Autor Tópico: Firmware do LG DV397H  (Lida 300705 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline allanzin

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 33
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #400 Online: Março 22, 2010, 03:09:50 am »
Pessoal, acabei de atualizar o firmware para o Chipset M, e ficou perfeito, com itálico e tudo mais rs...

Me pergunto se ainda existe algo que falte neste aparelho, acredito que só Bluray !

Parabéns Rictad, parece único no mundo a fazer a façanha!

Obrigado !

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #401 Online: Março 24, 2010, 11:24:23 pm »
Nota 2: O bug do alinhamento da legenda ocorria na segunda linha (deslocamento à direita) quando havia 3 linhas no quadro e na segunda e terceira linhas (também deslocamento à direita) quando havia mais de 3 linhas no quadro (mas apenas as 3 primeiras linhas são exibidas). Neste último caso, tínhamos a impressão de que era a primeira linha que estava deslocada à esquerda.
Oi rictad,

Parabéns mais uma vez pelo trabalho!

Não entendi muito bem algumas coisas sobre o bug do alinhamento:
Neste post aqui (http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=232.msg9175006#msg9175006) eu enviei fotos do LG DV256K com 2, 3 e 4 linhas de legenda, sendo que nessas 3 situações a primeira linha se encontra a esquerda das demais (a segunda, a terceira e a quarta apresentam o mesmo alinhamento).
Neste outro post do allanzin (http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=392.msg9176448#msg9176448), vemos uma foto do LG DV397H M com 3 linhas de legenda, sendo que a primeira também se encontra a esquerda em relação a segunda e a terceira (sendo que estas últimas duas compartilham o mesmo alinhamento).
Portanto, concluí através dessas amostras, que tanto o DV256K como o DV397H M apresentavam o mesmo bug. Porém, lendo a sua descrição do bug fiquei confuso: você disse que apenas a segunda linha fica deslocada (e não a terceira)? Pela foto do allanzin, não é só a segunda que aparece deslocada...

De qualquer modo, fiquei curioso: corrigir esse bug exigiu alguma alteração pontual, simples, ou foi algo mais elaborado? Se o bug for o mesmo do LG DV256, talvez seja fácil corrigí-lo neste último player também. Eu poderia fazer isso no dia em que finalmente ressucitar o meu LG DV256K...  ;D

Concluindo: agora me parece que a diferença principal (em relação as legendas) entre o DV397H M e o S é a quebra de linha: burra no M, e inteligente (respeitando os espaços entre as palavras) no S. Você chegou a pensar em mexer nisso?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #401 Online: Março 24, 2010, 11:24:23 pm »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #402 Online: Março 25, 2010, 04:39:23 am »

Não entendi muito bem algumas coisas sobre o bug do alinhamento:
Neste post aqui (http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=232.msg9175006#msg9175006) eu enviei fotos do LG DV256K com 2, 3 e 4 linhas de legenda, sendo que nessas 3 situações a primeira linha se encontra a esquerda das demais (a segunda, a terceira e a quarta apresentam o mesmo alinhamento).
Neste outro post do allanzin (http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=392.msg9176448#msg9176448), vemos uma foto do LG DV397H M com 3 linhas de legenda, sendo que a primeira também se encontra a esquerda em relação a segunda e a terceira (sendo que estas últimas duas compartilham o mesmo alinhamento).
Portanto, concluí através dessas amostras, que tanto o DV256K como o DV397H M apresentavam o mesmo bug. Porém, lendo a sua descrição do bug fiquei confuso: você disse que apenas a segunda linha fica deslocada (e não a terceira)? Pela foto do allanzin, não é só a segunda que aparece deslocada...

De qualquer modo, fiquei curioso: corrigir esse bug exigiu alguma alteração pontual, simples, ou foi algo mais elaborado? Se o bug for o mesmo do LG DV256, talvez seja fácil corrigí-lo neste último player também. Eu poderia fazer isso no dia em que finalmente ressucitar o meu LG DV256K...  ;D

Olá zeurt. O bug é diferente. O que você vê na foto do allanzin é um quadro com 4 linhas. Mas no DV397H M apenas as 3 primeiras linhas são exibidas. E, neste caso, a primeira fica centralizada e as duas outras ficam deslocadas à direita (veja que o espaço entre o final das linhas e a borda direita da tv é menor que o espaço entre a borda esquerda e o início da linhas). Se for um quadro com 3 linhas, apenas a segunda fica deslocada à direita (a primeira e a terceira ficam alinhadas e centralizadas corretamente). Com uma ou duas linhas, não acontecem quaisquer problemas, ficam na mesma posição da primeira linha que é vista na foto do allanzin.

