Autor Tópico: Conversor digital DigiTV Positivo  (Lida 31066 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline deadcow

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 7
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Conversor digital DigiTV Positivo
« Online: Março 09, 2008, 10:35:07 am »
Eu adquiri este aparelho esta semana, embora tenha lido muitas coisas ruins a respeito dele, resolvi dar crédito a ele justamente por ter uma porta usb para atualização de firmware e rodar software livre, o Linux, ou seja o firmware dele é totalmente hackable. fora estar relativamente 'barato' para o que eu precisava em comparação com outros modelos e o padrão brasileiro ser novo (R$499.00), a respeito da qualidade de imagem não tenho do que reclamar, é excelente, mas existem diversos bugs e problemas relativamente simples de se resolver, inerentes ao conversor, segundo usuários de outros conversores conhecidos como Zinwell e Philips. Embora a Positivo não tenha liberado nenhum update ainda de seu firmware, acredito que em breve será possível faze-lo.

Aqui algumas especificações do aparelho modelo simples de conversão para televisores CRT (Zapper):

  • Receptor de sinal de transmissão digital para televisores* Compatível com Televisores Convencionais
  • Saída RF e saída de vídeo composto
  • Faixa de freqüência: VHF: 174MHz (CH7) a 216MHz (CH13) e UHF: 470MHz (CH14) a 806MHz (CH69)
  • Loop through: 54MHz a 806MHz
  • Largura de banda: 6MHz
  • Modulação: QPSK, 16QAM, 64QAM COFDM(1, 2 e 3)
  • Decodificador vídeo: H264/AVC (MPEG4 parte 10)
  • Decodificador áudio : MPEG4 HE-AAC (SBR)
  • Formato de tela: 4:3 ou 16:9
  • Resolução de vídeo: SD (480i)
  • Formato de exibição: Full screen / Letter box e Pan-scan
  • Teclas: Troca de canais, liga/desliga e em espera (standby)
  • Sensor : Infravermelho
  • Saída de RF : PAL-M/NTSC
  • Processador: STi100 - ST40 CPU core 266MHz, Dual ST231 (Audio video decoder) CPU 400MHz
  • Flash Memory :16MB
  • SDRAM para MPEG e SYSTEM : 128MB
  • EEPROM: 64kbits
  • Sistema operacional : Software livre (Linux)
  • Tensão de entrada : AC 90 a 240V, 50/60Hz
  • Potência: 20W (MAX)

O aparelho foi concebido em uma parceria entre a positivo e a Nextvision, e o seu menu é extremamente simples, assim como seu manual, no menu principal são apenas 3 opções ajuda, canais e configuração.

Os problemas são com os controles remotos de outros aparelhos como de minha tv panasonic e o receptor da antena parabólica, no caso a imagem trava ou o conversor simplesmente reinicia sozinho, a busca de canais é feita assim que o aparelho é ligado da tomada, e caso você faça outra busca pelo menu, sem retirar o aparelho da tomada, ela simplesmente 'come' os canais que ja havia encontrado, a busca de canais é demorada, o aparelho as vezes trava, sozinho, do nada, ainda não identifiquei se é o sinal, ou outra coisa, já notei que as vezes o sinal da uma travada acredito eu que seja algum tipo de interferencia, há muitos botões no controle remoto embora 1/3 deles seja realmente usado.

Há um submenu na interface do aparelho que indica a versão do firmware NexTVision 1.4.4, gostaria de saber dos usuários do fórum se alguém já teve contato, ou tem mais informações a respeito do aparelho e seu firmware e manual técnico, assim como alguma maneira de extrair o firmware para estudo.

desde já agradecido.

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #1 Online: Março 09, 2008, 01:26:26 pm »
O ruim é que não tem saída HDMI, né? Isso para as novas TVs full HD é quase um pecado!

Ah, e posso ter lido errado, mas ela não tem formato widescreen?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #1 Online: Março 09, 2008, 01:26:26 pm »

Offline deadcow

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 7
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #2 Online: Março 10, 2008, 08:30:52 am »
Nessa versão mais simples não a outra, de R$699.00 vem com saida HDMI, e também não tem wide :( , mas acredito que a outra versão do conversor vem com o mesmo firmware só que com o SD 1080i 'destravado'.

