Imagino que seja uma questão comercial ou algo semelhante.
Muito provavelmente.
Full HD não é 1920x1080 !? Monitores menores que 20.1" acho (melhor não vejo) capazes de fazer isso. Pelo menos na descrição.
Primeiro, quero lembrar que eu fiz uma correção posterior, como comentário, dizendo que estava falando de monitores de 17" e 19".Q
Que eu saiba, o requerimento é que seja "1080P". Ou seja: que tenha 1080 linhas com varredura progressiva. O número de pontos por linha não entra no requerimento, aparentemente por motivos históricos ligados à TV analógica (onde resolução horizontal não faz muito sentido). FullHD é
usualmente 1920x1080 porque assume-se que seja 16:9:
http://en.wikipedia.org/wiki/1080p"The term usually assumes a widescreen aspect ratio of 16:9, implying a horizontal resolution of 1920 pixels."
Tenha em mente também que é perfeitamente possível filmar a 1080P mas com um AR de 4:3.
Assim eu posso exibir um filme 1080P 4:3 em um monitor CRT de 19" 4:3 a 1600x1200. Posso assistir a um wide também desde que eu admita perder as laterais da imagem. Se eu quiser que o filme encaixe todo na tela, mantendo 1080P, preciso aumentar a resolução. Mas como esses monitores vão até 2048x1536 isso não é problema. O mesmo se aplica aos monitores de 17", que para suportar um filme 720P com AR de 16:9 (1280x720) só precisa encaixar horizontalmente e colocar as faixas.
Também desconheço a origem, mas parece ser por definição que o Aspect Ratio de 16:10 não é figurado como capaz de ser FullHD.
Quando isso for verdade, considere o termo "FullHD" tecnicamente irrelevante. Se alguém disse que o seu monitor não é FUllHD diga que é então "FullHD+", porque suporta o mesmo que um monitor FullHD e ainda sobra tela.
Eu ja visitei esse artigo varias vezes, mesmo assim ainda não consigo de forma pratica compreender corretamente seu funcionamento.
Você está confundido AR com alguma outra coisa. AR não não tem "funcionamento". AR para imagens é simplesmente a relação entre a largura e a altura da imagem. Você talvez não esteja entendo o motivo de se empregarem múltiplos ARs ou como o AR de um filme se relaciona com o AR de um display, mas estas são
outras questões.
Bom os filmes concebidos para o cinema - A tela do Cinema é Wide Screen certo. O conteúdo do cinema seria o mesmo do DVD. BluRay ? - o Aspect Ratio ( eu vou entender cmo proporção ) da tela é o mesmo ? O que o Diretor filmou - e fielmente reproduzido no cinema, e depois na versão Wide - que julgo ser a "visao" do diretor no dvd reproduz exatamente aquilo sem ficar desproporcional ?
Primeiro, você precisa ter em mente algumas coisas:
- Eu não sei se você está levando em consideração que o cinema usa ARs diferentes (1.85:1, 2:35.1, etc). A visão do diretor é que define o AR original do filme.
- No widescreen anamórfico a visão do diretor costuma ser respeitada;
- A mídia (DVD, Blu-ray, etc.) não tem AR. Ela tem um AR máximo. DVD, por exemplo, é usualmente 720x480 em NTSC ou 720x576 em PAL (o que já implica em dois ARs diferentes), mas se você olhar em um software de autoração vai ver que dá para gravar com algumas outras combinações de LarguraxAltura.
alguns titulos parecem estranhos visualmente falando. Da a impressão de ficarem mais bonitos visualmente.
Como? Colocando em tela cheia (e distorcendo)?
Exatamente, alguns jogos não tem 16:10 - apenas 16:9 - ou seja fica deformado literalmente a imagem. E ao tentar adaptar o monitor aquela resolução, parece ainda pior que a esticada que o jogo sofre ao apontar para ele 1920x1080 em 1920x1200. - Fica estranho. Se nao me engano GRID é um exemplo disso.
Aí temos diversos problemas. O primeiro é inerente ao LCD. A fonte
tem que gerar na resolução nativa do bicho ou a imagem fica estranha. Como existem diversas resoluções nativas em LCD, a coisa fica bem complicada para o jogo. Em um mundo apenas com CRT isso seria bem menos problemático.
O segundo problema é que o AR 16:10 é mais comum em computadores que o 16:9. Um jogo suportar 16:9 e não suportar 16:10 só faz sentido se for um jogo de console. É esse o caso?
It is a wide version of UXGA, and is appropriate for viewing North American HDTV content (ATSC). These formats use a 1920×1080 image at a 16:9 ratio, which is displayed well on WUXGA – the image is slightly letterboxed, but maintains aspect ratio. Since the display is slightly larger than the corresponding 1080 HD source, the video can play at native resolution with no scaling required; the extra 60 lines above and below the image are simply unused.
Isso confirma o que eu disse. Seu display é "FullHD+".
The 16:10 aspect ratio (as opposed to the 16:9 used in widescreen televisions) was chosen because this aspect ratio is appropriate for displaying two full pages of text side by side.[1] It also allows viewing of 16:9 video on a computer with player controls visible. The 16:10 screen (and display device profile) also comes very close to what is considered an aesthetically pleasing, golden rectangle.
E isso explica por que no PC usamos 16:10. Embora o artigo não explique o formato dessas "full text pages" (A4? Carta? legal?) que cabem lado a lado na tela. Eu suponho que seja Carta, mas de qualquer forma
esta razão é bem vagabunda.