Autor Tópico: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR  (Lida 93373 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
O STB Zinwell ZBT-620A começou a ser vendido no Brasil há uns 2 anos e pouco, eu acho. É chamado de "tijolão", pois tem uma carcaça do tamanho de um vídeo cassete, apesar de ter uma pequena placa Zinwell 620 dentro. O "tijolão", devido a novas versões de firmware e uma carcaça um pouco diferente, também chegou a ser vendido como "620C" ou "620CZ", mas o hardware ainda era o do 620A, com o mesmo controle remoto. Porém, a empresa que comercializava os aparelhos Zinwell aqui no Brasil (Ekotech) foi descredenciada pela marca taiwanesa e passou a se autodenominar Zinwellbr (apesar de não ter mais nenhuma ligação com a Zinwell) e vender aparelhos chineses similares com nomes parecidos (ZBT 620N, ZBT 650N). Bom, a Zinwell licenciou uma nova empresa no Brasil, chamada Ivison, que herdou a assistência aos equipamentos Zinwell vendidos anteriormente e também passou a comercializar o aparelho como ZBT-620C numa versão "slim", mas que depois foi rebatizado de ZBT-633, para não ser confundido com o 620N da Zinwellbr. O problema é que o ZBT-620C/ZBT-633 slim, apesar de ter o hardware ainda identificado como "620A" na informação do firmware, possui algumas pequenas diferenças que não permitem o intercâmbio total do firmware. Seu painel frontal é diferente e seu controle remoto é do padrão Zinwell, preto e menor.

No site da Ivison passaram a oferecer um firmware para o ZBT-633 slim com função PVR (ainda que sem agendamento: a gravação é somente OTR e começa ao se apertar a tecla vermelha do controle). Como o 620C slim é exatamente o mesmo aparelho, essa versão também serve nele. Já o antigo 620A "tijolão" não pode ser atualizado com ela, devido às diferenças apontadas acima. Ou seja, ficou fora do suporte, apesar de ter sido herdado pelo nova licenciada. A atualização praticamente mata o aparelho: além do controle remoto não funcionar, o painel frontal não é inicializado e não funciona mais. A única forma de operá-lo é conseguir o controle remoto do slim. Mas não tem como voltar para a versão de firmware anterior, pois a nova versão é incompatível com desatualizações. Futuramente vou explicar o porquê. Algumas pessoas caíram nessa "armadilha" e tiveram que mandar seus aparelhos para a assistência técnica.

Devido a essa confusão de nomes e modelos, vou usar sempre os termos "ZBT-620A" ou "tijolão" para designar o Zinwell ZBT-620A/C/CZ versão "tijolão" de controle remoto grande prateado e os termos "ZBT-633" ou "slim" para designar o Zinwell ZBT-620C/633 versão slim de controle remoto menor preto.

A última versão do firmware do ZBT-620A é a 1.7.2. Essa versão está disponível também para o ZBT-633, mas elas não são intercambiáveis por causa das diferenças de hardware descritas acima (controle remoto e painel frontal). Já a última versão para o slim, com suporte a PVR, é a 1.13.6.

Basicamente o que eu fiz foi pegar os firmwares 1.7.2 do ZBT-633 e do ZBT-620A, extrair os executáveis principais de ambos e comparar seu código MIPS com o IDA. Achei as rotinas do remoto e de inicialização do painel frontal. A partir daí, extraí o executável do firmware 1.13.6 do ZBT-633, que tem a função PVR.  Então incluí no código suporte ao controle remoto e ao painel frontal do ZBT-620A e suporte ao controle de TV Samsung BN59-00604A, com função STB. Ou seja, 3 controles remotos funcionam com o firmware agora e ele inicia o painel frontal do ZBT-620A. Assim, montei um firmware para o "tijolão", com PVR e funcional.

