Autor Tópico: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)  (Lida 19335 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Online: Janeiro 26, 2008, 02:07:13 am »
Basicamente, o final /55 quer dizer que vem da América do Sul, e o /78 é o código da Philips pra especificar o Brasil. Geralmente os /55 são os piratas e os /78 são os originais.

Entrei em contato com o serviço de atendimento ao consumidor e eles me informaram que o /55 não é pirata.

Vocês precisam tomar cuidado com o que rotulam de "pirata".

A definição do adjetivo "pirata", segundo o Aurélio, é:

programa de computador, fita de vídeo, livro, etc., produzido por meio de pirataria.

Vejam como o adjetivo está ligado a produtos que são basicamente 100% "propriedade intelectual".

E não é só por estar no Aurélio. Esta é a aplicação correta do termo.

É bom não confundir "pirata" com "falso". "Pirataria" geralmente não faz o menor esforço para passar pelo produto autêntico. Se você está diante de um produto à venda onde há uma preocupação de fazê-lo achar que trata-se do produto legítimo, você está diante de uma falsificação.

Há alguns anos, houve uma vergonhosa campanha na mídia tradicional tentando convencer os consumidores de que qualquer computador sem marca era um "PC pirata". Isso nunca existiu e foi certamente uma manobra da indústria local contra todos os outros negócios de venda de micros montados ou peças avulsas. A campanha não distinguia entre peças contrabandeadas ou compradas no comércio regular com nota fiscal. Se não fosse algo oferecido por uma indústria brasileira, era "pirata". Revistas conhecidas caíram no golpe e espalharam essa idéia ridícula sem questioná-la nem por um momento. Saiu até mesmo nos telejornais.

Nota: quando falo de "campanha", não estou falando de "comerciais". Todas as besteiras foram ditas em matérias e não houve uma única campanha publicitária que eu tenha visto. Tudo partiu da mídia ignorante que engoliu a isca plantada por alguém da indústria local.

Hoje, pouca coisa mudou no mercado mas a estória do "PC pirata" morreu, porque a mídia tradicional percebeu a enorme "barrigada" que havia dado depois de ter sido abertamente ridicularizada em blogs e fóruns.   

Não existe DVD player "pirateado". Pode eventualmente ser "falso" ou na maioria das vezes "contrabandeado". Mas "pirata", não.
« Última modificação: Janeiro 27, 2008, 11:22:06 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline ge.mano

  • Banidos
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 10
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #1 Online: Janeiro 26, 2008, 02:28:22 pm »
Basicamente, o final /55 quer dizer que vem da América do Sul, e o /78 é o código da Philips pra especificar o Brasil. Geralmente os /55 são os piratas e os /78 são os originais.

Entrei em contato com o serviço de atendimento ao consumidor e eles me informaram que o /55 não é pirata.

Vocês precisam tomar cuidado com o que rotulam de "pirata".

A definição do adjetivo "pirata", segundo o Aurélio, é:

programa de computador, fita de vídeo, livro, etc., produzido por meio de pirataria.

Vejam como o adjetivo está ligado a produtos que são basicamente 100% "propriedade intelectual".

E não é só por estar no Aurélio. Esta é a aplicação correta do termo.

Não existe DVD player "pirateado". Pode eventualmente ser "falso" ou na maioria das vezes "contrabandeado". Mas "pirata", não.

Mestre,
Desculpe voltar ao assunto. Não estou querendo polemizar e nem desviar o assunto do forum, mas acho que seu conceito é um pouco ultrapassado e não se enquadra nas situações atuais do conceito de "pirataria". No wikipedia (enciclopédia on-line) encontrará "pirataria moderna" e verá que hoje em dia o termo pirataria não se aplica somente em produtos de "100% propriedade intelectual". Estão listados como produtos de pirataria: roupas, perfumes, medicamentos, relógios, entre outros . Falam até em biopirataria, que está acontecendo em grande escala na Amazônia.
Não vou me estender sobre o assunto, então para finalizar digo que no meu ponto de vista quando dizemos que um DVD player é "pirata", estamos dizendo que ele não é autêntico (falso).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirataria_moderna

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #1 Online: Janeiro 26, 2008, 02:28:22 pm »

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #2 Online: Janeiro 26, 2008, 04:28:49 pm »
Basicamente, o final /55 quer dizer que vem da América do Sul, e o /78 é o código da Philips pra especificar o Brasil. Geralmente os /55 são os piratas e os /78 são os originais.

