Autor Tópico: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR  (Lida 118692 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #110 Online: Abril 30, 2011, 02:00:28 am »
Nos últimos dias eu andei pesquisando algumas coisas sobre o arquivo .mpg gerado pelo ZBT-601/633.
Na verdade, o arquivo é um MPEG Transport Stream, porém o container usado é muito pouco amigável, de modo que não é possível reproduzi-lo diretamente em Media Players, por exemplo (testei no NMT A-200 que eu possuo). Eu fiquei sabendo que alguns arquivos gerados por outros PVRs já usam o container .TS tradicional e não apresentam esse tipo de limitação.

Os meus objetivos eram:

1-) Conseguir reproduzir os arquivos gravados pelo ZBT-601 no Media Player de mesa (no caso o NMT A-200) da maneira mais simples e rápida possível. Talvez quem estiver lendo possa pensar: pra que reproduzir os arquivos no Media Player se eles podem ser reproduzidos no próprio PVR?? Tenho 2 motivos pra isso:
a-) No Media Player eu posso contar com INÚMEROS recursos úteis na reprodução dos arquivos, os quais não estão disponíveis no ZBT-601, entre eles: função RESUME (que fica na memória mesmo após o Media Player ser desligado), função GOTO/Time Search, Slow Motion, Quadro a Quadro, Avanço e Retrocesso Rápidos melhores, teclas dedicadas para a reprodução no controle remoto, etc.
b-) Como o ZBT-601 fica na casa da minha mãe, as vezes eu posso pedir pra ela gravar algum programa, o qual eu poderei assistir em casa no Media Player.  :laugh:

2-) Vejam bem, eu particularmente não tenho interesse em reencode dos arquivos para fins de economia de espaço, e arquivamento. O máximo que eu me interessaria seria a opção de "cortar excessos" da gravação, caso isso fosse fácil e rápido.

Depois de procurar bastante, não encontrei uma solução gratuita que cumprisse os objetivos que traçei acima (ainda espero que apareça alguma). O DGAVCIndex é um dos únicos programas gratuitos que faz o Demux do .mpg criado pelo nosso conversor. Porém, não achei uma solução gratuita que fizesse simplesmente o remux dos streams para .TS (tsmuxer), .mkv (mkvmerge), .mp4 (MP4Box), ou o que quer que seja (que pudesse ser reproduzido no meu Media Player). São frequentes os erros decorrentes do áudio da nossa TV Digital Brasileira ISDB-TB: o AAC-LC LATM/LOAS (nas soluções gratuitas que encontrei, o audio sempre tinha que ser convertido primeiro). Muito menos achei solução gratuita que permitisse a edição do arquivo, cortando os excessos, de maneira simples, rápida, e livre de problemas...

Olhando no site do neozelandês tburtenshaw, criador do Zimview, vi que a única recomendação que ele fazia em relação à edição do arquivo .mpg, era o programa VideoReDo TV Suite. Ele estava certo: esse programa faz tudo o que eu estava buscando (descrito acima), de maneira simples e rápida. O .TS gerado (após edição, caso desejada) é reproduzido perfeitamente no meu NMT A-200. O problema é que o programa é pago...  :P

Link do site do Zinview, falando sobre edição: http://code.google.com/p/zimview/wiki/UsingAndRecordingWithOleviaFirmware

Link do VideoReDo TVSuite: http://www.videoredo.com/en/ProductTVS.htm
« Última modificação: Abril 30, 2011, 03:21:25 pm por zeurt »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #111 Online: Abril 30, 2011, 02:50:44 am »
O estranho é que o Weverton disse que só desligou o aparelho após 1 hora...

Também achei estranho. No caso de não ter havido nenhuma interferência externa, a atualização deveria ter seguido, ainda que o progresso não estivesse sendo exibido. Mas das inúmeras vezes (e foram muitas mesmo ;)) que fiz atualizações durante o desenvolvimento, observei algumas instabilidades como essa.

Só pra deixar claro: a complicação na atualização de FW devido a esse bug da CC pode ser evitada simplesmente se desligando a CC (que tenha sido ligada automaticamente e indevidamente após ter conectado o pendrive), não é isso?

Pode ser que sim. Mas eu não consigo lembrar se a versão 1.14.4 com bug também ligava o CC após a confirmação de atualização do firmware. Então talvez o melhor mesmo seja colocar em um canal sem sinal quando for atualizar a partir da versão 1.14.4 oficial.

