Autor Tópico: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?  (Lida 20000 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Online: Fevereiro 20, 2010, 04:57:27 pm »
Tenho um probleminha:

Estou querendo assistir no meu DVP5990 alguns videos que tenho em DVD Video dentro de um ISO (ou de uma pasta VIDEO_TS), mas eu não queria gravar em DVD (os arquivos estão em HDDs USB). Eu queria dar play no ISO, ou no VIDEO_TS.IFO, via USB, mas o DVP5990 não faz isso (e nenhum de seus irmãos/primos Mediatek).

Então pensei em converter esses ISO pro formato DivX 6, já que meu player é DivX Ultra e roda os menus e os capítulos.

Aí comecei a pesquisar, tentando achar um programa que faça essa conversão, e pelo jeito não existe.

Alguém sabe se existe isso, ou tem alguma outra sugestão para o meu probleminha? Obviamente, eu gostaria de manter os menus e os capítulos. Ou pelo menos os capítulos.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #1 Online: Fevereiro 20, 2010, 10:18:15 pm »
Eu já pesquisei sobre isso também. O meu objetivo era encontrar alguma maneira rápida de "importar" os capítulos de um DVD de determinado filme, adicionando-os num DivX do filme correspondente (DivX6). Não encontrei nenhuma solução.  :(
« Última modificação: Fevereiro 20, 2010, 10:20:52 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #1 Online: Fevereiro 20, 2010, 10:18:15 pm »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #2 Online: Fevereiro 21, 2010, 02:44:55 pm »
Acho que descobri a solução:
1- Criar o DivX a partir do DVD (ex: com AutoGK, etc.), ripando as legendas .idx/.sub (para serem usadas como legendas externas ou embutidas XSUB).
2- Extrair os capítulos (chapters.txt) do DVD usando o PGCDemux (freeware) ou o ChapterXtractor (freeware).
3- Usar o DivXMediaBuilder (freeware); em Tools, escolher One movie with chapters; em Features, escolher Create Chapters for Title; escolher a opção Create Chapters/ Exactly / from .txt; dar umas bisbilhotadas neste interessante programa, e então, quando satisfeito, ir em Features / Create Divx (Obs: esse programa usa o DivXMux).

Ainda não testei exaustivamente esse método, mas acho que dá certo.  :)

P.S.: Manter os Menus Originais do DVD é impossível.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2010, 07:51:45 pm por zeurt »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #3 Online: Fevereiro 21, 2010, 03:58:42 pm »
zeurt,

Que legal, cara! :-)

Muito obrigado pela explicação.

Mas continuamos sem os menus, certo?

E tenho uma dúvida sobre o DMF. Pelo que o Jefferson disse aqui, tem como colocar um vídeo XviD dentro do container .divx, enganando o programa que monta o container, mudando o FourCC, mas ele não diz como se faz isso. Como é que é? E como é que anda esse negócio de colocar XviD em arquivos .divx? O texto do Jefferson fala do FUSE... Que meio que não existe mais.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2010, 04:03:43 pm por rafalibrenz »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #4 Online: Fevereiro 21, 2010, 04:57:26 pm »
O DivXMediaBuilder pega os streams (Video - que pode ser XviD sem problemas, Faixas de Áudio, Capítulos, Legendas - opcional) e faz o remux no container .divx. Não tem problema se o codec usado foi XviD ou DivX, tanto é que programas para embutir legendas no .avi (como o AVIAddXsubs) fazem a mesma coisa e aceitam XviD sem problemas. Inclusive, todo  esse processo poderia ser feito com o AVIAddXsubs, porém ele não possui a opção de importar capítulos de um arquivo .txt (ele só tem a opção de adicionar capítulos em um intervalo de tempo predeterminado - ex: a cada 10 minutos).

P.S. 1 : o problema com XviD que você mencionou, e que está descrito pelo Ryan no link que você passou, só ocorre com o Fuse. O DivXMediaBuilder usa o DivXMux e não usa o Fuse: portanto não apresenta o problema.

P.S. 2: Manter os menus originais do DVD realmente é impossível, porém você pode criar menus personalizados com o DivXMediaBuilder.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2010, 07:41:29 pm por zeurt »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #5 Online: Fevereiro 22, 2010, 07:55:16 pm »
P.S. 2: Manter os menus originais do DVD realmente é impossível, porém você pode criar menus personalizados com o DivXMediaBuilder.
Na verdade, eu descobri que é possível manter os menus "quase" como os originais do DVD. Porém, é uma tarefa artesanal. Exige muita paciência, estudo e disposição. Imagino que depois que se "pega a mão" (e caso se tenha sorte também), fique um pouco mais fácil. Para isso também se deve usar o DivXMediaBuilder. É necessário ripar os menus do DVD para DivX (com o AutoGK por exemplo). Então deve-se criar os menus com o DivXMediaBuilder manualmente: criar os backgrounds a partir do que foi ripado do DVD, os botões, os overlays, as ações desencadeadas por cada botão (ex: mudar legenda ou aúdio, etc.), os sub-menus, etc.
Tem a opção de usar outro freeware, o DVDSubEdit, importando os botões e os overlays dos menus dos DVDs com mais facilidade (deixando a tarefa só um pouquinho menos artesanal). Toda a discussão, que durou de 2006 a 2007, envolvendo o UserXP (criador do DivXMediaBuilder e também do Sub2DivX), o Mtz, e vários outros interessados no tema, está aqui: http://forum.doom9.org/showthread.php?t=109622