De todos modos, acho que o que iskilo666 quis dizer é que os modelos /55 (de fabricação china) são produtos contrabandeados (quase seguramente do Paraguai) e os /78 (de fabricação nacional) são os produzidos pela Philips para comercialização no mercado brasileiro. Não sei se seja o caso, mas foi o que eu interpretei do post do iskilo666.

Acho que o termo pirataría estaría fora de lugar, já que trata-se de um produto original (contrabandeado ou não, mas original).
« Última modificação: Janeiro 26, 2008, 05:46:12 pm por jmaraujo »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #3 Online: Janeiro 26, 2008, 08:42:45 pm »
Mestre,
Desculpe voltar ao assunto. Não estou querendo polemizar e nem desviar o assunto do forum, mas acho que seu conceito é um pouco ultrapassado e não se enquadra nas situações atuais do conceito de "pirataria".

Então você acredita que "hacker" é sinônimo de "bandido cibernético" ?

No wikipedia (enciclopédia on-line) encontrará "pirataria moderna" e verá que hoje em dia o termo pirataria não se aplica somente em produtos de "100% propriedade intelectual". Estão listados como produtos de pirataria: roupas, perfumes, medicamentos, relógios, entre outros .

Qualquer um pode escrever o que quiser na Wikipedia, anonimamente. A versão em Português é um caso pior, porque as barbaridades levam ainda mais tempo para serem detectadas e corrigidas.

Vejamos o que diz o artigo citado por você:

Citar
A pirataria moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, portanto, apropriação da forma anterior ou com plágio ou cópia de uma obra anterior, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística ou intelectual.

Na mesma Wikipedia em Português, vemos a definição de "direito autoral"

Citar
Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas).

O primeiro sinal de alerta de que existe algo errado é a inconsistência que vemos em um artigo que coloca "intelectual" e "artístico" como coisas distintas e outro conectado a ele que sugere que uma obra artística é uma obra intelectual.

Mas dá para desconsiderar isso. O fato realmente preocupante é que o mesmo artigo por você indicado inclui na tal "pirataria moderna":

Citar
roupas, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e qualquer outro tipo de produto que possa ser copiado.

Francamente, o(s) autor(es) do artigo não parece(m) conhecer a linha que separa "direito autoral" de "marcas e patentes".

E não é só isso. O artigo inteiro é uma bagunça. Apontar redes P2P como "alternativa" à pirataria?!  :o

O parágrafo inteiro é confuso:

Citar
Um dos principais questionamentos, hoje em dia, está focado no sistema de propriedade intelectual. No caso dos softwares surgem os softwares livres. No caso da produção musical e audio-visual ainda há uma grande controvérsia. Contudo, todos buscam uma solução que respeite o direito e permita acesso ao trabalho dos artistas. Um dos meios que favorece essa disponibilidade de material hoje em dia é o uso de software P2P que permite a seus usuários compartihar arquivos por meio da Internet.Muitos esperam que os músicos comecem a abandonar a concepção de disco gravado para oferecer seu material de formas alternativas (como, por exemplo, downloads através de FTP ou similares), podendo fixar preços por peça/canção ou grupo de peças muito mais baixos que os atuais preços de CDs.

E mais adiante o texto fala em "descriminalização" da pirataria. Ora... se pirataria=falsificação então a idéia é que produzir/vender um perfume ou remédio falsificado não deve ser mais crime? Não fica mais fácil entender quando "pirataria" e "falsificação" são coisas distintas?



Você pode continuar achando o que quiser sobre o que significa "pirata" mas, por gentileza, neste fórum use apenas o significado que você considera "ultrapassado" do termo. Quando quiser dizer que um produto é "falso", use a palavra "falso".
« Última modificação: Janeiro 26, 2008, 10:20:48 pm por Jefferson »
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #4 Online: Janeiro 26, 2008, 08:59:45 pm »
Desculpe se eu não estou entendendo "lhufas" dessa conversa de 5980 "Pirata".

Pelo que eu entendi, esse 5980/55 é fabricado na China certo? Qual a diferença dele para o /78 que "supostamente" (digo supostamente, pq eu nunca vi o mesmo e nem sei se realmente existe..) é "fabricado" (ou devo dizer, "montado" pois duvido que a Philips "fabrique" qualquer coisa eletrônica aqui) no Brasil?