O controle Samsung deve ser programado com o código 015 na função STB para funcionar. Essa codificação foi escolhida porque é das primeiras que possui mais teclas funcionando e mais fabricantes correspondentes, segundo a lista de códigos disponível no manual Samsung (Philips, DirecTV...). Provavelmente outros controles universais para STB devem ter alguma codificação correspondente e também funcionem. Algumas teclas têm função extra caso continuem sendo apertadas por mais de 1 segundo. Segue a tabela de correspondência de teclas desse controle que eu incluí no firmware:

TeclaFunçãoFunção ao segurar
SourceResoluçãoResolução
Channel +/-Channel +/-Channel +/-
MenuMenuAudio
ExitSairPicture
EnterEnterTecla vermelha - REC
InfoInfoSubtitle
Teclas de Navegação      Teclas de Navegação      Teclas de Navegação

Também deixei uma versão com a inicialização original do painel frontal do ZBT-633, mas com o suporte aos 3 controles, de forma que os firmwares tornaram-se razoavelmente intercambiáveis. O máximo que acontece ao se instalar o firmware modificado no aparelho errado é que o painel frontal não funciona. Mas como os controles de ambos os aparelhos são suportados, o usuário ainda poderá operar normalmente o STB e atualizar com o firmware correto.
A atualização da versão 1.7.2 para a 1.13.6 seria, a princípio, irreversível, devido à estrutura do arquivo de firmware, como vou explicar em outro post. Mesmo quando se atualiza com o firmware original, a documentação diz que não é possível retornar. Mas eu criei uma versão especial de retorno para a 1.7.2 apenas para o ZBT-620A "tijolão", para quem quiser voltar para a versão oficial, seja qual for o motivo. Já quem possuir o ZBT-633 poderá voltar normalmente para versão 1.13.6 oficial baixada no site da Ivision, mas não poderá voltar para a 1.7.2, como já não era possível mesmo.

Existem alguns clones Zinwell no mercado brasileiro (como os Aiko, Zirok, Semp etc) que talvez possam funcionar com os firmwares disponibilizados aqui. Mas só atualize se tiver absoluta certeza de que o firmware Zinwell é compatível com o seu aparelho e que você tenha ao menos um controle compatível com os 3 mencionados aqui. Tem alguns que são clones do "tijolão", com o controle prata grande. Outros são clones do slim. E tem outros que não tem correspondência de controle remoto e você pode ficar sem operar o STB. Então, se não for Zinwell ZBT-620/633, tenha cuidado! Mas se você já usa ou usou um firmware Zinwell ZBT-620, ou o do "tijolão" ou o do slim, poderá atualizar.

Posteriormente vou postar mais informações neste tópico. Vou fazer um resumo sobre a estrutura geral do firmware, vou mostrar como eu fiz as alterações e postar as rotinas do IDA. Aparentemente, a Ivision está terminando uma nova versão com agendamento de gravação. Deve ser só para o slim novamente. Se o padrão do firmware se mantiver, talvez eu possa criar uma versão com agendamento de gravação para o "tijolão" também.

Seguem os arquivos de firmware. Lembre-se, atualizar o firmware é uma operação segura, mas envolve alguns riscos. Tenha certeza de não desligar o aparelho enquanto o processo não terminar totalmente. De preferência, use no-break para evitar quedas de energia. Caso aconteça alguma falha que provoque a interrupção do processo, você precisará levar seu aparelho para a assistência técnica.


ATENÇÃO:

EDIT: Você só deve atualizar para as versões 1.13.6, inclusive a oficial da Ivision, se o aparelho estiver, no mínimo, com a versão 1.5.5. Caso a versão seja inferior a essa, como a 1.3.7 ou a 1.3.8, você deve atualizar primeiro para a versão 1.5.5 ou versões superiores que estão disponíveis na rede. Explicação nos próximos posts.

