Texto publicado em 03/05/1999
[Download] [Home Page do Desenvolvedor]
Nota (30/07/2002): O projeto Litestep mudou de mãos e seus novos desenvolvedores cortaram todos os links de download. Eles informam que o Litestep estará disponível novamente “quando estiver pronto”.
Litestep é um Shell alternativo para o Windows 95/98. Ele substitui o Explorer no papel de gerenciador do desktop (você continua usando o explorer no gerenciamento de arquivos). O Litestep muda o Menu Iniciar, a Barra de Tarefas e o Desktop, mas as janelas continuam com a mesma aparência e funcionam do mesmo jeito que antes. Seu design é baseado no Afterstep do Linux.
Clique na imagem acima para ver uma ampliação.
O Litestep também funciona sob Windows NT, mas ainda é problemático demais nessa plataforma.
A equipe do Litestep afirma que além de mudar a aparência do Windows, você ganha o benefício de que o Litestep é bem mais estável que o Explorer no gerenciamento do Desktop (o que em teoria vai minimizar a quantidade de operações ilegais envolvendo o Explorer) e também requer menos memória. Não pude checar isso ainda.
Note que para realmente mudar a aparência do Windows, você deve usar um programa como o EFX ou o WindowBlinds em conjunto com o Litestep.
Instalando o Litestep
Você precisa ter:
- O programa de instalação para a versão 0.24, disponível aqui
- O update para a versão 0.24.4, disponível aqui
- O arquivo de configuração adaptado para o Brasil, disponível aqui
Após descompactar o arquivo ZIP do programa de instalação em uma pasta temporária, execute Install.exe. A seguinte janela aparecerá:
Se for a sua primeira vez com o Litestep, deixe como está a pasta de instalação “C:\Litestep\”.
Clique em “INSTALL”. Nenhum indicador de progresso aparecerá, nem o ponteiro do mouse mudará para uma ampulheta, por isso você poderá ficar tentado a clicar de novo e de novo. Não faça isso. Aguarde um pouco pela próxima mensagem:
Aqui você deve confirmar a alteração do shell. Se você responder “NÃO”, Litestep não funcionará, apesar de instalado. Responda SIM.
Se tudo ocorrer bem, Litestep informará:
Clique em OK e volte para a janela de instalação para clicar em CANCEL para sair dele. O programa não sai sozinho quando a instalação termina.
Agora é hora de descompactar os dois arquivos restantes dentro de C:\litestep\. Deixe os arquivos existentes serem sobreescritos.
Após isso você deve reiniciar o Windows para que a mudança tenha efeito.
Problemas de instalação conhecidos
Você não deve instalar o Litestep enquanto estiver usando-o, mesmo que seja um upgrade;
Se você receber a seguinte mensagem de erro:
Verifique se você não está tentando instalar em um diretório onde já existe uma instalação do Litestep.
SOCORRO! Após a reinicialização o Windows não entra mais!
Não se desespere. Dê um RESET na máquina, vá direto para o prompt do DOS e edite a seguinte linha do arquivo \windows\system.ini:
shell=C:\LiteStep\LiteStep.exe
trocando para
shell=explorer.exe
Isso é tudo o que se precisa para desinstalar o Litestep. Se a máquina ainda assim continuar apresentando problemas, o problema não é do Litestep.
Escolhendo o Shell
O Litestep fornece um utilitário DOS que você pode usar se não quiser editar o System.INI à mão. Ele está em C:\Litestep\shellsw\shellsw.exe.
Você pode usá-lo de duas maneiras:
- Diretamente – Execute o programa, escolha o shell no menu e reinicie o Windows
- Automaticamente – Inclua a linha C:\Litestep\shellsw\shellsw.exe.em seu autoexec.bat e você poderá escolher que shell usar sempre antes de entrar no Windows. Por padrão, shellsw.exe espera três segundos pela resposta do usa’rio, mas você pode mudar isso editando o arquivo C:\Litestep\shellsw\shellsw.ini. Mude o valor na linha MenuAutoDelay=3 para algo mais apropriado
É possível rodar o Litestep dentro do Explorer, para ir se acostumando, mas ele terá funcionalidade limitada. Para fazer isso, basta executar C:\Litestep\litestep.ex e clicar em OK quando ele exibir uma mensagem explicando que não funciona totalmente nessa circustância.
Usando o Litestep
A partir da versão 0.24.2 o Litestep suporta “hints” (tooltips/dicas) para os botões, isso significa que se você parar o ponteiro do mouse sobre um botão, aparecerá uma etiqueta com seu nome ou função, se definidos em step.rc. Entretanto, eu iniciei esta página analisando a versão 0.24, que ainda não tinha essa fuicionalidade, por isso descrevo abaixo a função de cada item do Wharf. Essa seção continua na esperança de que seja útil. Menu Sistema
Menu Aplicações
Menu Rede
Menu Tarefas O Menu Tarefas é diferente dos outros. Quando você clica nele aparece uam barra com todas as aplicações em execução. Clique um uma aplicação para mostrá-la na tela. Esse menu é equivalente à barra de tarefas do Explorer. O relógio
Gerenciador do Desktop Virtual (VWM)
Clique duas vezes sobre o VWM para ativar o Auto Switch. Com isso, ao mover o mouse para além das bordas da área de trabalho, o VWM chaveará sua tela automaticamente para o quadrante correspondente. Para desligar, clique novamente duas vezes no VWM. Note que usar o VWM pode ser tremendamente confuso para o usuário iniciante, certifique-se de que entendeu como funciona antes de usá-lo. O Menu Popup Clique com o botão direito sobre qualquer área livre do desktop ou sobre o Wharf (exceto no VWM) para acessar o Menu Popup. Todos os itens desse menu são configuráveis através da edição de step.rc. Na figura ao lado, você vê o menu padrão, mas com as descrições já traduzidas por mim. Clicando em um dos itens, o menu se expande para mostrar os sub-menus, como o Menu Iniciar do Windows. O item “Menu Iniciar” acessa tudo o que você tem no Menu Iniciar mas, devido a um bug dessa versão do Litestep, se você tiver muitos itens no sub-menu Programas, poderá acessar apenas os inferiores que couberem na tela. Para contornar esse problema você tem duas opções:
Problemas do Litestep O programa ainda está em versão beta, por isso não espere que seja perfeito. Alguns dos problemas que encontrei foram:
|
Leave a Reply