Autor Tópico: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral  (Lida 32528 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Online: Fevereiro 01, 2010, 11:56:24 pm »
As grandes empresas fabricantes de Blu-ray players (Panasonic, LG, Samsung, Sony, etc.), diferentemente do que faziam em relação aos seus DVDs players, estimulam agora a atualização de firmware por parte do usuário. Inclusive disponibilizam os arquivos dos firmwares nos seus sites, incluindo as instruções para atualização e os Releases Notes de cada nova versão. Nada disso ocorria em relação aos DVDs players.

Porém, fiquei decepcionado com um fato: em todas as instruções de atualização disponíveis nos sites dessas empresas se encontra a seguinte advertência (ou algo equivalente): "Cuidado, se a energia acabar durante a atualização, o player ficará inutilizável, necessitando de reparos pela Assistência Técnica Autorizada".
Esse risco também existe com os DVDs players, entretanto a atualização destes últimos não era estimulada nem recomendada de maneira clara pelas empresas. Além disso, o processo de atualização dos Blu-ray players é bem mais demorado que nos DVDs players, aumentando assim o risco de problemas (ex: falta de energia).

A minha esperança era de encontrar nos Blu-ray players algo parecido com o que existe em muitos Media Players de Videos de Alta Definição (ex: WDTV, Xtreamer, ZP-500, etc.): um modo de Recuperação de Emergência para atualizações mal sucedidas. Esses players são muito mais baratos que os Blu-ray Players, e não apresentam riscos significativos na atualização dos firmwares.

Uma exceção entre os Blu-ray players é o Playstation 3: ele apresenta um Menu de Recuperação (Recovery Menu), que inclui a seguinte opção (entre outras): System Update. Ver alguns detalhes aqui: http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=2020102&postcount=594. Provavelmente é algo parecido com o  Modo de Recuperação De Emergência que existe nos Media Players.

Por outro lado, a Tectoy simplificou a questão: seu Blu-ray player (o DBR-750), que é o mais barato do mercado nacional (já encontrei por R$499,00), não oferece a possibilidade de atualização de firmware (nem faz menção nenhuma sobre o tema no site ou no manual do usuário).

Finalizando, por enquanto ainda não há nada parecido com o que existe em relação aos DVD players com chipset Mediatek MT13x9. Não existe ferrramenta disponível para se atualizar os Blu-ray players pela porta serial (apesar de existirem as portas seriais). O Newage tem tentado hackear o MT8520 (chipset Mediatek de Blu-ray Players, como o LG-BD370 e o Oppo BDP83), porém o processo está lento e parece meio travado devido a questões complexas de compressão/descompressão do firmware (que ainda não foram elucidadas). Ver o tópico sobre o MT8520 no Forum Hej456 para maiores detalhes: http://hej456.com/forum/

« Última modificação: Fevereiro 21, 2010, 01:44:10 am por zeurt »

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #1 Online: Fevereiro 02, 2010, 05:03:52 pm »
Resumo da ópera: POR ENQUANTO, quando for atualizar o firmware, consiga um no-break e liga o player nele...  ::)

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #1 Online: Fevereiro 02, 2010, 05:03:52 pm »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #2 Online: Fevereiro 02, 2010, 06:14:11 pm »
Resumo da ópera: POR ENQUANTO, quando for atualizar o firmware, consiga um no-break e liga o player nele...  ::)
No fim, o resumo é esse mesmo. O que eu gostaria deixar claro é: as empresas fabricantes deveriam ter investido um pouco mais para oferecer uma solução mais segura de atualização de firmware. Afinal, sabemos que é possível tal solução (encontrada por exemplo nos Media Players mais baratos que conhecemos...).

Esqueçi de comentar alguns fatos interessantes:
- Normalmente, as atualizações oficiais de firmware de DVD players não traziam melhorias tão significativas. Por outro lado, algumas atualizações de firmware de Blu-ray players trazem melhorias muito importantes. Exemplo: Uma atualização do Samsung BD-P1600 incluíu suporte a .mkv/H264 e também a HDD formatado em NTFS (características até certo ponto inéditas nos Blu-ray players a venda no Brasil).
- O Playstation 3, apesar de ter o Recovery Menu, acumula histórias de diversos problemas sérios que surgiram após atualização para certas versões do Firmware (basta pesquisar um pouco no Google). Além disso, não é possível fazer o downgrade do Firmware. Portanto, não me passou também uma grande sensação de segurança.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2010, 11:33:18 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #3 Online: Fevereiro 04, 2010, 12:06:49 am »
Devo complementar este tópico. Não comentei nada ainda sobre as questões de proteção contra cópia dos discos de Blu-ray. Na verdade, esse tipo de proteção (AACS, BD+, etc.) talvez seja o motivo principal para as fabricantes de Blu-ray players terem passado a adotar essa política de firmware, disponibilizando novas versões, estimulando as atualizações, etc.