Acorda galera! TUDO o que compramos de eletrônicos por aí É fabricado na China ou montado aqui com peças chinesas.

[]'s
Daniel

Offline ge.mano

  • Banidos
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 10
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #5 Online: Janeiro 26, 2008, 11:51:43 pm »
Mestre,
Desculpe voltar ao assunto. Não estou querendo polemizar e nem desviar o assunto do forum, mas acho que seu conceito é um pouco ultrapassado e não se enquadra nas situações atuais do conceito de "pirataria".

Então você acredita que "hacker" é sinônimo de "bandido cibernético" ?

No wikipedia (enciclopédia on-line) encontrará "pirataria moderna" e verá que hoje em dia o termo pirataria não se aplica somente em produtos de "100% propriedade intelectual". Estão listados como produtos de pirataria: roupas, perfumes, medicamentos, relógios, entre outros .

Qualquer um pode escrever o que quiser na Wikipedia, anonimamente. A versão em Português é um caso pior, porque as barbaridades levam ainda mais tempo para serem detectadas e corrigidas.

Vejamos o que diz o artigo citado por você:

Citar
A pirataria moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, portanto, apropriação da forma anterior ou com plágio ou cópia de uma obra anterior, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística ou intelectual.

Na mesma Wikipedia em Português, vemos a definição de "direito autoral"

Citar
Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas).

O primeiro sinal de alerta de que existe algo errado é a inconsistência que vemos em um artigo que coloca "intelectual" e "artístico" como coisas distintas e outro conectado a ele que sugere que uma obra artística é uma obra intelectual.

Mas dá para desconsiderar isso. O fato realmente preocupante é que o mesmo artigo por você indicado inclui na tal "pirataria moderna":

Citar
roupas, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e qualquer outro tipo de produto que possa ser copiado.

Francamente, o(s) autor(es) do artigo não parece(m) conhecer a linha que separa "direito autoral" de "marcas e patentes".

E não é só isso. O artigo inteiro é uma bagunça. Apontar redes P2P como "alternativa" à pirataria?!  :o

O parágrafo inteiro é confuso:

Citar
Um dos principais questionamentos, hoje em dia, está focado no sistema de propriedade intelectual. No caso dos softwares surgem os softwares livres. No caso da produção musical e audio-visual ainda há uma grande controvérsia. Contudo, todos buscam uma solução que respeite o direito e permita acesso ao trabalho dos artistas. Um dos meios que favorece essa disponibilidade de material hoje em dia é o uso de software P2P que permite a seus usuários compartihar arquivos por meio da Internet.Muitos esperam que os músicos comecem a abandonar a concepção de disco gravado para oferecer seu material de formas alternativas (como, por exemplo, downloads através de FTP ou similares), podendo fixar preços por peça/canção ou grupo de peças muito mais baixos que os atuais preços de CDs.

E mais adiante o texto fala em "descriminalização" da pirataria. Ora... se pirataria=falsificação então a idéia é que produzir/vender um perfume ou remédio falsificado não deve ser mais crime? Não fica mais fácil entender quando "pirataria" e "falsificação" são coisas distintas?



Você pode continuar achando o que quiser sobre o que significa "pirata" mas, por gentileza, neste fórum use apenas o significado que você considera "ultrapassado" do termo. Quando quiser dizer que um produto é "falso", use a palavra "falso".
Desculpe, se feri seu ego daqui em diante não ousarei comentar mais nada que não seja relacionado ao aparelho.
Sei que você está um degrau acima de todos e no alto da sua sabedoria deve nos ensinar, mas não leve isso muito a sério porque pelo que vi as coisas estão indo para o lado pessoal.
Para falar a verdade não li a metade do que escreveu porque achei muito chato e não estou entrando no forum para ler este tipo de coisa.

« Última modificação: Janeiro 27, 2008, 12:05:06 am por ge.mano »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #6 Online: Janeiro 27, 2008, 12:26:58 am »
Desculpe, se feri seu ego daqui em diante não ousarei comentar mais nada que não seja relacionado ao aparelho.
Sei que você está um degrau acima de todos e no alto da sua sabedoria deve nos ensinar, mas não leve isso muito a sério porque pelo que vi as coisas estão indo para o lado pessoal.

