Autor Tópico: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR  (Lida 118693 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #100 Online: Abril 19, 2011, 02:49:56 am »
Quanto ao número 1499700, ele não poderia ser ao invés de BCD, simplesmente o tempo de gravação em milisegundos? Isso porque 1499700h milisegundos / 3600000 = 6 horas (em decimal). Ou será que o aparelho não opera em milisegundos?
Eu entendo que aquele outro trecho parece mesmo BCD, carregando 6, depois 0, e depois 0, mas talvez o primeiro trecho (do numero 1499700) não seja.
Em resumo, o tempo de agendamento poderia ser aramazenado em BCD, enquanto o tempo de gravação poderia ser armazenado em milisegundos, em uma palavra de 4 bytes em hexadecimal. Daí o tempo máximo possível de gravação seria FFFFFFFF milisegundos, aproximadamente 1193 horas...  :laugh:

Olá zeurt. Deve ser em milisegundos mesmo. Como quadripliquei o valor, então o limite deve ter ficado corretamente em 24 horas. A não ser que não seja milisegundos.  :)

Falando nisso, você testou colocar outros valores nesses  6, 0 e 0 para ver o que acontecia? Tipo 0, 15 e 0 para ver se limitava em 15 minutos? Me desculpe por esses preciosismos meio sem finalidade... É que fiquei viajando nesses números...  :-[ No fim essas minhas curiosidades não levam praticamente a lugar nenhum já que o problema principal já foi mais que resolvido!  :)

Não cheguei a mexer no que talvez sejam os minutos ou segundos por preguiça. Mas também fiquei curioso.

Já chegou o meu ZBT-601 (na verdade vai ficar com a minha mãe  :P). Testei rapidamente o FW original v 1.11.6, e logo atualizei com a sua última versão. Estou com escassez de HDDs aqui (tenho 2 de 500GB, mas cheios e formatados em NTFS). Um deles tinha uma segunda partição de 16GB em FAT32. Tentei fazer uma gravação com ele: gravou, mas sempre que eu tentava acessar os arquivos do HDD (para poder ver a gravação, ou fotos e musica) o aparelho travava: tinha que pressionar power para fazer o reboot. Já li uns relatos de que um HDD com partições NTFS e FAT32 ou ext3 teria problemas com o aparelho. Isso confere?
P.S.: Eu também testei formatar a segunda partição em ext3, mas os resultados foram os mesmos: travava ao acessar o menu de arquivos. Depois, só pra confirmar, eu atualizei com o FW oficial 1.15.4: também não funcionava, só que ao invés de travar, ele fazia um reboot automático (tanto com FAT32 como com ext3). Daí, eu aumentei a partição para 40GB, para tentar gravar alguma coisa: ele não permitia gravar, alegando a ausencia de partição de pelo menos 32GB válida (mesmo com a partição de 40GB lá! É estranho porque com o seu FW pelo menos a gravação era permitida, só havendo problema no acesso à mesma). Será que o problema seria a ordem das partições? Ou seja, a primeira partição valida teria que ser a ext3 ou FAT32, e como a minha era NTFS não funcionava... Será isso? Falando nisso tem como trocar a ordem das partições? Eu usei o GParted num Live Linux pra manipular e formatar as partições.

Só sei que depois (de volta ao seu FW) fiz um teste de gravação com um pendrive "meia-boca" de 4GB, formatado em FAT32, e funcionou perfeitamente: nem pude verificar travamentos ou qualquer outro problema... Acho que dei sorte...

Com o STB, nunca trabalhei em um HD que tenha uma partição NTFS. Pelo que notei, a primeira partição montada (no ponto /mnt/usb) é a primeira partição reconhecida (FAT32 ou ext2/3). A segunda reconhecida fica montada em /mnt/usb1 e por aí vai. Para gravar, ele não pergunta a partição (é sempre em /mnt/usb). Já para reproduzir, ele pede que seleciona a partição. Mas não vejo porque uma partição NTFS não montada poderia dar problemas. Mas é possível. Tem que testar sem a NTFS para ver.

Não dá para trocar a ordem das partições. Só se você mover a partição NTFS para o final e criar a nova partição no espaço inicial. Mas esse processo é arriscado e pode ser bem lento.

Quanto ao seu projeto do Mini Modo de Desenvolvimento, me tira uma dúvida: com ele seria possível "testar" os zmw_base_zinwell no pendrive, mesmo sem o cabo e o PC?

Criei um script inicial que verifica se há um zmw_base_zinwell numa determinada pasta na primeira partição do pendrive. Se ele achar o binário, ele o executa, mas antes dá um kill no processo zmw_base_zinwell atual que está rodando. Isso também é possível de se fazer manualmente, com o cabo. O problema é que ainda tem uma pequena falha que preciso consertar (estava funcionando, mas eu modifiquei para testar uma coisa e parou de funcionar). Mas como estou apenas com ZBT-601, deixei de trabalhar nisso, pois é preciso modificar o bloco ROOT e, caso dê algum problema durante a modificação, eu não poderei recuperar pela rede com o CFE, pois o ZBT-601 não tem porta ethernet.

