Autor Tópico: Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas  (Lida 9647 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas
« Online: Agosto 05, 2009, 12:25:39 am »
Experiências com Download LEGAL de Filmes:

Recentemente pude experimentar um tipo de download de filme totalmente legalizado.
Trata-se de algo chamado Warner Digital Copy. Explicando: junto com alguns filmes em Blu-ray da Warner, vem um código que permite o download da chamada cópia digital do filme, em SD. Na verdade, são duas cópias: uma para PC e outra para dispositivo portátil. Vou relatar o que descobri disso tudo.
Com o código (que fica na parte interna da emabalagem do Blu-Ray, é claro), deve-se acessar o site onde é feito inicialmente download do gerenciador de download específico para o filme em questão. Então, ao se executar esse gerenciador, pode-se baixar as cópias. O programa inicialmente checa se o PC está de acordo com todos os pré-requisitos: deve ser Windows, com Windows Media Player 11, com as últimas atualizações de segurança para este player, e com uma atualização específica que habilita a exibição de arquivos WMV com DRM. Todas essas restrições (de Sistema Operacional, de tipo de Media player, etc.) além do DRM são motivos de críticas por muitos usuários.
É possível fazer o download das cópias (PC e Portátil) apenas uma vez, e estas podem ser usadas apenas no PC onde foram baixadas. A cópia portátil pode ser transferida para um dispositivo portátil apenas pelo Windows Media Player. O dispositivo portátil deve ser compaatível com WM-DRM (dispositivos também identificados como PlaysForSure). Ou seja, mais uma restrição. O curioso é que o Zune, da própria Microsoft, não é compatível! É difícil encontrar uma lista atualizada dos dispositivos compatíveis. O melhor que achei foi isso (está desatualizado): http://en.wikipedia.org/wiki/Janus_(DRM)#Portable_devices_that_use_Janus
Alguns outros filmes da Warner permitem sincronização também para os iPods (nesse caso, a transferência só pode ser feita pelo iTunes).
O tamanho da cópia portátil é de 500-600MB. Já a cópia para PC é de 1100-1200MB.
A velocidade do download foi boa: não medi com precisão, mas calculando de maneira aproximada, penso que utilizou a maior parte da capacidade da minha banda larga de 3 mega. A cópia portátil foi baixada em menos de 30 minutos, enquanto que a para PC em pouco mais de uma hora. O gerenciador de download permite pausar os downloads, e também permite fechar o programa, e num outro momento reiniciar o download de onde parou.
Achei meio estranho o fato de aparentemente não ser possível baixar apenas uma das cópias. Obrigatoriamente, deve-se baixar a cópia portátil, e depois a para PC (se alguém descobrir outra maneira, avise).
Estou enviando abaixo os dados do MediaInfo de cada cópia para quem tiver curiosidade sobre os detalhes:

Cópia para PC:

Código: [Selecionar]
General
Complete name                    : F:\Meus Videos\GranTorinoDigitalCopy\GranTorino_PCBRBDN.wmv
Format                           : Windows Media
File size                        : 1.17 GiB
Duration                         : 1h 56mn
Overall bit rate mode            : Variable
Overall bit rate                 : 1 435 Kbps
Maximum Overall bit rate         : 4 716 Kbps
Encryption                       : http://www.wbdigitalcopy.com/starcopy_web/wdrmLicAcq/start.do?c=92fadb3a-20c1-4815-a198-067a4b2f3124
Encoded date                     : UTC 2009-06-05 20:54:29.726

Video
ID                               : 2
Format                           : VC-1
Format profile                   : MP@ML
Codec ID                         : WMV3
Codec ID/Info                    : Windows Media Video 9
Codec ID/Hint                    : WMV3
Duration                         : 1h 56mn
Bit rate mode                    : Variable
Bit rate                         : 1 300 Kbps
Width                            : 720 pixels
Height                           : 306 pixels
Display aspect ratio             : 2.35
Frame rate                       : 23.976 fps
Resolution                       : 24 bits
Scan type                        : Progressive
Bits/(Pixel*Frame)               : 0.246
Stream size                      : 1.06 GiB (91%)
Language                         : en-us