Nas Release Notes das versões de Firmware dos Blu-ray players frequentemente encontramos algo do tipo: "Agora os filmes X e Y podem ser reproduzidos normalmente". Isso é meio ridículo: ter que atualizar o firmware para poder assistir determinado filme que foi comprado ou locado!

Não é tão frequente essa ocorrência: apenas alguns filmes em Blu-ray, normalmente "Blockbusters", se tornam "chatos", exigindo atualização do firmware para funcionar. Isso está relacionado com modificações do sistema de proteção contra cópia usado nesses lançamentos. É aquela briga de gato e rato. Fazendo isso, as distribuidoras de filmes em Blu-ray esperam ganhar certo tempo, antes que os hackers (ex: AnyDVD) decifrem o novo tipo de proteção. Porém, os novos tipos de proteção às vezes exigem atualizações de firmware dos players para os discos tocarem sem problemas. Que chatice! É inevitável a comparação com a simplicidade e a eficiência dos DVDs players...

É bom ressaltar que nem sempre a atualização de firmware necessária para reprodução de determinado filme está disponível. E o que falar daqueles players como o Tectoy DBR-750 que nem oferecem firmware para download no seu site (ex: já li que o filme Terminator Salvation não funciona nesse player por causa disso).

Concluindo, penso que se pudessem escolher, as fabricantes de Blu-ray players iriam manter a política de firmware usada para os DVDs players: ou seja, quase NADA. Com isso teriam muito menos gastos com assistência técnica, muito menos reclamações dos usuários, etc. Acho que foram praticamente obrigadas a adotar a nova política, pressionadas pelas distribuidoras de filmes em Blu-ray, estas últimas sedentas por medidas cada vez mais rígidas de proteção contra cópias.


« Última modificação: Fevereiro 04, 2010, 02:29:37 pm por zeurt »

Offline VR5

  • Novato Prolixo
  • **
  • Mensagens: 56
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #4 Online: Fevereiro 04, 2010, 09:40:12 am »
zeurt: esse esquema de se ter que atualizar o firmware de players para rodar filmes mais recentes também vale para os leitores nos PCs?  ???

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #5 Online: Fevereiro 04, 2010, 11:06:25 am »
zeurt: esse esquema de se ter que atualizar o firmware de players para rodar filmes mais recentes também vale para os leitores nos PCs?  ???

No PC isso pode ser feito indiretamente. No caso é o software (PowerDVD, por exemplo) que precisa ser atualizado.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #6 Online: Março 07, 2010, 11:27:41 pm »
Estou trazendo mais algumas "piadas de mau gosto" que as empresas estão nos oferecendo:

LG:
Tem 2 Blu-Ray Players a venda no momento: BD350 e BD370. Para o BD350 não há referência nehuma sobre atualização de firmware.
Já para o LG BD370, pode-se encontrar no site da LG os arquivos de atualização, porém é tudo muito confuso: encontra-se 4 versões, a mais recente, que é a V7163, e outras mais antigas, V7149, V7154 e V7159, porém estão meio misturadas e tem até uns links repetidos. Além disso, ainda há outro complicador: quem está com o FW V3.886.00 no player, deve atualizar primeiro para versão V3.886.01. Depois, pode atualizar para ultima versão.
As Release Notes das versões dos Firmwares estão em Inglês (meio tosco por sinal) e são difíceis de decifrar.
Isso tudo não é nada, perto da ridícula e deprimente orientação que se encontra no site:
"Atualização de software inclui drivers e firmwares para modelos específicos. Nem todos os modelos suportam atualizações. Verifique o manual do usuário.Salientamos que o procedimento de atualização de firmware deste produto não pode ser interrompido antes de sua finalização por nenhum motivo (queda de energia, parada do sistema operacional, etc), o que ocasionaria a inutilização total e irreversível do dispositivo  óptico. Caso julgue necessário, conte com o suporte de um técnico. A garantia não cobre casos de erro na atualização de firmware."