É você quem está levando para o lado pesoal agora dizendo que estou "um degrau acima de todos".

Para falar a verdade não li a metade do que escreveu porque achei muito chato e não estou entrando no forum para ler este tipo de coisa.

Nem leu?!

Um dos objetivos do meu trabalho é combater a desinformação e se você não está disposto sequer a ler uma argumentação que fiz contra uma argumentação sua e contra-ataca dizendo que levei para o lado pessoal (só se foi você quem escreveu o artigo na Wikipedia) em vez de apontar falhas em meus argumentos, então não há lugar para você aqui.

Está expulso. Volte com outra identidade se quiser, mas tenha sempre em mente que neste fórum eu não irei tolerar desinformação de qualquer tipo, seja "on" ou "off" topic.

Essa discussão será deixada no tópico por alguns dias. Depois tudo será apagado, incluindo o mau uso da palavra "pirataria" nos outros posts.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #7 Online: Janeiro 27, 2008, 12:42:54 am »
Aviso a todos:

Qualquer um está livre para me criticar e me contradizer. Eu certamente não desejo deixar as pessoas com "medo" de baterem de frente comigo, porque isso é prejudicial para o próprio fórum e para o meu próprio desenvolvimento intelectual.

Eu posso até estar errado na questão do termo "pirataria", mas é preciso de argumentação sólida para me provar isso.

Mas uma coisa eu garanto: Fugir da argumentação e me acusar de querer ser "melhor que os outros" é um argumentum ad hominem e meio certo de me deixar irritado. Insista no debate até o fim e mostre argumentos e fontes mais sólidas que um artigo anônimo publicado na pt.Wikipedia e mesmo que eu não concorde com o seu ponto de vista, você vai ganhar meu respeito.

Como eu disse antes, eu não irei tolerar a propagação de desinformação neste fórum.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline ge

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Philips DVP5980K/55
« Responder #8 Online: Janeiro 27, 2008, 03:31:55 pm »
Direito de resposta:



Se você reparar bem, verá que  só usei o termo "pirata" porque no post que me referi ele estava colocado como se fosse "falso" ou "contrabandeado" (ao meu ver). Com certeza o modelo /55 não é falso (ou cópia) e pode também não ser contrabando, pois muitos importam de maneira legal.



Também achei o pt.Wikipedia com uma argumentação meia confusa, mas o coloquei por ser mais conhecido e de fácil localização a todos. Encontrei no site do Jornal Nacional (globo.com), e em outros sites, referências de que os produtos "pirateados" não são apenas "100% propriedade intelectual" (posso passar os links), mas não coloquei por achar que não era relevante e começaria uma discussão que desviaria o foco do tópico (não adiantou nada).
Por você iniciar a sua argumentação se baseando em um dicionário, e estes demoram para se atualizar, usei o termo "ultrapassado".



Não tentei te contra-atacar e nem fugir da argumentação. Apenas quis expor uma outra visão do conceito falado, tanto que coloquei que não iria polemizar e no meu entender (me corrija se estiver errado) o tópico é apenas para falar sobre assuntos referentes ao 5980/55 e a melhor maneira de vermos nossos Divx.



Realmente acho que você esta um degrau acima, devido a sua capacidade de se expressar e pelos seus conhecimentos, mas você expõe sua argumentação de um modo "agressivo" dando até a entender que leva para o lado pessoal (a expulsão do forum é um sinal de que isso estava acontecendo).


Entrei neste forum apenas para trocar experiências sobre o player e a reprodução do Divx (Se olhar meus posts verá isso), por esse motivo não quis participar de uma discussão que me tomaria tempo e que não me interessava.
Sugiro que crie um tópico para as correções de termos e para estas discussões. Quando ocorrer uma situação como essa, coloque uma advertência e um link para o tópico de correções.  Assim quem estiver interessado apenas no player não perderá tempo lendo e os que estiverem interessados em aprender um pouco mais certamente irão ler.
 
Talvez tudo tenha sido um mal entendido de duas pessoas com visões  e interesses diferentes.

Peço desculpas a todos por toda esta discussão desnecessária.

Um abraço.
« Última modificação: Janeiro 27, 2008, 10:03:35 pm por ge »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #9 Online: Janeiro 28, 2008, 04:55:50 pm »
Lembro-me bem que o primeiro a citar a palavra "pirata" no nosso tópico sobre o DVP5980 foi o iskilo666, aqui. Aí então eu comentei aqui o que ele falou, mas foi só um comentário, e então por um bom tempo ficou sem se discutir o assunto.