Audio
ID                               : 1
Format                           : WMA2
Format profile                   : L3
Codec ID                         : 161
Codec ID/Info                    : Windows Media Audio 2
Description of the codec         : Windows Media Audio 9.2 - 128 kbps, 44 kHz, stereo 2-pass VBR
Duration                         : 1h 56mn
Bit rate mode                    : Variable
Bit rate                         : 128 Kbps
Channel(s)                       : 2 channels
Sampling rate                    : 44.1 KHz
Resolution                       : 16 bits
Stream size                      : 107 MiB (9%)
Language                         : pt-br


Cópia para Dipositivo Portátil:

Código: [Selecionar]
General
Complete name                    : F:\Meus Videos\GranTorinoDigitalCopy\GranTorino_PTBRBDN.wmv
Format                           : Windows Media
File size                        : 525 MiB
Duration                         : 1h 56mn
Overall bit rate mode            : Constant
Overall bit rate                 : 630 Kbps
Maximum Overall bit rate         : 705 Kbps
Encryption                       : [url=http://www.wbdigitalcopy.com/starcopy_web/wdrmLicAcq/start.do?c=91b19d7b-92b0-4850-b03f-003453d0f0b9]http://www.wbdigitalcopy.com/starcopy_web/wdrmLicAcq/start.do?c=91b19d7b-92b0-4850-b03f-003453d0f0b9[/url]
Encoded date                     : UTC 2009-06-05 21:27:49.920

Video
ID                               : 2
Format                           : VC-1
Format profile                   : SP
Codec ID                         : WMV3
Codec ID/Info                    : Windows Media Video 9
Codec ID/Hint                    : WMV3
Duration                         : 1h 56mn
Bit rate mode                    : Constant
Bit rate                         : 600 Kbps
Width                            : 320 pixels
Height                           : 136 pixels
Display aspect ratio             : 2.35
Frame rate                       : 29.970 fps
Resolution                       : 24 bits
Scan type                        : Progressive
Bits/(Pixel*Frame)               : 0.460
Stream size                      : 500 MiB (95%)
Language                         : en-us

Audio
ID                               : 1
Format                           : WMA2
Format profile                   : L1
Codec ID                         : 161
Codec ID/Info                    : Windows Media Audio 2
Description of the codec         : Windows Media Audio 9.1 -  96 kbps, 44 kHz, stereo 1-pass CBR
Duration                         : 1h 56mn
Bit rate mode                    : Constant
Bit rate                         : 96.0 Kbps
Channel(s)                       : 2 channels
Sampling rate                    : 44.1 KHz
Resolution                       : 16 bits
Stream size                      : 80.0 MiB (15%)
Language                         : pt-br

Ambas as cópias só podem ser exibidas no PC usado para baixar as mesmas, e apenas com o Windows Media Player 11 devidamente atualizado e com o upgrade que possibilita a exibição de WM-DRM (como já disse no começo). Não têm prazo de validade e o filme pode ser reproduzido quantas vezes se quiser.
São cópias dubladas (áudio em português), não estando disponível o áudio original nem legendas (outra decepção, na minha visão).
Não pude tranferir a cópia portátil para um dispositivo compatível pois não possuo nenhum.

Demorei um tempo quebrando a cabeça, tentando imaginar quem acharia alguma utilidade nessas cópias do filme em SD, tendo o filme em Blu-ray à disposição, em 1080p, com todos os recursos adicionais (incluindo as diversas opções de áudio e legendas). Na verdade, acho que a maioria dos usuários as jogaria no lixo se pudesse. Porém, descobri que alguns podem arranjar bom uso para essas cópias:
-Primeiro, quem for usá-las deve gostar (preferir) filme dublado. Pronto, já me excluí do grupo de potenciais usuários.
-Tem pessoas que gostam de ver o mesmo filme inúmeras vezes (particularmente crianças, mas muitos adultos também). Caso essas pessoas possuam um dispositivo portátil compatível, elas provavelmente gostariam de carregar uma cópia portátil consigo para assistir o filme nas horas vagas MAIS UMA VEZ!
-Outra opção: doar as cópias digitais para algum amigo ou parente que não se incomode de ver filmes dublados em SD, e que por exemplo tenha como assistir ao filme confortavelmente no PC (HTPC, Notebook conectado a TV, etc), ou que tenha um dispositivo portátil compatível.

Existem serviços semelhantes de Digital Copy (esse nome é popular nos EUA). Exemplos: Fox Digital Copy, etc. O funcionamento básico é sempre o mesmo (semelhante ao que descrevi aqui). Não sei quais distribuidoras oferecem esse serviço no Brasil (além da Warner).

