starcraft

Starcraft – A AI trapaceia


Quanto a isso não há a menor dúvida. O computador sempre sabe onde você inicia o jogo e onde estão todos os pontos de mineração (PM).

Não é só nesse jogo que a AI trapaceia. Em Total Annihilation, por exemplo, você também passa maus bocados por causa da malandragem da máquina.

Como ele sabe onde você inicia e você não sabe onde ele está, ele pode se dar ao luxo de construir quase nenhuma defesa na base e enviar todos os soldados para a sua base em um rush no início do jogo. Você, por outro lado, tem que se preocupar com defesas porque o ataque é líquido e certo. O computador então segue reto em direção à sua base, pela entrada mais próxima, logo no primeiro ataque. No Starcraft original, se você tiver protegido bem a entrada mais próxima da base dele, todos os soldados inimigos morrerão em suas defesas. No Starcraft Brodwar a AI é um pouco mais esperta e se a entrada de sua base mais próxima da dele estiver protegida ele segue direto para qualquer outra entrada que esteja desguarnecida. Ele nem precisa procurar, como um humano faria, porque sabe exatamente onde está.

Você pode ganhar um pouco de tempo para se proteger, se aproveitar uma pequena característica da trapaça do computador. Se você colocar um soldado seu em um PM longe de sua base, é possível que o computador seja enganado e vá com toda a sua tropa de ataque para matá-lo. Essa é uma das trapaças do computador: ele em determinados momentos do jogo (geralmente no inicio) sabe quando há presença inimiga em um PM, mas não sabe quantos inimigos são. Se essa estratégia vai ou não funcionar, depende de onde você e o computador começaram e onde você posicionou seu soldado.

Sabendo onde estão todos os PM, ele pode mandar um minerador (probe, SCV, ou drone) rapidamente para uma mina quando chega a hora de obter mais recursos. O jogador humano, por outro lado, tem que se preocupar em localizar o PM, o que desvia sua atenção do jogo. Muitas vezes o humano localiza um PM longe de sua base, em uma posição vulnerável a ataques inimigos, mas não sabe que há um PM bem próximo. Muitas vezes tendo passado rente a ele com suas tropas.

Conhecer o mapa pode ser de vital importância em uma batalha. Isso pode parecer desleal, mas em última análise você poderá perceber que qualquer jogador que tenha jogado Starcraft bastante poderá lembrar que determinado mapa é de tal jeito, mas seu oponente poderá estar esquecido. Considero mais justo que todos os oponentes humanos tenham acesso a uma vista do mapa em que vão jogar antes ou durante a batalha.

A Blizzard dispõe de todos os mapas do jogo em arquivos JPG ampliados no seu site. Nessas ampliações é possível ver a maior parte da geografia do mapa, incluindo PMs, rampas de acesso e pontos de início. É possível identificar também pontos estratégico que devem ser tomados rapidamente para barra o avanço inimigo.

Um amigo meu (Marcelo Coelho) diz que fez um teste em que enviou transportes vazios acompanhando um transporte com um ghost dentro para desembarcar em uma base inimiga. O computador ignorou todos os transportes vazios, mas um ghost lançou um Lockdown no único transporte onde estava o ghost. Ainda não confirmei isso.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>