Autor Tópico: Revivendo meu MSX!  (Lida 16876 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Revivendo meu MSX!
« Online: Março 11, 2008, 11:44:00 pm »
Pessoal,

Hoje, consegui realizar um antigo sonho, reviver o meu antigo HotBit MSX. (Para os que não viveram nos anos 80, sugiro ler este artigo antes)
Sempre tive vontade, na época (lá pelos idos de 1989), de colocar um Disk Drive no mesmo, mas naquele tempo um disk drive de 5 1/4 com interface era absurdamente caro para mim (ou melhor, para minha mãe) comprar. Ou seja, sempre fiquei com aquele desejo frustrado e carregando os jogos todos via fita cassete mesmo (putz...eram 5 minutos para carregar um jogo de 32kb e isso quando não dava erro em um dos blocos e tinha que recomeçar tudo outra vez!).
Neste último fim-de-semana consegui comprar, de um vendedor aqui perto de casa, um "pacotão" com um monitor monocromático 12" (fósforo verde!) da Gradiente, Datacorder (Leitor de cassete) também da gradiente, 2 Joysticks da Dynacom (padrão MSX) e o Disk Drive de 5 1/4 mais a interface de cartucho para conexão no MSX!  :yahoo!: Tudo isso por 60 pratas!  ;D

Mas como nem tudo são rosas, o drive veio com defeito.  :dashhead1: Isto não foi problema, pois descobri este magnífico site sobre MSX onde eles tem o esquema (além de muitas outras coisas) de como transformar um drive de 3 1/2 de PC para funcionar no MSX. Pronto, agora com o sonho realizado, estou curtindo demais este novo-velho brinquedo!  :laugh:

Vocês podem até se perguntar "putz...esse maluco não sabe que existem emuladores para PC que fazem tudo o que o melhor dos MSX (Turbo-R) faz?"
R.: Sim eu sei, mas sinceramente, não é a mesma coisa!  :clapping:

[]'s
Daniel


Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #1 Online: Março 11, 2008, 11:55:08 pm »
É verdade... Eu tinha um Expert (MSX da gradiente), e num certo momento o drive de 5 1/4 era um verdadeiro sonho de consumo! Uma grande revolução. Um passo adiante. Deixaríamos de ter que gravar e rodar tudo em fita cassete!
Ultimamente eu matei minha saudade usando os emuladores. Até ressucitei umas revistas sobre MSX (MSX micro) que tinha guardado. Às vezes dou uma olhada no Expert, que está lá na caixa, quebrado... O meu leitor de cassete era do HotBit (Sharp) e está lá guardado também. O monitor era a TV...

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #1 Online: Março 11, 2008, 11:55:08 pm »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #2 Online: Março 12, 2008, 12:48:39 pm »
Só para constar:

Nem pude sonhar com o drive. Na época, eu (minha família) não tinha dinheiro nem para comprar o MSX.

Eu consegui comprar apenas um TK90X, com o dinheiro da rescisão do meu primeiro emprego (fui estafeta-mirim dos 12 aos 14).
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline psr530fan

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 91
  • Aprovação: +6/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #3 Online: Março 12, 2008, 05:34:28 pm »
Guardo muita tranqueira de computador com pena de jogar fora coisas que na época me custaram uma pequena fortuna. Nesta categoria, tenho 1 (talvez 2) Joysticks Gradiente e uma interface de disco Microsol (se bem me lembro, compativel com drive de 3 1/2 também) que posso doar. Quem quiser, se candidate e pague o frete.
Hoje quando quero matar as saudades do MSX rodo os programas via emulador BRmsx. Tenho uns jogos que são compilados e rodam direto numa janela DOS no PC. O resto do hardware eu vendí na febre do PC. Mas que era bom, era.
Abraços.
« Última modificação: Março 12, 2008, 05:36:45 pm por psr530fan »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #4 Online: Março 12, 2008, 06:13:29 pm »
Eu babava com o jogos do MSX. A capacidade de som e áudio era muito superior, com seus três processadores. O TK90X tinha jogos bons, como R-Type e Green Beret, mas os mesmíssimos jogos tinham condições de oferecer uma experiência muito melhor no MSX, porque o TK90X só conseguia sintetizar sons em onda quadrada e o sintetizador do MSX já era senoidal.

E um jogo feito para tirar todo o proveito do hardware do MSX então...



 
« Última modificação: Março 13, 2008, 07:33:20 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #5 Online: Março 12, 2008, 08:11:59 pm »
Nesta categoria, tenho 1 (talvez 2) Joysticks Gradiente e uma interface de disco Microsol (se bem me lembro, compativel com drive de 3 1/2 também) que posso doar. Quem quiser, se candidate e pague o frete.
Hoje quando quero matar as saudades do MSX rodo os programas via emulador BRmsx.

Eu aceito qualquer doação, principalmente se for uma MegaRAM ou talvez até um MSX2 empoeirado.  :P

PS.: A interface que eu adquiri também é da Microsol.