A versão 1.13.6a deve ser preferencialmente instalada no Zinwell ZBT-620A "tijolão", de controle grande e prateado. Mas se você instalar no aparelho errado, ainda poderá atualizar com a versão c depois.
Após a atualização, você não poderá instalar as versões antigas 1.7.2 e 1.5.5 oficiais. Caso, por algum motivo, isso seja necessário, você só poderá voltar se utilizar a versão 1.7.2_back especial disponibilizada aqui.

A versão 1.13.6c deve ser preferencialmente instalada no Zinwell ZBT-620C/633 slim, de controle Zinwell menor e preto. Mas se você instalar no aparelho errado, ainda poderá atualizar com a versão a depois. Após a atualização, você só poderá voltar para a versão oficial 1.13.6 disponibilizada no site da Ivision. Não poderá voltar para a versão antiga 1.7.2.

A versão 1.7.2_back só pode ser instalada no Zinwell ZBT-620A "tijolão" e só deve ser instalada se tiver algum motivo para voltar para a versão antiga oficial. Se você instalar no slim, vai precisar achar o controle do "tijolão" para operá-lo e atualizá-lo corretamente ou enviá-lo para a assistência técnica.

EDIT: Eu montei uma nova versão 1.7.2_back (1.7.2_back2), menor e mais segura, disponível alguns posts mais à frente. Prefira utilizar a nova versão 1.7.2_back2 em vez dessa 1.7.2_back aqui do post. Também incluí uma variação para ser usada exclusivamente no Zinwell ZBT-620C/633 slim.

Quando você atualizar para a versão 1.13.6, serão gravados 4 blocos na flash. Então você deverá esperar a barra de gravação encher 4 vezes! Se você atualizar a partir da versão 1.7.2 (ou 1.5.5), o STB será reiniciado 2 vezes, a primeira é para apagar a EPROM.
Se você voltar o ZBT-620A "tijolão" para a versão 1.7.2_back, o aparelho poderá travar após as 4 gravações. É normal! Somente quando tiver certeza que a barra encheu e travou, após a quarta gravação, você deverá desligar o aparelho da tomada, depois religá-lo e esperar o mesmo reiniciar 2 vezes.



« Última modificação: Abril 20, 2011, 11:38:24 am por rictad »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #1 Online: Fevereiro 21, 2011, 02:57:36 am »
Seguem fotos do ZBT-620A "tijolão" e seu controle, do ZBT-633 (idêntico ao ZBT-620C slim) e seu controle e, ainda, do controle Samsung que agora é reconhecido pelo firmware.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2011, 03:26:18 am por rictad »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #1 Online: Fevereiro 21, 2011, 02:57:36 am »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #2 Online: Fevereiro 21, 2011, 07:36:19 pm »
Basicamente o que eu fiz foi pegar os firmwares 1.7.2 do ZBT-633 e do ZBT-620A, extrair os executáveis principais de ambos e comparar seu código MIPS com o IDA. Achei as rotinas do remoto e de inicialização do painel frontal. A partir daí, extraí o executável do firmware 1.13.6 do ZBT-633, que tem a função PVR.  Então incluí no código suporte ao controle remoto e ao painel frontal do ZBT-620A e suporte ao controle de TV Samsung BN59-00604A, com função STB. Ou seja, 3 controles remotos funcionam com o firmware agora e ele inicia o painel frontal do ZBT-620A. Assim, montei um firmware para o "tijolão", com PVR e funcional.

(...)

