Autor Tópico: Firmware do LG DV397H  (Lida 302531 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #250 Online: Abril 14, 2009, 12:38:26 pm »
Eu que agradeço, zeurt, você ajudou bastante nesse processo. E o legal é ver as coisas dando frutos. Eu vi que você implementou o tempo restante/total no DV256K. ;D

Bom, eu estou trabalhando no zoom agora. Logo teremos novidades! :laugh: E quanto ao DV397H com chip MT1389M, o menu está definitivamente pronto. Em breve postarei versões alfa com as funções do menu sendo implementadas aos poucos. O Allanzin foi fundamental nos testes com o menu. Foram 11 alfas que enviei para ele, até acertar a posição do menu Display.

Offline sedm

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #251 Online: Abril 14, 2009, 03:29:31 pm »
Rictad,

Atualizei para o último firmware que você modificou para o MT1389S, e estou achando que a distância entre as letras das palavras da legenda está muito grande, minha TV é widescreen, e mesmo assim em algumas falas, a legenda se divide em até 4 linhas.
Com o firmware anterior, isso não tinha chamado a minha atenção, não sei se já era assim.
Quando eu faço as legendas embutidas XSUB, as letras estão bem juntas.

Sérgio

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #251 Online: Abril 14, 2009, 03:29:31 pm »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #252 Online: Abril 14, 2009, 08:34:38 pm »
Rictad,

Atualizei para o último firmware que você modificou para o MT1389S, e estou achando que a distância entre as letras das palavras da legenda está muito grande, minha TV é widescreen, e mesmo assim em algumas falas, a legenda se divide em até 4 linhas.
Com o firmware anterior, isso não tinha chamado a minha atenção, não sei se já era assim.
Quando eu faço as legendas embutidas XSUB, as letras estão bem juntas.

Sérgio

Mas a distância entre linhas não interfere na quantidade de linhas. A distância entre letras, bem como o tamanho da fonte, sim. Quando aumentei o contorno para 2, a fonte aumentou. A distância entre linhas foi aumentada em 2 pontos para que as letras não fossem cortadas na vertical e está no limite para caber as mesmas fontes anteriores, mas agora com 2 pontos de contorno. Além disso, alguns usuários chegaram a dizer que a fonte ainda estava pequena.

Com legendas SRT bem feitas, não há quebra de linhas. Você pode usar a fonte Impact, que é mais compacta, para o caso de legendas mais cheias. Cuidado com a fonte Helvética, que é mais gordinha.

Se mais usuários reclamarem disso, terei que ou diminuir o contorno (como antes) ou diminuir o tamanho da fonte (em ambos os casos, perde-se legibilidade). Vai depender de outros feedbacks.

Pessoal, o que vocês acham da questão?


Offline sedm

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 11
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #253 Online: Abril 14, 2009, 09:26:55 pm »
Rictad, não foi a distância entre as linhas que eu achei muita, foi entre as letras das palavras.
Exempo:
"Boa noite"  - para mim parece que está assim:  "B o a  n o i t e"

O contorno ficou bom.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #254 Online: Abril 14, 2009, 09:30:11 pm »
Sugestão: vale a pena contar quantos caracteres (em média) cabem em uma linha de legenda, para as diversas fontes. Eu falei em média pois a maioria das fontes tem caracteres com largura variável.
Eu coloquei 4 fontes mais compactas no meu firmware do DV256K, de modo a garantir pelo menos 40 caracteres em média por linha. A maioria das legendas .srt bem feitas tem no máximo 40 caracteres. Quando há mais de 40 caracteres não fica legal. Nesse caso é melhor processar as legendas antes, limitando o número máximo de caracteres em 40 (recomendo o Subtitle Processor ou o DirectSub para esse fim). Não tem mágica: com fontes maiores deve-se estar atento ao número máximo de caracteres por linha da legenda. Senão, deve-se estar preparado para quebra de linhas frequentes.
Em relação ao contorno 2, imagino, pelos comentários dos usuários que já ouvi nos últimos tempos, que seja a melhor opção (a que mais agrada). Quando eu aumentei o contorno de 1 para 2 em algumas fontes, eu acabei tendo que diminuir o tamanho de algumas delas para garantir um número de caracteres por linha aceitável.
Rictad, só pra confirmar: você reduziu os espaços entre os caracteres para o mínimo, no MTKFontCreator? No início eu não tinha percebido que esse espaço, por default, é de 2 (ou 3 não lembro). Acabei reduzindo para 0, o que gerou melhores resultados e permitiu maior número de caracteres por linha.

