Autor Tópico: Firmware do LG DV397H  (Lida 300663 vezes)

0 Membros e 10 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #160 Online: Abril 01, 2009, 01:14:19 am »
Mas meu HDMI nunca mais funcionou depois daquela atualização.

Eu estava pensando numa possibilidade a respeito da HDMI que parou de funcionar:
Existem alguns valores de endereços EEPROM (conhecidos como OPTION CODES) que são acessados ao se pressionar PAUSE, 1, 4, 7, 2 (na tela com logotipo LG e SEM DISCO). Pode-se editar esses valores com as setas do controle remoto. Ao terminar, pressionar PAUSE. As modificações se efetivam ao desligar e ligar o player.
Penso que talvez, quando seu player "morreu" esses valores podem ter sido perdidos. Portanto, é necessário verificar esses valores, e pedir para outro usuário que tenha o DV397H verficar também, para comparar.
Tive essa idéia pois lembrei que li uma vez num forum, um caso de um usuário que zerou esses valores (de outro player LG) na tentativa de tornar o player Region Free. Ele conseguiu, mas depois foi constatado que a HDMI parou de funcionar (e ainda por cima o usuário nem havia anotado os valores originais para voltar ao estado anterior  :dashhead1: ).

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #161 Online: Abril 01, 2009, 02:01:12 am »
Mas meu HDMI nunca mais funcionou depois daquela atualização.

Eu estava pensando numa possibilidade a respeito da HDMI que parou de funcionar:
Existem alguns valores de endereços EEPROM (conhecidos como OPTION CODES) que são acessados ao se pressionar PAUSE, 1, 4, 7, 2 (na tela com logotipo LG e SEM DISCO). Pode-se editar esses valores com as setas do controle remoto. Ao terminar, pressionar PAUSE. As modificações se efetivam ao desligar e ligar o player.
Penso que talvez, quando seu player "morreu" esses valores podem ter sido perdidos. Portanto, é necessário verificar esses valores, e pedir para outro usuário que tenha o DV397H verficar também, para comparar.
Tive essa idéia pois lembrei que li uma vez num forum, um caso de um usuário que zerou esses valores (de outro player LG) na tentativa de tornar o player Region Free. Ele conseguiu, mas depois foi constatado que a HDMI parou de funcionar (e ainda por cima o usuário nem havia anotado os valores originais para voltar ao estado anterior  :dashhead1: ).

Hum... Obrigado zeurt, depois vou dar uma olhada nisso (se alguém puder digitar a sequência dita pelo zeurt e me passar os valores mostrados, eu agradeço  ;D). Parece está relacionado com o que o Ryan falou anteriormente. Deve ser algo nesse nível mesmo, algum endereço não flasheado no upgrade, mas que é lido para o HDMI funcionar (segundo o data sheet, esta flash possui um lock para evitar que alguns setores sejam gravados.

Olha só, fiz um firmware híbrido, com o RISC do 397H de chip S e o 8032 do 397H de chip M. E deu o mesmo problema (é no 8032!). O player morreu e não atualizava mais o firmware. Mas eu já recuperei usando o método anterior. Mas só que agora, depois que o upgrade começou a ser feito, eu empurrei e encaixei o conector completamente. O upgrade continuou. Ou seja, o problema era só para iniciar o upgrade. Como eu falei antes, acho que no momento que se inicia a alimentação do chip principal, algo ocorre e não permite iniciar o upgrade. Deixando alguns pontos sem alimentação, torna-se possível entrar no modo de upgrade.

EDIT: O código não funcionou. O de região funciona, mas esse não. Talvez para o DV397H seja outro. Vou procurar.
« Última modificação: Abril 01, 2009, 02:20:03 am por rictad »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #161 Online: Abril 01, 2009, 02:01:12 am »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #162 Online: Abril 01, 2009, 02:35:18 am »
EDIT: O código não funcionou. O de região funciona, mas esse não. Talvez para o DV397H seja outro. Vou procurar.[/b]

Nos LGs antigos até o DV256K o código era esse. Realmente, nos novos (como o DV397H) deve ter mudado. Tem que procurar no firmaware. Tem uma área onde se encontram todos os códigos.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #163 Online: Abril 01, 2009, 04:51:33 am »
EDIT: O código não funcionou. O de região funciona, mas esse não. Talvez para o DV397H seja outro. Vou procurar.[/b]

Nos LGs antigos até o DV256K o código era esse. Realmente, nos novos (como o DV397H) deve ter mudado. Tem que procurar no firmaware. Tem uma área onde se encontram todos os códigos.

