DivX Players

Philips DVP5100K/78 – Firmware

[Meu review do DVP5100][Firmwares Umbanda]
Atualizada em 15/’10/2006

NOTA: Segundo pude ver nas instruções originais da Philips, o procedimento para o upgrade do DVP3040K (apenas lote Mediatek) é práticamente o mesmo descrito aqui. Muda apenas o nome do arquivo de firmware, que é “DVP3040K_55.bin”

Upgrade do Firmware

Para saber qual é a versão do seu firmware, o procedimento é o seguinte:

Nota: este procedimento só serve para identificar firmwares originais. Não é possível identificar um firmware alternativo desta maneira. Por isso, para que Umbanda possa distinguir entre as várias versões de seu firmware, ele fez um papel de parede diferente para cada um. A diferença pode ser até uma coisinha escrita no canto, mas sem isso não dá para distinguir uma versão da outra se não existirem diferenças evidentes entre elas e você não souber que diferenças são essas.

Aperte [System Menu]

Estando na página “General” (a que tem duas ferramentas cruzadas), tecle [1][3][7][9],

A seguinte tela deverá aparecer:

Os quatro últimos caracteres de “version” são a versão do firmware. No caso acima, a versão é “0E.0A“.

Note que isso é notação hexadecimal, onde a sequëncia numérica é a seguinte: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 0A, 0B, 0C, 0D, 0E, 0F, 10, 11, 12 e assim por diante. Assim, por exemplo, “0A” é mais recente que “08”

O DVP5100 permite upgrade via CD e também (ao contrário do DVP642) via cabo serial.

A atualização via cabo serial já foi testada por mim e funciona muito bem.

Regras de criação do CD de upgrade
  • Tem que ser em um CD. Não pode ser com um DVD;
  • O arquivo de firmware precisa se chamar DVP5100_69.BIN (o nome tem que ser todo em maiúsculas!); – Nota: no caso do DVP3040K o nome é “DVP3040K_55.bin” e “talvez” a extensão possa/deva estar em minúsculas, porque é assim que está no ZIP da Philips.
  • O arquivo de firmware precisa estar na raiz do CD;
  • O arquivo de firmware precisa ser específico para upgrade via CD e não o para upgrade via serial. A pista é que arquivos para serial são maiores que 2MB enquanto os para CD tem 1,5MB ou menos (se você baixou do site da Philips, isso é irrelevante);
  • Pode ser feito em um CD-RW;
  • Pode ser um CD-RW multisessão e aberto. E o arquivo nem precisa estar na primeira sessão;
  • Pode ser gravado a 10X (embora seja mais seguro gravar a 4X);
  • Não importa qual o label do cd;
  • Podem haver outros arquivos na raiz;
  • Neste ponto, isso deveria estar óbvio, mas considerando o número de pessoas que se enrola vou dar o aviso explícito: o firmware tem extensão .bin mas não é uma imagem de CD! Não é para usar a opção “gravar imagem” do programa de gravação! Grave como gravaria fotos e documentos!

ATENÇÃO: Se o procedimento de upgrade de qualquer dvd-player (isso vale em geral para qualquer tipo de aparelho) for interrompido, o aparelho ficará inutilizado. Um DVP5100 pode ser ressuscitado com o cabo, mas se você não o tem, não se arrisque. Por isso não deixe o aparelho sozinho durante o breve intervalo de upgrade para que ninguém mexa nele e se a sua residência tem problemas com faltas de energia é aconselhável que você conecte o aparelho a um no-break durante o processo. Apague ou destrua o disco de upgrade após o processo para que nenhum desavisado o use.

Ao colocar o CD no loader, a seguinte mensagem deverá aparecer na tela:

Você pode apertar EJECT para cancelar ou PLAY para iniciar o upgrade. A mensagem mudará ligeiramente:

E o disco será ejetado.

Por um breve instante, antes da palavra “ATUALIZANDO”, você poderá ver a frase “Copiando Arquivo”. Isso é parte do processo.

O processo a partir deste ponto leva entre 35 e 120 segundos (a Phlips diz que leva de 3 a 5 minutos). Ao final, se tudo correr bem, o aparelho fará um auto RESET e estará pronto para funcionar. Em algumas circunstâncias, o aparelho pode travar logo após apagar a tela. Se isso acontecer, simplesmente desligue-o da tomada, aguarde alguns segundo e ligue-o novamente. Repita o procedimento de checagem da versão para confirmar o upgrade.

Não mexa no player enquanto a mensagem “atualizando” estiver aparecendo na tela!

Problemas com o arquivo de firmware

O DVP5100 possui um esquema de verificação de checksum que visa impedir você de instalar um arquivo de firmware que foi corrompido depois de sua criação. Isso inclui possíveis erros de leitura no CD usado para o upgrade.

Caso o arquivo de firmware esteja corrompido, aparecem as seguintes mensagens na tela, em seqüência:

SOMA VERIFICAÇÂO?!

