Autor Tópico: Celulares Mediatek  (Lida 183954 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FBR@VO

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Celulares Mediatek
« Responder #110 Online: Outubro 12, 2009, 08:01:38 pm »
Isso não está nas Regras, mas ficar me cobrando respostas é um bom modo de solicitar o banimento.

Não está mas poderia estar, hehe. Sou membro há bastante tempo do Forum Unificado de Romhacking e Tradução e lá, na seção de Regras, você encontra este aviso:

Citar
Nunca poste nos tópicos referentes aos projetos em andamento para perguntar se há previsão de lançamento, novidades, ou algo assim. Nós consideramos isso como uma cobrança, e cobranças de qualquer tipo não são permitidas neste fórum.

Penso que o que é feito aqui - como lá -  é feito de graça e de bom grado. Portanto, o sujeito tem de ter o bom senso de saber que ninguém é
obrigado a resolver o problema de ninguém. Fica aí a sugestão, rsrsrs.

Bem, chega de off-topic, hehe. Agora, queria comentar a afirmação do colega abaixo e tentar contribuir com o tópico.

o sistema operacional (RTOS) é Nucleus Gemini V 1.60 (o mesmo que você mencionou que está no seu, só que em outra versão).
Ele não têm suporte Java, e só têm um jogo instalado (magicsuhi).
(...) 
1. Descobrir se é possível mudarmos o RTOS, para uma versão que dê suporte para Java...

O sistema utilizado nos MTKPhones (como disse o Jefferson) é sim um RTOS. Digo UM e não O RTOS porque o termo citado se refere a um tipo de OS.
Na wikipedia tem uma boa explicação sobre o mesmo.

Já o projeto Nucleus Gemini, não tem nenhuma ligação com os MTKPhones. A não ser o fato de ele ser um OS baseado em micro-kernel, como
de fato é um RTOS. Com relação ao suporte Java do modelo que você citou (MT6225), não é possível implementar pois o chip é que não oferece suporte.

A MediaTek só incluiu suporte Java a partir do MT6228. (Vide site da MediaTek)

Estudo há tempos (como hobbie) esta arquitetura de telefones (ou smartphones) e já havia descoberto que o OS utilizado é o MTK OS, que por sua vez é uma
modificação do Nucleus OS da Mentor Graphics, mais exatamente do Nucleus Plus.
No início de minhas pesquisas, um dos sites que me ajudaram e me deram direção para me aprofundar foi o GDH. Lá tem um ótimo artigo para quem quer saber mais sobre o seu "smartchina", rsrsrs. Acabei até comprando o livro, pois na época somente uma "provinha" do livro estava disponível para leitura no site. O link para o artigo sobre telefones chineses é este:   Celulares chineses

Tenho o flash tools. O objetivo é desenvolvimento remunerado.
Posso estar enganado, mas pelo que sei o FlashTool é apenas uma ferramenta para ler/gravar o firmware. Serve para manutenção e "hacks", mas não para desenvolvimento profissional.
Para desenvolvimento é preciso ter acesso ao código-fonte, os bitmaps, o compilador, etc.

Com relação ao FlashTools, sem comentários. O Jefferson já disse tudo !!

Pois bem Maresias, bem vindo ao time. Eu também tenho o interesse de fazer um Mod do MTK OS para um MTKPhone. (mas não remunerado, apenas aprendizado)

No entanto, se faz necessário conhecimentos de Assembly (recomendo o site Aldeia Numaboa ) e C, no mínimo. Pois você terá que aprender tudo sobre a criação de um sistema operacional.

Tenho muita coisa que baixei da web sobre o assunto. Muita coisa mesmo. Inclusive, por esse motivo que estou postando aqui, para contribuir com este tópico e com o Forum.Ryan.

Ao Jefferson queria dar os parabens pelo tópico, muita gente tem interesse (inclusive técnico) em obter mais informações sobre estes telefones chineses. Queria dizer tambem que, se você estiver interessado, tenho muita coisa (docs, códigos, sources, apps, imagens etc) que podem ajudar a responder algumas das dúvidas sobre os MTKPhones. Claro que você pode achar tudo da mesma forma que eu achei. Mas seria muito bom se eu tivesse achado tudo em um lugar só, hehe.

Bem, para sua sorte Jefferson, todos os códigos-fonte que tenho do MTK OS estão em C (acho que lí em algum lugar aqui no forum que você programa em C, rsrs).
Pra você ter idéia, tem código pra "dedéu" !! Achei na web todos os códigos-fonte de todos os aplicativos internos do OS (os chamados "MMI Software", de Man Machine Interface - é Man mesmo !! Achava que haviam traduzido errado do chinês. Achava que era Main).

Se você quiser encontrar informações e fontes descentes sobre a arquitetura MTK visite:

MTK more than 800000 codes/documents

Só tem um probleminha:  para fazer download lá você terá que contribuir enviando algum código para eles. Ou isso, ou você adquire/compra uma conta VIP.