Vejo que agora o assunto voltou à tona, e a todo vapor. Jefferson, sobre isso tudo ser apagado, eu não concordo. Achei que este tópico está com um conteúdo esclarecedor sobre várias coisas, dentre elas a sua posição no fórum (mais uma vez você dando a entender qual é o teu papel aqui, qual é o objetivo do fórum e que as pessoas podem sim não ter a mesma opinião que você) e o significado do termo 'pirata'.

Bom, quanto ao assunto em foco (que é o significado do termo 'pirata'), eu poderia ficar aqui umas duas horas escrevendo o que penso e procurando fontes para reforçar o que eu diria, mas não farei isso porque o Jefferson já disse tudo. Concordo com ele em gênero, número e grau. A opinião que ele expôs é idêntica à minha. As palavras têm significados específicos e isso não é à toa.

'Quando quiser dizer que um produto é "falso", use a palavra "falso".' (Jefferson)

Pra mim isso resume tudo.

E quanto ao "modo agressivo" que o Jefferson argumenta, me sinto praticamente na obrigação de falar o que penso a respeito disso, pois é muito comum acontecer comigo o que está acontecendo com ele. Via internet perde-se muitas coisas que teríamos em um diálogo ao vivo e que ajudaria para tornar agradável o clima da conversa. O "tom" de uma fala minha não é transmitido através das teclas do teclado do meu computador, mas uma fala nunca é interpretada sem um tom. Quando o tom não existe (que o é caso quando digitamos), quem está lendo acaba criando esse tom e muitas vezes acaba interpretando o que você disse de uma maneira que você não quis dizer, criando um tom diferente do tom que você usaria para dizer se fosse ao vivo. Quase 100% da subjetividade de um diálogo se perde quando este acontece via internet.

Eu, por exemplo, li tudo o que o Jefferson falou sobre o termo 'pirata' e não vi agressividade, não vi "degrau acima" e muito menos um desvio "para o lado pessoal". Acho que isso depende muito do jeito que você interpreta o que está sendo dito.

O que aconteceu de mais pessoal na conversa foi quando o Jefferson se ofendeu pelo cara nem ter lido o que ele havia escrito, quando tentava explicar o porque ele achava que tal termo deveria ser usado de forma diferente. E nesse caso eu também dou toda a razão pro Jefferson. O cara investe seu tempo em uma discussão, e o cara contra-argumenta dizendo que nem prestou atenção no que foi dito? Meu Deus, vai dar uma discussão muito proveitosa assim...

Sei lá, talvez não fosse preciso expulsar o cara, mas acho que eu faria o mesmo. Uma contra-argumentação daquelas é capaz de tirar qualquer um (que esteja interessado no assunto) do sério.

Desculpa ficar me metendo na discussão de vocês, mas é a milésima vez que vejo o Jefferson levar patadas por tentar ajudar os outros (dando informação de qualidade e de graça), e dentro do fórum dele, ainda por cima. Talvez o que eu disse venha a amenizar a gravidade e freqüência desses casos.

Nem de longe acho que o ge.mano estava totalmente errado, e a discussão estava bem interessante (eu estava aprendendo com ela), mas só acho que ele perdeu a linha quando parou de discutir e começar com essa história de "lado pessoal".

Outra coisa: com certeza de brasileiro os /78 só tem a etiqueta (se é que tem!). Tudo é importado, em 99% dos casos da China, assim como falou o dcampos. Ou alguém acha que estão fabricando MT1389 no Brasil? Hehehe... Eu acho que na verdade o /78 vem prontinho da China, inclusive com a caixa lacrada.

Offline Penna

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #10 Online: Janeiro 28, 2008, 05:06:29 pm »
Aproveitando o exemplo, eu sinceramente recomendo evitar a Wikipedia em português. A qualidade da informação nos verbetes de um sistema como a Wikipedia depende diretamente do número de pessoas qualificadas que os lêem e os editam. No caso, o da Wikipedia em português é baixo, tendo como resultado informações no mínimo inconsistentes, para não falar erradas.

