Página Inicial > Acho Pior > O novo ícone de rede é irritante.

O novo ícone de rede é irritante.

Eu me tornei dependente do ícone que aparece na barra de tarefas quando estamos conectados a uma rede. No Windows 2000 e XP esse ícone pisca por menor que seja o volume de dados sendo transferido e até mostra se os dados estão saindo ou entrando.

Desde o Windows Vista esse comportamento não existe mais. Olhar para o ícone não é mais suficiente para ter uma idéia do que está acontecendo na rede.

Eu sei que é possível instalar programas de terceiros que oferecem até uma maior funcionalidade, com histórico da transferência (meu preferido ainda é o NetMeter). Mas essas coisas não são o default e você não vai encontrar já instalado em qualquer PC Vista/Seven onde você se sentar. No 2000/XP o ícone de rede chama a minha atenção para um possível problema mesmo que eu não esteja procurando por um. No Vista/Seven eu tenho que primeiro estar desconfiado.

Outra coisa que me irrita é que ao contrário do XP, que tinha um ícone para cada conexão, o Seven mostra apenas um ícone para todas, incluindo as conexões por fio e sem fio.

Categories: Acho Pior Tags: , ,

Posts relacionados (lista gerada automaticamente)

  1. Marcos
    3, janeiro, 2010 em 10:04 | #1
     

    Se interessar, existe um programa que adiciona esse indicador de atividade da rede.

    http://www.itsamples.com/network-activity-indicat...

  2. 3, janeiro, 2010 em 10:32 | #2
     

    @Marcos

    Marcos,

    Gostei do utilitário mas mesmo assim o Icone (Old Like) eu achei estranho. A falta desse recurso pode ser besta, mas irrita muita gente.

    Pelo menos no Vista ainda existia a opção do Blink nas opções do icones, e ainda assim gostava mais dele que quando conectado a um gateway de internet adicionava o globinho na lateral.

    Poderia existir um hack para habilitar esse recurso do Vista de volta no Seven. Seria mais elegante !

  3. 4, janeiro, 2010 em 00:49 | #3
     

    Jefferson, digamos que esse pequeno programa indicado pelo marcos me resolveu um problema que até então eu via como insoluvel para o 7. Pelo menos eu gostei, o icone "sevem style" ficou bem convincente. Já esta separado aqui pro dia que eu resolver usar o vista em definitivo. Por enquanto estou com ele dentro de uma VM e fazer todo o tipo de teste pra não dar cabeçada na hora do vamos ver.

  4. 4, janeiro, 2010 em 00:50 | #4
     

    Eu escrevi seveM? Meu Deus... é o sono.

  5. Jefferson
    4, janeiro, 2010 em 04:58 | #5
     

    O programa é legal, mas poderia ser melhor. O fato de mostrar atividade em todas as interfaces de rede ao mesmo tempo é limitador para mim. Eu gosto de saber em qual interface está havendo tráfego antes de tomar uma ação.

    Isso é fácil de resolver, entretanto. Basta que o programador adicione uma seleção de interface e permita que se rode várias instâncias do programa.

    E sempre resta o problema de que não é nativo do Seven. Logo você não pode contar com ele ao sentar em uma máquina que não é sua. Ainda assim eu vejo alguma utilidade porque é mais fácil eu conseguir fazer com que meus clientes tenham esse programa rodando 24/7 sem me questionarem para que ele serve ou tentarem fechá-lo. Para uso pessoal eu prefiro o Netmeeter, mas para instalar nos clientes este seria uma opção melhor

  6. Jefferson
    4, janeiro, 2010 em 12:00 | #6
     

    Luciano :

    Eu escrevi seveM? Meu Deus… é o sono.

    Pior que isso. Você disse que um dia ia "usar o vista em definitivo".

    Tem que ser masoquista para passar do 2K logo pro Vista 😛

  7. 4, janeiro, 2010 em 23:23 | #7
     

    Pois é... mesmo no windows 2000 eu alem de deixar o ícone de conexão a rede ativo, para verificar o trafego, eu ainda uso o DU Meter para monitorar o quanto eu estou gastando instantaneamente de banda. Como eu tenho o hábito de usar uma única conexão (não uso meu PC como gateway pra nada, isso é serviço para meu roteador) o programa indicado não me representou problema. 🙂

    Quanto a masoquismo, eheh, eu consideraria ser masoquismo sair do windows 2000 e ir para o XP, já que este não me acrescenta nada mais de útil. O Vista, depois que o instalei na VM e comecei a explorar, se mostrou uma verdadeira BOMBA, o que me fez repensar a posição de continuar usando o 2000 ou passar para o (argh!) XP. Mas nesse meio tempo, felizmente a Microsoft resolveu lançar o Seven, e o mesmo esta surpreendendo muita gente pela sua "leveza" comparado ao Vista.

    Eu até tenho um PC razoavelmente robusto para o Windows Seven, mas ainda não me sinto seguro o suficiente para utilizado como SO definitivo e a idéia de Dual-Boot, trocando entre um windows e outro não me agrada em muito.

    Bastante provável que eu instale o Seven em um Celeron que tenho dando sopa aqui, que esta com o Windows 2003 Server instalado, para usar como cobaia real e ir tentando instalar tudo o que uso e ver o que precisa ser trocado por versões novas.

    Mas resumindo em uma frase: Pra que sofrer com o Vista (bugento e pesado) se já saiu coisa melhor e até certo ponto mais leve? 🙂

    p.s. desculpe o comentário "livro".

  8. Jefferson
    25, agosto, 2011 em 00:16 | #8
     

    Jefferson :

    O programa é legal, mas poderia ser melhor. O fato de mostrar atividade em todas as interfaces de rede ao mesmo tempo é limitador para mim. Eu gosto de saber em qual interface está havendo tráfego antes de tomar uma ação.

    Isso é fácil de resolver, entretanto. Basta que o programador adicione uma seleção de interface e permita que se rode várias instâncias do programa.

    A versão atual do programa permite a seleção da interface. Gostei dele!

  1. Nenhum trackback ainda.

Este blog é moderado. Respeite as Regras do Blog ou seu comentário será ignorado.