Autor Tópico: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB  (Lida 786952 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline MarceloCamargo

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #630 Online: Setembro 23, 2007, 06:59:59 am »

Muitas fontes de PC tem o mesmo "problema". Se a carga for insuficiente, a fonte não liga ou não permanece ligada. Algumas fontes tem um resistor interno só para garantir essa carga mínima.

http://www.smpstech.com/mtblog/minimum_power_supply_load.html

Pendurar alguns ventiladores na fonte do RJTECH pode ser suficiente para mantê-la ligada, sem o desperdício de energia e a indesejável geração de calor proporcionada por um resistor.



       A situação é bem mais complicada do que isso, colocar vários coolers talvez não vai dar a corrente necessária, e aumentaria muito o nível de ruído audível. Também achar a corrente certa para estabilizar a fonte e em qual tensão (+12V ou +5V ou +3,3V) gerar essa corrente também não é fácil. Pois além de ligar a fonte tem que manter ela estabilizada.

       Depois dá uma olhada nessa página para ver o quanto isso é complicado.

       Talvez seja interessante criar algum circuito para consumir energia sem dissipar muito calor. Estive até pensando em pegar uma placa de HD velho e plugar na fonte do RJTech pra ver se funciona, se der certo, tá resolvido o problema.


Abraço,
Marcelo Costa Camargo
Sistemas de Informação - Uniube

Uberaba - MG - Brasil
La S 19° 45' 11.3''
Lo W 47° 55' 31.6''

"INVESTIR EM CONHECIMENTO É O QUE
RENDE OS MELHORES JUROS."
(Benjamin Franklin)

Offline MarceloCamargo

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 21
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #631 Online: Setembro 23, 2007, 07:34:30 am »
Acho estranho que um aparelho de baixo custo tenha alguma proteção quanto a não haver consumo pelo loader ou HD. Até mesmo porque se você usar o HD, o loader vai ficar parado e o consumo vai ser praticamente zero.

Talvez eu tenha pulado no bonde andando e esteja entendendo isso fora do contexto, mas quando você grava qualquer coisa do HDD para o DVD a fonte precisa suportar o consumo de ambos.

E mesmo durante a reprodução vão haver situações onde ambos estão operando.


Editado: Sim, eu entendi fora do contexto. O problema não é suportar ambos ligados ao mesmo tempo, mas a necessidade de o loader estar conectado para que a fonte do RJTECh ligue.



Jefferson,

       Na verdade a fonte do RJTech liga mesmo sem nada conectado nela, porém o display não acende e o mesmo entra num estado de erro. Acredito que isso deva ocorrer porque a fonte não fica estabilizada se não tiver um consumo mínimo de corrente necessária. Se testar com o multímetro as saídas da fonte do RJTech nesse estado de erro, as tensões se apresentam com valores normais, porém como se trata de equipamento digital só a tensão e corrente não é o bastante, se a frequência não estiver estabilizada os circuitos lógicos não funcionarão corretamente.

       Para que o RJTech ligue e funcione corretamente, tanto faz deixar só o HD ligado nele e o loader na fonte externa, como também o contrário. Porém se nenhum dos dois estiverem ligados nele, o equipamento entra em estado de erro, mas a fonte do mesmo liga e todos os componentes esquentam como se estivessem em funcionamento normal.


Tenho uma sugestão:
Já que todas as tensões necessárias estão presentes, que tal tentar alimentar o novo loader a partir do conector do original ? É só improvisar com um cabo de alimentação padrão com o lado femea dos conectores sem a capa plastica (mas isolados com certeza). A +3 V ficaria sem carga, só para experimentar. Acho totalmente descartavel a opção de alimentação externa.


Psr,

          Com certeza vai funcionar, porém minha preocupação é sobrecarregar a fonte do RJTech, visto que ela é uma fonte construída no limite do consumo do hardware original. No meu caso eu quero colocar um HD de 320Gb da Seagate (5 anos de garantia) ou da Hitachi (3 anos de garantia), só que os HD's dessas marcas tem um consumo muito alto de energia, pode até ser que a fonte do RJTech não queime de imediato, porém poderão ocorrer travamentos no equipamento quando o mesmo necessitar de mais energia (tipo gravando conteúdo do HD para um DVD), e a vida útil dela vai diminuir drásticamente. Também acredito que o novo loader que estou testando (DVDRW de PC) consuma mais energia do que o original.