A resolução deste problema foi relativamente fácil e pontual. Relativamente, porque depende do player, mas acho que sempre deve ficar na rotina que exibe a legenda. Nessa rotina (a que trabalha com o buffer secundário nos LG's), sempre há pontos que adicionam deslocamentos horizontais e outros que adicionam deslocamentos verticais para cada linha (ou determinados conjuntos de linhas) da legenda. Por exemplo, neste caso específico eu localizei o seguinte trecho no código ARM:

Código: [Selecionar]
ROM:000120D8             loc_120D8                               ; CODE XREF: sub_11C76+45A_j
ROM:000120D8 1F 4B                       LDR     R3, =unk_A5CC0
ROM:000120DA 9A 7A                       LDRB    R2, [R3,#0xA]   ; opcao de alinhamento horizontal
ROM:000120DA                                                     ; 3 ultimas linhas
ROM:000120DC D2 07                       LSLS    R2, R2, #0x1F
ROM:000120DE 71 D5                       BPL     loc_121C4
ROM:000120E0 19 4A                       LDR     R2, =unk_A5B7C
ROM:000120E2 52 79                       LDRB    R2, [R2,#5]
ROM:000120E4 01 3A                       SUBS    R2, #1
ROM:000120E6 91 42                       CMP     R1, R2
ROM:000120E8 10 DA                       BGE     loc_1210C
ROM:000120EA 17 4F                       LDR     R7, =unk_A5B7C
ROM:000120EC 18 37                       ADDS    R7, #0x18
ROM:000120EE 78 18                       ADDS    R0, R7, R1
ROM:000120F0 40 78                       LDRB    R0, [R0,#1]
ROM:000120F2 FE 30                       ADDS    R0, #0xFE ; '¦' ; posicao do alinhamento horizontal
ROM:000120F2                                                     ; segunda linha de 3
ROM:000120F2                                                     ; e segunda e terceira
ROM:000120F2                                                     ; linhas de 4
ROM:000120F4 00 06                       LSLS    R0, R0, #0x18
ROM:000120F6 00 0E                       LSRS    R0, R0, #0x18
ROM:000120F8 FF F7 ED FB                 BL      sub_118D6       ; centraliza?


O ponto ROM:000120F2 FE 30 ADDS    R0, #0xFE subtrai 2 da posição inicial da segunda linha de três (ou segunda e terceira linhas de quatro). #FE, considerando o bit de sinal (complemento de 2, se não me falhe a memória) representa -2. As linhas estavam justamente 2 pontos deslocadas. Eu descobri isso testando, pois ao trocar o ponto por ROM:000120F2 00 30 ADDS    R0, #0, o alinhamento se acertou. Não é a subtração em si que está errada, pois ao olharmos o alinhamento das outras linhas nas outras situações, geralmente temos essa subtração. Então imagino que o bug está no valor que foi carregado ou calculado em #R0 antes da subtração.

No caso do DV256k, tem que dar uma olhada naquela rotina para procurar esses trechos. Pode ser que a correção seja simples, se tiver um ponto que altera só o alinhamento da primeira linha. Porém, pode ser um pouco mais chato se esse ponto alterar o alinhamento das duas primeiras linhas quando temos até duas linhas na legenda. É assim nos dois DV397H.

Concluindo: agora me parece que a diferença principal (em relação as legendas) entre o DV397H M e o S é a quebra de linha: burra no M, e inteligente (respeitando os espaços entre as palavras) no S. Você chegou a pensar em mexer nisso?

Tem ainda a quantidade de linhas da legenda (máximo 3 no M e máximo 4 no S) e o alinhamento vertical, que além de não possuir previsão de opção no 8032, é do tipo middle-top. Já consegui criar as opções de alinhamento diretamente no ARM e arrumei para bottom e top verdadeiros. Estou procurando onde se define o limite de linhas e procurando o local em que se calcula a quebra de linhas para ver se dá para trabalhar um pouco mais. :)

Me pergunto se ainda existe algo que falte neste aparelho, acredito que só Bluray !

Se eu conseguir e tiver tempo, gostaria de incluir essas últimas alterações que citei ao zeurt.  ;D

Offline Ariel

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 14
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
    • Dentro del pozo
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #403 Online: Março 30, 2010, 05:44:07 pm »
Parabéns rictad, actualizei o firmware pra chip MT1389M com a versão 3.0 e tudo funciona à perfección. É incrível o lucro que faz conseguido, muito obrigado!. :yahoo!:
Gostaria de saber se dentro de alguma nova actualização do firmware seria possível implementar o zoom a um rango entre 90%95%. Isso também seria genial.

Um abraço

Ariel

Offline Marf

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #404 Online: Março 31, 2010, 03:30:38 pm »
Olá muito boa tarde a todos. Seguinte atualizei o firmware - Chipset M - V3.0. Mas percebi algo, que pelo menos não tinha percebido nas versões anteriores.
Quando tenho uma pasta no pendrive que contenha Ç, este é substituido por outra letra. Assim, será que acentuação e ç será que não estão funcionando? Quem tiver as versões anteriores deveriam testar.

