Autor Tópico: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?  (Lida 45249 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Online: Março 31, 2008, 09:07:50 am »
Alguém aqui já ouviu falar nisso?

Transformar uma porta USB em um slot PCI totalmente plug and play, mais ou menos como as gavetas USB fazem com os discos IDE (que por si só não são plug and play).

Seria algo mais ou menos assim (fiz um desenho para me fazer entender):



(O desenho é meramente ilustrativo. Provavelmente a versão real seria algo maior e provavelmente com uma fonte que lhe dê 5V e 12V.)

Seria sensacional poder plugar no meu notebook qualquer coisa PCI. Eu poderia usar a minha placa de TV aqui onde não tenho TV, mas tenho PC... Eu poderia usar aquela placa de som antiga para fazer alguma gravação pela Line In...

Até acho que não seria a coisa mais elegante do mundo (uma placa PCI tem a tendência de ficar sempre desajeitada se não estiver dentro de um gabinete), mas poderia ser útil em várias ocasiões. Eu iria querer um desses!

Me peguei pensando nisso pois TODAS AS COISAS DO MUNDO funcionam via USB hoje em dia, mas nunca vi um adaptador desses.

Para não dizer que uma busca no Google me levou a lugar nenhum, uma busca no google me levou a muitas placas PCI com portas USB.

Alguém já ouviu falar nisso? Será que não existe?

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #1 Online: Março 31, 2008, 01:01:17 pm »
Meu conhecimento de hardware é um tanto limitado, mas pelo pouco que sei, acho que não dá. Até porque a velocidade do barramento PCI é muito maior que a velocidade de uma porta USB. Além do que o PCI sendo barramento, é como se fosse uma extensão da placa-mãe da máquina.

Neste link, você terá catalogadas as velocidades para barramentos, interfaces e até cabos de rede.

PS.: Por favor me corrigam se falei alguma besteira.  :P

[]'s
Daniel

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #1 Online: Março 31, 2008, 01:01:17 pm »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #2 Online: Abril 04, 2008, 04:47:49 am »
E aí, Daniel!

Valeu pela resposta! :)

Pois olha, permita-me que discorde do que você disse sobre velocidade. Não acho que isso seja impossível simplesmente por causa da "velocidade do barramento PCI" versus "velocidade da interface USB".

O link que você colocou nos diz:

PCI = 127.2 MBytes/s
USB 2.0 (Hi-Speed USB) = 480 Mbits/seg (60MBytes/s)

(realmente, a velocidade da USB 2.0 é menor do que a de um slot PCI)

E ao mesmo tempo nos diz:

SERIAL ATA II (SATA) = 150 ~ 300 MBytes/seg

Pela sua teoria, seria impossível conectar um dispositivo SATA em uma porta USB. E o meu pai tem uma gaveta USB com um HDD SATA de 500 GB dentro dela, e tem que ver como funciona bem! Obviamente que não a 300 MBytes/s. A velocidade é brutalmente reduzida (fica em torno de 20 MBytes/s), mas não deixa de funcionar com confiabilidade e usabilidade.

Até onde eu sei existe um chip conversor "SATA -> USB" na minúscula plaquinha do adaptador, para que isso se torne possível.

A minha questão é: Será que existe um chip com funcionalidade parecida, mas "PCI -> USB"?

Claro que a velocidade e o desempenho em geral cairia muito em algumas aplicações, mas eu não consigo imaginar alguma aplicação que realmente exigiria 127 MB por segundo do slot PCI. Talvez uma placa de vídeo, mas acho que esta não funcionaria com este adaptador, tendo em vista que placas de vídeo plug and play não existem (não que eu saiba), ao contrário de placas de áudio e tv.

O grande detalhe (e acho que é por aqui que você vem a ter razão sobre a impossibilidade disso existir) é que, como falou, PCI é barramento, e USB não é. IDE e SATA não são barramentos, talvez daí a compatibilidade com USB. Eu não sei direito o que é barramento, mas deve ser por isso mesmo que não existe o que eu quero.

