Autor Tópico: Netflix chegando no Brasil  (Lida 3471 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Netflix chegando no Brasil
« Online: Agosto 31, 2011, 09:00:15 pm »
A Netflix está chegando oficialmente no Brasil. O CEO da empresa, Reed Hastings, virá ao país no dia 05/09/2011 para anunciar a chegada.

Portanto, provavelmente, à partir da semana que vem, várias dúvidas sobre o serviço poderão aos poucos ser elucidadas.

Tenho as seguintes dúvidas:

1- No Brasil o serviço será semelhante ao dos EUA? Ou seja, pagando uma taxa mensal BAIXA, poderemos ter acesso a TODOS os filmes do acervo da Netfilx, por STREAMING?

2- Se a resposta a pergunta anterior for SIM, a taxa mensal será REALMENTE BAIXA? Nos EUA ela é de US$8,99. Eu temo que devido ao "Custo Brasil" ela possa ser mais alta do que nós gostaríamos. De qualquer modo, só resta agora esperar (e torcer...).

3- Quanto ao acervo de filmes: tenho certeza que será menor do que o disponível nos EUA, porém estou curioso para saber QUANTO ele será menor. Pesquisei, e encontrei alguns dados interessantes.
Vejam aqui um link para uma lista com TODOS os filmes disponíveis nos EUA: http://www.thenowhereman.com/netflix/
Agora, vejam aqui outra lista, desta vez com os filmes disponíveis no Canadá (a Netflix iniciou suas operações no Canadá em 2010): http://netflixcanadacompletelist.blogspot.com/2011/08/complete-list-alphabetical-wed-aug-31.html#more
Ao compararmos as listas acima (que não são oficiais, é bom deixar claro), veremos que o acervo de filmes para o Canadá é BEM MENOR do que para os EUA. Isso me preocupou bastante, pois pensem bem: para o Canadá, não existe a necessidade de disponibilidade de legendas para os filmes, ou seja, os mesmos arquivos usados nos EUA podem ser usados sem nenhuma adaptação no Canadá. E mesmo assim, a diferença no número de títulos disponíveis é enorme (provavelmente devido a questão de acordos com as distribuidoras, etc. apesar de que eu não me informei a fundo sobre isso). Imaginem no Brasil, em que as legendas se tornam praticamente obrigatórias para que o serviço se torne popular (não sei se eles pretendem investir maciçamente na legendagem de milhares de filmes, sendo que muitos deles nunca forma disponibilizados em DVD no Brasil, e a legenda teria que ser feita "do zero"). A conclusão é que a disponibilidade inicial de títulos seja menor ainda do que no Canadá, o que seria bastante decepcionante. Vamos torcer para eu estar errado nesse ponto...

4- Falando especificamente das legendas: nos EUA, no momento, pouco mais de 30% do filmes possuem legendas (aparentemente daquelas específicas para deficientes auditivos, tipo Closed Captions). No começo, não havia nenhum filme com esse tipo de legenda, e só depois de pressão dos grupos interessados, é que a Netflix passou a oferecer essa possibilidade, e vem aumentando o número de titulos com legendas gradativamente.
Os títulos em idiomas estrangeiros possuem legendas permanentes em Inglês (do tipo hardcoded). Isso foi outra coisa que me incomodou: não sei se eles vão se dar ao trabalho de reencodar todos esses filmes com idioma estrangeiro (não Inglês) para deixá-los sem legenda, para que finalmente os brasileiros, e outros cidadãos de países que não falam Inglês, possam assistir com legendas externas disponibilizadas pela Netflix (para cada idioma dos países onde eles pretendem chegar).
As legendas que eles vem disponibilizando para os EUA são muito mais simples de fazer, afinal elas já estão disponíveis nos DVDs originais dos filmes em questão (é muito simples ripar as Closed Captions presentes em grande parte dos DVDs americanos e convertê-las para o formato usado por eles). Já criar legendas em outros idiomas (ex: Português, Espanhol, etc.) me parace ser um processo bem mais trabalhoso e caro.
Espero que esses meus medos sejam infundados...
P.S.: Como muitos títulos ainda não contam com legendas, o pessoal arrumou um jeitinho de utilizar legendas externas (obtidas de fontes não oficiais) nos Streamings que desejam: http://www.alldeaf.com/1689195-post24.html
O formato de legenda utilizado pelo Netflix é o .dfxp, e o program Subvert, criado por Josh Erickson, convert .srt em .dfxp.

5- Não tenho a menor idéia se conflitos comerciais, com distribuidoras de filmes, e/ou com concorrentes  nacionais de peso do mercado de VOD (ex: Sky, NET, etc.) possam dificultar muito a vida da Netflix por aqui. Também espero que não...

6- Em relação a parte técnica, gostei muito deste texto, do Blog Oficial da Netflix dos EUA: http://blog.netflix.com/2008/11/encoding-for-streaming.html
Ele detalha os aspectos técnicos da parte de compressão de vídeo, audio, etc. Também comenta sobre as fontes originais a partir das quais os filmes são comprimidos, etc. Achei muito interessante e transparente, afinal os serviços brasileiros que atuam nesse ramo não fizeram isso (Saraiva Digital, Terra Video Store, etc.).
Aqui vai um resumo:
Encriptação: WMDRM
Codec de Video: No inicio era o WMV3 e depois passou a ser o VC1. Resolução: a maioria do filmes tem resolução de DVD; nos últimos tempos, vem sendo introduzido tiulos em 720p (porém não são muitos). Frame rate: 24fps para Filmes, e 30fps para material capturado em Video (ou 25fps para PAL).
Codec de audio: WMA 2.0, e recentemente Dolby Digital Plus 5.1 em alguns filmes
Fontes a partir das quais são feitos os encodings: é melhor ler tudo lá no link que passei, pois é algo bastante detalhado e específico.

7- A minha última duvida se refere aos Players de Netflix. Será que os fabricantes de TVs, Blu-ray players, Videogames, etc. irão disponibilizar logo atualizações de firmware incluindo Players de Netflix nesses dipositivos? Ou será que apenas os produtos mais recentes, lançados à partir de agora, é que contarão com essa funcionalidade?
Vejam aqui um comparativo de Players de Netflix: http://www.techofthehub.com/2011/02/whats-best-netflix-player.html
São comparados PS3, Wii, Apple TV, entre outros. Não incluíram o XBOX360 na briga...

Quando o serviço chegar definitivamente por aqui, eu pretendo testá-lo e deixar as minhas impressões neste tópico.


« Última modificação: Setembro 01, 2011, 12:55:18 pm por zeurt »

Offline Jefferson

  • Zelador
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1853
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ryan.com.br
Re: Netflix chegando no Brasil
« Responder #1 Online: Setembro 01, 2011, 09:30:32 pm »
Sempre me impressionou como uma empreitada como a Netflix conseguia ser viável nos EUA. Agora fiquei ainda mais curioso.
http://jefferson-ryan.blogspot.com
http://ryan.com.br

Se o que você escreve não merece sua atenção, vai merecer a atenção de quem?!

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Netflix chegando no Brasil
« Responder #1 Online: Setembro 01, 2011, 09:30:32 pm »