Downloads

MyPlay

Público alvo: usuários testando idéias para HTPC;
Autor: Eu mesmo 🙂 />
Preço: Gratuito (freeware)
Desenvolvido em: Delphi 5 (Win32 nativo).
Requer: Testado por mim no Windows XP, mas deve ser compatível com todas as outras versões do Windows desde o 9x.

Quando executado, MyPlay fica na bandeja monitorando a inserção de mídia (pode ser CD/DVD ou dispositivos USB). Ao detectar a inserção, verifica se existe um filme na raiz. Se existir, o executa com o player definido no programa, em tela cheia.

A idéia por trás dele é que simplesmente colocar um CD/DVD no computador e vê-lo rodar automaticamente sem precisar dar OK não é fácil. E fica pior ainda com pendrives. No caso de CD/DVD você pode preparar o disco com um AUTORUN.INF, mas no caso de pendrives você sempre vai precisar dar pelo menos um “OK”, se é que o mecanismo de Autoplay do Windows vai pré-selecionar a opção correta. É claro que se você tiver um programa especializado como o Mediaportal rodando meu programa é desnecessário, mas eu o escrevi para os casos em que não se deseja usar o Mediaportal e semelhantes.

Eu fiz esse programa para meu uso particular. Estou publicando porque pode ser útil para mais uma meia dúzia de pessoas. Eu só testei em um computador até agora e pode estar cheio de bugs.

O programa requer que o recurso “auto insert notification” esteja ativo (geralmente está, a menos que você use VMWARE na mesma máquina). Mas não requer Autorun/Autoplay habilitado. Pelo contrário: só atrapalham. Eu testei apenas em uma máquina sem Autorun/Autoplay, por isso não sei ainda o efeito em outras situações.

Informações diversas

  • Se existir um arquivo .jpg, MyPlay o exibe por 5 segundos antes de executar o filme.
  • Por default, Myplay considera filmes os arquivos com as seguintes extensões: ‘.mkv, .avi, .rmvb, .rm, .mp4, .mpg, .mpeg, .mov, .m2v, .m2ts, .wmv’. Mas você pode alterar isso editando o arquivo .INI gerado pelo programa.
  • Nesta versão, MyPLay exibe apenas o primeiro .jpg encontrado e executa apenas o primeiro filme encontrado. Poderei implementar uma “playlist” em uma versão futura.
  • Nesta versão, Myplay procura apenas na raiz da mídia.
  • Para facilitar a vida do usuário, o programa procura automaticamente pelo Windows Windows Media PLayer, GOM player, KMplayer, Media PLayer Classic Home Cinema e BS player em seus diretórios de instalação default. Encontrando qualquer um deles ele é colocado na lista. Mas o usuário pode definir qualquer outro.
  • Todos os programas citados no item anterior, exceto o BS player, aceitam o parâmetro “/fullscreen” para rodar em tela cheia. Se seu programa preferido requer outro parâmetro você precisará descobrir qual é;
  • Como todos os meus programas, MyPlay guarda toda sua configuração em um arquivo .INI;
  • Cuidados foram tomados para permitir que o programa rode em mídia somente leitura. Mas é claro que nesse caso não poderá salvar sua configuração;

Para futuras versões:

  • Capacidade opcional de rodar o filme no player default (registrado) para a respectiva extensão;
  • Capacidade de se auto-configurar para executar automaticamente no boot do Windows (nesta versão você tem que configurar manualmente);
  • Playlists;
  • Capacidade de desativar o Autorun/Autoplay, pelo menos enquanto o programa estiver em execução;
  • Etc..

Downloads

408.5 KiB - 131 Downloads - Detalhes...

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>