Mas tem uma outra coisa que está quase me fazendo abandonar o projeto. É o risco de se rodar um zmw_base_zinwell incompatível, que modifique a flash para gravar as configurações pessoas do STB e que torne a flash incompatível com o zmw_base_zinwell dos ZBTs. É o caso do zmw_base_zinwell do SEMP. Como eu e o rafael_netto apontamos, se ele for rodado pelo pendrive, vai alterar a flash e zmw_base_zinwell do próprio aparelho vai ser abortado durante a execução e só será possível fazer a recuperação via cabo. Sem falar no ZBT-601 sem rede.  :(

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #101 Online: Abril 19, 2011, 02:55:19 pm »
Não dá para trocar a ordem das partições. Só se você mover a partição NTFS para o final e criar a nova partição no espaço inicial. Mas esse processo é arriscado e pode ser bem lento.
Quando eu li a sua prudente recomendação já era tarde: eu já tinha começado a mover a partição para a extremidade final do HDD...  :dashhead1: Bom, hoje cedo, quando acordei, o processo já durava 8 horas e tinha movido apenas um terço do total de 425GB. O tempo estimado do termino era 7 horas. Vamos ver se eu dou sorte... P.S.: Dei sorte: a partição foi movida com sucesso, em quase 16 horas, e aparentemente está tudo OK.

Mas tem uma outra coisa que está quase me fazendo abandonar o projeto. É o risco de se rodar um zmw_base_zinwell incompatível, que modifique a flash para gravar as configurações pessoas do STB e que torne a flash incompatível com o zmw_base_zinwell dos ZBTs. É o caso do zmw_base_zinwell do SEMP. Como eu e o rafael_netto apontamos, se ele for rodado pelo pendrive, vai alterar a flash e zmw_base_zinwell do próprio aparelho vai ser abortado durante a execução e só será possível fazer a recuperação via cabo. Sem falar no ZBT-601 sem rede.  :(
Quando você diz abandonar o projeto, quer dizer o projeto do Mini Modo de Desenvolvimento, ou TODO o projeto de desenvolvimento?  :blink:
Eu acompanhei tudo o que aconteceu com a questão do SEMP, etc. mas não tinha me tocado em como isso influenciaria o futuro Mini Modo de Desenvolvimento, com os riscos já descritos...
Eu tenho uma solução meio delirante para você voltar a ter a rede a sua disposição. Já vi relatos no HTForum de 2 usuários que tiveram problemas nas atualizações de seus firmwares e que desistiram de tentar recuperar seus aparelhos. Um deles foi o Cassien. O outro eu não me lembro (tenho que procurar). Ele disse que estava doando seu aparelho ("seria para o bem da ciência"?  ;D). A condição era que o interessado teria que pegar o aparelho lá na cidade dele.
Bom, a minha sugestão é: você poderia propor uma troca para algum dos dois: trocar o seu ZBT-601 pelo AIKO ou pelo outro aparelho (que não lembro qual clone era...). Todos sairiam ganhando: você teria a rede para os seus desenvolvimentos (caso conseguisse recuperar o aparelho com o cabo, é claro...), e o outro voltaria a ter um aparelho funcionando perfeitamente...
Nessa eu viajei bastante, né?  :laugh:
De qualquer modo, se você pressente que o Mini Modo de Desenvolvimento não teria futuro (diante dos possíveis problemas), daí nada disso teria muita importância...
P.S.: Caso a minha idéia delirante faça algum sentido, aqui estão os relatos de 2 usuários do HTForum cujos aparelhos "morreram" recentemente durante atualizações de firmware:
1- Aqui está o relato da perda do AIKO HD-1018 pelo "dramático" Cassien: http://ryan.com.br/smf/index.php?action=post;msg=9178550;topic=692.0
2- Por último, o relato da perda do ZBT-620C pelo Route 66: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/137198-Clube-do-Conversor-Zinwell-ZBT-633?p=3125237&viewfull=1#post3125237

O Cassien está sumido, mas o Route 66 está ativo no forum. Já um outro usuário que havia oferecido o seu Telesystem F2.0 "morto" para doação, o shizzen, já doou o aparelho.
« Última modificação: Abril 19, 2011, 08:54:50 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #101 Online: Abril 19, 2011, 02:55:19 pm »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #102 Online: Abril 20, 2011, 02:43:53 am »
Quando eu li a sua prudente recomendação já era tarde: eu já tinha começado a mover a partição para a extremidade final do HDD...  :dashhead1: Bom, hoje cedo, quando acordei, o processo já durava 8 horas e tinha movido apenas um terço do total de 425GB. O tempo estimado do termino era 7 horas. Vamos ver se eu dou sorte... P.S.: Dei sorte: a partição foi movida com sucesso, em quase 16 horas, e aparentemente está tudo OK.