Ah, lembrando que incluso no meio de tanta tralha que baixei à procura de informações acabei achando documentos técnicos da MediaTek

sobre MT1389. Me lembro de ter lido algo sobre isso aqui no forum.

Ufa !! Bem, espero que alguma coisa dita aqui seja útil e que possa servir de base para buscar mais informações sobre os MTKPhones.

Abraços.
« Última modificação: Outubro 16, 2009, 03:19:28 am por fbr@vo »

Offline frankviana

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 5
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celulares Mediatek
« Responder #111 Online: Dezembro 22, 2009, 06:59:23 pm »
Boa tarde,

Comprei um e71i "falsificado" com o nome da nokia e gostaria de saber se existem softwares para extração/manipulação do firmware dele. Sei que é mediakek também e que é um pouco diferente do e71, pois possui controle de volume na lateral, lanterna, dois alto-falantes e com som bem mais alto. Pude comparar pois minha irmã possui um e71. Qual cabo e softwares apropriados para mexer com o bichinho? Alguém sabe de algum pacote de softwares para jogar nele?

Aguardo resposta.

Att,

Frank
==================

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Celulares Mediatek
« Responder #111 Online: Dezembro 22, 2009, 06:59:23 pm »

Offline Quickjunior

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: MTKPhone E71TV+
« Responder #112 Online: Janeiro 13, 2010, 11:10:54 am »
Olá Jefferson....
Não sei se estou postando no campo correto.... Se não estou peço desculpas...
Eu li as normas da casa... mas tenho um grave problema de memória recente... (vou re-ler - outra vez)
Mas lendo este tópico, notei que você falou sobre o Engineering Mode, eu tinha comprado um aparelho idêntico ao das fotos postadas por você, que apresentou um problema e foi trocado na loja por um outro E71, mas com a carcaça diferente (mais arredondada e com a interface bem diferente), e nesse outro que eu tinha, (o igual das fotos) eu entrava no Engineering Mode com o seguinte código: *#3646633#
Mas com esse outro (modelo posterior, dizem na loja!) não consigo acessar.
Ainda testou testando códigos que estou encontrando pela internet! Quando descobrir posto aqui se você julgar necessário, estou providenciando fotos desse aparelho também para postar!
Grato pela atenção!
ABraço!
Sorte SEmpre




Códigos que funcionam com o telefone

Estes códigos não requerem finalizar com discagem

*#06# -> Lista os IMEI do telefone (são dois)
*#900# -> BT Power ON (não parece afetar o Bluetooth)
*#901# -> BT Power Off (não parece afetar o Bluetooth)

Os seguintes requerem que você finalize com um dos botões de discagem

*#0044#<discar> Muda para inglês
*#30#<discar> - Caller ID ?
*#31#<discar> - Caller ID ?
*#76#<discar> - Caller ID ?
*#77#<discar> - Caller ID ?

Eu testei todos os códigos conhecidos de acesso ao "Engineering Mode" e nenhum funcionou com esse aparelho
« Última modificação: Janeiro 13, 2010, 03:01:46 pm por Quickjunior »

Offline ygor.almeida

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +1/-0
  • My Name is Neo
    • Ver Perfil
    • eXtremeMods
Re: Celulares Mediatek
« Responder #113 Online: Janeiro 18, 2010, 12:30:44 am »

Não está mas poderia estar, hehe. Sou membro há bastante tempo do Forum Unificado de Romhacking e Tradução e lá, na seção de Regras, você encontra este aviso:


"Caraca"

Achei que esse tópico estava abandonado, mesmo porque meu interesse por 'MP7 e afins', é mínimo. Mas achei a sua contribuição muito interessante.
Primeiro pela dica do fórum de RomHacking - a algum tempo procurei algo parecido, e não tinha encontrado - acho que vou poder jogar meu joguinhos antigos e até os novos agora traduzidos :D

Além disso, as informações sobre MTKPhone são interessantes, acho que o Ryan - não deve ter voltado a este tópico e parou para ler um pouquinho. Mas todo tipo de contribuição que agrega valores é bem vinda no fórum. Ter acesso a estes documentos que você encontrou sobre o telefone, e também sobre os chips dos DVD's pode contribuir e muito com a comunidade.

 :yahoo!: :clapping:

Valew pelas indicações  ;D

www.eXtremeMods.com.br
Hardware IT News & OverClock

Offline luiz_nen

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Celulares Mediatek
« Responder #114 Online: Janeiro 30, 2010, 02:22:24 pm »
Boa tarde pessoal,
tenho um t1200, e pesquisando muiito na net, descobri varias coisas interessantes para poder-mos melhorar nossos chinamoveis, por exemplo consegui codigos fontes (Liberados pela MidiaTeck Mediatek ), programas e tutoriais, em breve estarei postando esse conteúdo aki aqui no forum.
Peço que vocês tambem colaborem.
OBRIGADO!!!!
« Última modificação: Janeiro 30, 2010, 06:30:46 pm por Jefferson »

Orlando

  • Visitante
Re: Celulares Mediatek
« Responder #115 Online: Agosto 14, 2010, 08:42:07 pm »
Tenho um E71 genérico deste. Gostei bastante do aparelho, alguns defeitos como você citou, mas pelos R$ 120,00 que paguei nele, esta de muito, mas muito mesmo, bom tamanho.

