Autor Tópico: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)  (Lida 43438 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #20 Online: Abril 06, 2010, 08:01:02 pm »
Em relação ao AVIAddXSubs, no site oficial do programa podemos ler o seguinte:

"In case subtitles do not appear in your hardware DivX Player

   1. Be sure that subtitles are activated through your remote control. Is there a list with subtitles when you press the button for subtitles? Note that this will happen when the avi starts playing. Not before. So wait to finish initialization and start playback.
   2. Test with all available options in "Mark DivX as".
   3. Test with "Full Screen" checked and unchecked.

   4. Use various values in "Vertical Position" (VP). You can create many subtitles from the same srt with different VP. See readme file on how. Smaller VP moves subtitles up in the screen, greater moves them down.
   5. In some players equipped with USB port, XSUB subtitles do not appear when the avi is placed in a device connected to this port. Try also a CDRW/DVDRW to see if things go better from there.
   6. Check if your player is in the list (below) of the "reported working well". If it is there then something you do wrong."

Em resumo, eu recomendo que você teste os itens 2 e 3 acima. Se não funcionar, talvez seja o caso da limitação descrita no item 5 (em alguns players as legendas embutidas XSUB não funcionam pela USB).

Já em relação as legendas .idx/.sub, no manual da sua TV não consta suporte a esse formato, mas não custa nada tentar... (afinal, já vi vários players que suportam .idx/.sub e omitem isso no manual).
« Última modificação: Abril 06, 2010, 08:02:58 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Legendas no AVIAddXSubs
« Responder #21 Online: Abril 06, 2010, 08:18:23 pm »
No manual da TV diz Compatibilidade: DivX, então não teria que aparecer a legenda?   Ou não tem nada a ver?  :-[

A sua TV está na lista dos dispositivos com certificação DivX Home Theater Profile (720x576), sendo 17/08/2009 a data da certificação: http://www.divx.com/en/electronics/categories/televisions
Portanto, deveria suportar legendas embutidas XSUB.

P.S.: Não se encontra firmware no site da LG do Brasil (poderia existir uma versão recente corrigindo essa limitação). De qualquer modo, acho que eu não teria coragem de atualizar o firmware de um produto caro como essa TV de LED...  :P

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Legendas no AVIAddXSubs
« Responder #21 Online: Abril 06, 2010, 08:18:23 pm »

Offline pedrosanto100

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +1/-1
  • GRATIDÃO
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #22 Online: Abril 07, 2010, 02:06:16 pm »

   2. Test with all available options in "Mark DivX as".
   3. Test with "Full Screen" checked and unchecked.

   5. In some players equipped with USB port, XSUB subtitles do not appear when the avi is placed in a device connected to this port.
  
Já em relação as legendas .idx/.sub, no manual da sua TV não consta suporte a esse formato, mas não custa nada tentar... (afinal, já vi vários players que suportam .idx/.sub e omitem isso no manual).
Zeurt, agradeço sua atenção.    Como sei que você estudou bastante o AVIAddXSubs, estava ansioso pelo seu pronunciamento.  ;D

Como a TV (é LCD e não LED  :() fica na chácara e lá só conexão discada, não tenho a menor disposição de conectar a internet para pesquisar, então, é teste lá... pesquisa aqui..., teste lá... pesquisa aqui..., porisso só aqui fui reler o tópico sobre idx/sub e também o help no site do software.

Estou confiante no item 2, pois um outro usuário da TV relatou que legendas idx/sub ficam rosadas em vez de branco e parecem "todas estouradas" ????... mas mesmo assim vou fazer o meu teste.

No manual da TV, sobre legendas ainda fala:

• Tags no formato HTML não são suporta-
dos nos arquivos de legendas.
Para os   arquivos   de legenda, use somen-
te  programas  capazes  de  codificar  suas
legendas em ASCII.
 ===> o AVIAddXSubs faz isso?  ou isso é só para legendas *.srt?


