032_FULL.idc e MT1389_Misc.idc) no grupo mt13x9 do Yahoo. Um é de 7 de fevereiro de 2007 e o outro é de 28 de Outubro de 2006, respectivamente.

Cheguei a desinstalar o IDA 5.1, colocar o 5.0 e processar o código todo novamente, mas não adiantou. :(
« Última modificação: Outubro 24, 2007, 06:00:42 pm por rafalibrenz »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #261 Online: Outubro 24, 2007, 05:55:45 pm »

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #262 Online: Outubro 24, 2007, 06:43:26 pm »
Nem todas as funções são identificadas pelos scripts. Você tem que fazer click sobre o nome da função (no seu caso "BankSw_689_B1_F6FE") e trocar o nome dela.

Offline fabianr

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 9
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #263 Online: Outubro 24, 2007, 11:15:33 pm »
Nem todas as funções são identificadas pelos scripts. Você tem que fazer click sobre o nome da função (no seu caso "BankSw_689_B1_F6FE") e trocar o nome dela.

Creo que seria genial para los que somos nuevos en esto que Jefferson hiciera un dump a idc de sus bases de IDA
(idb) de los 8032/ARM codes de los diferentes modelos y los publicara. Es la forma que tiene IDA de poder "pasar el trabajo"
sin enviar el "ejecutable por temas legales" o incluir datos de usuario IDA, etc.

Estos idc comprimidos son bien pequeñitos... :)

Que opinan?

Han probado utilizar el Bindiff v2 de Sabre technologies para comparar firmwares? Es un plugin de IDA...


Saludos,
FabianR

PD el metodo es:


File-> Produce files -> Dump database to idc file


Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #264 Online: Outubro 25, 2007, 03:26:53 pm »
Nem todas as funções são identificadas pelos scripts. Você tem que fazer click sobre o nome da função (no seu caso "BankSw_689_B1_F6FE") e trocar o nome dela.

Ah bom... É que eu achei que ele reconheceria essa. Na verdade eu achei que ele não tinha reconhecido nenhuma, mas já encontrei algumas (poucas) que ele reconheceu. Uma delas é a Video_Play.

Valeu, Jmaraujo. Agora estou começando a compreender o IDA. Já me foi útil para trocar a função de uma tecla do controle remoto.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #265 Online: Outubro 25, 2007, 04:22:42 pm »
Olá a todos!!

Ryan, você irá publicar como é feito o ajuste de legendas no Proview?
(se ja foi mostrado, perdão e pode apagar este post)


Não eu não mostrei ainda.

Eu pretendo fazer isso, mas não estou encontrando tempo no momento.

Você pode tentar comparando o código 8032 das minhas duas últimas versões do firmware com o UltraCompare.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Firmware: log de descobertas
« Responder #266 Online: Outubro 29, 2007, 01:48:08 am »
Como usar o "Expert Mode" do mtkTool

[...]

Exemplo de uso:

    * Abra a janela "Memory Dump"
    * Em "type" selecione "DRAM (BYTE)"
    * Em "Address" coloque o endereço 376e599
    * Desmarque "Double Word" se existir essa opção na sua versão
    * Clique em Start

O resultado na tela será teóricamente o conteúdo da memória eeprom do aparelho.

Notas:

O endereço do conteúdo da eeprom não é fixo. É o endereço da Shared Memory (armAddressInfo) + 0x1999
http://tech.groups.yahoo.com/group/mt13x9/message/4339

Eu não estou certo de que 376e599 seja mesmo o endereço base da cópia da eeprom na Shared Memory. Os dados não batem com os exemplos que encontrei no MT13x9 e, embora os valores mudem quando eu mexo no setup, não estão mudando de forma consistente.

Testei isso aqui, com o DVP5980K/55.

Liguei o aparelho, deixei ele em uma pasta qualquer do disco que estava lendo, sem reproduzir nada.

Mandei o MtkTool ler 1024 bytes (é a capacidade do chip de memória eeprom que está na placa do DVD player) a partir do endereço 375E599 (como diz na mensagem de foncreator que o link indica e não 376E599 como disse o Jefferson, que provavelmente se enganou).

Salvei o conteúdo em um arquivo binário (eeprom01.bin).

