DVD

DVD :


Nota [23/04/2003]: Este meu texto tem vários anos, por issso a primeira coisa que você possivelmente vai se perguntar ao lê-lo é ” o que danado é um ‘Kit DVD’?” porque hoje isso praticamente não existe mais. Kits DVD eram um conjunto composto basicamente de drive de DVD e placa decodificadora. Quando o DVD chegou ao PC, as máquinas mais poderosas eram Pentium(1) MMX233, que não tinham poder, sozinhas, para decodificar e exibir um filme DVD. Hoje, qualquer máquina vagabunda no mercado tem esse poder, basta comprar o Drive DVD e o software apropriado.
Nota [10/10/2003]: Para encurtar a conversa e poupá-lo de ter que ler todo o texto, saiba que o melhor software para desbloqueio de Região em drives de DVD hoje (sem precisar de novo firmware) é o DVD Region Free.

Estas instruções foram testadas com sucesso em um KIT Creative Encore Dxr2, mas devem funcionar igualmente em vários outros kits.

Nota: Até onde pude constatar pelas pesquisas que fiz, driblar a checagem de região, tanto em um Kit DVD quanto em um aparelho de mesa, não é ilegal.

Introduzindo

Todos os Kits DVD para instalação em computador que conheço tem algum tipo de limitação de região. Os mais ordinários já vem de fábrica ajustados para uma região e se você não gostar, dançou. Outros mais “flexíveis” como alguns da Creative permitem que você troque de região até 5 vezes enquanto decide qual é a região mais adequada.

Nota: Somente os kits DXR2 da Creative destinados à venda fora dos EUA perguntam que região você quer usar. Os kits marcados com a inscrição “USA and Canada only” na caixa só aceitam a região 1 (oficialmente).

Infelizmente, mesmo a flexibilidade do Creative não implica em “liberdade”. Uma vez que você chegue no limite de trocas de região, você só poderá assistir filmes feitos para a última região escolhida. E não adianta espernear porque o número de tentativas é gravado na placa decodificadora MPEG do kit ou no drive de DVD ROM.

Isso é o que é dito oficialmente…

Conheça o Remote Selector

Com a ajuda do Remote Selector, um programa muito útil disponível na Internet, você pode driblar a checagem de região do seu Kit (se ele estiver na lista de kits suportados). Com apenas cliques do mouse, sem precisar reiniciar o computador, você poderá assistir ao filme que comprou, sem se preocupar com onde ele foi adquirido.

A figura acima mostra a aba de seleção de região do Remote Selector. Ao definir a região “0″ você está definido que seu kit é “codefree” e o Dxr2 aceitará DVDs de qualquer região sem que você se preocupe em ficar executando o Remote Selector para mudá-las. Mais cômodo que isso é impossível. Entretanto, existem dois problemas com a região “0″:

  • Nem todo kit DVD aceita essa região;
  • Alguns discos recusam-se a rodar em players “codefree”

Portanto esteja ciente de que você pode precisar definir a região manualmente (executando o remote selector antes de colocar o disco) com alguns títulos em DVD.

A caixa de verificação “Disable Region Check” só precisa ser marcada se o programa do seu kit usado para assistir os DVDs (o player) também tiver checagem de região. Se o player insistir que você não pode assistir o filme, marque essa caixa. Se ela estiver desabilitada (se você não pode selecionar nada nela) é porque o player não é suportado pelo Remote Selector.

Existe um kit Dxr2 cujo player tem checagem de região.

Mas ainda tem mais

O Remote Selector não limita-se a driblar a checagem de região. Ele também pode fazer algumas coisinhas muito interessantes, como desabilitar a proteção Macrovision (veja do que se trata nesta minha outra página) e mudar outras características de vídeo como indicado na aba abaixo:

Mas por que “Remote Selector”?

O nome do programa nada tem a ver com o que eu disse até agora, porque eu ainda não disse que o programa foi feito para interagir com diversas marcas de controle remoto para PC. Com o Remote Selector você programa cada controle remoto para que possa controlar o seu player de CD, DVD e até o Winamp!

O programa vai funcionar com meu kit DVD?

Com a grande quantidade de kits sem marca vendidos no Brasil, eu não tenho como responder essa pergunta. O autor garante que o programa suporta o seguinte hardware:

  • Creative Encore Dxr2 (CT7120 e CT7220)
  • Creative Encore Dxr3 (CT7240)
  • Creative PC-DVD Inlay (CT7160)
  • TeraMovie DVD Set
  • Placas baseadas nos chip LuxSonor LS-220 ou LS-242
  • RealMagic Hollywood+ (existe um kit da Pro Terra que usa essa placa)

Note que o Remote Selector não é um programa tipo “driver”, nem precisa estar rodando enquanto você assiste os seus filmes. Você executa o Remote Selector, define a região, fecha o programa e esquece sua existênca até precisar mudar a região novamente.