:laugh: Que bom que deu certo.

Quando você diz abandonar o projeto, quer dizer o projeto do Mini Modo de Desenvolvimento, ou TODO o projeto de desenvolvimento?  :blink:

Não, seria só o Mini Modo de Desenvolvimento. Mas acho que vou retomá-lo. É só esclarecer que há riscos e mostrar quais são. Aí fica por conta de quem utilizar. Mas vou diminuir o ritmo de desenvolvimento agora, pois também vou começar a dar uma olhada no firmware desse player aqui8)

O Cassien está sumido, mas o Route 66 está ativo no forum. Já um outro usuário que havia oferecido o seu Telesystem F2.0 "morto" para doação, o shizzen, já doou o aparelho.

Hum... vou tentar falar com o Route 66 então. Não para trocar, mas para comprar por um preço baixo. Eu tentei com o Cassien, mas até hoje ele não me respondeu a mensagem privada lá.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #103 Online: Abril 21, 2011, 09:38:15 pm »
Seguem algumas fotos que eu tirei dos aparelhos abertos. Imagens internas do ZBT-633 e, principalmente, do ZBT-620A já são bastante conhecidas. Mas as do ZBT-601 parece que não.

Interessante verificar que apesar de o ZBT-633 slim e o ZBT-620A "tijolão" utilizarem a mesma placa (chamada ZBT-620A versão 1.2), ela não está configurada da mesma forma nos dois aparelhos devido ao painel frontal. No caso do tijolão, o painel frontal é totalmente offboard, com o cabo ligado a um conector na placa. Se lembrarmos, esse painel é chamado pelo firmware de "8051 fp". Já no aparelho slim, esse conector não está presente (percebe-se que há espaço reservado também para outros conectores, possivelmente para outros painéis). O painel frontal é montado na placa. Inclusive há um integrado a mais, provavelmente relacionado ao fp. O firmware chama esse painel de "onboard fp".

O ZBT-601, por sua vez, possui uma placa de mesmo nome do aparelho e apresentada como versão 1.1. Como não possui fonte interna, sua carcaça é bem pequena, apenas para acomodar a placa, e feita de plástico, ao contrário dos outros aparelhos, que possuem gabinete de metal. Já com o dissipador de calor do SOC ocorre o inverso: é do tipo não metálico. O painel frontal também é onboard, apesar de ser mais simples (não possui visor digital). O firmware o chama apenas de "frontpanel".

Não consegui localizar a flash do aparelho, talvez devido ao meus poucos conhecimentos em eletrônica. Mas imagino que possa estar do outro lado da placa. Como já divulgado, a flash da placa ZBT-620A é a MX29LV640DBTC-90G. Inicialmente imaginei que o chip embaixo da etiqueta com a versão do firmware seria a flash, mas trata-se do chip SM894051C25SP da Syncmos, um microcontrolador (painel frontal?) compatível com o 8051. O outro chip acima deste é o Toshiba TC90507XBG, um demodulador de sinal digital. Como o rafael_netto já havia postado e considerando as mensagens do firmware, esse chip também deve estar presente na placa ZBT-620A. Como não é visível, eu imagino que esteja dentro da caixa blindada do sintonizador, que é maior naquela placa.

A placa ZBT-601 também possui o conector "Debug Message" para acessar o CFE e o Busybox por cabo, apesar de o mesmo não estar identificado desta forma. Trata-se do conector em posição vertical, abaixo do SOC da Broadcom e bem à esquerda da inscrição "ZBT-601 V1.1"
« Última modificação: Abril 22, 2011, 09:29:51 pm por rictad »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #104 Online: Abril 21, 2011, 10:33:39 pm »
Verifiquei que o painel frontal do ZBT-601 tem uma característica diferente dos utilizados nos outros 2 aparelhos. Como no ZBT-633, ao ligar na tomada, o STB entra em modo standby sem que o firmware possa ser carregado. Ao apertar a tecla power, o firmware é carregado, mas a partir daí o fp não parece ter mais o controle total sobre o aparelho. Se apertarmos power novamente, antes do zmw_base_zinwell ser carregado, o STB não é desligado. No entanto, em aproximadamente 5 segundos o sistema é reiniciado. O que parece acontecer é o seguinte: o painel envia um sinal ao firmware. Este, ao receber o sinal, é quem desliga o aparelho. Mas caso isso não ocorra em 5 segundos, um reset é dado no sistema, comandado pelo fp. Isso ocorre também quando há um travamento ou quando o painel frontal não é inicializado corretamente (quando eu usei o firmware dos outros aparelhos). Neste caso, a tecla power do fp sempre boota o STB em 5 segundos. E isso não vale para a tecla power do controle remoto, que fica inútil. Ou seja, com um firmware incorreto, a única forma de desligar o aparelho é pela tomada. Já nos outros 2 aparelhos, como relatado anteriormente, a tecla power do painel frontal sempre desliga o STB, independentemente do estado do firmware, e a tecla power do respectivo controle remoto também, pois é a única que sempre funciona de forma direta, sem passar pelo crivo do firmware.