Resolvi fazer este relato pois percebi que existem pouquíssimas opções de download legal de filmes, e também poucas análises críticas detalhadas a respeito dessas opções. Vale a pena compartilhar mais informações e opiniões a respeito do tema.
Considero este primeiro post como apenas um aperitivo,  já que agora me empolguei e pretendo testar a primeira e única opção legal para Venda e Locação de Filmes por Download existente no Brasil: Saraiva Digital. Pelo menos descobri que neste caso há  opção de áudio original e legendas. Estou curioso para testar todos os detalhes. A princípio, o custo-beneficio desse sistema não me impressionou positivamente quando comparado ao dos DVDs (físicos), porém considero que seja uma aposta válida, e com potencial interessante. Espero postar uma análise bem completa em breve.
P.S.: Ver aqui  a minha análise do Saraiva Digital Filmes: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=592.0
« Última modificação: Outubro 18, 2010, 07:18:20 pm por zeurt »

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes (ex: Saraiva Digital, etc.)
« Responder #1 Online: Agosto 05, 2009, 01:46:10 am »
Eu acho que esse tipo de negócio só vai ser comercialmente viável para as empresas e interessante para o consumidor, pelo menos no Brasil, quando os nosso serviços de banda larga melhorarem, e muito. O que tenho lido sobre a GVT parece ser animador, mas acho que ainda vai demorar para as outras operadores seguirem esse exemplo. E nem sei se o serviço da GVT realmente funciona a contento, aqui em São Paulo eles só operam para grandes empresas.

E realmente não vejo nenhuma vantagem em baixar um filme com tantas restrições. Na prática, é como se o distribuidor estivesse chamando todos os consumidores, sem exceção, de bandidos. Não existe o benefício da dúvida, DRM deveria ser ilegal/inconstitucional, aqui e nos EUA.
« Última modificação: Agosto 05, 2009, 01:50:46 am por oxysucker »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes (ex: Saraiva Digital, etc.)
« Responder #1 Online: Agosto 05, 2009, 01:46:10 am »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas
« Responder #2 Online: Outubro 17, 2010, 03:40:48 pm »
Nos últmos tempos andei pesquisando como se encontra a "cena" do Download Legal de Músicas no nosso país.
Gostaria de fazer um review mais completo, mas como não estou com muito tempo, vou dar uma resumida.
Avaliei rapidamente alguns sites:
-IMusica
-UOL Megastore
-Last.fm
-Terra Sonora

Os 2 primeiros (IMusica e UOL Megastore) desenvolvem um modelo bem sem graça: vendem as músicas por R$1,99 a R$2,49 (lançamentos) cada, em média. São WMA com DRM. Acho muito caro. Não vejo sentido em comprar esse tipo de musica, sendo que muitas vezes o CD físico acaba saindo mais barato...

A last.fm utiliza um modelo totalmente diferente. Nem vou entrar em detalhes, mas de qualquer modo ela não permite download de músicas ou albuns, e então se encontra em categoria diferente dos concorrentes.

Elegi a Sonora como a melhor alternativa em termos de custo-benefício. Além disso, é a mais versátil, já que oferece opções desde gratuitas (para quem quer ouvir pouco tempo de música por mês) até planos completos com download ilimitado de músicas e albuns. A quantitade e a diversidade de músicas (artistas e albuns) é grande.
Vejam um resumo das opções:
"O Sonora possui os seguintes planos de acesso:

Acesso Grátis: Ouvir online músicas e álbuns na íntegra, além de poder ouvir rádios e criar playlists personalizadas. Este plano dá direito a 20 horas de acesso por mês, todo mês.

Acesso gratuito às rádios: Se você não é assinante você também pode ouvir as rádios do Sonora, sem limite de horas. Acesse o canal rádios e escolha a sua programação.

Plano Sonora Plus: Este plano permite acesso ilimitado, 24horas por dia a todas as músicas do Sonora de qualquer computador. Este plano custa apenas R$9,90/mês.

Plano Sonora Clube PC: Este plano permite acesso ilimitado, 24horas por dia a todas as músicas do Sonora de qualquer computador, incluindo download de todas as músicas diretamente para seu computador para que você possa ouvi-las em alta qualidade mesmo offline (sem necessidade de estar conectado) sempre que quiser. Este plano custa apenas R$19,90/mês.

