Autor Tópico: Firmware do LG DV397H  (Lida 302055 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #120 Online: Março 22, 2009, 02:02:35 pm »
Obrigado zeurt!

Mais uma possibilidade:

4. Usar dois endereços de EEPROM diferentes, mas com as opções dependentes. Se o usuário deixar para DVD ou VCD uma das três primeiras opções (tempos por filme inteiro), as opções são mantidas para DivX (e vice-versa). Mas se deixar nas três últimas opções (por capítulo), basta "converter" a opção para filme inteiro subtraindo 3 da opção. Por exemplo, tempo restante por capítulo (opção 4). Em DivX será 4-3=1 (tempo restante do filme). Em DVD continuará 3 (pois usa outro endereço de memória). Enquanto o usuário não mudar, ficará assim (seria parecido se eu tivesse deixado as opções por capítulo também para DivX, pois elas são redundantes, iguais às do filme inteiro). Mas se o usuário mudar a opção no DivX, esta também será aplicada a DVD, sem conversão.

Isto seria útil para os usuários que gostam de ver tempos por capítulo de DVD mas assistem DivX também. A preferência seria guardada sem incomodá-los. Para outros usuários, a opção continuaria a ser bastante cômoda também.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #121 Online: Março 24, 2009, 12:52:30 am »
rictad,
A sua alternativa 4 também é interessante... Porém, fico um pouco na dúvida se eu preferiria deixar os 2 tipos de preferência de TEMPO EEPROM (DivX e DVD/VCD) dependentes (como você explicou) ou independentes mesmo (como você até já tinha cogitado na Nota 1). Isso porque, para mim, assitir DivX é uma experiência bem "separada" de assistir DVD.
No fim, tudo isso é muito subjetivo... Cabe a você, criador do firmware, decidir...  ;D

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #121 Online: Março 24, 2009, 12:52:30 am »

Offline Ariel

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 14
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
    • Dentro del pozo
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #122 Online: Março 24, 2009, 01:22:18 pm »
Mas isso seria para outro aparelho ou seria mais um caso de LG DV397H que possui o chip MT1389M?

Efectivamente rictad, eu tenho um LG DV397H que segundo a tela de serviço tem um chip MT1389M. Num post anterior li que um utente chamado SCLEROSIS tinha o mesmo problema.

Lamentavelmente eu não tenho o firmware original para este chip, mas seria excelente se pudessem me ajudar.

Ok, então é o caso de termos o mesmo modelo com duas versões de hardware diferentes. Posso estar errado, mas acho que, dependendo da arquitetura usada nos aparelhos, é possível que aceitem o mesmo firmware. Acho que você deveria tentar extrair seu firmware, usando os métodos indicados pelo Ryan aqui no fórum. Estou curioso para verificá-lo. Isso é arriscado! Se não tiver conhecimentos em eletrônica, você pode tentar a ajuda de algum técnico em eletrônica de sua confiança. É o único jeito de termos certeza se trata-se do mesmo firmware ou se pelo menos é trivial fazer as mesmas modificações. Caso o firmware seja relativamente diferente (como se fossem modelos LGs diferentes), as modificações ainda poderão ser feitas, desde que com algum esforço de quem possua essa outra versão do aparelho e que analise as modificações que eu fiz.


Perfeito rictad, como não tenho conhecimentos de electrónica procurarei a algum técnico de confiança para que me ajude. Oxalá que seja o mesmo firmware. Quando tenha notícias lhes conto.

Offline leonardofrazao

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #123 Online: Março 24, 2009, 08:14:59 pm »
Olá! Realmente o firmware ficou excelente! Muito bem acabado e com funcionalidades excelentes!
Eu só queria discutir dois pontos:
1)   Depois que o DVD é desligado a opção de fonte selecionada para a legenda é perdida;
2)   Teria como implementar a função aleatório? Só não sei em qual botão do controle remoto poderia ser.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #124 Online: Março 24, 2009, 11:47:30 pm »
2)   Teria como implementar a função aleatório? Só não sei em qual botão do controle remoto poderia ser.

Algumas informações adicionais:
1- A tecla RANDOM dos LGs anteriores (DV256K e DK194g por exemplo) fica no lugar da tecla RESOLUTION do DV397H. Portanto, a função RANDOM foi eliminada para dar lugar a RESOLUTION (obs: isso já havia sido observado pelo rictad e pelo drsouza).
2- Será que com o controle do LG256K ou DK194g, pressionando a tecla RANDOM, a função RANDOM funciona no DV397H? Ou seja, será que a função já está implementada no firmware, faltando apenas encontrar um tecla para ela? Isso o drsouza poderá confirmar (já que ele está usando o controle do DK194g no DV397H).
3- Se estiverem "faltando" teclas para serem usadas para novas funções, pode-se tentar descobrir como funciona o mecanismo de pressionar determinada tecla por 3 segundos (ex: SUBTITLE por 3 segundos). rictad, como você descreveu anteriormente que com o MTKTOOL você descobriu códigos responsáveis por algumas teclas que interessavam, também pode ser possível descobrir algo sobre o mecanismo de 3 segundos. Com isso, inúmeras novas teclas (com 3 segundos) estariam disponíveis para novos usos.
« Última modificação: Março 24, 2009, 11:51:54 pm por zeurt »

Offline leonardofrazao

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #125 Online: Março 25, 2009, 12:00:49 am »
2)   Teria como implementar a função aleatório? Só não sei em qual botão do controle remoto poderia ser.
Algumas informações adicionais:
2- Será que com o controle do LG256K ou DK194g, pressionando a tecla RANDOM, a função RANDOM funciona no DV397H?
Como eu tinha o controle do DK194G eu fiz esse teste e, quando apertei a tecla RANDOM, nada aconteceu: nem habilitou o aleatório, nem alterou a resolução.