(Ler isso é não é necessário. Você pode pular isto aqui)

Esta foi a forma capenga que a Philips encontrou para traduzir o termo “checksum”, que em literatura técnica nem costuma ser traduzido. Checksum é um método elementar de checagem de integridade de dados que consiste, na sua forma mais básica, em somar um a um o valor de todos os bytes do arquivo. Se você conhecer o checksum de um determinado arquivo é capaz de verificar, com razoável nível de precisão, se este arquivo está integro ou foi corrompido. Como o checksum é minúsculo (algo como o valor “327456”), no caso dos firmwares DVP5100 o mesmo é armazenado dentro do próprio arquivo, para que o upgrade não dependa de um outro arquivo que contém apenas o valor do checksum.

Nos PCs, o checksum está em desuso, sendo substituído pelo uso de “hashes”. Porém hashes são absurda e desnecessáriamente complicados para serem usados em sistemas como dvd players.

O nome correto do arquivo de firmware

Mais acima, eu disse que o nome do arquivo tem que ser DVP5100_69.BIN. Isto será verdade em quase 100% dos casos, mas caso você tenha instalado um firmware qualquer que mude a “personalidade” do aparelho, isso irá mudar. Por exemplo, se você instalar um firmware modificado baseado no DVP5100/02, o arquivo de upgrade passará a ser DVP5100_02.BIN.

Para saber qual o nome correto para o arquivo é fácil:

Sem disco no aparelho, aperte duas vezes o botão “5”. A seguinte mensagem aparece na tela:

Este é o nome que você deverá dar ao arquivo de upgrade.

Firmware Original – Upgrade Oficial

Ainda não existe (30/11/06) upgrade oficial de firmware para o DVP5100K/78. Você pode monitorar a chegada de um upgrade olhando de vez em quando nesta pasta do site de suporte da Philips.

Onde?!

A philips usa umas abreviações incompreensíveis para diferenciar os arquivos em seu site de suporte. Para achar o que você quer, as dicas são essas:

FUS = FirmwareFUR = Instruções do Firmware

DFU = Manual de Usuário

BRP = Português do Brasil

ENG = Inglês

Porém, somente no mês de setembro já sairam dois upgrades oficiais para os aparelhos /00:

Versão 12.0C – O nome da pasta onde você está passou a ser exibido (até em torno de 29 caracteres); Curiosamente, nomes maiores que esses 29 caracteres podem ser truncados à esquerda e à direita ao mesmo tempo. A princípio isso me pareceu um problema, mas talvez seja melhor do que parece.

No exemplo acima, o nome da pasta deveria ser 1234567890_1234567890_1234567890_1234567890_1234567890_1234567890 Note que não termina com um “_” nem começa com “5”, o que mostra que a Philips corta de ambos os lados.

Versão 13.0D – A Philips substituiu as opções “Standard” e “Cyrilic” para legendas DivX por “Standard, Medium e Big”, permitindo a escolha agora do tamanho das legendas DivX

Você pode usar um firmware /00 no seu K/78, mas tem que ter em mente o seguinte:

Você perde o Karaokê;

Por um curioso erro (acho) de design, As saídas de vídeo do /00 são em posições diferentes, por isso depois de instalar o firmware /00 você precisa tirar seu cabo de vídeo composto da saída amarela e plugar na saída verde (“Y”). Se estiver usando a saída Video Componente, óbviamente vai ter que fazer o caminho inverso.

Firmware Original – Upgrade Não-Oficial

Eu fiz pessoalmente duas extrações de firmwares, direto dos aparelhos. Ambas estão disponíveis para download direto do meu site:

[02/10/05] Versão 0E.0A (versão CD upgrade)

[01/07/06] Versão 14.15 (versão CD upgrade)

Quando extraí o firmware 0E.0A do meu aparelho, alguns usuários que o usaram em aparelhos com um firmware mais antigo reportaram que minha extração resolveu pelo menos dois problemas:

  1. O ícone do zoom, que ficava o tempo todo na tela, passou a desaparecer após três segundos
  2. Um estranho problema de travamento em filmes com áudio AC3 foi resolvido

As versões dos usuários que fizeram o upgrade eram

  • 0E.07
  • 0E.08

Mais tarde, minha extração foi usada como base para a primeira versão do Firmware Umbanda

Embora eu só tenha conseguido extraí-la em julho, a versão 14.15 não é nova. Já estava no mercado em fevereiro ou talvez até antes.

Note que estes são firmwares originais, sem nenhuma modificação, que deixarão o seu aparelho igual ao que saiu da fábrica. Para saber se o seu firmware é mais novo ou mais velho que os meus, leia minhas explicações anteriores sobre notação hexadecimal.

Firmware Alternativo

No momento, existem uns três, mas o melhor deles (02/07/06) para mim é o Umbanda Violento

Existem firmwares alternativos produzidos para o DVP5100/02 que, apesar de poderem ser instalados em um DVP5100/78, produzem efeitos colaterais problemáticos:

1)As saídas de vídeo mudam de posição! A saída de vídeo composto passa a ser no conector “Y” da saída Video Componente. Isto não seria lá um grande problema se não fosse…

2)A saída de vídeo padrão passa a ser PAL-B! Com isso fica impossível para você conseguir usar o DVP5100 em algumas TVs e complicado para entrar nos menus e mudar para NTSC. A menos que sua TV seja compatível com PAL-B, você não deve testar esse firmware!

