Recortar em mídia somente leitura requer mais atenção.
Eu peguei o cartão da minha câmera e coloquei no leitor. Selecionei os arquivos, dei um CTRL-X, fui à pasta destino dar um CTRL-V e… nada!
Repeti três vezes, até olhar no menu de contexto e perceber que não havia opção de Recortar. Apenas Copiar. Desconfiado, tentei criar um arquivo no cartão e recebi a mensagem típica de proteção contra escrita. Não havia proteção: é o péssimo projeto do sistema de proteção dos cartões SD que favorece encaixes imprecisos e contato ruim com a chave de proteção.
Mas as falhas do padrão Secure Digital são um problema à parte. O que me irritou foi o comportamento do Seven.
No XP, você pode recortar em mídia Somente Leitura à vontade que só vai dar erro na hora que o Explorer tenta apagar o arquivo origem. Não vou tentar defender esse comportamento, mas a solução da MS no Seven traz ainda mais problemas:
- Por que não deu um aviso sonoro ou mensagem de erro, quando dei um CTRL-X inválido?
- O Seven se limita a demonstrar que a operação é inválida não “destacando” os arquivos (o destaque de uma operação Mover é deixar os nomes dos arquivos meio apagados). Mas o baixo contraste do Seven fez com que eu me acostumasse a não procurar diferença nos arquivos ao dar CTRL-X, por isso não percebi visualmente que a operação não estava funcionando.
11/01/10: Acabo de notar que o mesmo acontece se eu tentar deletar alguma coisa. Nenhum aviso sonoro. Nenhuma mensagem de erro.
Últimos comentários