Posteriormente vou postar mais informações neste tópico. Vou fazer um resumo sobre a estrutura geral do firmware, vou mostrar como eu fiz as alterações e postar as rotinas do IDA. Aparentemente, a Ivision está terminando uma nova versão com agendamento de gravação. Deve ser só para o slim novamente. Se o padrão do firmware se mantiver, talvez eu possa criar uma versão com agendamento de gravação para o "tijolão" também.
Parabéns, rictad! Muito interessante o seu trabalho. Eu já estava ficando com saudades das modificações de firmware, da engenharia reversa, e dos seus excelentes relatos. Os "alunos" aqui aguardam ansiosamente novas aulas! Obrigado!
P.S.: Me parece que você é o único no Brasil a modificar um firmware de STB de TV digital aberta (na extensão e profundidade com que você modificou). Posso estar errado, mas realmente não me lembro de nenhuma ação parecida com a sua nesse campo...

edufaria4

  • Visitante
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #3 Online: Fevereiro 21, 2011, 09:38:32 pm »
Muito legal cara, parabéns!!!

Não sei se seria possível, mas os conversores SEMP modelo 2008H usam o mesmo Hardware do Zinwell, só mudando o tuner, o controle remoto e o painel frontal.

Na época em que eu estava mexendo com conversores, consegui instalar o firmware do Semp em um Zinwell e vice-versa.... tudo funcionava bem, porém ele não conseguia encontrar os canais, já que os tuners são diferentes....

Será que daria para fazer um firmware para o SEMP com PVR, baseado no que você fez do slim para o tijolão?

Abs,
Eduardo

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #4 Online: Fevereiro 22, 2011, 02:33:56 am »
Basicamente o que eu fiz foi pegar os firmwares 1.7.2 do ZBT-633 e do ZBT-620A, extrair os executáveis principais de ambos e comparar seu código MIPS com o IDA. Achei as rotinas do remoto e de inicialização do painel frontal. A partir daí, extraí o executável do firmware 1.13.6 do ZBT-633, que tem a função PVR.  Então incluí no código suporte ao controle remoto e ao painel frontal do ZBT-620A e suporte ao controle de TV Samsung BN59-00604A, com função STB. Ou seja, 3 controles remotos funcionam com o firmware agora e ele inicia o painel frontal do ZBT-620A. Assim, montei um firmware para o "tijolão", com PVR e funcional.

(...)

Posteriormente vou postar mais informações neste tópico. Vou fazer um resumo sobre a estrutura geral do firmware, vou mostrar como eu fiz as alterações e postar as rotinas do IDA. Aparentemente, a Ivision está terminando uma nova versão com agendamento de gravação. Deve ser só para o slim novamente. Se o padrão do firmware se mantiver, talvez eu possa criar uma versão com agendamento de gravação para o "tijolão" também.
Parabéns, rictad! Muito interessante o seu trabalho. Eu já estava ficando com saudades das modificações de firmware, da engenharia reversa, e dos seus excelentes relatos. Os "alunos" aqui aguardam ansiosamente novas aulas! Obrigado!
P.S.: Me parece que você é o único no Brasil a modificar um firmware de STB de TV digital aberta (na extensão e profundidade com que você modificou). Posso estar errado, mas realmente não me lembro de nenhuma ação parecida com a sua nesse campo...

Olá zeurt! Pois é, eu pretendo colocar as informações aqui tão logo seja possível. Já rascunhei um monte de coisa. Espero que isso abra portas para novas modificações. Existem muitos outros modelos de STB que usam a mesma placa Zinwell, mas com outros controles e outros sintonizadores. Dependendo das contribuições de outros usuários, pode ser que consigamos aumentar o leque de aparelhos compatíveis com o firmware.

Ricardo

  • Visitante
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #5 Online: Fevereiro 22, 2011, 10:24:12 am »
Olá Ryan Rictad, preciso da sua ajuda!

Estou precisando DESESPERADAMENTE e com muita BREVIDADE (se possível para esta semana, já que espero há quase 3 meses, desde que meu gravador de DVD de mesa, Panasonic ES15 morreu em dezembro) de um conversor com PVR para poder gravar os programas e editá-los no HD do micro.

