"Olha nóis aqui 'traveis!"
Tudo bem com vcs vocês?
Meu DVP5980K (/55) está instaladinho, bonitinho, virei o projetor de ponta cabeça, ao invés de deixar ele normal e inclinar de maneiras esdrúxulas (ler o manual faz bem de vez em quando), e comprei um cooler de notebook que funciona via USB, pois o projetor estava com a parte superior, plana, voltada e apoiada no DVP... nao sei se iria causar danos a algum deles, mas o cooler com 4 ventoinhas é muito silencioso e mantém tudo bonitinho e na temperatura certa, e a saída USB do DVP foi provincial nesse aspecto.
Entretanto, porém, contudo, todavia, tive alguns contratempos.
Alguém aqui tem problemas para usar as resoluções 720p e 1080i/p no DVP5980K?
Ainda nao atualizei o firmware, pois estou sem mídia, e imagino que o processo nao possa
ser efetuado via USB, não é?
Mas:
- Usei o cabo HDMI que acompanha o DVD, e um adaptador HDMI->DVI para conexão com o projetor.
O projetor não reconhece o sinal DVI, pois ele recebe só DVI-I e o adaptador é DVI-D, quatro pinos de diferença em cima da barrinha,
provado por meu monitor 19" LCD do PC que recebe a imagem normalmente, e só nao reconhece o sinal no 1080p (ou 1080i também, não me lembro), e vou ver se resolvo isso logo, maaaaas:
O projetor é capaz de suportar até 1080i em 50/60hz, então enganei ambos os aparelhos da seguinte forma:
Com um video-componente->vga, o projetor recebe a imagem.
Quando ligo só o cabo analógico, desaparece a opção de ajuste da resolução HDMI, (meio óbvio), mas
quando conecto o cabo analógico E o HDMI->DVI no projetor, mesmo o projetor nao reconhecendo o sinal via DVI, o DVP5980K
habilita a função HDMI, e me permite trocar a resolução da imagem, que continua sendo enviada via video-componente.
Aí que mora o problema: quando liguei só o HDMI no MONITOR, ele mudava a resolução para 1080i/p,
embora o monitor nao a suportasse, mas quando ligo junto com o video-componente, aparece o problema:
Acesso a função HDMI, e peço 720p, mas o DVP5980K muda para 720x576p, o que é imediatamente relatado pelo projetor,
que informa a resolução. E quando peço 576p, continua na mesma. Quando peço 1080i/p, ele me pede pra confirmar a resolução,
mas nada muda.
O que fica estranho é: Porque ele me dá as resoluções 480p, 576p e um falso 720p, sinalizando a mudança de sinal
com a piscada da imagem, mas não a 720p real ou 1080i/p? Se ele muda pra uma, teria que mudar pra outra, oras!
Ou seja:
1. Por que em 720p ele me dá 576p?
2. Por que ele nao exibe 720p ou 1080i/p, se fica provado que ele está sendo enganado, pois reconhece
que o HDMI está habilitado, e muda as resoluções de 480p pra 576p e teoricamente/me enganando, para 720p?
Só pra não parecer que eu caí de para-quedas e isso nao tem nada a ver com firmware, eu trabalhei um bom
tempo com eproms e programação de centrais eletronicas, mas nunca com DVDs, então imagino que isso possa
ser um conflito/falha do firmware. Fora que charadas assim são boas pra estimular a criatividade, não? :-)
Obrigado pelo tempo e atenção de todos,
Abraço!