Vai para a Front Page do site

Impressora Olivetti JP190

Texto publicado em 1999

Não se iluda com a imagem promocional ao lado. A JP190 é ruim que dói. Eu tentei imprimir diversos tipos de imagem em diferentes papéis (incluindo um glossy) e o resultado sempre foi ruim. A fidelidade de cores deixa MUITO a desejar e a velocidade só é boa na impressão em preto e na mais baixa qualidade possível.

 

As especificações fornecidas pelo fabricante:

    • Resolução de 600x300 dpi
    • Imprime até 3 páginas por minuto
    • Alimentação automática 110 ou 220Volts
    • Pesa apenas 2,5Kg

Do citado acima, só o que pude confirmar foram a voltagem e o peso da impressora. O resto é altamente questionável.

 

O que o fabricante proclama como "grande vantagem" dessa impressora (usando minhas palavras):

As impressoras HP, por exemplo, possuem um sistema em que a cabeça de impressão é incorporada ao cartucho de tinta. Todas as vezes que o cartucho seca, você joga o cartucho e a cabeça fora, embora ela ainda fosse capaz de imprimir ainda por algum tempo. Quando você compra o novo cartucho, está pagando o custo da tinta + o custo da cabeça nova.

A JP190 possui um sistema de refil para o cartucho preto que permite a reutilização da cabeça de impressão preta. Cada vez que a tinta preta acaba, você só precisa comprar o refil de tinta, que é comparativamente mais barato que o cartucho da HP.

Eu tenho que questionar essa vantagem, já que é preciso saber quantas páginas cada refil preto da JP190 imprime em comparação com um cartucho preto HP, testando as impressoras em níveis semelhantes de qualidade de impressão. Eu fiz um teste informal e constatei que foi possível imprimir 340 páginas de um certo texto com um refil da JP190, usando a qualidade de impressão mais baixa. Não tive oportunidade de efetuar o mesmo teste com uma HP, mas uma coisa deve ficar clara: a qualidade mais baixa de uma HP é consideravelmente melhor que a da JP190.

Além do mais, devido ao desgaste natural, a cabeça precisará eventualmente ser substituída. Estima-se que a cabeça possa ser reutilizada até 7 vezes quando então o usuário terá que comprar novo kit de cabeça + refil.

Conclusão: Se você quer uma impressora para uso profissional, fuja dessa como se fosse o demônio. Se você quer para uso doméstico, eu acho melhor considerar alguma outra opção (inclusive não ter uma impressora).

(copyright 1999 - Jefferson Ryan)
Como entrar em contato