FORUM.RYAN.COM.BR

Video e Audio => Diversos => Tópico iniciado por: jmaraujo em Setembro 17, 2010, 07:52:11 pm

Título: Chave mestra HDCP vaza: o Blu-ray pode agora ser crackeado
Enviado por: jmaraujo em Setembro 17, 2010, 07:52:11 pm
Citação de: Guia do Hardware
Chave mestra HDCP vaza: o Blu-ray pode agora ser crackeado

(http://img256.imageshack.us/img256/5480/screenclip650.png)

O padrão HDCP foi desenvolvido pela Intel e outros fabricantes com o objetivo de impedir a criação de cópias digitais perfeitas de fluxos de adio e vídeo exibidos através de uma porta HDMI, DVI ou displayPort, atendendo à pressão da indústria cinematográfica, que estava até então temerosa em adotar os formatos de alta-resolução. Desde o início, o objetivo foi criar um sistema complexo e seguro, evitando repetir o vexame do CSS usado nos DVDs.

Entretanto, em mais um exemplo de como esta é uma batalha perdida, a chave mestra do HDCP (uma matiz de 40 x 40 dígitos de 56 bits, usada pela DCP para gerar as chaves de desencriptação usadas em todos os aparelhos) foi postada publicamente (http://pastebin.com/kqD56TmU), permitindo que os grupos interessados criem cracks para criar cópias perfeitas dos discos Blu-Ray.

Diferente do DeCCS usado em DVDs, que pode ser implementado via software, as chaves do HDCP podem ser (pelo menos por enquanto) implementadas apenas via hardware, o que obriga qualquer interessado em quebrar a proteção a criar um chip que execute a quebra via hardware (http://www.tgdaily.com/security-features/51586-hackers-crack-hdcp-code?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+tgdaily_all_sections+%28TG+Daily+-+All+News%29&utm_content=Google+Reader). Isso na verdade não é um obstáculo tão grande hoje em dia (já que existem inúmeros fabricantes na China e Taiwan que trabalham à margem da lei e não teriam problemas em produzi-lo), mas torna a notícia um pouco menos significativa para usuários domésticos, uma vez que você terá que comprar algum tipo de dispositivo duplicador com o chip para poder ripar e duplicar os discos. A parte mais assustadora para os executivos da indústria cinematográfica é a possibilidade de novos títulos poderem ser agora ripados sem perda de qualidade e distribuídos assim que se tornarem disponíveis seja através de discos físicos, ou seja via streaming.
Fonte: Guia do Hardware (http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-09/hdcp-quebrado.html)