Queria comprar um 633, mas como terei muitas despesas tendo que comprar muitos Hard Disks pra isso (um pro conversor com PVR, outro pro micro pra editar os arquivos MPG TS's, outro para armazenamento definitivo dos arquivos editados... se tudo correr como imagino) prefiro então fazer este update no meu conversor Aiko (que é um Zinwell). Seja para poupar $ (da empreitada dos HDs), seja pq porque ficaria com 2 "iguais" aqui e o Aiko parado sem serventia mais (se usar o 633 com PVR).

Soube que o Aiko poderia se fazer este updatde update do 633 com PVR, mas com o custo de perder-se o painel frontal e de ter que arranjar um CR extra do 633 para usar nele, perdendo-se o CR do mesmo (Aiko). Muita confusão.

Vc Você, nosso herói salvador, hackeando este firmaware firmware matou a questão. Então eu teria meu Aiko com o PVR do 633, como quero, com suas funcionalibilidades funcionalidades intactas (painel frontal, visor) e continuando usando o controle remoto do Aiko (que vcs vocês chamam de "prateado", pra mim parecia ser... cinza... hehe) sem precisar correr atrás um CR do 633 (outra dor de cabeça, se fosse o caso).

Me ajuda aí, meu Aiko é:

- CR (controle remoto) "prateado" (pra mim parece cinza), igual vc você colocou aqui do 620A

como consta em informação do Sistema:
- Versão H/W: ZBT-620A V1.2
  Versão S/W: ZBT-620E v1.3.8
  Data: Nov-19-2007 02:35 PM

Qual meu firmaware firmware ? O 1.2 ou 1.3.8 ?

Pergunta: será que vai funcionar ? Se sim, qual arquivo devo usar. E, ele gerará um arquivo mpg TS igual os relatos (no htforum) que o 633 usa ? Se comportará igual ? Formatação FAT32 ou ext3 ? Lerá no PC ?

Outra: Não tenho aqui em casa (claro, posso comprar...) um pen drive para atualizar (o pen drive precisa estar formatado em FAT 32? E qq qualquer marca e tipo ?), posso usar uma Memória MicroSD (Kingston, 4Gb) com adaptador para pen drive (na ponta) ? Ou melhor não arriscar e comprar qq qualquer pen drive xing ling para a atualização ?

Por favor, ME AJUDE! E preciso dessa ajuda rápido! Desesperado aqui e ter um conversor com PVR e gravar o Carnaval da TV e talz etc..
« Última modificação: Fevereiro 22, 2011, 06:27:35 pm por Jefferson »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #6 Online: Fevereiro 22, 2011, 05:13:01 pm »
Ricardo,

Você está confundindo "Rictad" com "Ryan" (eu).
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #7 Online: Fevereiro 23, 2011, 12:34:35 am »
Muito legal cara, parabéns!!!

Não sei se seria possível, mas os conversores SEMP modelo 2008H usam o mesmo Hardware do Zinwell, só mudando o tuner, o controle remoto e o painel frontal.

Na época em que eu estava mexendo com conversores, consegui instalar o firmware do Semp em um Zinwell e vice-versa.... tudo funcionava bem, porém ele não conseguia encontrar os canais, já que os tuners são diferentes....

Será que daria para fazer um firmware para o SEMP com PVR, baseado no que você fez do slim para o tijolão?

Abs,
Eduardo

Olá Eduardo,

Eu vi esse seu relato. Inclusive você foi um dos primeiros a postar informações em português a respeito do cabo serial para esses aparelhos, lá no HT Forum.

Se você ainda tiver como repassar os códigos de teclas do controle remoto do SEMP usando o cabo, seria totalmente viável acrescentá-lo ao firmware. Também é possível tentarmos identificá-los com as rotinas do firmware, mas fica bem mais difícil. Quando eu postar informações sobre as rotinas, a gente pode tentar ver isso. O maior problema será o sintonizador. Não sei se é possível incluí-lo, mas eu quero estudar com calma o firmware depois para ver se localizo rotinas para os sintonizadores.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2011, 12:45:15 am por rictad »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #8 Online: Fevereiro 23, 2011, 12:35:29 am »
Estou precisando DESESPERADAMENTE e com muita BREVIDADE (se possível para esta semana, já que espero há quase 3 meses, desde que meu gravador de DVD de mesa, Panasonic ES15 morreu em dezembro) de um conversor com PVR para poder gravar os programas e editá-los no HD do micro.

