Autor Tópico: Opiniões sobre o DVP5990K?  (Lida 13264 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline John_Doe

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 15
  • Aprovação: +1/-3
    • Ver Perfil
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Online: Dezembro 09, 2008, 12:44:23 am »
[EDITADO EM 27/Novembro/2008:] Atenção! Vb6rocod já lançou a versão 2 do seu firmware, com mais melhorias, ou seja: este aqui não é o mais recente.

DVD Player Philips DVP5990K/55
modRafaLibrenz 1.1 do Firmware vb6rocod para Philips DVP5990K/55


Olá rafalibrenz. Antes de mais nada quero parabenizá-lo pelo seu interesse e atuação para aperfeiçoar o firmware do DVD player Philips DVP5990K. Além, é claro, reconhecimento total ao colega vb6rocod, merecedor de toda nossa consideração e cumprimentos, afinal se entregou com paixão a trabalho radical de implementação de melhorias no firmware.

Ainda não sou feliz proprietário desse DVD Player - eita aparelhinho difícil de encontrar à venda na rede varejista oficial! Mas após muito analisar as opções de players HDMI com porta USB no mercado, tornou-se inegável sua superioridade sobre os demais. Mas sendo você o feliz proprietário que eu ainda não sou  8), pergunto:

1. Ele tem boa compatibilidade com mídias de diferentes marcas e formatos (-R/RW e +R/RW)?

2. Ele permite conectar, via adaptador, a saída HDMI a uma entrada DVI de um monitor de PC?

3. Ele lê arquivos DviX com facilidade, ou há relatos de travamentos  e/ou incompatibilidades?

4. A atualização para o firmware 1.2 do vb6rocod mantém os menus em português (continua sendo possível setar o idioma português)?

5. O chipset de vídeo desse modelo é Mediatek ou é de outro fornecedor?

Desculpe esse questionário um tanto abusivo, mas é porque vejo que você é profundo conhecedor desse player e confio no seu julgamento.

Abraço, e desculpe o abuso.  ;D

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #1 Online: Dezembro 09, 2008, 01:42:04 am »
5. O chipset de vídeo desse modelo é Mediatek ou é de outro fornecedor?
É um Mediatek MT1389 DXE Revision S, ou MT1389S.

FORUM.RYAN.COM.BR

Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #1 Online: Dezembro 09, 2008, 01:42:04 am »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #2 Online: Dezembro 09, 2008, 03:51:06 am »
1. Ele tem boa compatibilidade com mídias de diferentes marcas e formatos (-R/RW e +R/RW)?

2. Ele permite conectar, via adaptador, a saída HDMI a uma entrada DVI de um monitor de PC?

3. Ele lê arquivos DviX com facilidade, ou há relatos de travamentos  e/ou incompatibilidades?

4. A atualização para o firmware 1.2 do vb6rocod mantém os menus em português (continua sendo possível setar o idioma português)?

5. O chipset de vídeo desse modelo é Mediatek ou é de outro fornecedor?

1. Até agora leu tudo que eu botei nele. Creio que o loader seja o usual da Philips, o mesmo do DVP5980 e outros, acho que é um Sony. É coisa boa.

2. Sim. Perfeitamente. Devolvi a velha TV que tinha aqui ao meu pai e o display que uso nele é um Monitor LCD 24" Wide AOC 416V, via entrada DVI. O adaptador eu comprei no DealExtreme.com, e vinha com os terminais de sinal analógico no lado do DVI, era um conector DVI-I, e o DVI deste monitor que tenho aqui é DVI-D, e o conector DVI-I não entra ali. O que eu fiz foi, com uma raiva irracional momentânea, ARRANCAR os terminais do sinal analógico com um alicate de bico. Resultado: Funcionou lindamente. Uso todos os dias.

3. Até agora, rodou todos os DivX standard definition que testei nele. Se não me engano não roda GMC de 3 pontos, mas isso é padrão nos DivX players dessa faixa de preço.

