Texto publicado em 1999
O consórcio de empresas que colocou a especificação DVD no mercado incluia os estúdios de cinema de Hollywood. Por muito tempo o lançamento do padrão DVD foi adiado porque as empresas de software não entravam em acordo com Hollywood sobre as proteções a serem empregadas. A indústria de software não estava muito preocupada com proteção contra cópias e outros detalhes do gênero (por motivos que só eles conhecem ao certo), mas para os estúdios essa era A preocupação. Entre os aborrecimentos que a indústria de cinema introduziu na especificação DVD estão a proteção Macrovision, a Criptografia CSS e a divisão do mundo em regiões.
A figura abaixo mostra o mundo, segundo Hollywood:
Como se pode ver pela figura acima, Estados unidos e Canadá formam a região 1, enquanto o restante das américas (incluindo o Brasil) e a Austrália formam a região 4.
Dizem (mas não foi ninguém de Hollywood que me contou isso) que os motivos para essa divisão foram basicamente dois:
- Controlar as datas de lançamento de filmes. Os estúdios parecem não gostar que certos filmes tenham lançamento simultâneo no mundo inteiro.
- Reduzir a pirataria. Já que uma indústria clandestina de cópias ou terá um mercado menor para distribuir as falsificações ou terá que fabricar e distribuir diversas versões do mesmo filme.
O primeiro motivo é compreensível. Comprando a cópia lançada localmente com legendas em português, você ajuda a subsidiária local a investir no lançamento de novos filmes que virão sempre com legendas também em português.
Entretanto, isso se torna um tremendo pé no saco para quem quer comprar um DVD player e não está satisfeito com o que encontra no mercado nacional, seja por causa das características do aparelho ou do seu preço. Porque um DVD player fabricado para uso na região 1 (EUA), em teoria, rejeita qualquer DVD fabricado para a região 4 (Brasil).
Isso vale tanto para DVD players de mesa (o equivalente moderno dos aparelhos de vídeo cassete) quanto para os Kits DVD que você instala em um computador. Nos computadores, a implementação da codificação por regiões é mais complexa e ocorre em várias camadas. Em outro texto, tentarei explicar que camadas são essas e como é possível burlar a codificação em cada uma.
Nota: burlar a codificação não é ilegal. Não existe lei nem nos EUA nem no Brasil contra isso. O máximo que pode ocorrer (se é que os fabricantes estão ligando para isso) é você perder a garantia do aparelho, se você for descoberto. |
Leave a Reply