Autor Tópico: Firmware do LG DV397H  (Lida 302064 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #150 Online: Março 31, 2009, 02:19:04 am »

Já o firmware do DV392H-N não funcionou. O player nem liga. Pior, agora nem com cabo quer atualizar. O MTKTool não consegue conectar corretamente com o chip. Aparece apenas a mensagem LOG: Start to upgrade e não sai disso. :-[

Isso é provavelmente uma coincidência. Todos os testes que fiz indicam que a capacidade de atualização está "hardcoded" no chip.

Pois é, não faz muito sentido. Mas meu HDMI nunca mais funcionou depois daquela atualização. Esses MT esquentam muito. Pode acontecer de entrar em loop infinito, superaquecer e adeus chip.

Bom, mas a memória flash é externa ao MT1389 ou faz parte dele? Se for externa, para funcionar (ligar) ela precisa do MT1389 para gerar tensão ou independe dele?

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #151 Online: Março 31, 2009, 02:38:08 am »

Pois é, não faz muito sentido. Mas meu HDMI nunca mais funcionou depois daquela atualização. Esses MT esquentam muito. Pode acontecer de entrar em loop infinito, superaquecer e adeus chip.

Isso já é diferente. O firmware pode depender de encontrar um determinado valor setado na EEPROM para saber que existe uma interface HDMI no aparelho. E um firmware de outro aparelho pode sobreescrever esse valor com outra coisa.

Bom, mas a memória flash é externa ao MT1389 ou faz parte dele?

Sempre externa. Nunca vi uma especificação de chip MT13x9 que incluísse flash embutida. Até mesmo porque é um chip caro cujo tamanho depende do que o fabricante do DVD player quer incluir e costuma variar de 1M a 4MB nos aparelhos à venda no Brasil.

Se for externa, para funcionar (ligar) ela precisa do MT1389 para gerar tensão ou independe dele?

A comunicação é sempre feita através do MT13x9. Quando a flash é do tipo paralelo é tecnicamente impossível gravar nela através de uma interface serial sem a ajuda de um chip intermediário. Quando a flash é do tipo serial seria tecnicamente possível "conversar" diretamente com ela, mas até onde sei mesmo nesse caso a comunicação passa pelo MT13x9.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #151 Online: Março 31, 2009, 02:38:08 am »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #152 Online: Março 31, 2009, 02:56:57 am »

A comunicação é sempre feita através do MT13x9. Quando a flash é do tipo paralelo é tecnicamente impossível gravar nela através de uma interface serial sem a ajuda de um chip intermediário. Quando a flash é do tipo serial seria tecnicamente possível "conversar" diretamente com ela, mas até onde sei mesmo nesse caso a comunicação passa pelo MT13x9.


Resolvi testar o MTK Flasher, que não é plenamente funcional (não confundir com o MT1389 Flasher, do New Age), para tentar fazer um backup de firmware. Se o player está desligado, ele faz o óbvio, dá erro:

Citar
Started Jun 28 2005 18:30:50
- Output file created
- COM Port opened
- Init (Top Align)
- Flash Chip
   Vendor : 0x21
   Type1  : 0x55
   Type2  : 0x22
   Model  : Unknown Chip
   Size   : 0x00000800

Mas se eu ligo na tomada, o erro é esse:

Citar
-----------------------------------------------
Started Jun 28 2005 18:30:50
- Output file created
- COM Port opened
- Init (Top Align)
-----------------------------------------------
ERROR : No answer from player. Please check COM
port and try power cycle the Player !
-----------------------------------------------

Outra coisa que notei é que quando atualizava com um firmware errado, apesar do aparelho não ligar, ao apertar power, o usb era alimentado (p. ex., um pendrive era ligado). Mas agora, nada acontece.

Bom, mas amanhã tentarei outras coisas. Testarei cabo, porta, computador... E talvez haja uma forma de forçar o MTKTool enviar o arquivo para um determinado chip sem esperar qualquer retorno. Se não der certo, vou começar a pensar em comprar outro DVD.  ;D
« Última modificação: Março 31, 2009, 11:49:45 am por rictad »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #153 Online: Março 31, 2009, 03:04:38 am »
Se não der certo, vou começar a pensar em comprar outro DVD.  ;D

Bom, se isso for necessário, sugiro que a comunidade de usuários que apreciam, utilizam ou pretendem utilizar os firmwares modificados por você se organize para criar uma vaquinha para repor esse DVD. Eu já sou o primeiro da lista.  ;D

Offline leonardofrazao

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 6
  • Aprovação: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #154 Online: Março 31, 2009, 03:12:43 am »
Está na garantia?  ;)

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #155 Online: Março 31, 2009, 03:35:12 am »
Se não der certo, vou começar a pensar em comprar outro DVD.  ;D

Bom, se isso for necessário, sugiro que a comunidade de usuários que apreciam, utilizam ou pretendem utilizar os firmwares modificados por você se organize para criar uma vaquinha para repor esse DVD. Eu já sou o primeiro da lista.  ;D

hahahahahahahaha
Legal, zeurt. 8) Mas acho que não vai precisar. Isso deve ser cabo, não é possível.  :blink:

Está na garantia?  ;)

Já tem um tempo que comprei, mas de qualquer forma já até soldei conector na placa...