Obs1: Eu já tive sucesso em criar o DivX a partir do DVD mantendo os capítulos. Isso é MUITO mais fácil. Nem começei a tentar mexer com os menus. Quem tiver experiências nesse sentido, ou conseguir algum tipo de avanço nessa área, por favor compartilhe conosco.

Obs2: Estou tendo um problema com o DivXMediaBuilder: ele não consegue abrir arquivos .divx que tenham alguma legenda embutida ou que tenham menu: sempre acusa o erro "Error getting info from file". Encontrei num outro forum posts de 2009 com 2 usuários encontrando o mesmo erro. A última versão do programa é de 2007. Não sei se o problema tem alguma relação com o Windows XP (Service Pack 3, que não existia em 2007), ou se é alguma coincidência. O programa abre normalmente .avi ou .divx que só tenha Vídeo e Áudio: daí dá pra embutir os capítulos sem problemas. Porém, não dá pra fazer as 2 coisas ao mesmo tempo: embutir os capítulos e embutir as legendas (devido ao erro que descrevi). Se descobrir alguma solução, eu posto aqui.
« Última modificação: Março 06, 2010, 12:42:59 pm por zeurt »

Offline jmaraujo

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 409
  • Aprovação: +41/-0
  • Saudações desde Rivera, Uruguay!!! ;)
    • Ver Perfil
    • Fórum DVP5100K
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #6 Online: Fevereiro 23, 2010, 01:54:28 am »
Manter os menus originais do DVD realmente é impossível, porém você pode criar menus personalizados com o DivXMediaBuilder.

Eu tenho um sample do DMF, feito com o DivXMediaBuilder com menus tirados dos menus original do dvd. Muito legal, mas deve ter dado um trabalhão, he-he!!!

Infelizmente o link para download já não esta disponível. Já faz tempo disto e não lembro o nome do autor...   :(  Mas acho que foi feito pelo UserXP, autor do DivXMediaBuilder.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2010, 01:56:37 am por jmaraujo »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #7 Online: Março 06, 2010, 01:08:04 am »
Obs2: Estou tendo um problema com o DivXMediaBuilder: ele não consegue abrir arquivos .divx que tenham alguma legenda embutida ou que tenham menu: sempre acusa o erro "Error getting info from file". Encontrei num outro forum posts de 2009 com 2 usuários encontrando o mesmo erro. A última versão do programa é de 2007. Não sei se o problema tem alguma relação com o Windows XP (Service Pack 3, que não existia em 2007), ou se é alguma coincidência. O programa abre normalmente .avi ou .divx que só tenha Vídeo e Áudio: daí dá pra embutir os capítulos sem problemas. Porém, não dá pra fazer as 2 coisas ao mesmo tempo: embutir os capítulos e embutir as legendas (devido ao erro que descrevi). Se descobrir alguma solução, eu posto aqui.

Confirmado! O erro que descrevi referente aos arquivos .divx com legendas embutidas não ocorre com o Windows XP SP2. O erro acontece somente com o Windows XP SP3, Windows Vista e Windows Seven. Com esses últimos sistemas operacionais é possível criar os menus normalmente. Porém, não é possível contar com as legendas. Já no Windows XP SP2 tudo funciona perfeitamente.
O programa necessita dos seguintes arquivos instalados no sistema: msvbvm60.dll, comctl32.ocx. Acho que a partir do XP SP3 deve ter havido alguma mudança que em última instância resultou no erro descrito. Seria legal que alguém que entendesse de Windows e Sistemas Operacionais em geral pudesse dar alguma luz a esse tema (Ryan e colegas, ajuda please!  :P )

Podemos encarar o DivXMediaBuilder como uma peça de museu, já que seu autor (o UserXP) desapareceu, e a última versão do programa é de 2007. O fato é que o programa, apesar de apresentar uma curva de aprendizado meio complicada, é simplesmente fantástico! Com ele é possível aproveitar todas as opções disponíveis para criação de menus DMF (tudo o que consta da documentação oficial da DivX sobre DMF, sobre as especificações do arquivo .xml que deve ser usado na criação dos menus e capítulos, pode ser encontrado no programa). Além disso, o programa conta com "extras" muito bem vindos (ex: possibilidade de importar os capítulos de arquivo .txt criado pelo PGC Demux ou Chapter Extractor; possibilidade de importar de maneira fácil e rápida os botões e os overlays dos menus dos DVD originais abertos no DVDSubEdit, etc.).

