Autor Tópico: Hypson JDR-9000  (Lida 4710 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcos_Ce

  • Colaborador Técnico
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Aprovação: +10/-0
    • Ver Perfil
Hypson JDR-9000
« Online: Março 01, 2010, 12:27:49 am »
Amigos, esse review está sendo postado aqui como referência. Esse gravador saiu do mercado faz tempo.
Esse gravador, se não me engano, era vendido no Extra por volta de 2006. Na época custava em média R$399,00.

É baseado no chip Mediatek MT8105DE e é um dos poucos que usam esse chip que não tem loader IDE. O circuito do drive está na placa principal, tem firmware próprio e usa o chip Mediatek MT1888E.

Características:

-Grava em DVD+R, DVD-R e os respectivos regraváveis.
-Toca Mpeg4
-Tem entrada S-Video frontal e traseira
-Não tem i-link
-Mantém a hora, graças a uma bateria de lítio
-Grava em 1h, 2h, 3h, 4h e 6h
-Tem saída 5.1 analógica
-Apresenta o mesmo problema do Britânia Fama - Áudio muito baixo do Tuner. Normal nas entradas de linha.
-As legendas divx são carregadas separadamente (e manualmente) do arquivo de vídeo.


Algumas observações pessoais: algumas melhorias no firmware poderiam deixar esse gravador bem melhor. Um grande problema, é um pequena falha de sincronismo entre áudio e vídeo, mas é algo que a maioria das pessoas não percebe, é muito pouco mesmo. Outra falha boba: em todos os players, quando você avança ou retrocede rápido, você precisa apertar play para voltar à reprodução normal, mas no Hypson ele entra em pausa. Talvez porque o botão Play/Pause é o mesmo, mas não justifica a falha. O loader dele é um dos melhores que já testei: aceita tudo. Discos regraváveis que não formatavam mais mas eu insistia em não jogar fora foram formatados e recuperados no Hypson. Alguns DVD's que eu não conseguia finalizar foram finalizados com sucesso no Hypson. Ele tem uma função no menu de disco que se chama "Make Compatible". Essa função, acredito eu, deve ser o bitsetting pra aumentar a compatibilidade do disco em players antigos. No menu de setup tem uma opção de economia de energia que se for ativada, apaga o relógio se o gravador for desligado e além disso, desliga várias áreas do gravador desligando as tensões de 12, -12 e 5v. Mantém somente as tensões de 3,3v e 1,8v. Se o modo de economia for desligado, tudo fica alimentado e o gravador aquece como se estivesse em funcionamento. Achei até que fosse defeito no comando de power on da fonte, mas comprovei que estava normal monitorando o pino de controle da fonte do MT8105. Aí temos mais uma falha de firmware, que não gerencia adequadamente o comportamento da saída power do MT8105. O meu gravador apresentava uma irritante falha no relógio: em 2 dias adiantava cerca de 1 minuto. Isso foi resolvido trocando o cristal de 32,768Mhz, oscilador do relógio. Retirei o cristal de uma placa mãe de PC fora de uso.Notem que quem gerencia o relógio e o backup é o próprio MT8105DE e não o circuito do display como ocorre geralmente. Não sei se é culpa do firmware ou do hardware mas o desempenho em divx é sofrível. O aparelho sofre com arquivos de bitrate um pouco mais elevado, em cenas de muito movimento, parece ficar em slow motion.




Vamos às fotos:


Essa foto está estranha porque é uma colagem.

Controle remoto. Esse controle é utilizado em vários gravadores e players chineses pelo mundo, só mudam as funções das teclas.




Nessas, uma visão geral dele aberto. Pelas fotos não dá pra perceber, mas o acabamento interno é terrível.


Aqui, sem o loader


Loader visto por baixo


O mesmo tuner do Digix e Venturer.


Observem os pinos do MT8105: péssima soldagem. Era o motivo dos problemas que o meu gravador tinha. Esses pinos são o Bus de dados com a RAM-DDR. O gravador congelava, mostrava caracteres aleatórios na tela e por vezes nem ligava.


Coloquei esse vídeo com as operações e menus no youtube:

Video.mpg


A análise do circuito para reparo do gravador foi feita utilizando o manual de serviço do gravador Britânia Fama, que foi de grande utilidade.

Ainda não tive tempo de extrair o firmware do gravador, mas o farei quando puder.

Obrigado!






« Última modificação: Março 01, 2010, 02:26:11 am por Marcos_Ce »

FORUM.RYAN.COM.BR

Hypson JDR-9000
« Online: Março 01, 2010, 12:27:49 am »