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #156 Online: Março 31, 2009, 04:27:34 pm »
Tentei agora usar o Flasher do New Age.

Não tem R (resposta) no modo debug e o chip não é identificado (como se o cabo estivesse desligado). Mas abri o player, testei o cabo no Hyper Terminal e parece estar tudo certo. Além disso, ontem, as duas atualizações que fiz foi com o cabo, até a última matar o player. Eu não mexi em nada. Outra coisa que ocorre é que seu retiro o player da tomada, aparecem os R's no modo debug, mas obviamente o chip também não é reconhecido. Então acho que o cabo está ok.

Identifiquei e baixei o data sheet do chip de memória flash (segue em anexo). A especificação dele é a 48 TSOP, meio quadradinho. Ao medir a tensão no Vcc, deu +3,64 V (ou seja, está alimentado).

Observei que o MT1389S está aquecendo rapidamente quando liga, mas não chega a queimar o dedo. No entanto, se espero uns 10 minutos, fica bem quente, quase queimando. Isso é normal, para um chip que deveria estar ocioso?

Vejo duas possibilidades para o que está ocorrendo:

1. Logo após o boot, o MT1389S lê o firmware e entra em loop, cortando qualquer comunicação serial (isso é possível?).
2. Logo após o boot, o MT1389S lê o firmware e ativa o modo de ler ou gravar a flash, fazendo com que este último chip não responda a outros comandos (pois está em modo leitura/gravação).

No data sheet não consegui ver um modo de apagar o chip na marra. Talvez zerando o chip as coisas voltem ao normal.

Também alterei o ini do Flasher para que o mesmo, ao detectar um chip 0xFF (não identificado), o considerasse MXIC(A29LV160ATT/MX29LV160BT) e enviasse os códigos de gravação de forma forçada. Inicialmente ele tenta gravar, mas depois dá erro, dizendo que não há comunicação.
« Última modificação: Março 31, 2009, 07:24:22 pm por rictad »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #157 Online: Março 31, 2009, 07:37:29 pm »
Funcionou!!! :yahoo!: Incrível! Vou explicar como e postar a foto para Ryan ver, pois isso pode interessar a ele.

Eu pensei que o chip principal estava, de algum modo, bloqueando a flash, certo? Então primeiro pensei em alimentar a flash diretamente, sem ligar o player. Depois, pensei em fazer uma experiência doida. Tentar soltar o conector da fonte na placa principal aos poucos, na tentativa de deixar passar somente a tensão para a flash. E funcionou! Bom, tava no windows e levou 30 minutos para atualizar (o driver prolific, no linux leva 3 minutos), mas depois eu pude testar e está tudo funcionando normal agora. Inclusive a detecção da flash. Durante o upgrade, eu toquei no MT1389S e o mesmo estava quente (não tanto como antes, mas bem quentinho), o que significa que nem toda a alimentação dele foi cortada (mas alguma parte dele não estava funcional, certamente, durante o upgrade).

Em tempo: o modelo exato desse DVD é DV397H-N. Só agora depois do zeurt postar os firmwares dos submodelos do 392H é que reparei. Assim, o outro, com chip MT1389M, deve ter outra letra no final. Vou estudar esses firmwares durante a semana e continuar com desenvolvimento aqui.
« Última modificação: Março 31, 2009, 07:49:43 pm por rictad »

Offline allanzin

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 33
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #158 Online: Março 31, 2009, 08:02:14 pm »
Cara, acompanhei agora o seu sofrimento, pô que bom que deu certo essa sua doidera aí, senão, eu ia ficar com peso na consciência aqui  :laugh: !!

E sobre o MT1389M ter outra letra no final... infelizmente não tem, aqui atrás é representado pela N também.. tanto atrás do aparelho, como dentro, lembro que quando tirei a foto, tinha uma etiquetinnha dizendo DV397H-N.

Eu estava pra te dizer isso mas esqueci ...

Me tira uma dúvida, em que linguagem os firmwares são programados ?

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #159 Online: Março 31, 2009, 09:57:55 pm »
E sobre o MT1389M ter outra letra no final... infelizmente não tem, aqui atrás é representado pela N também.. tanto atrás do aparelho, como dentro, lembro que quando tirei a foto, tinha uma etiquetinnha dizendo DV397H-N.

??? Estranho, pode ser erro da LG. O completo aqui é DV397H-N_AZ.

Eu estava pra te dizer isso mas esqueci ...

Me tira uma dúvida, em que linguagem os firmwares são programados ?

Não sei, mas deve ser C. Além disso, partes diferentes do firmware são compiladas para processadores/controladores diferentes (há ao menos dois processadores dentro do chip, o 8032, de 8 bits e arquitetura CISC, e um poderoso ARM, de 32 bits e arquitetura RISC).

Mais informações: http://ryan.com.br/smf/index.php?topic=179.0

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do LG DV397H
« Responder #159 Online: Março 31, 2009, 09:57:55 pm »