E quanto custa?

O programa é shareware e seu registro custa 10 dólares, o autor pede que você registre o programa se você quiser usá-lo após o período de 14 dias, mas deixa bem claro que o programa não vai deixar de funcionar após esse período.

Eu acho que 10 dólares (cerca de 18 reais) é uma quantia bem modesta pelo que esse programa é capaz de fazer. Se o programa lhe é útil e esse dinheiro não lhe faz falta, registre o programa.

Ok, ok… mas onde eu encontro essa maravilha?

Você pode fazer um download direto da versão 2.13 do programa clicando aqui. Eventualmente (quando o autor mudar a versão do programa, por exemplo) o link direto poderá não funcionar mais, então você deverá visitar a home page do programa em

http://www.remoteselector.com/

e procurar o link de download lá, enquanto eu não descobrir e atualizar esta página.

Problemas de execução

Se você executar o programa e ocorrer uma operação ilegal, você muito provavelmente tem um vírus em seu sistema (provalmente o CIH/Chernobill). Mesmo que você remova o vírus o programa não funcionará mais e você terá que baixar uma nova cópia do programa.

Marcas de controle remoto suportadas

Esta lista é oferecida pelo autor do programa, não tendo sido conferida por mim.

Os controles indicados com um (*) tem suporte nativo, o que significa que você não precisa instalar os drivers que os acompanham para que o Remote Selector os reconheça.

Nota [23/04/2003]: Devido ao grande interesse por esse tipo de controle remoto, eu consegui adquirir um lote do Logitech AST e estou vendendo eles no Mercado Livre por um preço razoável. Para ver uma cópia do anúncio, clique aqui.

Marcas de controle remoto (in)compatíveis

Infelizmente, no momento eu só posso dar uma lista dos controles remotos que testei e não funcionaram com o programa:

  • Pro Terra PowerMote

Mas o Remote Selector não está mais sozinho!

Existem agora outros programas que fazem o que o Remote Selector faz. Um deles que me parece bastante interessante é o DVD Genie

A figura acima é da versão 3.24, mas da última vez que olhei, DVD Genie estava na versão 3.86. Como eu não tenho mais acesso a um kit DVD, deixo por sua conta testá-lo. Por favor me informe o que achou do programa

Feedback

Mensagem Recebida

Ola, Jefferson

Meu nome e Wanderson e moro em Brasilia.

Bom achei sua pagina muito interessante, embora eu seja um pouco leigo. Na realidade tenho um laptop que adquiri nos EUA, marca toshiba, modelo 2675DVD.

Quais informacoes voce pode me fornecer a respeito de como verificar se o meu dvd player pode ler somente os dvds da regiao 1, e tambem demais informacoes que voce pode me fornecer para que eu possa usurfruir melhor do meu dvd.

No mais, um abraco, e muito obrigado pela atencao.

Resposta

Use o seguinte programa:

http://www.visualdomain.net/files/driveinfo102.exe

Ele deve lhe dar informações sobre o modelo de DVDROM que seu laptop usa e se ele tem ou não proteção. Depois me mande as informações que eu verei o que posso fazer para desbloqueá-lo.

Mensagem Recebida

Por favor , preciso de umainformação . Comprei um DVD Player Hitachi 2500 para meu PC e estou a procura de uma boa placa decodificadora MPEG2 compatível com meu hardware .

Voce poderia me dar alguma indicação sobre qual modelo seria o ideal e onde eu poderia comprar a placa ?

Grato pela atenção e parabéns pelo site , que está muito legal e contém dicas muito importantes para quem está começando a se aventurar na área do video digital .

Abraços !

Resposta

Em teoria, nenhuma placa decodificadora tem incompatibilidades com os drives de DVD.

É infinitamente mais fácil que elas tenham incompatibilidades com qualquer outra coisa em sua máquina (principalmente com a placa de vídeo).

Não posso indicar nenhuma placa, nem onde comprá-las. Estou envolvido com diversos outros projetos e DVD deixou de ser do meu interesse no momento.

Infelizmente não posso ajudar.

1 comment to DVD : Como driblar (entre outras coisas) a checagem de região em um kit de computador

Deixe uma resposta

  

   - O e-mail neste site serve apenas para que o blog possa lembrar que você já comentou antes. Não é usado como prova de identidade.)

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.