Obrigado de novo, zeurt. Aqui está o código (em vermelho):
#0536A2:   03 01 04 01 05 09 13 02 04 08 06 05 13 01 04 07 08 09 13
Não é possível editar as opções, mas a tecla skip passa de página e na última informa que o HDMI está com saída RGB.

Novidade para quem tem o DV392H:
Bom, eu testei novamente o firmware do DV392H (com chip S) e vi que a tecla resolution funciona sim. Só não funciona no momento em que se liga o player pela primeira vez. Depois que entra em um filme ou desliga/liga o player, funciona. A única diferença que eu vi foi no menu áudio, que há um opção para o vocal.

Então, quem tiver o DV392H, com chipset MT1389S, provavelmente poderá usar o firmware 2.2 que está neste tópico
, mas precisamos que alguém teste e verifique todas as funcionalidades.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #164 Online: Abril 01, 2009, 03:00:46 pm »
Não é possível editar as opções, mas a tecla skip passa de página e na última informa que o HDMI está com saída RGB.

Eu esqueçi de dizer que, no DV256K, as opções são editadas com as teclas numéricas do controle (0 a 9, sendo que, se não me engano deve-se pressionar 0 a 5 por 3 segundos para A a F).

Nota 1: No DV256K não dá para passar de página com SKIP (só tem uma página).

Nota 2: Caso se possa editar as opções como descrevi acima, também no DV397H, estão descobertas novas possíveis teclas para serem utilizadas para outras funções no futuro: 0 a 5, pressionando por 3 segundos.
« Última modificação: Abril 01, 2009, 08:26:48 pm por zeurt »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #165 Online: Abril 01, 2009, 03:20:06 pm »
Hum... Obrigado zeurt, depois vou dar uma olhada nisso (se alguém puder digitar a sequência dita pelo zeurt e me passar os valores mostrados, eu agradeço  ;D). Parece está relacionado com o que o Ryan falou anteriormente. Deve ser algo nesse nível mesmo, algum endereço não flasheado no upgrade, mas que é lido para o HDMI funcionar

Não é bem isso. O upgrade grava apenas na flash e os parâmetros estão gravados na EEPROM.

O que pode acontecer é que um dos firmwares está programado para mudar certos valores da EEPROM quando resetado (depois do upgrade).

Esse problema ocorreu com o Philips DVP5980 de Rafalibrenz. Durante testes com um firmware de DVP5960 o aparelho dele "mudou de identidade" para DVP5982 e não houve jeito de fazê-lo se identificar novamente como DVP5980.

http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=170.msg9173157#msg9173157

Acreditamos que o firmware de DVP5960 mude um valor na EEPROM que é justamente o usado pela Philips para saber de que aparelho se trata (o firmware do DVP5980 serve em outros seis modelos e diferencia os aparelhos por algum byte na EEPROM).

(segundo o data sheet, esta flash possui um lock para evitar que alguns setores sejam gravados.

Boot sector. Esse recurso não é usado em nenhum MT13x9 que eu conheça.

http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #166 Online: Abril 01, 2009, 08:02:40 pm »
Percebi uma coisa: a diferença principal entre o DV392H e o DV397H é que o segundo possui a função Karaoke, enquanto que o primeiro não. Rictad, provavelmente, além da presença da função VOCAL no Menu AUDIO (que não existe no DV397H) com o Firmware do DV392H, não deve existir a função PONTUÇÃO (RATING) do Karaoke, não é?
Portanto, quem tem o DV392H provavelmente não terá problemas em usar o Firmware do DV397H (em termos de perda de funções só faltaria a função VOCAL - ver obs. abaixo). Já quem tem o DV397H pode perder a função Karaoke se usar o firmware do DV392H (caso não seja possível modificar o Firmware de alguma maneira para contornar isso...).

Obs: Não entendi muito bem para que serve a função VOCAL. Penso que usando determinados discos de Karaoke ela alternaria entre: música sem voz, e música com voz. Quem tem esse player e gosta de cantar Karaoke, tem que fazê-lo usando um microfone ligado a um reciever.
« Última modificação: Abril 01, 2009, 08:38:52 pm por zeurt »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #167 Online: Abril 01, 2009, 09:51:37 pm »
Eu esqueçi de dizer que, no DV256K, as opções são editadas com as teclas numéricas do controle (0 a 9, sendo que, se não me engano deve-se pressionar 0 a 5 por 3 segundos para A a F).

Nota 1: No DV256K não dá para passar de página com SKIP (só tem uma página).

