[Download do VirtualDub 1.5.10]
Texto publicado em 11/01/2005 e conferido em 07/12/2011.Este texto é auxiliar do meu review do Philips DVP642K/78. O procedimento foi testado apenas com o VirtualDub 1.5.10.
Atenção!
- Este procedimento somente funciona quando o áudio está desajustado do início até o fim do filme e com um erro constante!
- Este procedimento não altera a qualidade do seu filme ou do áudio. Ele apenas cria outro AVI com o áudio entrelaçado com o vídeo começando numa posição diferente. Você pode executá-lo quantas vezes quiser e fazer a cópia da cópia da cópia que nada vai mudar (a não ser a correção no sincronismo, claro);
- Se executado corretamente, este procedimento leva apenas alguns minutos e cria um arquivo praticamente do mesmo tamanho que o original.
Execute o Virtualdub e abra nele o AVI problemático.
No menu Audio. Certifique-se de que estejam marcadas as opções “Source Audio” e “Direct stream copy”.
Source Audio diz ao VirtualDub para usar o áudio do AVI original. Você poderia trocar o audio por outro usando WAV audio ou simplesmente retirar o som clicando em No Audio
Direct stream copy diz ao VirtualDub para passar o áudio direto do original para a cópia sem reprocessá-lo
Atenção: a opção “Direct Stream Copy” existe nos menus “Audio” e “Video”. Neste texto eu falo de ambas. Preste atenção a qual menu eu estou me referindo para não se confundir.
E clique em Interleaving:
Em “delay audio track by” você deve colocar a quantidade de milissegundos que você deseja adiantar ou atrasar o áudio. Use valores positivos se o áudio estiver adiantado e negativos se estiver atrasado.
TestandoNo menu Video, certifique-se de que esteja marcada a opção “Full Processing Mode “. Este passo é necessário apenas para testar o sincronismo.
Aumente o volume, clique no botão “Output Playback” (indicado abaixo) e confira se o áudio sincronizou (agradeço a Klaus Hüskes pela dica). Se ainda estiver ruim, altere o delay e repita a operação até que esteja sincronizado |
No menu Video, agora marque a opção “Direct stream copy”. Isso é importante! Se esquecer de fazer isso vai alterar o vídeo!
07/12/11: Atenção: Esquecer de fazer isso é o motivo número um para o arquivo ficar imenso ou o processo durar horas!
Agora vamos começar o processo:
Sim. No Virtualdub o processamento é iniciado quando você manda salvar o arquivo. Não existe um botão START 🙂
Dê um nome para o arquivo destino e clique em OK.
O processo vai inciar:
O processo é rápido. Leva uns poucos minutos para um filme de 700MB e depende mais da velocidade de seus HDDs do que da velocidade de sua CPU.
Quando o processo tiver terminado, verifique o sincronismo. Se ainda precisar de algum ajuste, repita o processo até estar satisfeito.
Veja também:
Como reprocessar um filme para remover QPEL e GMC
Tenho q te agradecer vc foi otimo era tudo q eu estava precisando… Se naum fosse esse seu tutorial eu ia perder varios arquivos q baixei da internet pra mais de 1000, e esse seu tutorial caiu como uma luva MUITUUUU OBRIGADU!!!!!!!!
VC MANDOU MUITUUU BEMMMMM!!!!
Grata Renata Meirelles
Galera, ja fiquei dias e dias tentando sincronizar áudio de filmes em AVI, tentei em 3 versões do Virtual Dub Mod, e depois que sincronizo,processo e salvo, e meus filmes ficam do mesmo jeito, nada altera.Fiz esse procedimento explicado nas figuras deste post (na versão VirtualDub 1.5.10.)e nada também. Já tentei de tudo e em outros progrmas também, mas não consegui, fiquei triste com isso. Se alguém puder me ajudar, nem imagina o qto vai me ajudar.Valeu!
louvável!!!!
parece facil mas no meu aki nao da pra marcar a opçao source audio …oque devo fazer????
Nunca vi isso acontecer. De alguma forma seu arquivo não é suportado.
Estava procurando resolver este problema de audio ,
esta dica funcionou mesmo ,
Obrigado!!!
Esta dica foi realmente ótima ,
resolvi o problema ,
Obrigado!!!
Muito bom o tutorial … mas o meu atraso de áudio fica quase no final do vídeo como devo fazer ?!?!??!?!?!
Isso é muito mais complicado.
Noossa, me ajudou muitooooo… Só me resta agradecê-lo.