Plano Sonora Clube: Este plano é o mais completo e permite acesso ilimitado, 24horas por dia a todas as músicas do Sonora de qualquer computador, incluindo download de todas as músicas diretamente para seu computador para que você possa ouvi-las em alta qualidade mesmo offline sempre que quiser e também oferece a opção de transferi-las para aparelhos portáteis (mp3 players e/ou celulares). Este plano custa apenas R$24,90/mês."

O Sonora tem opção tanto para PC, como para Dispositivos portáteis compatíveis com WMA-DRM, como também para ITouch/Iphone/Ipad.

O que deve ficar bem claro é: eu chamo esses "downloads ilimitados de músicas", de "aluguel ilimitado de músicas", já que você só poderá ficar com elas enquanto for assinante dos planos. De qualquer modo, como já disse, até a opção gratuita é interessante (para quem ouve pouca música), e a opção completa passa a ser bastante interessante para quem gosta de ouvir muita música e não se importa em alugá-las por certo período (enquanto for assinante), ao invés de tê-las para sempre...

« Última modificação: Outubro 18, 2010, 08:15:41 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas
« Responder #3 Online: Dezembro 12, 2010, 06:44:41 pm »
Surgiu um concorrente de certo peso ao Saraiva Digital Filmes: é o Terra Video Store. Site oficial: http://videostore.terra.com.br/Web/AluguelECompra
Tudo muito parecido com o Saraiva Digital Filmes que eu analisei aqui: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=592.0
Em resumo: O formato dos filmes é WMV. Para baixá-los (compra ou aluguel) é necessário o gerenciador de downloads, que irá baixar os filmes adquiridos e as licenças DRM, etc.
Deve-se assistir os filmes baixados no Windows Media Player (pelo menos 10). Sistema Operacional Windows (pelo menos XP SP3) é pre-requisito.
Existe também a opção de assistir os filmes por streaming, sem precisar baixar antes (essa possibilidade também foi adicionado ao Saraiva Digital Filmes recentemente). Quem tem TV LG com Netcasting também pode assistir os filmes direto na TV (acho que nesse caso também deve ser streaming, e o Saraiva Digital Filmes também permite essa opção).
Os preços de compra e locação dos filmes são praticamente idênticos nos dois concorrentes (comparei vários títulos).
Notei 2 diferenças principais entre eles:
1- Por enquanto, o Terra Video Store só tem contrato com uma das "6 grandes" distribuidoras de filmes: é com a Disney/Buena Vista. Já o Saraiva Digital tem contrato com 3 das "6 grandes distribuidoras": além da Disney/Buena Vista, também a Paramount e a Warner. Além disso, conta também com a distribuidora "média" Paris/LK-Tel. Tanto a Terra como a Saraiva tem contrato com as "pequenas": Alpha Filmes, Flashstar, e Focus Filmes.
2- Terra Video Store oferece, além da compra/aluguel avulso de filmes, uma opção de assinatura chamada Vídeo Clube, que custa R$15,00 por mês e permite baixar gratuitamente os filmes de catálogo (não lançamentos). É uma opção aparentemente interessante, mas pelo que avaliei até o momento, a oferta de filmes de qualidade ainda é muito limitada (exceto certos filmes da Dysney).
Nós, usuários, temos a opção de experimentar o serviço gratuitamente: recebemos R$10,00 em créditos, com o que dá pra alugar uns dois filmes. Vou fazer isso, e em breve posto mais detalhes...
« Última modificação: Dezembro 12, 2010, 09:52:25 pm por zeurt »

Offline Intruder_A6

  • Colaboradores
  • Tagarela
  • *
  • Mensagens: 188
  • Aprovação: +3/-0
    • Ver Perfil
Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas
« Responder #4 Online: Dezembro 14, 2010, 03:14:57 pm »
Eu até tenho vontade de alugar filmes pela Internet, mas com estas restrições de DRM, sistema operacional e etc. me faz desistir. No final acabo mesmo é baixando da internet de graça pelo Torrent em full HD para assistir onde e quando meu quiser. Quem perde são eles com esta estória de DRM e outras porcarias.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas
« Responder #5 Online: Janeiro 29, 2011, 01:38:41 am »
Experimentei o Terra Video Store. Utilizei os R$10,00 oferecidos como "brinde" para alugar 2 filmes (R$4,90 cada): "Rei da Califórnia" e "Um Dia de Cão".
Estou com preguiça de fazer um review completo, talvez devido a minha decepção com alguns pontos que descreverei rapidamente abaixo.
Tudo é muito parecido com o Saraiva Digital, o qual eu analisei aqui: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=592.0
Agora tanto o Saraiva Digital como o Terra Video Store oferecem a opção de streaming (além do  download tradicional).