4. Sim, o aparelho continua funcionando com as mensagens OSD em português.

5. Sim, é Mediatek, como disse jmaraujo.

Offline John_Doe

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 15
  • Aprovação: +1/-3
    • Ver Perfil
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #3 Online: Dezembro 09, 2008, 05:07:55 am »
Valeu rafalibrenz e jmaraujo pelas respostas.

Bom saber que o loader dele funciona bem, ainda mais em conjunto com o chipset Mediatek. Vocês então confirmam que dentre os DVD players HDMI e USB de baixo custo este é a melhor escolha? É tão difícil encontrá-lo fora do MercadoLivre e similares que às vezes considero a opção pelo LG. E num a comparação com a versão anterior (DVP5980K), fora o controle remoto que no DVP5990K parece ser muito melhor, vocês vêem alguma mudança significativa?

Obrigado.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #4 Online: Dezembro 10, 2008, 12:28:13 am »
Vocês então confirmam que dentre os DVD players HDMI e USB de baixo custo este é a melhor escolha?
Cara, isso é meio que relativo. Mas sei lá... Eu gosto dele, e recomendo. Você precisa de alguma função específica em um aparelho desse tipo? Basicamente é isso que tem que ser analisado ao comprar um DVD player. Eu precisava de algumas quando comprei o meu:

- Chip MediaTek (eu queria poder alterar o firmware, caso sentisse vontade);
- USB, de preferência 2.0;
- Rodar DivX, XviD, Mp3 e JPG;
- Ter suporte a legendas externas;
- Ter HDMI para eu poder ligar meu monitor DVI (eu queria tirar a velha, low definition e espaçosa TV do meu quarto);
- Nem precisava ter loader de mídia óptica, já que vou usar praticamente só a USB, mas se tivesse, melhor;

A função dele pra mim é 90% rodar vídeos standard definition que baixo da internet com legendas externas, e 10% rodar música. Tem gente que precisa de coisas mais específicas, que entre as mp3 não pode ter espaço de tempo (neste player isso existe), outros precisam que tenha saída S-Video (esse não tem), outros precisam que o nome da música que está tocando apareça no display (nem sei se isso existe).

Quero dizer: pra mim o DVP5990 foi uma ótima escolha. Se vai ser pra ti, não sei. Depende do que você espera do aparelho. Quais são as suas expectativas?

E num a comparação com a versão anterior (DVP5980K), fora o controle remoto que no DVP5990K parece ser muito melhor, vocês vêem alguma mudança significativa?

Sim. HDMI e nomes de arquivos longos via USB funcionando ao mesmo tempo. Isso, até agora, é impossível com o DVP5980. Pra mim é o grande diferencial na usabilidade do DVP5990.

No geral, o software do DVP5990 é superior ao do DVP5980, suportando 4 linhas em legendas externas (5980=3), aceita upgrade de firmware via USB, e mais alguns detalhes importantes que só se consegue num aparelho se o firmware dele sai assim de fábrica. Se eu não me engano a quebra de linhas inteligente também é de fábrica (apesar de ter gente que consegue fazer isso editando o código, louvai-os!). Pelos meus testes, o aparelho roda XviD com packet bitstream sem problemas. No hardware, o que ele tem de melhor em relação ao seu antecessor é uma HDMI um pouco mais esperta (CEC) e a grande mudança: USB 2.0. Na prática isso ainda não fez diferença pra mim, mas é gostoso pensar "se eu precisar rodar um video standard definition de bitrate muito alto, a USB 2.0 está ali pra mim".

Offline John_Doe

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 15
  • Aprovação: +1/-3
    • Ver Perfil
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #5 Online: Dezembro 10, 2008, 01:23:39 am »
Citar
Quero dizer: pra mim o DVP5990 foi uma ótima escolha. Se vai ser pra ti, não sei. Depende do que você espera do aparelho. Quais são as suas expectativas?


Olá rafalibrenz, obrigado pela sua resposta.

