Cujo o Aspect Ratio é de 16:10 - possuindo uma resolução máxima de 1920x1200 - e este não pode ser considerado FullHD,
Por que não? Alguém disse isso a você ou é suposição sua baseada em algum outro elemento?
Não, apenas que se você procurar os monitores do tamanho do meu, neste formato 16:10 - que tem resoluções iguais, nenhum deles é tratado como FullHD. Imagino que seja uma questão comercial ou algo semelhante.
-> Qual a relação de Aspect Ratio para que algo seja classificado como FullHD ?
Que eu saiba, "FullHD" é um dispositivo que suporta 1080P. Não há nenhum outro requerimento.
Eu também penso assim, mas neste caso ficaria no mínimo confuso no que você disse no seu blog em relação a alguns monitores achoque 15 ou 17, que você disse que fazer 153X linhas e 1080 seria coisa simples de exibir. Full HD não é 1920x1080 !? Monitores menores que 20.1" acho (melhor não vejo) capazes de fazer isso. Pelo menos na descrição.
Porém, esse não é um termo vindo de uma norma ou padrão. Algum fabricante deve ter começado a usar o termo e outros seguiram. Na falta de uma norma fica difícil estabelecer o que é e o que não é, mas no meu entendimento "aspect ratio" (AR) dificilmente seria um fator importante.
Também desconheço a origem, mas parece ser por definição que o Aspect Ratio de 16:10 não é figurado como capaz de ser FullHD.
-> Como funciona exatamente o Aspect Ratio
Não "funciona". Não sei como responder essa pergunta.
http://en.wikipedia.org/wiki/Aspect_ratio
Eu ja visitei esse artigo varias vezes, mesmo assim ainda não consigo de forma pratica compreender corretamente seu funcionamento.
-> ( É baseado no filme no Cinema ? ).
Sim e não. Depende de que AR você está falando.
Bom os filmes concebidos para o cinema - A tela do Cinema é Wide Screen certo. O conteúdo do cinema seria o mesmo do DVD. BluRay ? - o Aspect Ratio ( eu vou entender cmo proporção ) da tela é o mesmo ? O que o Diretor filmou - e fielmente reproduzido no cinema, e depois na versão Wide - que julgo ser a "visao" do diretor no dvd reproduz exatamente aquilo sem ficar desproporcional ?
-> Os RiP's (DVDRip, R5, e Etc) - como calculam o Aspect Ratio ?
Se for "profissional" é o mesmo do filme. Só amadores ou quem não dá a menor importância ao "aspecto" da imagem e à visão do diretor vão mudar o AR original. Se o original é 2.35:1 o RIP deve ser 2.35:1 e o player é que deve se encarregar de ajustar isso para o AR do display. Não é tarefa de quem faz o RIP tentar supor que o display vai ter este ou aquele AR.
Ou seja mesmo tendo um monitor TOP não tenho o suficiente para ver Alta Definição ?
Por que?
Simplesmente porque a industria e o comercio quando fazem a classificação do que é determinado produto assim o dizem. Este monitor de 24", cujo ar é 16:10 e resolução 1920x1200 não é full hd, enquanto este de 23.5" - 16:9 - por sua vez 1920x1080 - é FullHD.
- Minha tela é desproporcional.
Irrelevante, a não ser que você seja do tipo que fica doente se a tela não estiver "cheia". Numa tela 16:10 um filme 16:9 com o mesmo número de pontos na horizontal encaixa sem perdas de imagem e sem distorção. O "problema" para muitos é que aparece uma faixa preta em cima e outra embaixo.
Agora, se seu monitor fosse 16:10 fisicamente (LarguraxAltura) mas tivesse 1920x1080 (16:9) aí sim estaria errado. A diferença de aspecto do seu monitor é compensada por mais linhas.
Agora entendi, não sou um desesperado - más - alguns titulos parecem estranhos visualmente falando. Da a impressão de ficarem mais bonitos visualmente. Entendo que a barra preta me da a possibilidade de exibir filmes e os controles de navegação do player na mesma imagem.
Alguns jogos ficam estranhos ao usar tais resoluções, nativa ou fullhd no monitor.
Esses jogos, em suas configurações, suportam a resolução nativa do monitor? Um jogo travado em 1920x1080 tende mesmo a ficar estranho a 1920x1200 em um monitor LCD.
Exatamente, alguns jogos não tem 16:10 - apenas 16:9 - ou seja fica deformado literalmente a imagem. E ao tentar adaptar o monitor aquela resolução, parece ainda pior que a esticada que o jogo sofre ao apontar para ele 1920x1080 em 1920x1200. - Fica estranho. Se nao me engano GRID é um exemplo disso.
WUXGA
From Wikipedia, the free encyclopedia
Jump to: navigation, search
WUXGA stands for Widescreen Ultra eXtended Graphics Array and is a display resolution of 1920×1200 pixels (2,304,000 pixels) with a 16:10 screen aspect ratio.
It is a wide version of UXGA, and is appropriate for viewing North American HDTV content (ATSC). These formats use a 1920×1080 image at a 16:9 ratio, which is displayed well on WUXGA – the image is slightly letterboxed, but maintains aspect ratio. Since the display is slightly larger than the corresponding 1080 HD source, the video can play at native resolution with no scaling required; the extra 60 lines above and below the image are simply unused.
The 16:10 aspect ratio (as opposed to the 16:9 used in widescreen televisions) was chosen because this aspect ratio is appropriate for displaying two full pages of text side by side.[1] It also allows viewing of 16:9 video on a computer with player controls visible. The 16:10 screen (and display device profile) also comes very close to what is considered an aesthetically pleasing, golden rectangle.
WUXGA resolution is equivalent to 2.3 megapixels. An 8-bit RGB WUXGA image has an uncompressed size of around 6.6 MiB.
This resolution is currently available in high-end LCD televisions and computer monitors, the latter of which are typically in the size range of approximately 23"–28" for desktop monitors and on notebook monitors in the size range of 15.4"-17" since at least 2004.
The next lowest resolution (for widescreen) before it is WSXGA+, which is 1680×1050 pixels (1,764,000 pixels, or 30.61% fewer than the WUXGA); the next highest resolution widescreen is WQXGA, which has 2560×1600 pixels (4,096,000 pixels, or 77.78% more than the WUXGA).
There is wider format called UW-UXGA that is 2560x1080, a 2.39:1 or 21:9 aspect ration.
http://en.wikipedia.org/wiki/WUXGAhttp://en.wikipedia.org/wiki/File:Vector_Video_Standards2.svg