« Última modificação: Abril 14, 2009, 09:38:00 pm por zeurt »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #255 Online: Abril 14, 2009, 10:11:19 pm »
Sugestão: vale a pena contar quantos caracteres (em média) cabem em uma linha de legenda, para as diversas fontes. Eu falei em média pois a maioria das fontes tem caracteres com largura variável.
Eu coloquei 4 fontes mais compactas no meu firmware do DV256K, de modo a garantir pelo menos 40 caracteres em média por linha. A maioria das legendas .srt bem feitas tem no máximo 40 caracteres. Quando há mais de 40 caracteres não fica legal.

Quantidade de caracteres por linha com o antigo contorno 1:

Arial Narrow Bold: 35
Arial Narrow: 37
Impact: 35
Courier New Bold: 39
Verdana: 31
Original LG: 43

Quantidade de caracteres por linha com o novo contorno 2:

Arial Narrow Bold: 31
Arial Narrow: 33
Impact: 31
Comic: 29
Verdana: 28
Helvetica: 28

Rictad, só pra confirmar: você reduziu os espaços entre os caracteres para o mínimo, no MTKFontCreator? No início eu não tinha percebido que esse espaço, por default, é de 2 (ou 3 não lembro). Acabei reduzindo para 0, o que gerou melhores resultados e permitiu maior número de caracteres por linha.

Depois de aumentar o contorno, eu não alterei mais nada. Realmente houve uma perda de espaço horizontal após o contorno. E antes já era ruim, pois tínhamos menos de 40 caracteres por linha. ::)

Sérgio, vou tentar melhorar isso na próxima versão, em que mudarei algumas coisas no zoom também.

Parabéns pelo firmware!! Ficou excelente mesmo! Eu só não gostei muito da fonte Comic Sans. Talvez, como sugestão, pudesse substituí-la pela Trebuchet MS.

Essa fonte entrou no lugar da original LG para tampar buraco, mas eu gosto dela, pois me lembra as legendas usadas em Animes. Como são muitas fontes, acho que uma um pouco mais descontraída não é ruim.


Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #256 Online: Abril 14, 2009, 10:29:19 pm »
Rictad, só pra ter certeza:
No MtkFontCreator, em Font Character Generation Options, em Miscellaneous, em Right Margin, você reduziu de 2 (opção default) para 0? É necessário fazer isso para reduzir o espaço entre os caracteres. Como o sedm está dizendo que o espaço está grande, só gostaria de confirmar isso...

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #257 Online: Abril 14, 2009, 10:59:54 pm »
Rictad, só pra ter certeza:
No MtkFontCreator, em Font Character Generation Options, em Miscellaneous, em Right Margin, você reduziu de 2 (opção default) para 0? É necessário fazer isso para reduzir o espaço entre os caracteres. Como o sedm está dizendo que o espaço está grande, só gostaria de confirmar isso...

Não, está 2 ainda. Eu lembro que havia mexido nisso, mas por algum motivo não deixei em 0. Não sei se ficou muito encostado. Mas depois vou colocar em 0 e testar. Estou com as fontes todas salvas aqui, será fácil. Se ficar bom, na próxima versão estará em 0.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #258 Online: Abril 14, 2009, 11:16:14 pm »
Legal! 0 ficará com um aspecto ótimo, parecido com as legendas que estamos acosumados a ver na TV por assinatura, etc.
Não sei porque os criadores do programa deixaram 2 como default. Com 2, temos a sensação que o sedm descreveu.
Além disso, haverá uma economia de espaço: 2 vezes 30 (ou 40) caracteres resulta em 60 ou 80 pixels sobrando (caberá mais uns 3 ou 4 caracteres por linha). No fim, isso acaba compensando o aumento do Outline. De qualquer modo, talvez seja necessário reduzir o tamanho de pelo menos uma ou outra fonte para garantir os famosos 40 caracteres.  :laugh:

P.S.: Como você fez as médias dos caracteres por linha? Se foi apenas com números (ex:0123456...) o resultado acaba enganando (para menos), pois os caracteres númericos em média acabam sendo mais largos que a média dos caracteres em frases e diálogos normais como vemos nos filmes.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #259 Online: Abril 15, 2009, 12:00:52 am »
P.S.: Como você fez as médias dos caracteres por linha? Se foi apenas com números (ex:0123456...) o resultado acaba enganando (para menos), pois os caracteres númericos em média acabam sendo mais largos que a média dos caracteres em frases e diálogos normais como vemos nos filmes.

Então isso é uma boa notícia, porque eu fiz com números de 0 a 9, repetindo as dezenas.  ;D

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #259 Online: Abril 15, 2009, 12:00:52 am »