O meu interesse num player de DVD atual é: ler arquivos DivX Ultra (para acessar segunda faixa de aúdio e opções de legendas internas ao arquivo), ter porta USB rápida para facilitar o carregamento dos vídeos mais pesados, saída HDMI para conectá-lo a TVs Full HD (via upscaling ou upsampling, como a Philips se refere no caso desse aparelho) e monitores de PC e um bom controle remoto, que seja funcional, ergonômico e fácil de reconhecer a posição das teclas. Pelo que vi, o DVP5990 reúne todas essas qualidades.

Mas achar esse produto na rede varejista tá sendo um "parto". Não sou chegado a MercadoLivre e outros canais alternativos, ainda mais quando se trata de produtos eletrônicos de ponta, pois eu prezo a segurança de uma boa garantia do fabricante e para isso a nota fiscal se faz importante. É mais fácil encontrar o DVP3980KX e o DVP3254KMX, que em termos de funções são mutuamente excludentes! Um tem HDMI e DivX Ultra, mas não tem USB; o outro tem USB 2.0, mas não tem HDMI e DivX Ultra! O único que congrega tudo isso num só aparelho é o DVP5990.

Dada a dificuldade em encontrá-lo no mercado, talvez eu vá de DVP3980KX. Sacrifico o USB (uma praticidade e tanto, ficarei frustrado por não tê-lo), mas pelo menos poderei gravar DVDs com arquivos DivX 6.0 com suporte a legendas e áudio opcional. Há um programa interessante, chamado AVIAddXSubs que embute as legendas no DivX sem recodificar o arquivo, é um processo bem rápido, coisa de poucos minutos. É possível anexar até 8 legendas, com tamanhos de fonte, cor, bordas e centralização diversas. Só que, para quem não possui uma TV widescreen (pelo menos não por enquanto... hehehe), as tarjas pretas do famoso formato letterbox ainda são uma incômoda realidade. E nesse caso, as legendas ficam no quadro do vídeo, e não na base da tela... O que me faz pensar novamente na praticidade do USB com leitura de legenda externa, ficando melhor ainda com os aprimoramentos feitos no firmware do DVP5990 pelas suas mãos e as do vb6rocod. :) Mas enfim, a dúvida existencial continua...

E você, face ao desafio de conseguir achar o DVP5990 para comprar, escolheria o DVP3980 como alternativa viável? Pelo que vi, o mesmo vb6rocod fez mudanças no firmware desse modelo (ainda não obtive confirmação se ele funciona na versão /78, nacional) que tornam sua leitura de legendas externas mais interessante.

De todo modo, muito obrigado mais uma vez pela sua atenção! ;)

Offline John_Doe

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 15
  • Aprovação: +1/-3
    • Ver Perfil
Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #6 Online: Dezembro 14, 2008, 07:35:34 pm »
Enfim comprei o meu DVP5990K, e gostaria de fazer algumas considerações sobre o aparelho.

Apesar do preço salgado da Fast Shop (é, foi lá que comprei), me sinto recompensado pelas funcionalidades do produto. Espetar um pendrive e assistir de imediato a filmes e séries foi a melhor coisa que já vi em players de DVD, ainda mais numa porta USB 2.0. Tudo bem que o DVP3254K faz a mesma coisa e por um preço bem menor, mas não tem saída HDMI (e por conseguinte não tem upscaling) nem certificação DivX Ultra. Conta ainda a favor do DVP5990K a facilidade de atualização de firmware e o design mais arrojado, portanto me pareceu uma escolha mais acertada.

Sobre o firmware, minha opinião pessoal. Comparado ao menu dos players LG, o do DVP5990K é um tanto simples, porém funcional. Fiz a atualização para a modificação do rafalibrenz sobre a versão 1.2 do vb6rocod, e notei que a posição das legendas estava ligeiramente deslocada para a esquerda. Nada que interferisse na leitura, mas mesmo assim era perceptível. Não sabia se era alguma dificuldade para com a minha TV 29", até que coloquei o firmware v.1.2.1 (vb6rocod) e a legenda voltou a aparecer centralizada. Fica aí então o alerta ao colega rafalibrenz.