Na em inglês, há o interesse, você pode ver nas páginas de discussão de cada assunto que há todo um confronto de pontos de vista para chegar a um conceito o mais plural, neutro e correto possível, sempre com embasamento, citando o maior número possível de fontes. Qualquer um pode editar, mas são muitos "quaisquer uns", tornando a fonte bastante confiável. Alguém vê isso na versão em português?

Nesse caso, o melhor era confiar numa equipe profissional mesmo, como os pesquisadores do Aurélio. Ou na própria versão em inglês da Wikipedia. Se alguém tivesse consultado-a, veria que o termo está realmente ligado à violação de direitos autorais, inclusive citando a possível origem do termo (um poeta) até os usos mais modernos, como o de biopirataria (também no sentido de violação de um direito autoral).
« Última modificação: Janeiro 28, 2008, 05:24:14 pm por Penna »

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #11 Online: Janeiro 28, 2008, 05:12:31 pm »
Hehehe... Eu acho que na verdade o /78 vem prontinho da China, inclusive com a caixa lacrada.

Perfeito, Rafa!  :clapping:

Resumindo, o 5980/55 não é nem "falso" e nem "pirata", mas simplesmente chinês.  ;D

[]'s
Daniel

Offline Penna

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #12 Online: Janeiro 28, 2008, 05:41:41 pm »
Nem de longe acho que o ge.mano estava totalmente errado, e a discussão estava bem interessante (eu estava aprendendo com ela), mas só acho que ele perdeu a linha quando parou de discutir e começar com essa história de "lado pessoal".

Errado estava, mas é uma confusão comum, inclusive por causa de informações erradas divulgadas na imprensa, como a campanha que o Jefferson mencionou. O sentido usado pelo ge.mano (moderno?) é comum no Brasil hoje, mas devemos evitá-lo num fórum de discussão técnica. Devemos usar os termos no sentido correto e exato, não no usual, a fim de evitar confusões. Mas isso não é nenhum pecado, não se pode cobrar a onisciência.

Para falar a verdade não li a metade do que escreveu porque achei muito chato e não estou entrando no forum para ler este tipo de coisa.

Acho que o problema é aqui. Se não fazer uma busca ou ler o tópico inteiro antes de fazer uma pergunta ou acrescentar qualquer opinião a uma discussão é falta de educação, responder sem nem ler o post inteiro, seja ao dono do fórum ou qualquer um dos seus membros, é uma grosseiria das piores.

Se não quiser aprender e não tiver humildade de perceber o seu erro, insitindo nele, não frequente fóruns de discussão. Merecida a expulsão.

Jefferson, sobre isso tudo ser apagado, eu não concordo. Achei que este tópico está com um conteúdo esclarecedor sobre várias coisas, dentre elas a sua posição no fórum (mais uma vez você dando a entender qual é o teu papel aqui, qual é o objetivo do fórum e que as pessoas podem sim não ter a mesma opinião que você) e o significado do termo 'pirata'.

Concordo. Acho que esse tópico serve para mostrar inclusive qual é a postura esperada de qualquer um nesse fórum.

Offline ge

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #13 Online: Janeiro 28, 2008, 09:34:05 pm »
Jefferson,

Me loguei como "ge" para que todos fizessem a associação à "ge.mano".

Como todos sabem eu poderia virar as costas para tudo isso e me logar anonimamente no seu forum, mas não o fiz e nem farei porque não é do meu caracter esse tipo de atitude.

Tentei expressar mais ou menos o que aconteceu no post anterior.

Sou inexperiente em foruns, não tenho a cultura que muito de vocês tem e também não sou muito bom com as palavras. Por isso me perdoem com as concordâncias e erros de português.
Para falar a verdade tudo o que escreveu para mim seria muito bem aceito se não tivesse terminado com "Você pode continuar achando o que quiser sobre o que significa "pirata" mas, por gentileza, neste fórum use apenas o significado que você considera "ultrapassado" do termo.
Confesso que me soou como um tom de arrogância , por isso usei um tom de ironia no outro post.
Concordo que passei um pouco dos limites, e não foi a atitude correta, mas achei injusta a expulsão por você não ter deixado me defender.
Achei  o que rafalibrenz colocou sobre o "tom de uma fala" muito sensato, mas acho injusto  que alguns membros peguem trechos do que disse e saiam me crucificando, além de ser uma total falta de ética. 
Pegar certos trechos isoladamente muitas vezes descaracteriza aquilo que queremos realmente expressar.
Sei que tem muitos admiradores e certamente muitos sairão em sua defesa e com razão, mas peço ética nos comentários.
Sugeri a criação deste tópico porque podemos (eu principalmente) aprender muito mais sobre o assunto que agora passou a ser também de meu interesse, principalmente depois de ver  alguém me criticar escrevendo "biopirataria (também no sentido de violação de um direito autoral)"  que ao meu ver é no mínimo "estranha a afirmação" e discutível.
Já aprendi muito nestes poucos dias e com tudo o que aconteceu, não só na parte intelectual mas também da parte humana. Por isso gostaria de permanecer neste forum porque quero que me ajudem em meu desenvolvimento intelectual, mas não quero que seja de forma clandestina (muitos vão achar frescura).