3)Você perde o Karaokê, até instalar novamente um firmware que dê suporte a isso.

Algumas perguntas freqüentes

Posso instalar direto a versão X3 do firmware ou tenho que instalar antes as versões X1 e X2?

Em quase 100% dos casos de instalação de firmware em qualquer tipo de aparelho, você pode instalar direto a versão que você quer. Os únicos casos que conheço onde você precisa instalar numa determinada seqüência ocorrem quando você está tentando “tapear” alguma checagem do fabricante. Essa necessidade até agora não foi detectada nos DivX players brasileiros;

Posso voltar para a versão X depois de ter instalado a versão Y?

Em quase 100% dos casos, não existe trava que o impeça de fazer uma reversão de upgrade. Desde que você possua o arquivo de firmware para o qual deseja reverter, poderá fazê-lo a qualquer tempo. A única exceção conhecida a essa regra é do Philips DVP642, mas isso ocorre apenas em um sub-modelo do aparelho e por motivos específicos. Não é o caso do DVP5100.

Existe um limite no número de vezes que posso mudar o firmware?

Não se preocupe com isso. O limite do chip eeprom usado no DVP5100 é de no mínimo 100 mil ciclos de apagamento. Dá para atualizar o firmware 3 vezes por dia durante 100 anos.

A Porta Serial
Guie-se pelos números na placa:

1- 0V (GND)
2- RX
3- TX
4- +3.2V

Se você já tiver visto meu diagrama da porta serial do LG DK8321N, perceberá uma diferença: RX e TX estão invertidos. Só isso me impediu de me comunicar com o DVP5100 na primeira tentativa. Mas uma vez invertidos os fios, pude fazer o backup do firmware original sem problema algum.

Ao contrário dos LGs, que exigem a desmontagem do aparelho para fazer a soldagem dos fios, no DVP5100 você pode fazer a soldagem por cima da placa, se você tiver a habilidade adequada com pequenas soldagens.

Se você não tiver habilidade comprovada com soldagem de eletrônica, existe um grande risco de danificar o aparelho tentando.

A soldagem é bem mais fácil se você retirar a placa do lugar e soldar por baixo. Como o placa do DVP5100 não fica presa a nenhuma outra peça do aparelho, sua remoção é relativamente simples, mas cuidado para não quebrar o flat-cable e seu conector. O conector do flat tem uma trava e se você não souber lidar com ela vai quebrá-la e complicar tudo.

Experiências com Firmware

Atenção: Se você não tiver o cabo, fazer esse tipo de experiência poderá inutilizar seu aparelho!

Como parte das minhas experiências para ver se é possível contornar algumas das limitações do aparelho, eu comecei a experimentar firmwares de outros aparelhos que sabidamente tem alguma compatibilidade com o DVP5100.

Firmwares Testados do Philips DVP720 e DVP762

  • MadPalace MAD720SA_05_1252 OldServo
  • MadPalace MAD720SA_06_1252 NewServo
  • MadPalace MAD720SA_06_1252 OldServo
  • DVP720_V37
  • Philips_DVP720_v33_NewAge_v13
  • dvp762_02_fus_eng

Problemas com todos:

  • Extremamente lento;
  • Controle remoto responde imediatamente, mas a tela demora muito a ser atualizada;
  • A lentidão não parece ter nada a ver com o código do servo, porque mesmo sem disco a navegação no System Menu fica lenta demais.
  • Funcões básicas do remoto parecem OK;
  • EJECT funciona, mas não é possível recolocar o DVD
  • O display fica apagado, o que era de se esperar porque o tipo de display usado nos aparelhos acima é diferente;

Todos os firmwares acima conseguiram ler meu DVD+RW de teste, o que mostra que o código do servo é ao menos parcialmente compatível

Outros Firmwares Testados

  • Yamaha DVD S557
  • Yamaha DVD S558

Testei firmwares Yamaha porque existem informações seguras de que é a Philips que fabrica esses aparelhos para a Yamaha em regime de OEM. O aparelho Inicializa e exibe a tela inicial, mas fica travado em Loading e não responde ao controle remoto

2 comments to Philips DVP5100K/78 – Firmware

  • onde se lê 02Fev2010 leia-se 03Fev2010

  • Marcelo

    Boas Ryan.
    Excelente trabalho o seu. Meus parabéns. Li inclusive sobre como atualizar e ressuscitar o DVD caso venha a ter algum problema.
    O caso é que tenho o aparelho e até hoje ele é excelente e procurando atualizações de firmware para poder assistir filmes em mp4, encontrei sua página. O problema é que não consegui encontrar o Umbanda 5.1 em lugar algum para fazer download. Você poderia por favor me passar uma cópia ou passar um link válido onde eu possa fazer o download?
    Agradeço por sua atenção.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>