Isso talvez abra uma possibilidade para modificar o firmware de modo a permitir o desligamento utilizando todos os controles suportados, em vez de apenas o controle original de cada aparelho.
« Última modificação: Abril 23, 2011, 03:38:55 pm por rictad »

Weverton

  • Visitante
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #105 Online: Abril 26, 2011, 02:12:45 pm »
Olá senhores, tentei atualizar meu zbt 633 (620 slim) com a firmware v1.14.7, e o aparelho "morreu"! Estava instalada a v1.14.4.
Ocorreu que ao apertar a tecla vermelha para atualizar o vídeo deu uma "tremida" e depois estabilizou, e nada aconteceu depois; o controle remoto não estava funcionando, nem botões do painel, e deixei assim por uma hora, quando decidi desligar da tomada.
Resultado: quando aperta o power, no controle ou no painel a luz vermelha se apaga, mas o aparelho não inicia, fica estático!
Pergunto: dá pra recuperar?
Desde já, agradecido!

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #106 Online: Abril 26, 2011, 11:14:35 pm »
Olá senhores, tentei atualizar meu zbt 633 (620 slim) com a firmware v1.14.7, e o aparelho "morreu"! Estava instalada a v1.14.4.
Ocorreu que ao apertar a tecla vermelha para atualizar o vídeo deu uma "tremida" e depois estabilizou, e nada aconteceu depois; o controle remoto não estava funcionando, nem botões do painel, e deixei assim por uma hora, quando decidi desligar da tomada.
Resultado: quando aperta o power, no controle ou no painel a luz vermelha se apaga, mas o aparelho não inicia, fica estático!
Pergunto: dá pra recuperar?
Desde já, agradecido!

Você tentou atualizar para a versão oficial 1.14.7 da Ivison a partir da versão 1.14.4 também oficial?
« Última modificação: Abril 27, 2011, 01:25:19 am por rictad »

Weverton

  • Visitante
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #107 Online: Abril 28, 2011, 05:19:08 pm »
Oi, rictad, isso mesmo, ambas as "firmwares" eram versões originais da Ivision!
Pelo que li aqui no fórum, existe uma remota possibilidade de recuperar o aparelho pela porta ethernet, não é isso?
Agradecido pela atenção!

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #108 Online: Abril 29, 2011, 07:10:46 pm »
Oi, rictad, isso mesmo, ambas as "firmwares" eram versões originais da Ivision!

Hum... Então deve estar relacionado com isso, escrito anteriormente:

Citar
Exatamente como eu vi em alguns relatos espalhados pela rede, essa versão tem um bug que liga o closed caption (CC) quando você conecta alguma coisa na porta USB. Esse seria apenas um pequeno bug inconveniente se não houvesse outro mais perigoso atrelado, que eu verifiquei. Quando o CC está ligado, o progresso de atualização de firmware some da tela em menos de 1 segundo (só reaparece se alguma legenda de CC é apresentada, alternando junto com ela). Então, se o usuário instalar a versão 1.14.4 e for fazer uma nova atualização no futuro, quando ele conectar o pendrive, o CC será ativado. Quando a atualização começar (e se não tiver passando nada na TV com closed caption), a tela de atualização irá sumir, mas a atualização continuará sendo feita! O usuário, sem saber o que está acontecendo, pode acabar desligando o STB antes da atualização acabar e matar o aparelho (...)

Pelo que li aqui no fórum, existe uma remota possibilidade de recuperar o aparelho pela porta ethernet, não é isso?
Agradecido pela atenção!

Sim, há a possibilidade de recuperar via ethernet caso você construa o cabo e desde que o CFE não tenha sido corrompido. Aqui no tópico há informações que podem te ajudar. Outra possibilidade seria mandar para a assistência técnica, mas provavelmente haverá custos.


Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #109 Online: Abril 29, 2011, 08:56:58 pm »
O estranho é que o Weverton disse que só desligou o aparelho após 1 hora...

Só pra deixar claro: a complicação na atualização de FW devido a esse bug da CC pode ser evitada simplesmente se desligando a CC (que tenha sido ligada automaticamente e indevidamente após ter conectado o pendrive), não é isso?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #109 Online: Abril 29, 2011, 08:56:58 pm »