Antes disso eu havia instalado a v.2, também do vb6rocod. Apesar das opções adicionais para ajuste de legendas, achei as cores usadas nos menus um tanto, digamos, "exageradas". O visual "clean" do menu original (mantido na v.1.2.1 do vb6rocod) me agrada mais. Além disso, na seleção de background das legendas, a opção "transparente" não funciona, mantendo o fundo na cor amarela. Fica aqui também mais essa sugestão de correção.

No mais, o aparelho se mostrou compatível com todas as mídias que testei, fez leitura rápida do meu pendrive, funcionou de forma robusta e silenciosa (um tanto demorada para acessar certos discos, mas parece ser funcionamento normal) e leu DivX e suas legendas, tanto internas como externas, com perfeição. Como dito antes, o firmware v.1.2.1 foi o melhor que instalei aqui, sendo que a v.2 é muito boa, precisando somente corrigir o bug do background das legendas. Quem sabe eu, de posse das ferramentas MtkWindows e MtkFontCreator, não faça também minha versão personalizada desse firmware? Ou então (mais provável) eu detone de vez o aparelho... hehehe

Enfim, essas foram minhas impressões iniciais. Abraços.

« Última modificação: Dezembro 14, 2008, 07:50:17 pm por John_Doe »

Offline jgslima

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 7
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #7 Online: Dezembro 31, 2008, 06:07:01 pm »
Considerações negativas sobre este aparelho:

http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=451.msg9175662#msg9175662

http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=451.msg9175791#msg9175791

Mas o aparelho tem muitos recursos. Não vou dizer que recomendo o aparelho, porque cada um tem que analisar se o aparelho tem o que se deseja. Para quem está na dúvida se compra ou não, acho que basta seguir 2 passos:

  • baixe o manual do aparelho no site de Philips. Com ele tira-se 95% das dúvidas sobre o que o aparelho faz ou não faz.
  • confronte o que o aparelho faz com o que você quer ou precisa que ele faça.

Na verdade acho que isto vale para a compra de qualquer eletrônico. É muito mais seguro e até mais fácil baixar e dar uma lida em um manual do que ir até uma loja perguntar a um vendedor sobre detalhes do aparelho (até porque, por melhor que seja o vendedor, ele não tem como saber detalhes de todos os aparelhos).
« Última modificação: Dezembro 31, 2008, 06:08:33 pm por jgslima »

Offline Pangadaywalker

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 23
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #8 Online: Janeiro 18, 2009, 01:59:58 am »
Cara, tenho o DVP5980. A unica coisa que me desagrada é a porta ser 1.1 da USB. De resto ele funciona mais do que perfeitamente na minha Samsung 32'' LCD.

Até minha esposa que é a mais leiga das leigas quando vê filme passanda na casa do meu irmão que tem um DVD Samsung repara e comenta que os filmes aqui em casa são melhores e mais bem detalhados.

Nao me arrependo de ter comprado, pois posso contornar o problema da USB vendo filmes em DVD-RW. Como falo para todos, uma ótima compra se eu for considerar que em mais de 1 ano já tirei o valor do player só baixando filmes 5.1 em AVI ao invés de alugar por R$5,00.

Eu recomendo e assino embaixo.

Vi na Fast Shop e estou tentando bolar um jeito de passar meu 5980 para frente para pegar o 5990 para voltar a usar meu Pendrive de 8GB

Ótima compra.

Offline MALLBORO

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #9 Online: Abril 20, 2009, 02:55:27 am »
Amigo : Este DVD Player tem á função (Ez View) no Samsung e Gradiente se chama assim . Função esta que da uma esticada na vertical sem comer as laterais ! Ótima para assitir nas tvs 4:3 . Tenho uma sony vega 29 que não pretendo aposentar tão cedo . Deste ja agradeço !

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Opiniões sobre o DVP5990K?
« Responder #9 Online: Abril 20, 2009, 02:55:27 am »