Autor Tópico: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)  (Lida 19383 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Penna

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #10 Online: Janeiro 28, 2008, 05:06:29 pm »
Aproveitando o exemplo, eu sinceramente recomendo evitar a Wikipedia em português. A qualidade da informação nos verbetes de um sistema como a Wikipedia depende diretamente do número de pessoas qualificadas que os lêem e os editam. No caso, o da Wikipedia em português é baixo, tendo como resultado informações no mínimo inconsistentes, para não falar erradas.

Na em inglês, há o interesse, você pode ver nas páginas de discussão de cada assunto que há todo um confronto de pontos de vista para chegar a um conceito o mais plural, neutro e correto possível, sempre com embasamento, citando o maior número possível de fontes. Qualquer um pode editar, mas são muitos "quaisquer uns", tornando a fonte bastante confiável. Alguém vê isso na versão em português?

Nesse caso, o melhor era confiar numa equipe profissional mesmo, como os pesquisadores do Aurélio. Ou na própria versão em inglês da Wikipedia. Se alguém tivesse consultado-a, veria que o termo está realmente ligado à violação de direitos autorais, inclusive citando a possível origem do termo (um poeta) até os usos mais modernos, como o de biopirataria (também no sentido de violação de um direito autoral).
« Última modificação: Janeiro 28, 2008, 05:24:14 pm por Penna »

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #11 Online: Janeiro 28, 2008, 05:12:31 pm »
Hehehe... Eu acho que na verdade o /78 vem prontinho da China, inclusive com a caixa lacrada.

Perfeito, Rafa!  :clapping:

Resumindo, o 5980/55 não é nem "falso" e nem "pirata", mas simplesmente chinês.  ;D

[]'s
Daniel

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #11 Online: Janeiro 28, 2008, 05:12:31 pm »

Offline Penna

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 2
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #12 Online: Janeiro 28, 2008, 05:41:41 pm »
Nem de longe acho que o ge.mano estava totalmente errado, e a discussão estava bem interessante (eu estava aprendendo com ela), mas só acho que ele perdeu a linha quando parou de discutir e começar com essa história de "lado pessoal".

Errado estava, mas é uma confusão comum, inclusive por causa de informações erradas divulgadas na imprensa, como a campanha que o Jefferson mencionou. O sentido usado pelo ge.mano (moderno?) é comum no Brasil hoje, mas devemos evitá-lo num fórum de discussão técnica. Devemos usar os termos no sentido correto e exato, não no usual, a fim de evitar confusões. Mas isso não é nenhum pecado, não se pode cobrar a onisciência.

Para falar a verdade não li a metade do que escreveu porque achei muito chato e não estou entrando no forum para ler este tipo de coisa.

Acho que o problema é aqui. Se não fazer uma busca ou ler o tópico inteiro antes de fazer uma pergunta ou acrescentar qualquer opinião a uma discussão é falta de educação, responder sem nem ler o post inteiro, seja ao dono do fórum ou qualquer um dos seus membros, é uma grosseiria das piores.

Se não quiser aprender e não tiver humildade de perceber o seu erro, insitindo nele, não frequente fóruns de discussão. Merecida a expulsão.

Jefferson, sobre isso tudo ser apagado, eu não concordo. Achei que este tópico está com um conteúdo esclarecedor sobre várias coisas, dentre elas a sua posição no fórum (mais uma vez você dando a entender qual é o teu papel aqui, qual é o objetivo do fórum e que as pessoas podem sim não ter a mesma opinião que você) e o significado do termo 'pirata'.

Concordo. Acho que esse tópico serve para mostrar inclusive qual é a postura esperada de qualquer um nesse fórum.

Offline ge

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #13 Online: Janeiro 28, 2008, 09:34:05 pm »
Jefferson,

Me loguei como "ge" para que todos fizessem a associação à "ge.mano".

Como todos sabem eu poderia virar as costas para tudo isso e me logar anonimamente no seu forum, mas não o fiz e nem farei porque não é do meu caracter esse tipo de atitude.

Tentei expressar mais ou menos o que aconteceu no post anterior.

Sou inexperiente em foruns, não tenho a cultura que muito de vocês tem e também não sou muito bom com as palavras. Por isso me perdoem com as concordâncias e erros de português.
Para falar a verdade tudo o que escreveu para mim seria muito bem aceito se não tivesse terminado com "Você pode continuar achando o que quiser sobre o que significa "pirata" mas, por gentileza, neste fórum use apenas o significado que você considera "ultrapassado" do termo.
Confesso que me soou como um tom de arrogância , por isso usei um tom de ironia no outro post.
Concordo que passei um pouco dos limites, e não foi a atitude correta, mas achei injusta a expulsão por você não ter deixado me defender.
Achei  o que rafalibrenz colocou sobre o "tom de uma fala" muito sensato, mas acho injusto  que alguns membros peguem trechos do que disse e saiam me crucificando, além de ser uma total falta de ética. 
Pegar certos trechos isoladamente muitas vezes descaracteriza aquilo que queremos realmente expressar.
Sei que tem muitos admiradores e certamente muitos sairão em sua defesa e com razão, mas peço ética nos comentários.
Sugeri a criação deste tópico porque podemos (eu principalmente) aprender muito mais sobre o assunto que agora passou a ser também de meu interesse, principalmente depois de ver  alguém me criticar escrevendo "biopirataria (também no sentido de violação de um direito autoral)"  que ao meu ver é no mínimo "estranha a afirmação" e discutível.
Já aprendi muito nestes poucos dias e com tudo o que aconteceu, não só na parte intelectual mas também da parte humana. Por isso gostaria de permanecer neste forum porque quero que me ajudem em meu desenvolvimento intelectual, mas não quero que seja de forma clandestina (muitos vão achar frescura).