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #111 Online: Abril 30, 2011, 02:50:44 am »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #112 Online: Abril 30, 2011, 03:16:43 pm »
Um problema com o Firmware Rictad versão 1.14.4b beta 2 no ZBT-601:
Oi rictad,
Eu detectei o seguinte problema: após o aparelho ficar ligado por algumas horas, não é mais possível desligá-lo pelo controle remoto. Eu pude observar isso algumas vezes (o aparelho não fica em casa). Quando eu verifiquei esse problema, foi assim: após um tempo ligado (talvez 2 horas, mais ou menos), ao tentar desligá-lo pelo controle, a tela ficava preta, o som desaparecia, mas o LED não ficava vermelho. Pressionar POWER no próprio aparelho provocava o reboot (conforme esperado). Daí, ao tentar desligar pelo controle, acontecia a mesma coisa, não desligava.
Esse problema ocorria todos os dias. Esperei uma semana para trocar de firmware e verificar se mudava alguma coisa: atualizei para a versão oficial 1.15.4 específica do ZBT-601, e a partir de então, os problemas não ocorreram mais...  ???

Realmente, HDDs com partições NTFS e ao mesmo tempo ext3 ou Fat32 não funcionam:
Testei com os 2 HDDs de 500GB que tenho, com partições FAT32 (de 16 e depois 40GB), e ext3 (de 16 e depois 40GB também) e não funcionou.
Mesmo aquele teste meio arriscado que eu fiz, de mover toda a partição NTFS grande para a direita, para colocar a FAT32 na esquerda não funcionou.
Não sei se pode ter a ver com o tamanho das partições, ou outra coisa ainda obscura.
Acho que mais testes podem elucidar melhor isso, mas até que se prove ao contrário, não funciona...  :-[
P.S.: Só pra deixar registrado, acabei fazendo o backup de um dos meus HDDs e o formatei com uma única partição em FAT32, e funcionou.
« Última modificação: Abril 30, 2011, 04:07:18 pm por zeurt »

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #113 Online: Abril 30, 2011, 06:59:12 pm »
Um problema com o Firmware Rictad versão 1.14.4b beta 2 no ZBT-601:
Oi rictad,
Eu detectei o seguinte problema: após o aparelho ficar ligado por algumas horas, não é mais possível desligá-lo pelo controle remoto. Eu pude observar isso algumas vezes (o aparelho não fica em casa). Quando eu verifiquei esse problema, foi assim: após um tempo ligado (talvez 2 horas, mais ou menos), ao tentar desligá-lo pelo controle, a tela ficava preta, o som desaparecia, mas o LED não ficava vermelho. Pressionar POWER no próprio aparelho provocava o reboot (conforme esperado). Daí, ao tentar desligar pelo controle, acontecia a mesma coisa, não desligava.
Esse problema ocorria todos os dias. Esperei uma semana para trocar de firmware e verificar se mudava alguma coisa: atualizei para a versão oficial 1.15.4 específica do ZBT-601, e a partir de então, os problemas não ocorreram mais...  ???

Estranho... Eu observei isso algumas vezes, mas com todos os firmwares e cheguei à conclusão que fosse um bug no painel frontal do 601, independente da versão de firmware. Por exemplo, agora a pouco desliguei normalmente pelo CR o meu 601 com a versão 1.14.4b beta2 que estava ligado por mais de 3 dias (eu quase nunca desligo, mas sempre que o faço é pelo CR e depois de dias ligado). Precisamos de mais testes. Lembrando que a versão 1.14.4 foi feita originalmente para o ZBT-633 e realmente pode ter algo que potencializa esse efeito.

Nos testes que você fez nas duas versões, havia algo ligado à porta USB? Uma das coisas que observei na versão 1.15.4 oficial é que, após vários minutos, ela desconecta o pendrive e o reconecta, ligando o CC. Mas isso com meu pendrive. Não observei esse efeito com um HDD. O meu 601 fica várias horas ligado mas sem nada na USB.
« Última modificação: Abril 30, 2011, 07:01:48 pm por rictad »

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #114 Online: Abril 30, 2011, 07:06:23 pm »
O problema sempre acontecia sem nada conectado na USB...

Offline PedroAcerbi

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 4
  • Aprovação: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #115 Online: Abril 30, 2011, 08:40:48 pm »
Pessoal, boa noite!
Sou novo aqui no forum, e gostaria de pedir licença para relatar uma situação lamentável que ocorreu comigo.

Atualizei para a versão 1.14.4. Ate ai tudo bem. Depois atualizei novamente para a versao 1.14.4B que você lançou no fórum e o aparelho morreu.
O aparelho não desliga pelo controle nem pelo botão frontal. So desliga tirando a tomada.
Ligar ele liga. E antes de jogar o logo da Zinwell, ele corta o sinal do cabo HDMI.
Com cabo composto, fica parado no logo da Zinwell.

Será que há alguma esperança para o meu equipamento?
Ou devo tentar devolve-lo para a loja que me vendeu?

Obrigado.

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #116 Online: Abril 30, 2011, 10:04:59 pm »
Pessoal, boa noite!
Sou novo aqui no forum, e gostaria de pedir licença para relatar uma situação lamentável que ocorreu comigo.