Offline deadcow

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 7
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #3 Online: Abril 22, 2008, 12:08:55 am »
bom relendo alguns reviews do pessoal do htforum a respeito do aparelho, encontrei o usuario Ornilo dizendo que a positivo entrou em contato com ele avisando sobre um update do firmware do aparelho 'DigiTV HD', embora não seja do meu aparelho, e sim para o aparelho Digitv HD, resolvi baixar o update, para verificar os arquivos. Eu ainda não enviei nenhum email para positivo questionando quanto a um update de firmware do meu aparelho, mas irei enviar ainda hoje. Como abri o topic, fiquei com a obrigação de postar novidades relativas aos conversores digitais da positivo.


* ATENÇÃO , SEGUNDO O USUÁRIO ESSE UPDATE É PARA O APARELHO 'DigiTV HD'.

http://rapidshare.com/files/106784375/update_digitv_1.6.1_08042008.zip.html

Eu não posso me responsabilizar pelo update incorreto do do seu aparelho, apesar do aparelho DigiTV e DigiTV HD serem parecidos , são aparelhos diferentes, portanto fica a sua responsabilidade quanto a utilização do firmware, segundo usuários do htforum o update melhorou alguns pontos.

Citar
O firmware corrigiu diversos bugs e o aparelho está digamos 90% operacional. Em casa, assisto com perfeição aos canais SBT, Globo, Record, RedeTV, Gazeta, Bandeirantes e MixTV. Só a Cultura não pega. Seu sinal deve ser muitíssimo fraco. Todos os canais são visíveis com os números corretos e sem passar pelos canais 1seg. quando da mudança seqüencial.

Eu reparei, apesar de não ser um excelente conhecedor da área que, provavelmente é quando o módulo é erguido que os parâmetros passados ao módulo diferenciam o DigiTV CRT e o DigiTV HD um do outro.

Citar
insmod $PDD/mod/stmfb.ko display0=1280x720@60:1M:PAL-M:YUV:YUV display1=720x480@59i:650k:PAL-M:CVBS

A instalação do update é simples, basta apenas você unzipar o arquivo e colocar em um pendrive os arquivos update.sh e update.upd e inserir no aparelho, informação também obtida através do usuário do htforum.

Se você quiser pode analizar melhor os arquivos do firmware, este comando é valido somente para usuarios linux:

Citar
cat update.upd | gunzip -c >update.tar; tar xvf update.tar

OBS: esse comando não é necessário para o update de firmware.

Espero que caso alguem do fórum possua o aparelho e resolva tentar um update, ou testes mais avançados, notifiquem através do fórum. Entrarei em contato com o pessoal da positivo, relativo ao firmware pro DigiTV CRT que tenho em casa e postarei novidades.

Offline deadcow

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 7
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #4 Online: Abril 22, 2008, 11:27:11 pm »
Recebi o email da positivo, com o update do firmware, ainda não posso instalar porque estou sem pendrive, mas a primeira vista, é o mesmo firmware que o usuario do htforum falou, pesquisei mais um pouco hoje, com calma e descobri que o digitv roda o STlinux (http://www.stlinux.com), possivelmente a versão 2.0. No site da STlinux há uma explanação das funções do SO, como o framebuffer, que claramente define qual driver o firmware utiliza como você pode ver a seguir:

no STlinux:

* STi5528      All interlaced SD modes
* STm8000    720x480-59i, 720x576-50i, 720x483-59p, 720x576-50p
* STb7100     720x480-59i, 720x576-50i

e no update.sh do firmware da positivo:

* insmod $PDD/mod/stmcore-display-stx7100.ko

Pelo que se pode perceber, o aparelho é altamente customizável, até mesmo sem utilizar o firmware original da positivo/nextvision, provavelmente daqui alguns anos ou meses, será possível 'refazer' praticamente todo o firmware.

Eu ontem quando solicitei o firmware 1.6.1 junto a positivo, solicitei também o código-fonte (heh, não custa tentar) mas sem respostas, eu vou rodar um emulador, instalar o STLinux e tentar conseguir mais informações a respeito do firmware da positivo.

Offline deadcow

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 7
  • Aprovação: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #5 Online: Abril 23, 2008, 12:08:10 am »
Eu montei a nv.img que vem junto com o firmware e apesar de não ter testado ainda, achei a forma mais fácil de customizar os menus e fontes do firmware:



Além da pasta images/default, há também a pasta fonts, eu suponho que seria somente alterar as imagens, mas além dessas pastas existe também um arquivo chamado Update.key que ainda não descobri pra que serve.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Conversor digital DigiTV Positivo
« Responder #5 Online: Abril 23, 2008, 12:08:10 am »