           Talvez seja melhor eu ter uma fonte externa e ter o equipamento durando por muitos anos, do que sacrificar a fonte do mesmo só por questão de estética e design. De qualquer forma estou estudando a possibilidade de colocar uma fonte auxiliar dentro do próprio RJTech.



Abraço,
Marcelo Costa Camargo
Sistemas de Informação - Uniube

Uberaba - MG - Brasil
La S 19° 45' 11.3''
Lo W 47° 55' 31.6''

"INVESTIR EM CONHECIMENTO É O QUE
RENDE OS MELHORES JUROS."
(Benjamin Franklin)

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #631 Online: Setembro 23, 2007, 07:34:30 am »

Offline Mariohlp

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Aprovação: +1/-6
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #632 Online: Setembro 23, 2007, 02:52:11 pm »
Muito interessante a pesquisa de vocês, Parabéns Marcelo pela iniciativa de abrir o RJTECH e fazer estes testes...muito interessante, eu mesmo que adoro abrir as coisas e ver como funcionam, num tive tanta coragem de tirar tudo de dentro da carcaça, ainda mais agora que o meu se foi...

Você num me parece num entender nada de eletronica, eu que num entendo!hehehe...você falou nome de componente que eu nunca ouvi falar! Você trabalha no ramo?

Poderia me dizer o que está acontecendo com o meu?

Como você, eu troquei a pasta térmica do chipset, coloquei AS5, e um cooler de uma DFI em cima, sempre funcionou normal, aí usei num dia, desliguei, fui reutilizar no dia seguinte e o cooler e loader ligavam, giravam e tudo, mas o display e a imagem na tela não aparecem mais...o Ari disse que pode ser o SMD que alimenta 32v para o sistema, eu já num sei, e gostaria de levar em alguma eletrônica sabendo mais ou menos o que pode ser, pra num ser enganado e o cara ferrar com o que tem no HD, pois tem coisa de trabalho lá!

Abraços e continue com a pesquisa.

Mário

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #633 Online: Setembro 23, 2007, 07:57:04 pm »

       Esses gravadores de DVD IDE para computador tem um probleminha que é o seguinte, normalmente ele vem sem uma região definida, daí na primeira vez em que vai usar um Player de DVD o sistema pede para você definir a região que quer usar, ao definir essa região o sistema grava numa eprom do DVDRW, você pode alterar essa região depois, porém só possível definir a região 5 vezes, depois disso o DVDRW fica com a última região que foi definida gravada na sua eprom.


Sim. Isso se chama "drive RPC-2".

       Contudo, acredito que o RJTech ignore a informação de região gravada no DVDRW, reproduzindo a região que estiver definida no software do próprio RJTech, que no meu caso está definida para região "0" (reproduz todas as regiões).


Até onde sei, isso não é possível. O bloqueio de região foi colocado no firmware do drive justamente para que hacks no Sistema Operacional não pudessem burlá-lo. Se a região do drive não bater com a região do disco, o drive se recusará a responder.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline richardelima

  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 108
  • Aprovação: +6/-0
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #634 Online: Setembro 24, 2007, 01:30:51 am »

       Esses gravadores de DVD IDE para computador tem um probleminha que é o seguinte, normalmente ele vem sem uma região definida, daí na primeira vez em que vai usar um Player de DVD o sistema pede para você definir a região que quer usar, ao definir essa região o sistema grava numa eprom do DVDRW, você pode alterar essa região depois, porém só possível definir a região 5 vezes, depois disso o DVDRW fica com a última região que foi definida gravada na sua eprom.


Sim. Isso se chama "drive RPC-2".

       Contudo, acredito que o RJTech ignore a informação de região gravada no DVDRW, reproduzindo a região que estiver definida no software do próprio RJTech, que no meu caso está definida para região "0" (reproduz todas as regiões).


Até onde sei, isso não é possível. O bloqueio de região foi colocado no firmware do drive justamente para que hacks no Sistema Operacional não pudessem burlá-lo. Se a região do drive não bater com a região do disco, o drive se recusará a responder.


