Autor Tópico: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?  (Lida 8093 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Online: Março 12, 2009, 01:47:36 pm »
Olá, colegas!
Bom, meu computador atual de casa (um Athlon XP 2400+) está "abrindo as pernas" e creio que não aguentará mais muito tempo. Então gostaria de adquirir um novo.
Atualmente os computadores ditos "de ponta" se dividem basicamente entre os dual-core e os quad-core. Claro que, analisando por performance, a primeira impressão que se tem é que se deve logo investir num quad.
Porém, eu já li em alguns lugares que, dependendo do uso do PC, não valeria a pena investir nesse modelo, pois são poucas as tarefas que efetivamente usariam os quatro núcleos de processamento, que esses micros seriam mais indicados para servidores com muitos processos rodando simultaneamente, etc.
Pergunto: hoje em dia vale a pena pagar (BEM) mais caro por um quad-core? Ou comprar um dual-core top de linha? Já existem programas, jogos, etc. qua aproveitariam bem a opção "quadrupla"?
E o SO? O Windows Vista Ultimate (64 bits) aproveitaria todo o potencial? E notem que eu já penso em, futuramente, investir no novo Windows 7...
Desde já agradeço pela ajuda!  :)

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #1 Online: Março 12, 2009, 02:59:00 pm »
Marcelo, você não cogita uma plataforma AMD? Estou com um Phenom X4 9550 e estou bastante satisfeito. E olha que a minha máquina é bastante exigida diariamente. Realmente, você só vai usufruir mais do processador se instalar um sistema 64 bits, e são poucos os programas que se aproveitam de quatro núcleos. Mas se você vai investir, é interessante já pensar em uma máquina que te permita um bom upgrade futuro, aumentando a vida útil do pc.

No caso da plataforma AMD, além dos processadores serem mais baratos, as mobos top também são, e em alguns casos você não vai nem se preocupar com placa de vídeo. Ou seja, você vai gastar bem menos para ter um excelente configuração. Outro fator que você deve levar em conta, é que algumas placas com soquete AM2 estão aptas para receber os novos, e promissores, processadores AM3, os Phenom II.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #1 Online: Março 12, 2009, 02:59:00 pm »

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #2 Online: Março 12, 2009, 05:36:57 pm »
oxysucker, e como são esses novos processadores em relação ao superaquacimento? Eles ainda tem problemas de "quaimar total" se o cooler pifar, a respeito dos antigos Athlon (no meu caso nunca tive problemas, pois sabiamente coloquei um cooler a mais no meu PC)?

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #3 Online: Março 14, 2009, 08:32:46 pm »
Não entendi a sua pergunta. Qualquer processador pode pifar se o cooler parar. E isso não tem nenhuma relação com os demais coolers  instalados do gabinete, que são chamados fans, já que não tem dissipador acoplado.

Existem processadores que esquentam mais e consomem mais energia do que outros. Mas isso sempre está descrito na página do fabricante.

Offline Intruder_A6

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 188
  • Aprovação: +3/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #4 Online: Março 15, 2009, 01:19:25 am »
oxysucker, e como são esses novos processadores em relação ao superaquacimento? Eles ainda tem problemas de "quaimar total" se o cooler pifar, a respeito dos antigos Athlon (no meu caso nunca tive problemas, pois sabiamente coloquei um cooler a mais no meu PC)?

Isto foi com os primeiros Athlons da AMD, mas isso já faz muito tempo. Os processadores de 64bits aquecem tanto como os Intel ( até menos em alguns casos ), e tem proteção contra superaquecimento no processador ( que desliga tudo ). A coisa ficou tão mais azeitada que algumas placas mãe para os AMD 64bits ( e Intel ) até desligam o cooler do processador quando em baixa carga por não precisar dele ( e a máquina fica bem mais silenciosa ).

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #5 Online: Março 17, 2009, 10:55:13 pm »
Verdade, tinha esquecido deste detalhe, o Intruder tem razão, os processadores novos tem proteção contra a queima, e desligam o sistema antes de fundir. Mas não é algo que eu pago pra ver.

Se quiser segurança, Marcelo, compre um processador oem ou simplesmente troque o cooler original por outro melhor, e use uma pasta térmica de qualidade. Existem dezenas de opções. Aqui eu uso um Zalman CP S9500 AM2 com pasta térmica arctic silver. Meu processador é um AMD Phenom X4 9550, que é meio esquentadinho e guloso por natureza, mas o cooler segura bem. Deu pra ver nesses dias que fez mais de 36 graus aqui em Sampa (na minha região, e em especial no meu "bunker" fez mais com certeza, uns 38 ).

Outra vantagem é que você não ouve nada, silêncio total. Existem coolers mais eficiêntes no quesito dissipação, mas em baixo nível de ruído o Zalman é imbatível. Quando muito eu ouço os hds aqui na minha máquina.

E ainda tenho mais uma fan de 120 refrigerando os hds, duas de 80 laterais e duas traseiras também de 80, todas dual ball bearing, mais a fan de 90 (ou 120, não lembro agora) da fonte Corsair 500W. E nada de barulho. Se você quiser, posso postar depois a configuração completa e fotos do pc por dentro.

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #6 Online: Março 17, 2009, 11:45:52 pm »
Valeu, mas nem creio se necessário (a menos que não seja muito incômodo - sempre gosto de conhecer PCs e suas configurações!). Já estou me inclinando para os AMD!  :)
Vou me informar com o meu vendedor/montador de PCs... o estranho é que ele realmente tem preferência por chips da Intel, mas nada que um bom papo (e R$ na mão) não resolva...  ;D

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #7 Online: Março 18, 2009, 03:29:18 pm »
Qualquer vendedor tem preferência por Intel. Preço maior = margem de lucro maior.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Dual-Core X Quad-Core: vale a pena investir no mais "poderoso"?
« Responder #7 Online: Março 18, 2009, 03:29:18 pm »