Windows

LITESTEP

Texto publicado em 03/05/1999

[Download] [Home Page do Desenvolvedor]

Nota (30/07/2002): O projeto Litestep mudou de mãos e seus novos desenvolvedores cortaram todos os links de download. Eles informam que o Litestep estará disponível novamente “quando estiver pronto”.

Litestep é um Shell alternativo para o Windows 95/98. Ele substitui o Explorer no papel de gerenciador do desktop (você continua usando o explorer no gerenciamento de arquivos). O Litestep muda o Menu Iniciar, a Barra de Tarefas e o Desktop, mas as janelas continuam com a mesma aparência e funcionam do mesmo jeito que antes. Seu design é baseado no Afterstep do Linux.

Clique na imagem acima para ver uma ampliação.

O Litestep também funciona sob Windows NT, mas ainda é problemático demais nessa plataforma.

A equipe do Litestep afirma que além de mudar a aparência do Windows, você ganha o benefício de que o Litestep é bem mais estável que o Explorer no gerenciamento do Desktop (o que em teoria vai minimizar a quantidade de operações ilegais envolvendo o Explorer) e também requer menos memória. Não pude checar isso ainda.

Note que para realmente mudar a aparência do Windows, você deve usar um programa como o EFX ou o WindowBlinds em conjunto com o Litestep.


Instalando o Litestep

Você precisa ter:

  • O programa de instalação para a versão 0.24, disponível aqui
  • O update para a versão 0.24.4, disponível aqui
  • O arquivo de configuração adaptado para o Brasil, disponível aqui

Após descompactar o arquivo ZIP do programa de instalação em uma pasta temporária, execute Install.exe. A seguinte janela aparecerá:

Se for a sua primeira vez com o Litestep, deixe como está a pasta de instalação “C:\Litestep\”.

Clique em “INSTALL”. Nenhum indicador de progresso aparecerá, nem o ponteiro do mouse mudará para uma ampulheta, por isso você poderá ficar tentado a clicar de novo e de novo. Não faça isso. Aguarde um pouco pela próxima mensagem:

Aqui você deve confirmar a alteração do shell. Se você responder “NÃO”, Litestep não funcionará, apesar de instalado. Responda SIM.

Se tudo ocorrer bem, Litestep informará:

Clique em OK e volte para a janela de instalação para clicar em CANCEL para sair dele. O programa não sai sozinho quando a instalação termina.

Agora é hora de descompactar os dois arquivos restantes dentro de C:\litestep\. Deixe os arquivos existentes serem sobreescritos.

Após isso você deve reiniciar o Windows para que a mudança tenha efeito.

Problemas de instalação conhecidos

Você não deve instalar o Litestep enquanto estiver usando-o, mesmo que seja um upgrade;

Se você receber a seguinte mensagem de erro:

Verifique se você não está tentando instalar em um diretório onde já existe uma instalação do Litestep.

SOCORRO! Após a reinicialização o Windows não entra mais!

Não se desespere. Dê um RESET na máquina, vá direto para o prompt do DOS e edite a seguinte linha do arquivo \windows\system.ini:

shell=C:\LiteStep\LiteStep.exe

trocando para

shell=explorer.exe

Isso é tudo o que se precisa para desinstalar o Litestep. Se a máquina ainda assim continuar apresentando problemas, o problema não é do Litestep.


Escolhendo o Shell

O Litestep fornece um utilitário DOS que você pode usar se não quiser editar o System.INI à mão. Ele está em C:\Litestep\shellsw\shellsw.exe.

Você pode usá-lo de duas maneiras:

  • Diretamente – Execute o programa, escolha o shell no menu e reinicie o Windows
  • Automaticamente – Inclua a linha C:\Litestep\shellsw\shellsw.exe.em seu autoexec.bat e você poderá escolher que shell usar sempre antes de entrar no Windows. Por padrão, shellsw.exe espera três segundos pela resposta do usa’rio, mas você pode mudar isso editando o arquivo C:\Litestep\shellsw\shellsw.ini. Mude o valor na linha MenuAutoDelay=3 para algo mais apropriado

É possível rodar o Litestep dentro do Explorer, para ir se acostumando, mas ele terá funcionalidade limitada. Para fazer isso, basta executar C:\Litestep\litestep.ex e clicar em OK quando ele exibir uma mensagem explicando que não funciona totalmente nessa circustância.


Usando o Litestep

O Wharf

O Wharf é uma espécie de menu flutuante. Ele tanto pode incluir menus de aplicações como conter aplicações inteiras especialmente escritas para ele.

A coluna ao lado mostra o Wharf “estendido” da forma que aparece logo depois de instalado. Se você clicar duas vezes na barra de título, ele se contrai para mostrá-la e nada mais: .Clique duas vezes para restaurar. Clique e arraste para mover o Wharf para outra posição.