Talvez os firmwares RPC-1 contidos nesta página possam ajudar: http://www.firmware.fr.st/

Offline danielqjf

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #635 Online: Setembro 24, 2007, 02:06:24 am »
Marcelo, quando desmontei não havia reparado. Desmontei de novo agora e vi que existe um local apropriado para soldar o IDE. Uma curiosidade. Soldou por baixo ou por cima da placa? Não tirei a mesma para ver.
Quando disse que não sabe nada de eletrônica, foi modesto. Poucos tem conhecimento para fazer o que você fez.
Acredito que somente a placa lógica do HD não acione a fonte. O consumo dela deve ser muito baixo perto do disco em si.

Sobre a proteção dos DVDs IDEs, realmente existe essa opção de mudar a região 5 vezes. Mas me lembro bem que quando comprei meu primeiro DVD (era um LG) eu consegui um programa que, com uma senha "secreta" você conseguia "zerar" esse contador.

A idéia das FAN,s para acionar a fonte é muito boa. Se não for o suficiente, de repente colocar um resistor embaixo da mesma, assim, ela já tira o calor gerado.

Offline danielqjf

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #636 Online: Setembro 24, 2007, 02:12:22 am »
Muito interessante a pesquisa de vocês, Parabéns Marcelo pela iniciativa de abrir o RJTECH e fazer estes testes...muito interessante, eu mesmo que adoro abrir as coisas e ver como funcionam, num tive tanta coragem de tirar tudo de dentro da carcaça, ainda mais agora que o meu se foi...

Você num me parece num entender nada de eletronica, eu que num entendo!hehehe...você falou nome de componente que eu nunca ouvi falar! Você trabalha no ramo?

Poderia me dizer o que está acontecendo com o meu?

Como você, eu troquei a pasta térmica do chipset, coloquei AS5, e um cooler de uma DFI em cima, sempre funcionou normal, aí usei num dia, desliguei, fui reutilizar no dia seguinte e o cooler e loader ligavam, giravam e tudo, mas o display e a imagem na tela não aparecem mais...o Ari disse que pode ser o SMD que alimenta 32v para o sistema, eu já num sei, e gostaria de levar em alguma eletrônica sabendo mais ou menos o que pode ser, pra num ser enganado e o cara ferrar com o que tem no HD, pois tem coisa de trabalho lá!

Abraços e continue com a pesquisa.

Mário

Mario, esse HD seu tá funcionando?

Offline Mariohlp

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Aprovação: +1/-6
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #637 Online: Setembro 24, 2007, 03:16:42 am »
Mario, esse HD seu tá funcionando?

Sim, ele liga, assim como o loader...giram e tudo mais, mas não dá mais video nem liga o display. :(

Offline danielqjf

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 73
  • Aprovação: +0/-1
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #638 Online: Setembro 24, 2007, 03:26:35 am »
Mario, esse HD seu tá funcionando?

Sim, ele liga, assim como o loader...giram e tudo mais, mas não dá mais video nem liga o display. :(

Ligar não é sinônimo de funcionar. Já tentou colocar outro HD, ou colocar o HD num micro?
Apesar de o display (a meu ver) não ter nada a ver com isso, acho que vale o teste, afina, temos um HD recondicionado.

Offline Mariohlp

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Aprovação: +1/-6
    • Ver Perfil
Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #639 Online: Setembro 24, 2007, 02:14:04 pm »
Mario, esse HD seu tá funcionando?

Sim, ele liga, assim como o loader...giram e tudo mais, mas não dá mais video nem liga o display. :(

Ligar não é sinônimo de funcionar. Já tentou colocar outro HD, ou colocar o HD num micro?
Apesar de o display (a meu ver) não ter nada a ver com isso, acho que vale o teste, afina, temos um HD recondicionado.

Mas sem ter o HD ou ele não funcionando, apesar de ligando, o visor nem se quer dá sinal de vida? nem a imagem na tela aparece?

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: RJTECH Mod. RJ-2100DVRX com HD 80 GB
« Responder #639 Online: Setembro 24, 2007, 02:14:04 pm »