Colaborou com a revisão do texto: Edson Brusque [PICLISTBR – 2003]
Nota 1: “Lista de Discussão” é o nome original do que hoje muitos chamam de “grupo” (um exemplo notório é o Yahoo) ou “fórum”, ou mesmo “fórum de debate“. Essencialmente são a mesma coisa.
Nota 2: Em meados de 2003, esta página tornou-se o documento oficial de Netiqueta da lista PICLISTBR, cujo owner é o amigo Wagner Teixeira.
IMPORTANTE!
Em alguns pontos deste documento eu pareço me referir à você, leitor, como se você fosse uma pessoa de comportamento rude. Esse é apenas o meu jeito de tentar deixar a coisa clara. É óbvio que se você se dá ao trabalho de ler esse documento, está pelo menos tentando não ser rude, o que é digno de elogio e não de ofensa. Mas se alguém achar que eu devo alterar a abordagem, por favor me mande um e-mail (civilizado) informando o(s) trecho(s) que achou pessoal/agressivo(s) demais.
blá-blá-blá introdutório 🙂
Criei este texto por estar cansado de enfrentar pessoas propositalmente rudes nas listas de discussão e ainda ter que lidar com as pessoas que geram aborrecimento apenas por não saber que estão agindo de forma rude.
Este texto ainda está longe de estar completo. A versão final deverá ser substancialmente maior pois ainda faltam vários esclarecimentos.
Esta é minha contribuição para tentar reduzir o número de pessoas que se comportam de maneira pouco civilizada apenas por não saber qual é a “forma civilizada”. Ela serve também como auxílio às pessoas que se deparam com comportamento inadequado, que podem enviar uma mensagem para a pessoa explicando porque ela está errada e/ou incluir um link para este documento. Fica mais fácil convencer alguém quando não se é o único a defender a idéia.
Mas não pense, por favor, que escrevi este texto por me achar um exemplo de civilidade e educação. Eu ainda tenho muitos defeitos a corrigir. Entre eles está o fato de que não consigo conter o meu sarcasmo e minha ironia (eu SEI ser chato) com pessoas que esquecem que seus direitos terminam quando começam os dos outros. Digamos que eu “não consigo oferecer a outra face”.
Você pode ler do inicio ao fim ou usar o indice abaixo:
- O que é Netiqueta?
- Como funciona (geralmente) uma lista de discussão
- O owner
- A moderação
- O comportamento
- Não confunda “direito” com “privilégio”
- “Sinta o terreno” primeiro
- Identifique-se apropriadamente
- Não use expressões chulas (palavrões) na lista
- Não xingue ninguém
- Não envolva Deus em bobagens
- Escrever em maiúsculas significa GRITAR!
- Não use gíria
- Cuidado com a redação
- Respeite a língua oficial da lista (não seja pedante)
- Acentuação
- Evite Redigir Mensagens Telegráficas
- Leia TODAS as mensagens sobre o assunto antes de mandar a sua
- Antes de perguntar, LEIA o que já foi explicado
- Não exagere na assinatura
- Não envie arquivos atachados (anexados)
- Não use auto-responders
- Contribua com a sua opinião
- Mantenha-se no tópico da lista
- Não faça marketing agressivo
- Respeite os direitos autorais
- Não acredite cegamente no que os outros dizem
- Aprenda a consultar o histórico e o FAQ
- Não force a barra
- Aprenda a “contar até dez”
- Links para outros documentos sobre Netiqueta
Netiqueta é a forma aportuguesada do termo inglês “netiquette”, que significa “etiqueta (bons modos) na Internet”. A Netiqueta é um conjunto de regras não-oficiais, passadas de boca em boca e site em site que tenta estabelecer um padrão de comportamento considerável “desejável” pelos internautas e para os internautas. O mais próximo de “oficial” sobre a Netiqueta está na RFC1855. As regras da netiqueta não visam prejudicar ninguém e são simplesmente baseadas no bom-senso. Todas elas visam tornar a Internet um lugar menos caótico e mais sadio, ensinando as pessoas que certas atitudes aparentemente inofensivas podem aborrecer, atrapalhar ou agredir outros usuários, devendo ser evitadas. O usuário que desrespeita a netiqueta, propositalmente ou não, prejudica também a si mesmo, porque é “deixado de lado” pelos outros internautas.
Como funciona (geralmente) uma lista de discussão
Imagine que você gosta de histórias em quadrinhos e gostaria de discutir o assunto com diversas outras pessoas, por e-mail. Você já sabe com que pessoas quer discutir e tem o e-mail de todas elas, provavelmente cedidos a você em uma convenção sobre o assunto. Por onde começar?
Você escreve uma mensagem sobre o tópico e envia cópias para todas as pessoas de sua lista. Essas pessoas, caso achem interessante, responderão a você. Mas você poderá achar que muitas das respostas que você recebeu poderiam interessar aos outros participantes, não é? É aí que as coisas começam a se complicar…
Digamos que sua lista tenha 20 pessoas (é uma lista muito pequena, para o universo sem fronteiras da Internet). Se 8 delas mandarem respostas interessantes, você precisará re-enviar cada uma das 8 respostas para cada uma das outras 18 pessoas. Você exclui apenas a si mesmo e ao remtente de cada uma.