[]'s
Daniel

Offline AlissonCG

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 44
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #6 Online: Março 13, 2008, 12:55:38 pm »
Há uns dois anos comprei o MSX preto e também realizei um sonho de criança. Vocês são privilegiados porque nem um TK podia comprar na época. Minha iniciação no MSX era de carona no de um amigo. Sonhava em fazer computação gráfica com LINEs, CIRCLEs, etc em loop... hehehehe

Abração,

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #7 Online: Março 13, 2008, 01:33:29 pm »
Não sou BEM da época mas, se não me engano, os TK eram aqueles onde os programas eram lidos (e depois (re)gravados) em fitas K7, certo? Os MSX já tinham outro sistema?  :)

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #8 Online: Março 13, 2008, 05:55:02 pm »
Não sou BEM da época mas, se não me engano, os TK eram aqueles onde os programas eram lidos (e depois (re)gravados) em fitas K7, certo? Os MSX já tinham outro sistema?  :)

Naquele tempo eu só usava fitas cassete para carregar os jogos e programas, pois os disk drives de 5,25" e 3,5" eram demasiadamente caros.

[]'s
Daniel

Offline granduke

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 3
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #9 Online: Setembro 11, 2008, 01:39:22 pm »
Caros Ryan e amigos,  tive um MSX EXPERT 1.1 Gradiente a 20 anos atras, agora em 2008 tive a oportunidade de comprar um HOTBIT com drive 1.44 embutido, se puderem me dar um help em duas coisas agradeceria, pois simplesmente esqueci ?:?!?!? RSRS

1 - Como faço para acessar o drive de disco 1.44? Através de qual comando?

2 – Lembro de ter no meu 1º MSX , um tal de DDXDOS, como faço para instala-lo? Ou seja como rodar o MSXDOS?

Os: Lembro dos comandos BLOAD que era para carregar arquivos .BIN, CLOAD para .CAS, acho que tinha que botar o nome do arquivo entre “  “

Desde já agradeço pela ajuda que puder me dar nesses dois quesitos?

Abs

Granduke

Ps: Foi emocionante ver aquela tela azul do basic ao ligar
« Última modificação: Setembro 11, 2008, 01:41:23 pm por granduke »

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #10 Online: Setembro 11, 2008, 10:11:14 pm »
Caros Ryan e amigos,  tive um MSX EXPERT 1.1 Gradiente a 20 anos atras, agora em 2008 tive a oportunidade de comprar um HOTBIT com drive 1.44 embutido, se puderem me dar um help em duas coisas agradeceria, pois simplesmente esqueci ?:?!?!? RSRS

1 - Como faço para acessar o drive de disco 1.44? Através de qual comando?

2 – Lembro de ter no meu 1º MSX , um tal de DDXDOS, como faço para instala-lo? Ou seja como rodar o MSXDOS?

Os: Lembro dos comandos BLOAD que era para carregar arquivos .BIN, CLOAD para .CAS, acho que tinha que botar o nome do arquivo entre “  “

Desde já agradeço pela ajuda que puder me dar nesses dois quesitos?

Abs

Granduke

Ps: Foi emocionante ver aquela tela azul do basic ao ligar

Drive de disquete embutido no HotBit? Isso já é uma adaptação.

Você tem que ter um disquete de boot do MSX-DOS para acessar qualquer conteúdo em disquete.
Primeiro siga este passo para formatar o disquete já em um padrão que o MSX vá entender. Depois use o aplicativo em anexo, chamado MSXBOOT, para criar o setor de boot no disquete. No fim, basta copiar o conteúdo do zip MSXDOS (em anexo) e voilá..está pronto o seu disquete de boot.

PS.: Lembro que tudo isso é feito pelo PC e não pelo MSX.

Mais informações: http://www.msxpro.com/

[]'s
Daniel



Offline Intruder_A6

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 188
  • Aprovação: +3/-0
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #11 Online: Setembro 12, 2008, 01:31:40 am »
Já tive um hotbit, mas o meu driver era um de 5 1/4" externo ( tempos heróicos ).

Offline granduke

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 3
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #12 Online: Setembro 12, 2008, 03:04:20 pm »

PS.: Lembro que tudo isso é feito pelo PC e não pelo MSX.

Mais informações: http://www.msxpro.com/

Sou grato Daniel pelas dicas, vou fazer depois posto os resultados. Realmente o Drivre é adaptado, é o mesmo de um PC, a fonte tb também é interna.

Abs.

Granduke
« Última modificação: Setembro 12, 2008, 03:09:10 pm por Jefferson »

Offline granduke

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 3
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #13 Online: Setembro 26, 2008, 07:03:31 pm »
Meu MSX esta indo de vento em poupa graças as dicas dos amigos daqui, já estou utilizando o MSX DOS, depois que entrei no site indicado, fiz uma leitura e veio a lembrança dos comandos básicos.

Abaixo meus "brinquedos", ainda falta a foto do meu arcade 29" rodando MAME com 1200 jogos.

Abs

Granduke

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Revivendo meu MSX!
« Responder #13 Online: Setembro 26, 2008, 07:03:31 pm »