De cima para baixo as quatro primeiras figuras representam os menus:

  • Sistema
  • Aplicações
  • Rede
  • Tarefas

Em seguida, vem as aplicações:

  • Relógio
  • Gerenciador do Desktop Virtual

Essas são as aplicações instaladas por default, mas outras podem ser incorporadas

A partir da versão 0.24.2 o Litestep suporta “hints” (tooltips/dicas) para os botões, isso significa que se você parar o ponteiro do mouse sobre um botão, aparecerá uma etiqueta com seu nome ou função, se definidos em step.rc. Entretanto, eu iniciei esta página analisando a versão 0.24, que ainda não tinha essa fuicionalidade, por isso descrevo abaixo a função de cada item do Wharf. Essa seção continua na esperança de que seja útil.

Menu Sistema

Reinicia o Litestep. Útil quando você está testando modificações no step.rc.
Abre o arquivo de configuração step.rc no notepad
Abre o Painel de Controle do Windows
Abre uma janela do DOS
Abre uma janela do Windows Explorer
Efetua o logout do usuário atual
Chama a janela de desligamento do Windows

Menu Aplicações

Abre a janela do Ambiente de Rede
Abre o notepad
Abre o Wordpad

Menu Rede

Abre a janela de acesso à rede dial-up

Menu Tarefas

O Menu Tarefas é diferente dos outros. Quando você clica nele aparece uam barra com todas as aplicações em execução. Clique um uma aplicação para mostrá-la na tela. Esse menu é equivalente à barra de tarefas do Explorer.

O relógio

Clique duas vezes no relógio para ajustar. Note que além da hora o relógio também apresenta dia, mês e ano. Você pode ter um relógio analógico na tela, mas precisará editar o step.rc para isso.

Gerenciador do Desktop Virtual (VWM)

O conceito não é novo (já era possível fazer isso no Windows 3.1), mas ainda é útil e desconhecido da maioria dos usuários windows. Litestep tem uma àrea de trabalho que é sempre quatro vezes o tamanho da sua tela. Inicialmente, você trabalha no quadrante superior esquerdo, mas se clicar com o botão direito em um dos outros quadrantes (note que a figura ao lado é dividida em quatro), será movido instantaneamente para lá. Você pode usar isso para organizar janelas de trabalho, movendo janelas pelos quadrantes. Por exemplo, você pode deixar todas as suas janelas de download reunidas sozinhas em um dos quadrantes, clicando nele você veria o status atual de todos os downloads.

Clique duas vezes sobre o VWM para ativar o Auto Switch. Com isso, ao mover o mouse para além das bordas da área de trabalho, o VWM chaveará sua tela automaticamente para o quadrante correspondente. Para desligar, clique novamente duas vezes no VWM.

Note que usar o VWM pode ser tremendamente confuso para o usuário iniciante, certifique-se de que entendeu como funciona antes de usá-lo.

O Menu Popup

Clique com o botão direito sobre qualquer área livre do desktop ou sobre o Wharf (exceto no VWM) para acessar o Menu Popup. Todos os itens desse menu são configuráveis através da edição de step.rc. Na figura ao lado, você vê o menu padrão, mas com as descrições já traduzidas por mim. Clicando em um dos itens, o menu se expande para mostrar os sub-menus, como o Menu Iniciar do Windows. O item “Menu Iniciar” acessa tudo o que você tem no Menu Iniciar mas, devido a um bug dessa versão do Litestep, se você tiver muitos itens no sub-menu Programas, poderá acessar apenas os inferiores que couberem na tela. Para contornar esse problema você tem duas opções:

  • Abrir uma janela do explorer em c:\windows\Menu Iniciar\Programas
  • Dividir o conteúdo da pasta acima em outras pastas, por exemplo:
    • c:\windows\Menu Iniciar\Programas1
    • c:\windows\Menu Iniciar\Jogos

Problemas do Litestep

O programa ainda está em versão beta, por isso não espere que seja perfeito. Alguns dos problemas que encontrei foram:

  • O Litestep não segue ainda as normas de internacionalização do Windows, por isso você tem que editar o arquivo de configuração para que ele funcione corretamente no Windows em português. Não é tarefa difícil, mas você pode pegar um arquivo de configuração já traduzido por mim, aqui.
  • Ao abrir o Menu Iniciar proporcionado pelo Litestep, somente os itens que couberem na tela serão apresentados. O menu não “rola” para mostrar os outros. Isso só é um problema para os usuários que instalam muita coisa no Windows (como eu) mas é possível contornar isso quebrando o Menu Iniciar em vários menus menores.
  • O Litestep não permite que você arraste e solte itens para o Desktop. Na verdade, não é mais possível ter itens no Desktop, além dos manualmente inseridos pela edição de step.rc.
  • Mudar de resolução sem reinicializar não funciona bem.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>