Minhas sinceras desculpas e só continuarei neste forum com a sua permissão e claro a de todos os membros.
Se você ou qualquer outro membro deste forum for contra,  tem a minha palavra de que jamais voltarei a me manifestar aqui ou em qualquer outro forum relacionado a este.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #14 Online: Janeiro 29, 2008, 08:23:27 pm »
Achei  o que rafalibrenz colocou sobre o "tom de uma fala" muito sensato, mas acho injusto  que alguns membros peguem trechos do que disse e saiam me crucificando, além de ser uma total falta de ética.

E aí, Ge.

Cara, com um comentário desses dá pra ver que você não tem mesmo muita experiência com fóruns. As citações são usadas não para tentar descaracterizar o que você fala, mas sim pra dizer: "O meu comentário é a respeito exatamente sobre isso aqui que você falou." O recurso da citação não existe à toa ou para fazer intrigas. Ele tem objetivo, e esse objetivo é bem objetivo.

Pegar certos trechos isoladamente muitas vezes descaracteriza aquilo que queremos realmente expressar.

Sim, isso às vezes acontece. Mas não é assim que funciona. Quem está lendo o comentário sobre o que foi citado já deve ter lido o trecho citado dentro do seu respectivo contexto. A citação, como eu já disse, mas vale a pena deixar bem claro, somente serve para dizer que vamos fazer um comentário a respeito daquele trecho específico.

E tenha em mente que é um fórum técnico. Quase não existe "lado pessoal". A gente só troca informações. As amizades ou inimizades que eventualmente surgem por aqui podem continuar tranqüilamente por e-mail, WLM, etc.

Já ficou bem claro que o Jefferson não vê problemas de você continuar no fórum. Mas ler e seguir as regras é bom. Depois que falei que talvez a expulsão fosse desnecessária, li o que o Penna falou e lembrei da regra que diz que todos que postarem devem ler TODO o tópico antes de postar. Você burlou a regra, e isso já é pretexto pra te expulsar por justa causa.

Offline ge

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #15 Online: Fevereiro 02, 2008, 05:04:21 am »
Depois que falei que talvez a expulsão fosse desnecessária, li o que o Penna falou e lembrei da regra que diz que todos que postarem devem ler TODO o tópico antes de postar. Você burlou a regra, e isso já é pretexto pra te expulsar por justa causa.
Na realidade, pelas regras ele teria mais de um motivo para a expulsão.

Aproveitando o exemplo, eu sinceramente recomendo evitar a Wikipedia em português. A qualidade da informação nos verbetes de um sistema como a Wikipedia depende diretamente do número de pessoas qualificadas que os lêem e os editam. No caso, o da Wikipedia em português é baixo, tendo como resultado informações no mínimo inconsistentes, para não falar erradas.
Não sabia, agradeço se me indicarem fontes confiáveis para minhas futuras pesquisas.

Se alguém tivesse consultado-a, veria que o termo está realmente ligado à violação de direitos autorais, inclusive citando a possível origem do termo (um poeta) até os usos mais modernos, como o de biopirataria (também no sentido de violação de um direito autoral).
Biopirataria trata-se de violação de direitos de propriedade intelectual.

A revista do CREA-RS de Agosto de 2006 define biopirataria como:

"Biopirataria é considerada a apropriação da flora e fauna de qualquer ecossistema, de conhecimentos seculares de populações tradicionais sobre o uso de propriedades medicinais de plantas e raízes, para vantagens comerciais e a obtenção de direitos de propriedade intelectual, sem pagar nada para o detentor do conhecimento."

Está em matéria de área técnica, então acredito que seja uma fonte confiável devido a entidade que ela representa.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #16 Online: Fevereiro 22, 2008, 10:06:27 pm »
Achei estranho o termo "computador falsificado" nesta notícia: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2516078-EI4795,00.html

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #17 Online: Fevereiro 23, 2008, 04:34:13 am »
É, o correto seria "componentes para computador falsificados".

Ou foi preguiça ou o brilhante jornalista achou que o título ia ficar muito grande e incompreensível.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #18 Online: Fevereiro 25, 2008, 04:14:56 am »
Quer dizer que existe (por exemplo) processador da Intel falsificado?

Offline oxysucker

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #19 Online: Fevereiro 25, 2008, 03:17:40 pm »
Processador eu acho praticamente impossível, mas placa mãe por exemplo é algo que imagino possível. Apesar que os preços andam tão baixos que realmente não tem muita lógica falsificar componentes.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: O uso do termo "Pirataria" (Iniciado em: Philips DVP5980K/55)
« Responder #19 Online: Fevereiro 25, 2008, 03:17:40 pm »