Só que alguns outros, mais novos tem mais funções que o meu, gostaria de saber se é possível atualizar o firmware dele e onde conseguiria instruções e os arquivos necessários para esta atualização.

Desde já, obrigado.

Tatiana

  • Visitante
Re: Celulares Mediatek
« Responder #116 Online: Setembro 09, 2010, 07:53:22 pm »

O "português" do telefone é ridículo e muitas vezes incompreensível. Por exemplo:

Na verdade isso relaciona com a marca do celular. Todas marcas mais conhecidas ou menos usam diversos chipset (mediatek ou outros).
A falta de tradução simboliza que é um celular sem customização.
Se seu celular for assim dou um conselho: use-o em inglês! hehehe

Julio_C

  • Visitante
Re: Celulares Mediatek
« Responder #117 Online: Novembro 21, 2010, 07:06:47 am »
Olá Jefferson, sou um grande "fã" seu, graças á vc aprendi muito referente á DIVX players, embutir legendas em DIVX salvou minha pele por diversas vezes ( >:D maldita fonte padrão dos players),

Bem, há pouco fui formatar o "disco" de mizeros 250Kb que vem embutido no "MP10 XingLing" MOX MO-387 e notei a descrição do hardware que dizia "Mediatek Flash Disk USB Device", nisso fiquei curioso, começei á pesquisar e não deu outra, caí aqui.

O Bichinho é todo touch-screen, sem teclado nenhum, só dois botões, tem duas câmeras, dual chip, entrada para Micro SD, Toca alto, bem alto, muito alto, berra! Mas a TV (Analogica) tem som muito baixo, tem a JVM instalada só que encontrar aplicativos java para celulares touchscreen sem teclado é um tanto difícil, não chega á ser impossivel mas...,
Visualmente se você estiver com sono, visão turva ou olhar de relançe, ele pode até enganar e parecer um IPhone, inclusive o Bluetooth do computador o reconheçeu com o nome de "IPhone 3G"
Câmera, embora esteja escrito 12.0MP, a qualidade da imagem é identica á do meu antigo Nokia 6111 (1MP)
Video: roda relativamente bem, não apresentou grande queda de ferformance quando aumentei a resolução do vídeo (320x240)
Uso um chip da vivo e um claro, o da claro sem problemas, mas o da vivo gera aquela interferencia característica de celulares GSM (Beeps sequenciais longos e curtos) para quem está no MP10 não é pereptivel, mas para quem está do outro lado da linha, chega á irritar.

Realmente o "português" dele é indecifravel, aí vai mais uns exemplos do que encontrei nele:
Browser = Pesquisador
OK = Bom
Extra (dentro desse menu temos a calculadora, conversor de moeda etc...) = Anexe
Profile (Perfis de toque) = Definir
Fun = Entertenimento (Curiosamente clicando nessa opção, ele nos joga no menu de games que fica ao lado de "fun")
Files (Acesso ás pastas) = Arquivo Gereciador
"SIM Card not supported" = SIM Cartão barrado
Restore factory settings = Ajuste da fóbrica restore
Shedule power on/off = Potencia de programaÇão EM/FORA
Call = Chama
Call history = Históiria de chamado
Resource BIN = Escaninho do recurso (Localizado dentro do menu secreto **##66**##)
Call Setup = Intalação do chamado
Se quiser manter suas plenas capacidades mentáis, use os menus dos celulares "ChingLing" sempre em Inglês

marimbeta

  • Visitante
Re: Celulares Mediatek
« Responder #118 Online: Dezembro 25, 2010, 03:52:28 am »
Olá, pessoal. Acabei de comprar um mediatek modelo MT6235. Acontece que coloquei um cartão microsd da Sandisk que tenho e que está funcionando até onde eu sei. Quando inseri o cartão no celular o cartão não apareceu na parte de gerenciador de ficheiros... Só aparece a própria memória do celular (10 megas). Quando plugo ele na USB, aparece um menu com as seguintes opções:

-armazenamento de massa
-webcam
-porta COM
-PictBridge
-Ligação Java
-Armazenamento MTP

Quando entro em armazenamento de massa ocorre a mesma coisa: somente a memória interna do celular (os 10 megas) aparece para a única unidade de disco criada. Alguém tem ideia de alguma configuração ou do que possa ser? ou meu celular veio com defeito mesmo?

Vlw,
Davi.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Celulares Mediatek
« Responder #119 Online: Dezembro 25, 2010, 04:11:17 am »
1)Defeito
2)O cartão está formatado com um sistema não suportado. Procure uma opção de formatação nos menus do telefone
3)O cartão tem uma capacidade acima do suportado pelo seu telefone
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Celulares Mediatek
« Responder #119 Online: Dezembro 25, 2010, 04:11:17 am »