Citar
A sua TV está na lista dos dispositivos com certificação DivX Home Theater Profile (720x576), sendo 17/08/2009 a data da certificação: http://www.divx.com/en/electronics/categories/televisions
Portanto, deveria suportar legendas embutidas XSUB.
  :o   grato pelo link, nem imaginava que isso podia ser consultado
« Última modificação: Abril 07, 2010, 02:16:13 pm por pedrosanto100 »
Podemos mudar o mundo, mas a mudança começa dentro de nós mesmos.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #23 Online: Abril 07, 2010, 09:56:02 pm »
Estou confiante no item 2, pois um outro usuário da TV relatou que legendas idx/sub ficam rosadas em vez de branco e parecem "todas estouradas" ????... mas mesmo assim vou fazer o meu teste.
Ótima notícia que outro usuário tenha comprovado o suporte a .idx/.sub. O fato delas terem ficado rosadas ao invés de brancas está relacionado com a Color Palete da .idx/.sub criada. Legendas .idx/.sub brancas criadas com palete YUV ficam rosadas se o player usa palete RGB. Portanto, é só verificar qual palete a sua TV usa (o AVIAddXsubs suporta as duas).

No manual da TV, sobre legendas ainda fala:

• Tags no formato HTML não são suporta-
dos nos arquivos de legendas.
Para os   arquivos   de legenda, use somen-
te  programas  capazes  de  codificar  suas
legendas em ASCII.
 ===> o AVIAddXSubs faz isso?  ou isso é só para legendas *.srt?
Isso se aplica apenas a legendas baseadas em texto (ex:.srt). As legendas embutidas XSUB e as externas .idx/.sub são baseadas em gráfico (bitmaps) e portanto não apresentam essa limitação.
« Última modificação: Abril 09, 2010, 05:42:16 pm por zeurt »

Offline pedrosanto100

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +1/-1
  • GRATIDÃO
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #24 Online: Abril 12, 2010, 03:08:25 pm »
Ótima notícia que outro usuário tenha comprovado o suporte a .idx/.sub. O fato delas terem ficado rosadas ao invés de brancas está relacionado com a Color Palete da .idx/.sub criada. Legendas .idx/.sub brancas criadas com palete YUV ficam rosadas se o player usa palete RGB. Portanto, é só verificar qual palete a sua TV usa (o AVIAddXsubs suporta as duas).

Fiz os testes!
com XSUB não teve jeito, mesmo com as alternativas sugeridas.  :(

Com .idx/.sub e palete RGB as legendas ficaram amarelas.  ;D

Tem só alguns efeitos colaterais, que para mim não atrapalham (demais):
1- As legendas ficaram ligeiramente deslocadas para a esquerda (em linhas muito longas chegou a cortar a 1ª letra)
2- A linha de contorno ficou serrilhada (o que o amigo internauta chamou de "estourada").   Mudei a cor da linha de preto para cinza e melhorou a aparência.
3- Em 30% das legendas, aparecia uma faixa da cor da legenda ou da cor da linha de contorno, da legenda até o final da tela. (antes e depois do texto) Ex: ==============Bom dia!  Como vai?=======================
4- O pior deles para mim: para a legenda funcionar, precisa entrar no menu e desligar legenda (se estiver ligada), em seguida ligar novamente.   Em alguns casos tive que desligar e ligar várias vezes até aparecer a dita cuja.

Mas considerei o ganho no aumento do tamanho das letras e mudança para cor amarela compensatórios. 8)
Podemos mudar o mundo, mas a mudança começa dentro de nós mesmos.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #25 Online: Abril 12, 2010, 06:13:36 pm »
Tem só alguns efeitos colaterais, que para mim não atrapalham (demais):
1- As legendas ficaram ligeiramente deslocadas para a esquerda (em linhas muito longas chegou a cortar a 1ª letra)
2- A linha de contorno ficou serrilhada (o que o amigo internauta chamou de "estourada").   Mudei a cor da linha de preto para cinza e melhorou a aparência.
3- Em 30% das legendas, aparecia uma faixa da cor da legenda ou da cor da linha de contorno, da legenda até o final da tela. (antes e depois do texto) Ex: ==============Bom dia!  Como vai?=======================
4- O pior deles para mim: para a legenda funcionar, precisa entrar no menu e desligar legenda (se estiver ligada), em seguida ligar novamente.   Em alguns casos tive que desligar e ligar várias vezes até aparecer a dita cuja.
Para tentar resolver alguns desses problemas:
Problema 1: Você tentou mudar o item Central At (C.P.), por exemplo de 320 para 360? Outra coisa a ser tentada é marcar a opção Overscan para que as legendas não cheguem até os cantos da tela.
Problema 3: Você tentou marcar a opção Full Screen? Pode resolver esse tipo de problema.
Problema 4: O ideal é deixar na pasta apenas o .avi e a legenda .idx/.sub (não deixar a .srt na mesma pasta). Às vezes o player se confunde quando há os 2 tipos de legenda na mesma pasta. Se você já estiver fazendo isso, então não vejo outra solução no momento.
« Última modificação: Abril 12, 2010, 06:20:10 pm por zeurt »