Entrei no setup do aparelho e liguei o "Night Mode", em Audio Setup Page. Saí do Setup.

Li novamente o conteúdo da suposta eeprom e salvei novamente (eeprom02.bin).

Entrei no setup do aparelho e desliguei o "Night Mode". Saí do Setup.

Li novamente os 1024 bytes e salvei novamente (eeprom03.bin).

Deveria acontecer o seguinte, até onde eu sei:

Comparando eeprom01.bin com eeprom02.bin deveria haver um (ou alguns) bytes diferentes.

Comparando eeprom01.bin com eeprom03.bin deveria haver zero bytes diferentes. Os arquivos deveriam ser idênticos.

O que aconteceu:

Comparando eeprom01.bin com eeprom02.bin obtive um byte diferente: o primeiro. (obs.: outro dia fiz o mesmo teste mudando outra propriedade do setup, o Lip Sync, e o único byte que mudou também foi o primeiro!)

Comparando eeprom01.bin com eeprom03.bin obtive também um byte diferente: novamente o primeiro.

Comparando eeprom02.bin com eeprom03.bin obtive como resultado: os arquivos são idênticos.

Comparações feitas com o UltraCompare Professional 5.10.

Conclusão: Como disse o Jefferson, a maneira com que os bytes mudam é totalmente inconsistente. A teoria de que esse conteúdo é o da eeprom é, na minha opinião, uma inverdade. Hehe.

Talvez o furo do meu teste esteja no endereço da tal Shared Memory. Não sei o que é isso, e talvez isso mude de aparelho para aparelho, sei lá.

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #267 Online: Novembro 06, 2007, 02:57:16 am »
Una pequeña contribución que creo que no ha sido mencionada todavía (si ya es conocida, borren este post). Revisando el FW del 5140 noté la existencia de una opción de menú para activar los closed captions de los DVDs, la cual también está presente, aunque sin usar, en el FW del 3040 (y supongo que en otros modelos).
Após o "pequeno" susto que levei com o meu DVP5100, testei a descoberta do Acheron, e agora o DVP5100 tem -pela primeira vez- suporte a closed caption!!!

Obrigada, Acheron.

Offline pauloturij

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 16
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #268 Online: Novembro 12, 2007, 11:54:08 pm »
Jefferson você poderia me emviar os mpeg[2] desses topicos aqui:

http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=179.msg9172124#msg9172124


http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=179.msg9172087#msg9172087


se possivel tambem em formato bitmap o original pelo qual voce vez eles pois eu não consegui transformar o mpeg em bitmap.

para não vim aqui só para me aproveitar do forum e de voce, deicho minha sinjela ajuda, a maior pasta skin do firmware do lg dk194g com 18 espaços
« Última modificação: Novembro 13, 2007, 11:06:16 am por pauloturij »

Offline naasom

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #269 Online: Novembro 19, 2007, 06:39:48 pm »
Olá Ryan.
Eneris e eu estamos "suando" para fazer o menu de fontes do 5965k - que a Philips tentou matar - funcionar. Fizemos, onde tinha só Standard, aparecer 4 opções para fonte, porém, quando acionadas não fazem nenhuma modificação. Creio que tem mudar algo no código Assembly, e issoé que não sei fazer nada, a não ser que me digam os códigos que inserir.
Estive também tentando mudar os códigos sub_style e sec. para o menu de cores, com os pulos de banco (o que você mensionou numa página anterior), mas não ficou idêntica, mesmo colocando os códigos que são específicos do 5965k.

Mas voltando ao menu de fontes, ele ficou assim:


[O Eneris testou e disse que o menu aparece como está acima, mas não modifica a fonte do filme quando selecionado qualquer uma delas].


[Aqui está os códigos hexadecimais que acrescentei: Os pointers, como o JMaraujo instruiu].

Se puder nos ajudar de alguma forma eu agradeceria. Estou entrando nesse mundo de firmware agora, mas já estou fascinado.

Grande abraço.

O que tentamos fazer está aqui:
http://www.4shared.com/file/29757260/9bab3442/DVP5965K_93mod_Naasom.html?dirPwdVerified=67cd922f

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware MT13x9: Log de Descobertas
« Responder #269 Online: Novembro 19, 2007, 06:39:48 pm »