Minhas sinceras desculpas e só continuarei neste forum com a sua permissão e claro a de todos os membros.
Se você ou qualquer outro membro deste forum for contra,  tem a minha palavra de que jamais voltarei a me manifestar aqui ou em qualquer outro forum relacionado a este.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #14 Online: Janeiro 29, 2008, 08:23:27 pm »
Achei  o que rafalibrenz colocou sobre o "tom de uma fala" muito sensato, mas acho injusto  que alguns membros peguem trechos do que disse e saiam me crucificando, além de ser uma total falta de ética.

E aí, Ge.

Cara, com um comentário desses dá pra ver que você não tem mesmo muita experiência com fóruns. As citações são usadas não para tentar descaracterizar o que você fala, mas sim pra dizer: "O meu comentário é a respeito exatamente sobre isso aqui que você falou." O recurso da citação não existe à toa ou para fazer intrigas. Ele tem objetivo, e esse objetivo é bem objetivo.

Pegar certos trechos isoladamente muitas vezes descaracteriza aquilo que queremos realmente expressar.

Sim, isso às vezes acontece. Mas não é assim que funciona. Quem está lendo o comentário sobre o que foi citado já deve ter lido o trecho citado dentro do seu respectivo contexto. A citação, como eu já disse, mas vale a pena deixar bem claro, somente serve para dizer que vamos fazer um comentário a respeito daquele trecho específico.

E tenha em mente que é um fórum técnico. Quase não existe "lado pessoal". A gente só troca informações. As amizades ou inimizades que eventualmente surgem por aqui podem continuar tranqüilamente por e-mail, WLM, etc.

Já ficou bem claro que o Jefferson não vê problemas de você continuar no fórum. Mas ler e seguir as regras é bom. Depois que falei que talvez a expulsão fosse desnecessária, li o que o Penna falou e lembrei da regra que diz que todos que postarem devem ler TODO o tópico antes de postar. Você burlou a regra, e isso já é pretexto pra te expulsar por justa causa.

Offline ge

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #15 Online: Fevereiro 02, 2008, 05:04:21 am »
Depois que falei que talvez a expulsão fosse desnecessária, li o que o Penna falou e lembrei da regra que diz que todos que postarem devem ler TODO o tópico antes de postar. Você burlou a regra, e isso já é pretexto pra te expulsar por justa causa.
Na realidade, pelas regras ele teria mais de um motivo para a expulsão.

Aproveitando o exemplo, eu sinceramente recomendo evitar a Wikipedia em português. A qualidade da informação nos verbetes de um sistema como a Wikipedia depende diretamente do número de pessoas qualificadas que os lêem e os editam. No caso, o da Wikipedia em português é baixo, tendo como resultado informações no mínimo inconsistentes, para não falar erradas.
Não sabia, agradeço se me indicarem fontes confiáveis para minhas futuras pesquisas.

Se alguém tivesse consultado-a, veria que o termo está realmente ligado à violação de direitos autorais, inclusive citando a possível origem do termo (um poeta) até os usos mais modernos, como o de biopirataria (também no sentido de violação de um direito autoral).
Biopirataria trata-se de violação de direitos de propriedade intelectual.

A revista do CREA-RS de Agosto de 2006 define biopirataria como:

"Biopirataria é considerada a apropriação da flora e fauna de qualquer ecossistema, de conhecimentos seculares de populações tradicionais sobre o uso de propriedades medicinais de plantas e raízes, para vantagens comerciais e a obtenção de direitos de propriedade intelectual, sem pagar nada para o detentor do conhecimento."