Para terminar, devo dizer que, após um período de estudo, já criei a minha primeira réplica de Menu de DVD Original: criei um DivX mantendo os menus originais, os capítulos, as legendas e as faixas de áudio. Podia até ter colocado os extras, porém a preguiça venceu e deixei sem extras mesmo. Existem algumas discretas limitações que fazem com que a réplica as vezes não seja completamente idêntica, porém são detalhes muito sutis e que não chamam atenção. Pretendo disponibilizar alguma amostra dessa ou de alguma outra réplica que criar. Além disso, tendo tempo, pretendo criar um tutorial ensinando o passo a passo do processo de criação dos menus, o qual deve ser feito de maneira muito planejada e sistematizada a fim de minimizar os possíveis erros e a perda de tempo.

« Última modificação: Março 06, 2010, 01:51:42 am por zeurt »

Offline rafalibrenz

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 356
  • Aprovação: +28/-0
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #8 Online: Março 06, 2010, 03:34:03 am »
Acho que descobri a solução:
1- Criar o DivX a partir do DVD (ex: com AutoGK, etc.), ripando as legendas .idx/.sub (para serem usadas como legendas externas ou embutidas XSUB).
2- Extrair os capítulos (chapters.txt) do DVD usando o PGCDemux (freeware) ou o ChapterXtractor (freeware).
3- Usar o DivXMediaBuilder (freeware); em Tools, escolher One movie with chapters; em Features, escolher Create Chapters for Title; escolher a opção Create Chapters/ Exactly / from .txt; dar umas bisbilhotadas neste interessante programa, e então, quando satisfeito, ir em Features / Create Divx (Obs: esse programa usa o DivXMux).
Cara!

Tive alguns problemas, mas acho que agora consegui.

O grande problema que eu estava tendo é que o DivXMux morria no meio do processo, me dizendo somente "abnormal program termination", mas aparentemente eu consegui solucionar esses problemas tirando o vídeo de pastas que continham caracteres especiais no caminho.

O meu DVP5990 tá lendo bem bonitinho os capítulos dos meus .DivX! Bow de shola! Testei com XviD, e realmente funciona.

Muito obrigado, zeurt. :)

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #9 Online: Agosto 02, 2010, 09:15:02 pm »
Em fevereiro, quando o rafalibrenz criou este tópico, eu solicitei para o grego dhmk (o desenvolvedor do AVIAddXSubs) a implementação de suporte a adição de capítulos definidos pelo próprio usuário (ao invés de capítulos com intervalo fixo entre si; ex: a cada 10 minutos). Ele disse que quando tivesse tempo e disposição poderia fazer isso (não seria muito difícil).
Seis meses depois (dia 31/07/2010) ele lançou a versão 9.7 do AVIAddXSubs, que passa suportar a adição de capítulos definidos pelo usuário, e que devem ser colocados num arquivo de texto (com o mesmo nome do .avi, porém com a extensão .chp). Esse arquivo deve conter os tempos dos capítulos no seguinte formato:
00:00:00:000 ou seja (Horas:Minutos:Segundos:Milisegundos); sendo que cada tempo de capítulo deve estar em uma linha.

Para extrair os tempos de capítulo de um DVD e embutí-los no .divx com o AVIAddXSubs, recomendo o seguinte:
-Fazer download do ChapterXtractor: http://www.videohelp.com/tools/ChapterXtractor
-Abrir a pasta do ChapterXtractor, e abrir o arquivo ChapterXtractor.ini no bloco de notas.
-Criar um preset como este:
Preset 7=AVIAddXSubs
Format 7=%hh:%mm:%ss:%ms\n
Header 7=
Footer 7=

-Executar o ChapterXtractor, e abrir o arquivo IFO do DVD (pasta VIDEO_TS) do qual se deseja extrair os capítulos.
-Ir na aba Format e escolher o preset AVIAddXSubs (que foi criado antes).
-Salvar o arquivo de texto, que conterá os tempos dos capítulos no formato aceito pelo AVIAddXSubs.
-Renomear esse arquivo para o mesmo nome do .avi, porém com a extensão .chp (deixá-los na mesma pasta).
-Executar o AVIAddXSubs, abrir o .avi, configurar a parte das legendas a serem embutidas como de costume, e clicar em Start.
-Pronto, o arquivo .divx criado terá os capítulos conforme esperado.

É bom ressaltar que o AVIAddXSubs, a partir dessa versão 9.7, passa a ser o único programa capaz de adicionar legendas e capítulos (ao mesmo tempo) num .avi, utilizando-se o Windows XP SP3, Vista ou Seven.  :clapping: O DivXMediaBuilder só funciona com o Windows XP SP2.

Editado:Corrigi um caractere errado no preset do AVIAddXSubs (como pode ser lido nos posts abaixo).
« Última modificação: Setembro 02, 2010, 07:28:30 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: DVD Video para DivX 6 (DMF): tem como?
« Responder #9 Online: Agosto 02, 2010, 09:15:02 pm »