Página Inicial > Buscas > A patética busca de arquivos do Vista/Seven – 3a parte

A patética busca de arquivos do Vista/Seven – 3a parte

Você não tem mais nenhuma idéia do andamento da busca

Até o Windows XP a busca informa periodicamente onde está procurando. No Vista/Seven existe apenas uma mensagem dizendo que está sendo feita a busca e uma barra verde reluzente. Para quem tem HDDs pequenos isso não faz diferença, mas como eu tenho quatro HDDs e várias partições eu não faço idéia de onde anda a busca e por isso não tenho como estimar quanto tempo falta para que termine.

.

O ordenamento automático também interfere com as buscas

Eu digo “também” porque eu já apontei problemas provocados pelo ordenamento automático aqui e aqui.

Enquanto uma busca de arquivo está em andamento no XP os arquivos localizados vão sendo colocados no fim da lista. Assim você pode dar uma olhada no que já foi encontrado, ir fazer outra coisa e quando voltar pode examinar rapidamente os arquivos encontrados desde que você olhou pela última vez. Aliás, deve funcionar assim com todo programa de buscas que eu conheço.

No Seven a lista é automaticamente reordenada a cada arquivo encontrado, colocando os arquivos com data de modificação mais recente no topo.

Eu acho isso uma grande estupidez, porque se eu quiser ver a lista ordenada por data no XP, eu clico na coluna data.

O resultado desse “aperfeiçoamento” é que para não perder meu tempo eu preciso esperar (irônico, não?) que a busca termine para examinar a lista.

.

A busca simultânea por nome e por conteúdo é de uma imbecilidade dolorosa

Se você já se perguntou por que o resultado de sua busca retornou arquivos que não parecem ter absolutamente nenhuma relação com o termo que você procura, é este o motivo. Todo termo que você busca é procurado também dentro dos arquivos indexados e não apenas no nome, como seria esperado.

Eu acho que muito, muito raramente eu precisaria de algo assim e quando precisasse poderia perfeitamente procurar de um modo e em seguida do outro. Já com as duas buscas associadas eu acabo procurando por um arquivo que eu nomeei “seven” e recebendo como resultado dúzias de arquivos em inglês que mencionam a palavra “seven” em algum lugar.

Deveria ser opcional e não o default sem meio claro de desligar.

Conclusão (por enquanto)

Entre ficar entre esses “Se”, “talvez”, “de onde saiu isso?” e “não vi” ou usar o Agent Ransack e ter a certeza de que vou achar o que procuro, eu não tenho dúvida

Categories: Buscas Tags:

Posts relacionados (lista gerada automaticamente)

  1. Klinger
    7, março, 2010 em 18:34 | #1
     

    Olá, tudo bom ? Seus posts cairam do céu, pois sempre odiei essa busca patetica do win vista/seven mas como todos que conhecia só elogiava eu simplesmente ficava sem respostas.

    Estou usando o agent ransack e sem duvidas funciona muito melhor. Curioso que sempre soube do asterisco e tambem do "*.*" mas a utilidade dele se resumia a search em foruns e depois do nome do usuario. Se tiver algum bom tutorial do agent ransack eu agradeço !

  2. Ambie
    18, junho, 2010 em 12:59 | #2
     

    Li toda a série, e preciso fazer um comentário extenso.....

    Sou compositora e redatora, e tenho milhares de arquivos de texto (txt, doc, wps -- já enchi o saco da porcaria do Office 2007, que parece só servir para ocupar espaço) em dois HDs (um é externo) com textos que não sei o nome, já que gravava eles com a data, o local em que escrevi, ou letras aleatórias, porque não tinha um nome em especial que queria dar ao arquivo, ou um que fosse marcante. Quando queria achar uma poesia ou canção no XP, eu procurava por "aquela" frase, sabe, e, mesmo que tivesse que esperar uma hora para encontrar o arquivo, eu SEMPRE encontrava.

    Hoje tenho o Vista e uso Agent Ransack quando quero pesquisar uma palavra dentro de um arquivo. Mas eu não perco uma hora. Eu perco no mínimo CINCO.

    Além disso, mesmo quando eu SEI o nome de um arquivo, me acontece de, pesquisando em "Computador" ou no Iniciar, ele me dá como resultado de buscas e-mails e (o que é pior) conversas de MSN de séculos atrás em que TALVEZ eu tenha dito alguma das palavras do nome da canção. É um p*t* absurdo.

    E eu que reclamava do tempo que eu perdia no meu bom e velho (ainda que horrendo, e essa parte é inegável) XP....

    Eu quero saber o que eles vão fazer quando estes "novos usuários de computador", amadores e ignorantes (não no sentido preconceituoso da palavra), que a Microsoft tenta agradar, com a oportunidade de ingresso na tecnologia que estão tendo, começarem a entender um pouquinho melhor as coisas.

    Ah, eles vão se sentir tão ludibriados.

    E não posso nem dizer que no que eles pensaram foi o lucro. É o que se chama de MIOPIA EM MARKETING focar a estratégia apenas na venda do produto e não na venda de um conceito. O que eles estão vendendo? Computadores "fáceis" para quem não sabe usar.

    Um dia, esse público vai acabar.

  3. int21
    1, fevereiro, 2013 em 20:17 | #3
     

    Eh mais fácil instalar o "everithing search engine" e esquecer o problema.
    Eu não vivo sem ele.

    http://www.voidtools.com/download.php

  1. Nenhum trackback ainda.

Este blog é moderado. Respeite as Regras do Blog ou seu comentário será ignorado.