Tectoy:
Se rendeu a pressão de um usuário inconformado com o fato do DBR-750 não reproduzir o filme "Terminator Salvation", e disponibilizou "para esse usuário apenas" (até o momento) um arquivo de firmware para atualização. É claro que esse usuário compartilhou com a comunidade o link para download fornecido pela Tectoy (no Sendspace). Isso já foi há algumas semanas. O usuário não deixou muito claro se a atualização resolveu o problema com o filme problemático (parece que não resolveu). Eu tenho acompanhado o site oficial da Tectoy, porém o firmware não aparece lá. Talvez a Tectoy esteja pensando da seguinte maneira: vamos liberar o firmware apenas para quem reclamar de alguma coisa, etc. Não vamos colocá-lo no site: se fizermos isso, mais gente vai atualizar, o risco de problemas aumentará, e os custos com assistência técnica (cobertos pela garantia) também aumentarão. Isso foi só uma hipótese que fiz diante dos fatos. Caso eles disponibilizem o firmware no site, logo atualizarei este tópico e não haverá mais esse tipo de desconfiança.

Se eu encontrar mais "curiosidades" sobre as outras fabricantes, relatarei aqui.


« Última modificação: Maio 15, 2010, 01:27:12 am por zeurt »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1854
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #7 Online: Março 07, 2010, 11:32:22 pm »
Eu acho extraordinário que em pleno século 21 ainda se fabrique aparelhos cujo firmware pode ser atualizado mas cujo processo de atualização pode matar o aparelho.

Essas empresas nunca ouviram falar de "bootloader"?
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral
« Responder #8 Online: Maio 15, 2010, 01:19:20 am »
Continuando com as minhas impressões sobre como as demais fabricantes de Blu-ray players lidam com a questão "Firmware":

Philips:
É fácil encontrar o firmware para download no site da Philips do Brasil. O único Blu-ray player comercializado no Brasil até o momento pela Philips é o BDP-3000. Junto com o firmware (só fica disponível a última versão), ficam disponíveis Instruções para Atualização e Release Notes (apenas da última versão). Tudo em Inglês (porém, um Inglês bem inteligível).
A última versão adicionou suporte a reprodução de arquivos de vídeo e áudio pela USB.
Não fazem "terrorismo" referente aos riscos da atualização.

Samsung:
Foi a que mais me impressionou positivamente nesse quesito, comparada com as concorrentes.
O firmware (última versão) também é facilmente encontrado no site da Samsung do Brasil. A numeração das versões é bem simples, não gerando confusão (são do tipo 1.1, 1.2, etc.). Juntamente com o firmware, também se encontram as Instruções de Atualização, e as Release Notes (de todas versões já disponibilizadas; não apenas da última). Tudo em Inglês, também inteligível.
Fazem bastante "terrorismo" quanto aos riscos da atualização (apesar de que a LG foi recordista nesse aspecto).
O que mais gostei foi que mesmo para os modelos mais antigos fora de linha (como o BDP-1400 e BDP-1500) são disponibilizadas atualizações até hoje (as últimas são de abril de 2010). Isso passa uma sensação de segurança, de que o player comprado terá uma longevidade razoável no que se refere a compatibilidade com novos títulos.
São disponibilizadas novas versões frequentemente (mais ou menos 3 por ano, por modelo).

Tectoy (Novas Informações):
Comprei um Tectoy DBR-750 por R$354,00 (não resisti a queda nos preços). Pretendo fazer um review do mesmo aqui no forum. De qualquer modo, gostaria de adiantar algo sobre a atualização de firmware desse player, que me espantou ABSURDAMENTE: O processo de atualização pela USB durou menos de 5 segundos!!! (o arquivo tem 18MB). Isso muda completamente a minha idéia inicial sobre os riscos da atualização: precisa ser muito azarado para que ocorra uma queda de energia bem nos 5 segundos da atualização. Pra ser mais preciso: a atualização em si durou menos de 5 segundos (uma barrra de progressão atingiu rapidamente os 100%). Daí o player faz um reboot que dura mais alguns poucos segundos, e pronto (pela minha intuição, se a energia acabar durante o reboot não deverá haver problemas: acho que aqueles 5 segundos é que são os cruciais).
O Tectoy DBR-750 usa chipset Mediatek MT8520, assim como o Philips BDP-3000 e o LG BD370. Não sei se nesses outros players a atualização é tão rápida também. Também não sei nada sobre o tempo de atualização nos demais Blu-ray players. Eu apenas havia suposto (erradamente) que o tempo seria bem mais longo do que nos DVD/DivX players (considerei apenas o tamanho dos firmwares, porém agora sei que outras variáveis devem ser levadas em conta).


« Última modificação: Maio 15, 2010, 01:26:12 am por zeurt »

fernando.com

  • Visitante
Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral - TECTOY
« Responder #9 Online: Setembro 27, 2010, 11:24:51 am »
Caro Zeurt,

Poderia me informar onde conseguiu essa atualização?


grato,

fernando

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Atualização de Firmware de Blu-ray Players - Panorama Geral - TECTOY
« Responder #9 Online: Setembro 27, 2010, 11:24:51 am »