Disse tudo
Obrigado
no meu aparece source audio ai abre nova janela deizendo stream 1 oq fazer nao consigo sincronizar de forma alguma
Obrigado pelo tutorial, há dias vinha tentando resolver o problema, mas só agora consegui em menos de 5 minutos sincronizar o audio, valeu!!!
Complementando…
Quando o frame rate do video está errado, temos o problema do aúdio perder sincronia com o video. No inicio do filme, o audio está em sincronia com o video. Mas, a medida que o tempo passa, a falta de sincronia fica cada vez maior.
Para corrigir o frame rate sem precisar re-encodar o .avi, utilizamos o programa avifrate. Ele informa o frame rate atual e permite vc fornecer o frame rate correto.
Para calcular o frame rate correto, utilizaremos uma das seguintes fórmulas, conforme o caso:
FRn = FR * (T + dt) / T [Se o audio estiver adiantado (ou video atrasado)]
ou
FRn = FR * (T – dt) / T [Se o audio estiver atrasado (ou video adiantado)]
Onde,
FRn = Novo Frame Rate
FR = Frame Rate atual
dt = avanço/atraso do audio/video
T = instante em que o dt acontece
Ex.: Se, em 1:30:00 do filme o audio está adiantado (ou video atrasado) 0.5s, temos:
T = 1:30:00 = 5400s
dt = 0.5s
Suponha que o Frame rate atual seja FR = 29.97 fps (o programa avifrate informa o FR atual).
Então:
FRn = 29.97 * (5400 + 0.5) / 5400 = 29.97 * 5400.5 / 5400
FRn = 29.972775. Utilize 6 casas decimais.
O novo FR é ligeiramente maior que o FR original, isso faz com que o video acelere um pouquinho e encontre o áudio. Se quiser freiar o video, use -dt ao invés de +dt. O FR vai diminuir e o video ficará mais lento.
Aplique esse valor no avifrate e seja feliz.
Abs.
Muito obrigado, evitou de eu ter q baixar uma série completa novamente! Só vi esse problema depois q eu havia terminado de baixar. MUITO OBRIGADO MESMO!!
Você é o cara, mandou muito, obrigado mesmo.
Eu de novo, anteriormente usei seu tutorial com uma versão anterior do VDub e era bem mais rapido a correção do sicronismo mas com a versão nova q estou usando 1.9.9 está bem mais lento e meu PC continua o mesmo, vc sabe se houve alguma mudança q influa nisso?
Não deveria. Que eu saiba o que mais influencia a velocidade desse processo é a velocidade dos seus HDDs.
Certo Jeff, depois da sincronização de 1 arquivo de pouco mais de 500 MB o mesmo ficou com 84 GB, é inacreditavel mas é verdade e demorou + de 30 min. eu lembro que fazia sincronização de files de 2 gb em apenas alguns segundos, não sei o que esta acontecendo, caso vc tenha alguma dica fico agradecido.
Para ficar com 84GB, de alguma forma “direct stream copy” não está funcionando.
Meu HD é um Seagate de 1,5 TB com 7200 RPM, não consigo entender ja fiz + uma tentativa pois podia ter errado no tutorial e deu a mesma coisa 84 GB e fica meio travoso isso não acontecia na versão anterior.
Já não é mais problema de HDD. Está demorando porque o filme está sendo recodificado. E não deveria.
cara, muito obrigada. adorei!!!!!
Kra foi boa msm, um filmaço aki pra assistir, e tava com esse prob, mas com essas dicas aki consegui resolver, vlw msm, flw…
Funcionou perfeitamente. Valeu pela dica!
A muito tempo tento resolver isso e não consigo!!!
Vlw pela postagem!!!
Cara voce me salvou,Obrigado mesmo..
faz tempo que queria fazer isso.valeu
Cara mandou muito bem mesmo eu uso a versão mais recente do virtualdub. não conhesia essa versão mais antiga agradeso essas dicas valeu araso….
Conseguir sincronizar mas no pc roda normal mas na tv ainda continua atrasdo. o que fazer?
Entendi tudo, mas quando clico em Output Playback não escuto nenhum audio e não saquei o que está errado…Alguém saberia? Obrigado!
“depois da sincronização de 1 arquivo de pouco mais de 500 MB o mesmo ficou com 84 GB, é inacreditavel mas é verdade e demorou + de 30 min.”
Comigo estava acontecendo isso.
Resolvi na opção compression tirando da opção “uncompressed” e selecionando o codec certo.
Depois de selecionar o codec, aí sim seleciono o “direct stream copy”. Aí a sincronização leva pouquissimo tempo e já temos o arquivo corrigido e em tamanho normal.
E agradeço o tutorial que me salvou de um problema que não aguentava mais.