(...)

Soube que o Aiko poderia se fazer este updatde update do 633 com PVR, mas com o custo de perder-se o painel frontal e de ter que arranjar um CR extra do 633 para usar nele, perdendo-se o CR do mesmo (Aiko). Muita confusão.

(...)

Me ajuda aí, meu Aiko é:

- CR (controle remoto) "prateado" (pra mim parece cinza), igual vc você colocou aqui do 620A

como consta em informação do Sistema:
- Versão H/W: ZBT-620A V1.2
  Versão S/W: ZBT-620E v1.3.8
  Data: Nov-19-2007 02:35 PM

Qual meu firmaware firmware ? O 1.2 ou 1.3.8 ?

Pergunta: será que vai funcionar ? Se sim, qual arquivo devo usar. E, ele gerará um arquivo mpg TS igual os relatos (no htforum) que o 633 usa ? Se comportará igual ? Formatação FAT32 ou ext3 ? Lerá no PC ?

Ricardo,

Infelizmente eu não posso te ajudar com o desespero. Eu tenho outras coisas para fazer também e vou postar as coisas com calma. Esse fórum é construtivo. Se você mesmo pudesse ajudar, seria válido. Por exemplo, acho que vi em algum lugar que esse Aiko pode ser atualizado com o firmware do Zinwell tijolão. Não tenho certeza disso, mas seria interessante você procurar essa informação na Internet para ver se está correta. Se tiver, você poderá atualizar tranquilamente com a versão 1.13.6a, que é a feita para o tijolão, e reportar aqui no fórum. Seria uma informação muito bem-vinda. E a versão 1.7.2 não tem PVR e não deve ser usada a não ser no caso que expliquei no post inicial.

Essa função PVR é bem limitada. É a mesma do firmware 1.13.6 original do 633 e algumas informações sobre ela estão no site da Ivision e no HT Forum. Você só pode usar dispositivos acima de 16GB. Você pode usar FAT32, desde que o dispositivo esteja previamente formatado. Mas, neste caso, tem o problema de limitação do tamanho do arquivo (4GB). Se você formatar pelo próprio STB, o sistema de arquivos será ext3. De qualquer forma, a utilização da gravação no PC depois é bem pouco prática. Os arquivos são MPEG-TS. Você até consegue reproduzir ou converter o vídeo com alguns softwares disponíveis na Internet, mas só vídeo, sem som. Eu não sei ao certo, mas parece que ainda não tem como reproduzir o padrão de áudio adotado na TV digital brasileira no PC.

Outra: Não tenho aqui em casa (claro, posso comprar...) um pen drive para atualizar (o pen drive precisa estar formatado em FAT 32? E qq qualquer marca e tipo ?), posso usar uma Memória MicroSD (Kingston, 4Gb) com adaptador para pen drive (na ponta) ? Ou melhor não arriscar e comprar qq qualquer pen drive xing ling para a atualização ?

O pendrive deve ser FAT32 e pode utilizar o adaptador USB sim.

E, por favor, leia as Regras da Casa. Você recebeu o link ao se cadastrar.

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #9 Online: Fevereiro 23, 2011, 12:39:30 am »
As inscrições para o fórum estão temporariamente reabertas, para atender a pessoas interessadas neste tópico de Rictad.

Não vou aceitar mais replys como "guest" neste tópico, a não ser que estejam contribuindo com informação útil.

E todo mundo deve respeitar as Regras da Casa, como Rictad lembrou.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #9 Online: Fevereiro 23, 2011, 12:39:30 am »