3- Se estiverem "faltando" teclas para serem usadas para novas funções, pode-se tentar descobrir como funciona o mecanismo de pressionar determinada tecla por 3 segundos
Achei a ideia excelente. Poderia ser feito com a tecla REPEAT, por exemplo.
« Última modificação: Março 25, 2009, 12:07:37 am por leonardofrazao »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #126 Online: Março 25, 2009, 08:39:38 pm »
Olá pessoal,

3- Se estiverem "faltando" teclas para serem usadas para novas funções, pode-se tentar descobrir como funciona o mecanismo de pressionar determinada tecla por 3 segundos
Achei a ideia excelente. Poderia ser feito com a tecla REPEAT, por exemplo.

Infelizmente, como eu já imaginava, o mecanismo de 3 segundos não faz parte do firmware. É o controle remoto que o faz. Se você aperta a tecla Subtitle, o controle não envia nenhum código ao player até que a tecla seja solta (código #29) ou até que totalize 3 segundos (código #A6). É como se fossem duas teclas separadas, o que não acontece com a tecla Repeat.

O bom disso tudo é que juntando os códigos descobertos com a estrutura das rotinas de roteamento de teclas, estou chegando às rotinas que mudam as fontes (para tentar eliminar a fonte extra e tentar deixar a opção gravável).

Quanto à função Random, ela muito provavelmente não existe no firmware do DV 397H (já que não funcionou com o outro remoto). Dúvida: nos demais LGs ela só funciona em MP3 e CD?

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #127 Online: Março 25, 2009, 09:03:51 pm »
Em relação a interessante investigação sobre o roteamento das teclas do controle, gostaria de dar a seguinte sugestão:
Como o Ryan descreveu no Log de Descobertas ao se referir a RC_TAB, podem existir algumas funções "ocultas" para as quais não há nehuma tecla associada (http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=179.msg9171930#msg9171930). Portanto, colocando teclas para essas funções (para testar), pode-se chegar a descobertas inesperadas (ex: pode existir uma função ZOOM OUT, ou uma função RANDOM sem teclas definidas). Para isso, antes é necessário encontrar os códigos de cada tecla existente. Daí, pode-se testar os códigos que sobraram. Não lembro muito bem os detalhes, mas acho que é mais ou menos isso.
Rictad, usar o MTKTOOL para encontrar os códigos correspondentes como você descreveu anteriormente, me parece que facilita um pouco esse trabalho. De qualquer modo, continua trabalhoso... Se você tiver tempo, podem surgir surpresas daí...
A função RANDOM só funciona em MP3 e CD.
No fim, se nada disso der certo, pelo menos conseguir eliminar a fonte repetida e deixar a opção gravável já vai ser ótimo.  :)

P.S.: Só pra complementar, dá pra usar várias teclas livres para outras funções: as 4 setas e os 10 números.
« Última modificação: Março 26, 2009, 01:33:50 am por zeurt »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #128 Online: Março 26, 2009, 04:20:49 am »
Portanto, colocando teclas para essas funções (para testar), pode-se chegar a descobertas inesperadas (ex: pode existir uma função ZOOM OUT, ou uma função RANDOM sem teclas definidas). Para isso, antes é necessário encontrar os códigos de cada tecla existente. Daí, pode-se testar os códigos que sobraram. Não lembro muito bem os detalhes, mas acho que é mais ou menos isso.
Rictad, usar o MTKTOOL para encontrar os códigos correspondentes como você descreveu anteriormente, me parece que facilita um pouco esse trabalho. De qualquer modo, continua trabalhoso... Se você tiver tempo, podem surgir surpresas daí...

Eu fiz um software que simplifica esse trabalho, mas ainda está em versão ALFA (tem mais bugs que features).

Se alguém quiser testar, eu posto aqui.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #129 Online: Março 26, 2009, 04:52:47 pm »
Consegui remover a fonte extra e deixar a opção gravável. Depois eu posto como (é bem simples).

Portanto, colocando teclas para essas funções (para testar), pode-se chegar a descobertas inesperadas (ex: pode existir uma função ZOOM OUT, ou uma função RANDOM sem teclas definidas). Para isso, antes é necessário encontrar os códigos de cada tecla existente. Daí, pode-se testar os códigos que sobraram. Não lembro muito bem os detalhes, mas acho que é mais ou menos isso.
Rictad, usar o MTKTOOL para encontrar os códigos correspondentes como você descreveu anteriormente, me parece que facilita um pouco esse trabalho. De qualquer modo, continua trabalhoso... Se você tiver tempo, podem surgir surpresas daí...

Eu já testei vários códigos com o MTKTool, mas não todos (não tive paciência). Mas o ZOOM possui normalmente 3 códigos #3D, #3E e #3F (um deles é o ZOOM OUT). No entanto, no DV397H, todos os três executam o ZOOM normal. :( Mas isso não quer dizer que outras rotinas não existam. Tenho que testar todos os códigos primeiro (e mesmo que não funcionem, ainda assim as rotinas podem estar lá, soltas).

Eu fiz um software que simplifica esse trabalho, mas ainda está em versão ALFA (tem mais bugs que features).
Se alguém quiser testar, eu posto aqui.

Claro, Ryan! Poste-o aí que pode facilitar as coisas!
« Última modificação: Março 26, 2009, 06:18:02 pm por rictad »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #129 Online: Março 26, 2009, 04:52:47 pm »