No mais, as alterações estão perfeitas parabéns...

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #405 Online: Abril 01, 2010, 10:39:54 pm »
Firmware Rictad Versão 3.1 para DV397H com chip MT1389M

ATENÇÃO, usuários do modelo DV397H com chip MT1389S não devem atualizar com esta versão!

Exibição de até 4 linhas de legenda por quadro.
Adicionada opção de alinhamento vertical da legenda, unificada com a opção de alinhamento horizontal no menu Others (como no modelo de chipset S).
Alinhamentos inferior e superior verdadeiros.
Corrigido bug que impedia a exibição dos caracteres acentuados no filebrowser.
Corrigido definitivamente o bug do alinhamento horizontal, que ainda acontecia em alguns casos.


Nota 1: As legendas agora estão posicionadas de forma idêntica às do modelo de chipset S, a única diferença é a quebra de linha burra.
Nota 2: Os caracteres acentuados não eram exibidos no filebrowser porque a fonte 14 foi "empurrada" para o lugar da fonte 15, como aconteceu no modelo de chipset S ao adicionar as fontes com itálico. A solução foi semelhante: copiei a fonte 14 para o lugar da fonte 15 (que possuía caracteres em hebraico e não é utilizada neste player). Mas, para economizar espaço, substituí a fonte 14, agora não utilizada, por uma fonte pequena inútil criada só para isso. Remover a fonte ou substituí-la pela fonte de 1 caractere não funcionou. Precisei economizar esse espaço porque o firmware não pode passar do endereço 0x1f0000, caso contrário coisas estranhas podem acontecer (esse era o motivo do preto e branco relatado pelo Allanzin nos primeiros firmwares que modifiquei para este modelo). Isto porque, assim como o outro modelo, esse player também grava blocos na flash a partir do endereço 0x1f0000 quando se reinicia após o upgrade e, principalmente, quando acionamos a opção DivX VOD pela primeira vez.

Offline jangs

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #406 Online: Abril 07, 2010, 07:31:45 pm »
Prezados,

Utilizava a versão 2.3 sem maiores problemas, tentei atualizar para essa versão 3.1 e meu DVD nao liga mais  :(

Alguma ideia para recupera-lo ? Ou meu DVD foi pro espaço mesmo ?

Obrigado

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #407 Online: Abril 08, 2010, 02:43:14 am »
Prezados,

Utilizava a versão 2.3 sem maiores problemas, tentei atualizar para essa versão 3.1 e meu DVD nao liga mais  :(

Alguma ideia para recupera-lo ? Ou meu DVD foi pro espaço mesmo ?

Obrigado
Mas o que exatamente aconteceu? A atualização foi interrompida?
Bom, se algo deu errado na sua atualização e seu player morreu, você só conseguirá recuperá-lo com o cabo serial, como explicado aqui.

Offline Marf

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #408 Online: Abril 08, 2010, 11:40:32 am »
Seguinte rapás, atualizei para a versão 3.1 - Chipset M , no início deu uma pala, o dvd travou, não iniciava de forma alguma. Aí tirei da tomada esperei um pouco, liguei novamente, funcionou blz beleza. Ontem estava ouvindo música e às vezes quando eu passava de uma para outra travava.
No mais todas as alterações foram feitas com sucesso, mas caso encontrem algo de errado no firmware lancem a versão 3.2.

Outra coisa, só para melhorar mais o aparelho mesmo. Seria possível fazer o seguinte:
- ao clicar no botão "display", seria possível fazer com que a legenda não sumisse? Seria sinistro, pois hoje quando clicamos a legenda demora um pouco a voltar...
« Última modificação: Abril 09, 2010, 12:02:23 am por Jefferson »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #409 Online: Abril 08, 2010, 10:14:22 pm »
Pelos testes que fiz, percebi que o LG DV397H com chipset M tem uma certa instabilidade que o modelo de chipset S não tem. Apesar do acesso à entrada USB ser mais rápido e não ter o pequeno travamento temporário nos últimos 3 segundos de filme, o modelo de chipset M pode travar sem mais nem menos a qualquer instante. Mas o momento em que mais ocorre é quando desligamos o aparelho da tomada e o religamos, principalmente com algum dispositivo USB conectado, e então ele trava na tela de leitura do CD. Tem que desligar na tomada e ligar de novo. Acontece mesmo com o firmware original. Outro momento que isto pode ocorrer é após a atualização do firmware, logo depois do reset: ele trava na tela de leitura do CD e temos que desligar na tomada e ligar de novo. Pensava que podia ser somente o aparelho que está comigo, mas lembrei que isso foi relatado em pelo menos dois posts mais antigos, um do allanzin e outro do duke70. E agora, relatado pelo Marf.

Tocando música, ainda não testei. Marf, as músicas estavam em USB ou disco?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #409 Online: Abril 08, 2010, 10:14:22 pm »