Pontos negativos:
- Os 2 filmes que aluguei só ofereceram a opção de legenda na modalidade Streaming. Na modalidade Download não havia a opção de legendas. Isso é um absurdo! Por exemplo, se você comprar um filme, é óbvio que você pretende fazer o download pra ficar com ele guardado (apesar da limitação de no máximo 3 licenças DRM). Nesse caso não há legendas. O mais absurdo é que alguns filmes oferecem apenas o audio original, e assim só pessoas com fluência em Inglês poderão assistir ao filme...
- Na modalidade Streaming percebe-se artefatos estranhos em cenas com mais movimentos. Isso ocorreu tanto no Netbook ASUS 1000H (cujo consumo do CPU ficou em quase 100%) como num Pentium 4 HT 2,8GHz com 2,5GB de RAM e Geforce 8400GS (cujo consumo ficou em 30 a 40%). Esses artefatos tornaram a experiência de assistir ao filme bastante decepcionate (outros usuários talvez achem isso insignificante e discreto).
- O Suporte da Terra é péssimo. Primeiro, é muito difícil achar algum canal de suporte (tive que ficar revirando o site pra conseguir algo que talvez seja o e-mail de suporte). Não responderam o meu e-mail solicitando informações sobre a legenda. Já ouvi relatos de outros usuários se queixando do suporte da Terra. Já a Saraiva, respondeu o meu e-mail quando, há quase 2 anos, testei o serviço logo no seu início.

Pontos Positivos:
- Na Modalidade Streaming, a exibição das legendas é bastante satisfatória: pode-se escolher o tamanho e a cor da fonte da legenda. A posição e a sincronização das mesmas estavam ótimas. O melhor de tudo é que não existe a barra preta de background, como eu descrevi na análise do Saraiva Digital, ao se assistir o filme com o WMP11.
- Fizeram acordo com a Warner. Agora têm acordo com duas das "seis grandes distribuidoras": Disney e Warner.

Segue o MediaInfo de um dos filmes que aluguei:

Código: [Selecionar]
General
Complete name                    : C:\Documents and Settings\XXXXX\Meus documentos\VideoStore\1687_Rei_da_California.wmv
Format                           : Windows Media
File size                        : 1.03 GiB
Duration                         : 1h 33mn
Overall bit rate mode            : Constant
Overall bit rate                 : 1 586 Kbps
Maximum Overall bit rate         : 1 789 Kbps
Encryption                       : http://www.microsoft.com/isapi/redir.dll?prd=wmdrm&pver=2&os=win&sbp=newclient
Encoded date                     : UTC 2010-11-24 01:01:14.394

Video
ID                               : 2
Format                           : VC-1
Format profile                   : AP@L1
Codec ID                         : WVC1
Codec ID/Hint                    : Microsoft
Duration                         : 1h 33mn
Bit rate mode                    : Constant
Bit rate                         : 1 644 Kbps
Width                            : 720 pixels
Height                           : 404 pixels
Display aspect ratio             : 16:9
Frame rate                       : 29.970 fps
Resolution                       : 8 bits
Colorimetry                      : 4:2:0
Scan type                        : Progressive
Bits/(Pixel*Frame)               : 0.189
Stream size                      : 1.07 GiB
Language                         : English (US)
Encryption                       : Encrypted

Audio
ID                               : 1
Format                           : WMA
Format profile                   : Pro
Codec ID                         : 162
Codec ID/Info                    : Windows Media Audio
Duration                         : 1h 33mn
Bit rate mode                    : Constant
Bit rate                         : 128 Kbps
Channel(s)                       : 2 channels
Sampling rate                    : 44.1 KHz
Resolution                       : 16 bits
Stream size                      : 85.4 MiB (8%)
Language                         : English (US)
Encryption                       : Encrypted

« Última modificação: Janeiro 30, 2011, 04:16:31 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Experiências com Download LEGAL de Filmes, Livros e Músicas
« Responder #5 Online: Janeiro 29, 2011, 01:38:41 am »