:(

Offline dcampos

  • Seeder
  • Tagarela
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Aprovação: +9/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #3 Online: Abril 04, 2008, 11:49:32 am »
Oi Rafa,

Você está querendo no mundo PC, o que existia no mundo MSX e era conhecido como "expansor de slots".
Uma outra coisa que acho que também daria galho, é a voltagem de alimentação do barramento PCI, acredito que a porta USB não teria voltagem suficiente para alimentar o expansor e teria que, provavelmente, ter alimentação externa. (Isto é um chute, o pessoal sênior me corrija se eu estiver enganado :P)

[]'s
Daniel

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #4 Online: Abril 29, 2008, 03:06:24 am »
Eu não vou me conformar se isso não existir!!!!!!!

Olha o que eu encontrei: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.4838

Uma placa de vídeo USB!

Existe PLACA DE VÍDEO USB com saída VGA, mas não existe adaptador para PCI??? :(

Offline marceloh1984

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 3
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #5 Online: Setembro 09, 2008, 01:52:43 pm »
É possível sim, uma solução para esse gargalo da velocidade, seria encriptar a informação que irá passar, mas isso exigiria um processamento maior (bem maior).
Ou então, fazer da maneira mais tosca possível, usar dois conectores USB2.0. Aí nesse caso,teria que criar um driver especial para ler os dois USB como se fossem um, mas a velocidade seria bem melhor que a minha primeira opção (encriptação).
A voltagem, creio que dá para fazer algo com os capacitores para evitar o uso de adaptador de energia.

Então, agora falta encontrar um chip que possa fazer essa conversão, deve existir pois existe quase tudo USB hoje em dia, desde impressora a placa de som. Mas, não tenho a menor idéia onde se encontrar um site falando disso.

Sobre adaptadores, o mais estranho que ví, fui um de AGP2x para PCI (colocar uma VGA AGP numa PCI) e sem driver especial! "Fantástico!!!" Minha exclamação na época que usava um Pentium2 onboard sem slot AGP.

Obs. Gostei da montagem!
« Última modificação: Setembro 09, 2008, 01:58:20 pm por marceloh1984 »

Offline Tigh

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #6 Online: Janeiro 21, 2010, 07:22:03 pm »
Existem adaptadores PCI e PCI-Express para PCMCIA:

PCI: http://www.hacker-technology.com/32935/32962.html

PCI-Express: http://www.magma.com/store/expressbox1.html

E um esclarecimento:
 - USB é um barramento serial (Barramento Serial Universal).
 - SATA também é um barramento serial.
 - PCI e PCMCIA são barramentos paralelos de 32 bits.

Todos são barramentos.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #7 Online: Janeiro 21, 2010, 07:42:02 pm »
Existem adaptadores PCI e PCI-Express para PCMCIA:

PCI: http://www.hacker-technology.com/32935/32962.html

PCI-Express: http://www.magma.com/store/expressbox1.html

E um esclarecimento:
 - USB é um barramento serial (Barramento Serial Universal).
 - SATA também é um barramento serial.
 - PCI e PCMCIA são barramentos paralelos de 32 bits.

Todos são barramentos.
Depois de quase dois anos da pergunta no ar, veio uma resposta mostrando uma solução.

Realmente, parece ser a solução para o caso (ligar um dispositivo PCI em um notebook - por mais ridículo que isso possa parecer, eu não consigo acreditar que é impossível).

Via USB seria mais interessante, mas PCMCIA já é alguma coisa. E acho que o fato da USB ser um barramento serial e da PCI ser um barramento paralelo não impediria o adaptador de existir. Caso impedisse, impediria também HDDs PATA de serem ligados na USB, né?

Obs.: Meio misterioso o site hacker-technology.com... Não mostra bem as fotos (246 pixels de largura), não tem preço...

Gilberto

  • Visitante
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #8 Online: Setembro 19, 2010, 01:02:19 pm »
Olá,

Estou com um problema semelhante ao seu. Tenho um computador ZYON que não permite usar SLOT e gostaria de usá-lo para suportar uma Placa de Captura de vídeo.

Você já encontrou a solução?

Grato

Gilberto

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #9 Online: Setembro 19, 2010, 04:31:52 pm »

Obs.: Meio misterioso o site hacker-technology.com...

Ignore o nome "hacker".

Não mostra bem as fotos (246 pixels de largura), não tem preço...

Esse tipo de coisa é comum no meio industrial. Eles querem que você telefone, preencha cadastro, etc, só para dizer o preço de uma peça.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Adaptador USB -> PCI: Isso existe?
« Responder #9 Online: Setembro 19, 2010, 04:31:52 pm »