Está em matéria de área técnica, então acredito que seja uma fonte confiável devido a entidade que ela representa.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #16 Online: Fevereiro 22, 2008, 10:06:27 pm »
Achei estranho o termo "computador falsificado" nesta notícia: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2516078-EI4795,00.html

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #17 Online: Fevereiro 23, 2008, 04:34:13 am »
É, o correto seria "componentes para computador falsificados".

Ou foi preguiça ou o brilhante jornalista achou que o título ia ficar muito grande e incompreensível.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #18 Online: Fevereiro 25, 2008, 04:14:56 am »
Quer dizer que existe (por exemplo) processador da Intel falsificado?

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #19 Online: Fevereiro 25, 2008, 03:17:40 pm »
Processador eu acho praticamente impossível, mas placa mãe por exemplo é algo que imagino possível. Apesar que os preços andam tão baixos que realmente não tem muita lógica falsificar componentes.

Offline van

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #20 Online: Fevereiro 26, 2008, 01:00:52 pm »
Quer dizer que existe (por exemplo) processador da Intel falsificado?


Segundo o site do Gabriel Torres sim.

Para quem tem curiosidade encontrei dois artigos no site do Gabriel Torres
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/850
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/735
Os artigos são antigos, mas como podemos ver já ocorreram falsificações de processadores.

Pode ser dificil ocorrer hoje em dia, mas um usuário leigo, pode muito bem pagar por um processador e levar um inferior sem nunca desconfiar do que esta levando.


Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #21 Online: Fevereiro 26, 2008, 05:15:58 pm »
Segundo o site do Gabriel Torres sim.

Para quem tem curiosidade encontrei dois artigos no site do Gabriel Torres
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/850
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/735
Os artigos são antigos, mas como podemos ver já ocorreram falsificações de processadores.

Pode ser dificil ocorrer hoje em dia, mas um usuário leigo, pode muito bem pagar por um processador e levar um inferior sem nunca desconfiar do que esta levando.

O que ocorria com os processadores Pentium (I)  era uma falsificação, rigorosamente falando, mas quando a gente fala em "falsificar um processador" fica mais claro se chamarmos aquilo de "remarcação". Os ditos processadores "falsificados" eram mesmo fabricados pela Intel, mas certificados para um clock menor.

Falsificar (mesmo) um processador moderno não é mole não. Mas falsificar os componentes periféricos não é tão difícil e se eles não forem da qualidade esperada não adianta ter um processador legítimo. Quantas placas-mãe ASUS legítimas estão ficando inutilizadas por causa de um mísero componente passivo problemático na porta PS2? Quantas motherboards renomadas ficaram inutilizadas porque o fabricante dos capacitores em Taiwan pisou na bola?

A UE está certa de dar em cima disso aí com força, porque afeta a infraestrutura do país. É tão grave quanto a falsificação de remédios.



http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #22 Online: Fevereiro 26, 2008, 05:17:30 pm »
É, o correto seria "componentes para computador falsificados".

Ou foi preguiça ou o brilhante jornalista achou que o título ia ficar muito grande e incompreensível.

Já é um alívio ele não ter usado nem uma vez o termo "pirataria".

http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #23 Online: Fevereiro 26, 2008, 09:27:30 pm »
Jefferson, além do termo "remarcação", outro que acho bem adequado para o caso dos processadores é "maquiagem". Puxando pela memória agora me lembro que isso era bem comum mesmo nos PI e até nos PII. Mas normalmente isso acontecia por má fé do vendedor, e não pela fábrica propriamente dita. Já vi placas mãe "maquiadas" também. Outra coisa comum é o cara vender para o mané uma máquina fechada informando que a mesma tem uma determinada configuração, e colocar tudo diferente, de segunda linha ou abaixo do especificado (tinha um amigo meu que fazia isso direto). Normalmente isso só funciona com quem não entende nécas do ramo, o que infelizmente ainda é muita gente.

Quanto ao problema de componentes que já saem de fábrica adulterados ou fora da especificação, isso sim é um grande problema e concordo com você que a UE tem que estar atenta. Eu perdi a confiança nas placas ASUS por causa destes problemas, por exemplo. Hoje em dia minhas escolhas ficam sempre entre Gigabyte e MSI.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #23 Online: Fevereiro 26, 2008, 09:27:30 pm »