Nota 2: Caso se possa editar as opções como descrevi acima, também no DV397H, estão descobertas novas possíveis teclas para serem utilizadas para outras funções no futuro: 0 a 5, pressionando por 3 segundos.


Realmente, as teclas de 1 a 6 geram outros códigos se pressionadas por 3 segundos.
Mas acho que estamos falando de outra tela. Essa aqui não mostra valores numéricos. Na primeira página tenho o seguinte:

Citar
1. EDID

  -TV SYSTEM :NTSC
-AUTO MODE:  OFF
-VSDB Match:  Fail
-EDID parsing:  Fail

2. Supported by sink

-408i/576i:    No /No
-480p/576p:  No /No
-720p/720p:  No /No
-1080i/1080i:  No /No
-1080p/1080p:  No /No

Please press F-Skip key to see next page..

E na segunda página:

Citar
3. HDCP

-AKSV & BKSV:   Fail Fail
-R0 & R0':   Fail
-Rl & Rl':   Fail
-Repeater Bit:   OFF
-Support Al Bit:  OFF
-HDCP Authentication:  Fail

4. Current Status

-Video Mode:   YPbPr  480i
-Audio Mode:   PCM
-HDMI Format:  RGB

Qualquer coisa que aperte, mesmo os números, sai da tela.

Percebi uma coisa: a diferença principal entre o DV392H e o DV397H é que o segundo possui a função Karaoke, enquanto que o primeiro não. Rictad, provavelmente, além da presença da função VOCAL no Menu AUDIO (que não existe no DV397H) com o Firmware do DV392H, não deve existir a função PONTUÇÃO (RATING) do Karaoke, não é?
Portanto, quem tem o DV392H provavelmente não terá problemas em usar o Firmware do DV397H (em termos de perda de funções só faltaria a função VOCAL - ver obs. abaixo). Já quem tem o DV397H pode perder a função Karaoke se usar o firmware do DV392H (caso não seja possível modificar o Firmware de alguma maneira para contornar isso...).

Isso! Então está aí a diferença. O DV392H não possui Karaoke.

Não é bem isso. O upgrade grava apenas na flash e os parâmetros estão gravados na EEPROM.

O que pode acontecer é que um dos firmwares está programado para mudar certos valores da EEPROM quando resetado (depois do upgrade).

Esse problema ocorreu com o Philips DVP5980 de Rafalibrenz. Durante testes com um firmware de DVP5960 o aparelho dele "mudou de identidade" para DVP5982 e não houve jeito de fazê-lo se identificar novamente como DVP5980.

Certo, me expressei mal. Como disse o zeurt, se o HDMI necessita de algum parâmetro na EEPROM, pode ter acontecido desse parâmetro ter sido modificado após aquela antiga atualização mal sucedida que eu fiz. Não durante a gravação da Flash em si, mas após a inicialização do player. Veja que eu, naquele momento, ainda estava iniciando meus "estudos" do firmware  ;D e fiz uma modificação maluca justamente na rotina ARM_GetChar. Eu nem sabia o que era, parece que faz uma eternidade :laugh:. Eu alterei um endereço, não lembro mais. Como a ARM_GetChar é usada inúmeras vezes, o player fez várias operações erradas após o boot, inclusive aquelas em que ele lê algo e depois grava com a ARM_PutChar. Isso teve um lado positivo, claro, foi por causa disso que eu fiz o cabo...  :laugh:

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #168 Online: Abril 01, 2009, 10:47:32 pm »
Mas acho que estamos falando de outra tela. Essa aqui não mostra valores numéricos.

Estamos falando de telas diferentes: na minha apenas aparecem alguns valores (bytes) no alto da tela. Editado: aparece a string EEPROM antes dos bytes. Com as setas se navega por eles e com os números do controle pode-se editar esses valores.
Acho que você ainda não achou o código certo...  ;D
« Última modificação: Abril 02, 2009, 02:53:18 am por zeurt »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #169 Online: Abril 01, 2009, 11:22:22 pm »
Mas acho que estamos falando de outra tela. Essa aqui não mostra valores numéricos.

Estamos falando de telas diferentes: na minha apenas aparecem alguns valores (bytes) no alto da tela. Com as setas se navega por eles e com os números do controle pode-se editar esses valores.
Acho que você ainda não achou o código certo...  ;D

Provavelmente. Existem outras sequências lá. Testei todas, mas elas não funcionam, pelo menos não na tela de logotipo.

Será que seria perigoso criar uma rotina que zere a EEPROM inteira?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #169 Online: Abril 01, 2009, 11:22:22 pm »