Valeu!!!
muito bom, exelente, ta de parabens pela ajuda.
Valeu,funciona mesmo!
Olhaa parabens mesmoo..ajudooou muuitoo kra
continue ajudando o povo. rsrs
Parabéns!
fantastico. Obrigadao!! Resolveu totalmente o problema do sincronismo audio/video Deus te abencoe. Abracos
Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado. Porém, ainda não consegui resolver meu problema 🙁
Eu faço tudo corretamente, o áudio está atrasado em três segundos, preencho no “delay” “-3”. O problema é que quando vou ver se resolveu o problema, não muda nada, absolutamente nada, aí eu fico com medo de salvar.
Gostaria de saber se posso salvar, mesmo não tendo certeza de que meu problema possa ter sido resolvido. Se possível, você pode me responder como resolver meu problema por não conseguir visualizar a mudança?
Fico muito grato pela sua atenção, e mais uma vez, parabéns pelo tutorial.
Eu não entendo como você espera resolver um delay de 3s adiantando o áudio em 3ms.
Cara valew… Utilidade publica =)
cara isso foi maravilhoso eu estava perdido agora vou assistir tudo o que eu quizer.
muito obrigado , abraço
Muito bom mesmo!
Tutorial sem comentários, excelente!!!
Olá, gostaria de agradecer o seu tutorial, que foi mara!!!
Baixei o programa pelo seu link, pois no baixaki não tem mais esta versão, e para acompanhar os seus passos, precisei da tua versão, pois na versão mais recente, tem um menu diferente.
A única dificuldade que tive foi por falta de atenção, pois no menu “vídeo”, deixei clicado o “full prossessing mode” , e não o “direct stream copy”, e quando estava em 1/6 da conversão (45 min. depois), já tinha dado 58Gb, e acabou o espaço no meu HD, mas aí ví a minha desatenção, refiz o processo, e em 2 min., já estava resolvido!!!
Super obrigada!!!
Já indiquei seu tutorial para uma comunidade no orkut!
Cara valeu mesmo, ainda bem que achei este tópico, o meu problema era o áudio da captura de vídeo do videocassete, mas agora resolvido. Valeu mesmo.
PQP!! mto obrigada! eu tava tentando mas sem colocar direct stream copy no audio e nao tava dando certo… eu tinha crtz q tava fazendo td ok e q dava pra afzer isso no virtualdub, mas nao funcionava e era simplesmente isso… mto obrigada!
Muito obrigado, resolveu meus problemas com clipes de DVDs. Abração.
ISso que é um tutorial PARABENSS AEWW E VLWW S2
Poxa, muito obrigado
Assim que cliquei OK naquela parte do audio já deu certo xD
Qualquer coisa dou outra olhada por aqui, vlw pelo tuto 🙂
Perfeito cara pessoas assim disposta a ajudar é que o mundo estar presisando!! Também ajudo sempre que possivél!! Vls post nota 1000
So para acresentar ainda mais galera virtualdub versões mais avançadas também funciona exatamente igual a esta explicação!! Eu por exemplo baixei uma versão portatil 1.9!! so bater no google (virtualdub portátil softonic) Vlw galera
Não consegui fazer o precedimento para arquivos com 2 audios (DualAudio). Um dos audios desaparece do filme. Alguém da uma dica?
Obrigado pelo tutorial, me serviu mto. Valeo!
fantástico é encontrar alguem que está disposto a apresentar soluções com a clareza que aqui apresenta. Funcionou e a explicação é 11 estrelas de um a 10
Abraço
JG
A dica do Jose usando o programa avifrate foi minha solução para sincronizar o Áudio atrasado. Foi só procurar o valores correto do frame o video e verificando no vídeo se o Áudio se em caixa no sincronismo e pimba, em 5 minuto problema resolvido.
Agradeço a dono do site pelo apoio técnico.
VALEU CARA!!!!!! BAIXEI UM SHOW DO DEEP PURPLE DE 1972 EM COPENHAGEN E ESTAVA COM O VIDEO ATRASADO!!!! RESOLVI O PROBLEMA!!!! PRA QUEM CURTE DEEP PURPLE, BAIXE ESTE SHOW!!! É SENSACIONAL!!!! VALEUUUUUUUUUUUU
ola, entao ate baixei a versao do tutorial mas nao consigo sincronizar pq?
faço todo passo a passo quando do play no out continua nao sincronizado, ja coloquei ate mais de um minuto de delay e nao muda nada pq?
Valeu, estava com um vídeo com aúdio atrasado e seu tutorial me ajudou a resolver!