Offline pedrosanto100

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +1/-1
  • GRATIDÃO
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #26 Online: Abril 12, 2010, 07:50:06 pm »
Para tentar resolver alguns desses problemas:
Problema 1: Você tentou mudar o item Central At (C.P.), por exemplo de 320 para 360? Outra coisa a ser tentada é marcar a opção Overscan para que as legendas não cheguem até os cantos da tela.
Problema 3: Você tentou marcar a opção Full Screen? Pode resolver esse tipo de problema.
Problema 4: O ideal é deixar na pasta apenas o .avi e a legenda .idx/.sub (não deixar a .srt na mesma pasta). Às vezes o player se confunde quando há os 2 tipos de legenda na mesma pasta. Se você já estiver fazendo isso, então não vejo outra solução no momento.

Grato Zeurt,
Vou fazer novos testes (sempre no final de semana), mas já estou bem satisfeito com o resultado obtido.
As legendas originais e meu astigmatismo  8) não estão casando, mas legendas amarelas e tamanho 24 ficaram ótimas.   ;D

Probl. 4: o arquivo .srt não estava na pasta.
Podemos mudar o mundo, mas a mudança começa dentro de nós mesmos.

Luene Boldrin

  • Visitante
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #27 Online: Janeiro 26, 2012, 06:52:10 pm »
Gostaria da ajuda de vocês pra resolver o meu problema com o AVIAddSubs.

Estou tentando colocar uma legenda .srt em um arquivo .avi, sendo que ambos se localizam na mesma pasta de origem. Ao abrir o programa, configuro a legenda com as minhas preferências... Amarelo, tamanho 22, verdana, negrito, borda preta em 2, e em NTSC, já que a taxa de quadros do arquivo em .avi é 23. Acredito que estou fazendo tudo corretamente. Optei por colocar o arquivo final numa pasta destino diferente da pasta de origem, e quando clico em start, o procedimento se completa com sucesso, gerando na pasta escolhida um arquivo Divx, que reproduz perfeitamente, se não fosse por um detalhe: Ele não aparece legendado no meu computador. O vídeo aparece idêntico ao primeiro, sem as legendas...

É normal que a legenda não apareça no pc? É possível que haja alguma configuração do WMP Classic desativada para Subtitles?
Na realidade estou querendo legendar pra assistir no meu Tablet com Android 2.3, e não sei se ele tem suporte para esse tipo de legenda embutida (não sei se é possível não ter suporte apenas para a legenda, já que o vídeo em Divx repruduz perfeitamente no tablet).

É isso... Gostaria da ajuda de vocês. Por que a legenda não aparece embutida ao final do procedimento?  :(

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #28 Online: Maio 07, 2012, 12:23:50 am »
Respondendo com mais de 3 meses de atraso...  :P
No PC, as legendas embutidas XSUB só aparecerão no player oficial da DivX, desde a versão 6.0 (e mesmo assim não aparecem em todas as versões: em algumas funciona bem, e em outras não...). Link: http://www.divx.com/pt-br/software/divx-plus/player
Não funciona no Media Player Classic nem no Windows Media Player, nem em nenhum outro player.
Provavelmente não funcionará com Android (por sinal, são raríssimos os Media Players Portáteis que suportam legendas embutidas XSUB).
Para se utilizar as legendas embutidas XSUB é necessário um player com certificação DivX (DVD player, BD player, Home Theater integrado, etc.), sendo mais garantido ainda se tiver certificação DivX Ultra. Isso é meio confuso mesmo... Existem vários tipos de certificação, e para o mesmo tipo de certificação ainda podem existir várias versões. Por exemplo: existe certificação DivX Home Theater 2.2 e 3.0, etc.
« Última modificação: Maio 07, 2012, 09:19:18 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: AVIAddXSubs - Ótima alternativa ao AVISub (não baseado no DivXMux)
« Responder #28 Online: Maio 07, 2012, 12:23:50 am »