Atualizei para a versão 1.14.4. Ate ai tudo bem. Depois atualizei novamente para a versao 1.14.4B que você lançou no fórum e o aparelho morreu.
O aparelho não desliga pelo controle nem pelo botão frontal. So desliga tirando a tomada.
Ligar ele liga. E antes de jogar o logo da Zinwell, ele corta o sinal do cabo HDMI.
Com cabo composto, fica parado no logo da Zinwell.

Será que há alguma esperança para o meu equipamento?
Ou devo tentar devolve-lo para a loja que me vendeu?

Obrigado.

Olá Pedro!

Seu aparelho é um ZBT-601, não é?

Pelo que você escreveu, aconteceu uma falha na atualização. Como o logo é exibido, então o zmw_base_zinwell está sendo carregado, o que indica que o CFE está gravado corretamente. Portanto, é possível recuperá-lo via cabo, com o método alternativo descrito pelo rafael_netto (pela linha de comando do busybox), mas com duas partições no pendrive: uma contendo um zmw_base_zinwell alternativo funcional para ser chamado pelo busybox para rodar a interface do STB e a outra contendo uma nova versão do firmware para ser gravada.

Offline rafael_netto

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 19
  • Aprovação: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #117 Online: Abril 30, 2011, 10:25:10 pm »
A situação do Pedro é parecida com aquela do Cassien, que tentou atualizar um Aiko que tinha um firmware antigo. Será que também é incompatibilidade do rootfs?

Pelo que o Pedro contou no HTF ele fez as atualizações assim que tirou o aparelho da caixa, sem sintonizar canal nenhum. De repente nessas condições o rootfs permanece "limpo" e dá pau com o firmware modificado.

Aproveitando....
Rictad e Zeurt, vocês que andaram fuçando o sistema do aparelho, viram se existe algum tipo de "recuperação de emergência", alguma forma de rodar uma atualização na hora do boot sem ser pela interface?

Offline rictad

  • Hacker Honorário
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 285
  • Aprovação: +59/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #118 Online: Abril 30, 2011, 10:39:38 pm »
A situação do Pedro é parecida com aquela do Cassien, que tentou atualizar um Aiko que tinha um firmware antigo. Será que também é incompatibilidade do rootfs?

Pelo que o Pedro contou no HTF ele fez as atualizações assim que tirou o aparelho da caixa, sem sintonizar canal nenhum. De repente nessas condições o rootfs permanece "limpo" e dá pau com o firmware modificado.

Aproveitando....
Rictad e Zeurt, vocês que andaram fuçando o sistema do aparelho, viram se existe algum tipo de "recuperação de emergência", alguma forma de rodar uma atualização na hora do boot sem ser pela interface?

Pois é, eu pensei nisso. Eu estou suspeitando de uma coisa. Ele atualizou para a versão 1.14.4 primeiro. Nunca fiz esse teste, mas a versão 1.14.4 do ZBT-601 tem o mesmo número. Pode ser que o firmware não faça o reset das informações da eeprom do rootfs no primeiro boot, pois ele considera que está na mesma versão e isso pode tornar as coisas incompatíveis. Vou repetir os passos dele agora aqui para tirar a dúvida.

Teve um único momento que eu vi uma espécie de recuperação de emergência. Foi um susto que eu tive quando testei o firmware de um Olevia no "tijolão". Ele gravou o CFE mas não conseguia achar o Kernel Linux. Foi mostrada uma imagem de erro na tela numa caixa no mesmo padrão da interface gráfica do Zinwell, com coisas em chinês e uma mensagem do tipo "procurando firmware de recuperação". Parecia que estava procurando algo na rede, mas não tenho certeza. O susto foi que o prompt do CFE não era mostrado e eu achei que o aparelho estava irrecuperável. Mas depois eu vi que ele tentava achar o firmware, dava uma mensagem de não encontrado (isso no terminal do CFE) e tentava de novo. Aguardei ele tentar várias vezes, umas 30, até que desistiu e mostrou o prompt. Aí pude regravar as coisas pela ethernet.

Enfim, parece haver um método nesse CFE das versões novas (que inclusive é maior e tem um prompt diferente) mas que só é executado quando não acha o Kernel e que não é utilizado de forma correta nos nossos Zinwell.

Offline zeurt

  • Seeder
  • Colaboradores
  • Papagaio
  • *
  • Mensagens: 333
  • Aprovação: +47/-0
    • Ver Perfil
Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #119 Online: Abril 30, 2011, 10:56:41 pm »
Um fato curioso é que tanto a atualização mal sucedida do Weverton como a do PedroAcerbi partiram do FW 1.14.4 Oficial (sendo o primeiro no ZBT-633 e o segundo no ZBT-601). Será que essa versão é mesmo mais propensa a problemas (além do já descrito bug da CC)?
« Última modificação: Abril 30, 2011, 11:29:20 pm por zeurt »

FORUM.RYAN.COM.BR

Re: Firmware do conversor digital Zinwell ZBT-620A "tijolão" com função PVR
« Responder #119 Online: Abril 30, 2011, 10:56:41 pm »