A alternativa seria que todas as pessoas envolvidas tivessem uma lista igual à sua, e se encarregassem elas mesmas de enviar suas respostas para todos os outros envolvidos.
Mas como gerenciar a entrada de novos participantes e a saída de outros que não quisessem mais participar?
Em pouco tempo você descobrirá que tentar organizar algo dessa forma é um pesadelo. É bem possível até que você tenha ficado cansado, só por ter lido a explicação 🙂
Não existe nada que impeça você de criar um sistema desses, mas existem processos automatizados que poupam os usuários das tarefas administrativas e operacionais.
Uma lista de discussão, como conhecemos hoje, resume-se a um endereço de e-mail que é controlado por um programa de computador, rodando em um servidor qualquer que esteja conectado 24h por dia à Internet. Quando uma mensagem chega a esse endereço, o programa consulta a “lista de assinantes” e envia uma cópia da mensagem para cada um deles.
Muitas vezes, por causa de seu nome, as pessoas enviam mensagens a Majordomo pensando ser ele um humano “com um cargo ou nickname de nome militar”. |
Na maioria das listas de discussão isso é tudo o que o programa precisa fazer, mas sua sofisticação vai além disso, podendo ser programado para (por exemplo) bloquear uma mensagem que tenha palavras “questionáveis”, aguardando a decisão de um operador humano para distribuí-la. Os mais conhecidos desses programas são o Majordomo e o Listserv.
Uma lista de discussão inicia-se quando alguém a cria. Essa pessoa geralmente recebe o título de owner (dono) da lista. O owner decide se a lista de discussão é aberta (qualquer um pode participar), requer autorização (você precisa pedir permissão ao owner para se inscrever) ou se é restrita (já foi criada com todos os inscritos em mente).
O owner também decide sobre o tópico da lista e sua abrangência. Ele tem que decidir, por exemplo, se a lista vai tratar de histórias em quadrinhos em geral (e isso inclui Disney e Turma da Mônica) ou se será restrita a quadrinhos de super-heróis, ou ainda se falará apenas sobre um certo grupo de heróis ou ainda se falará apenas de um herói específico. Isso é decisão do owner.
Quando a lista não é restrita, o owner começa um trabalho de divulgação, convocando novos assinantes para ela. Com o crescimento do número de assinantes e do número de mensagens na lista, o owner pode decidir se a lista será moderada ou não, e como.
Uma lista rapidamente se transforma em uma espécie de comunidade. E como em toda comunidade, mesmo quando todos tem os mesmos interesses, expressam isso com comportamentos diferentes. Alguns desses comportamentos podem ser prejudiciais à comunidade e torna-se necessário manter os usuários “na linha”. Esse é o papel do moderador. Você verá uma boa quantidade de exemplos desses comportamentos prejudiciais no decorrer deste texto.
Algumas pessoas consideram o papel do moderador “tirânico”, preferindo que o julgamento seja feito por todos os usuários da lista e não por uma única pessoa. Entretanto o julgamento deve ser centralizado porque do contrário perde-se muito tempo em discussões inúteis sobre o comportamento de um determinado usuário.
Você toleraria, por exemplo, ser convocado a toda hora para resolver conflitos de trânsito, acusações de roubo e outros crimes em sua cidade? As “autoridades” entram em cena para resolver os problemas por você e quer você goste ou não disso, este é o método mundialmente aceito. E o fato delas estarem mais aptas que você a julgar não é um “mero detalhe”.
O moderador pode ser o próprio owner, ou alguém escolhido por ele. Quando o moderador não é o owner, não tem o direito ou o poder de expulsar ninguém da lista, mas geralmente sua solicitação de expulsão é respeitada pelo owner.
Isso é menos preocupante do que parece. Nas médias e grandes listas, muita discussão rola entre o moderador e o usuário, antes que o moderador considere que o usuário infrator é “um caso perdido”.
Em listas muito movimentadas, o moderador geralmente é (deveria ser) escolhido tendo como base qualidades como paciência, tolerância, educação, conhecimentos sobre o funcionamento da Internet e experiência como usuário de listas. Em listas menores não dá para se esperar, infelizmente, que sequer o owner tenha essas qualidades.
Há algo também que se deve ter em mente: Só existe “democracia” em uma lista de discussão se o owner quiser. Esqueça a sua opinião sobre “sou contra todo e qualquer tipo de censura!”, pois isso é absolutamente irrelevante diante das decisões do owner.
Curiosidade
Você sabia que, segundo a lei americana, “censura” é um conceito que só pode ser aplicado ao governo? Ou seja: nos EUA, nenhum cidadão ou empresa pode ser condenado por fazer “censura” (em inglês: “censorship”). |
Ele tem o direito, como “dono da bola” a assumir uma posição autocrática. Essa, entretanto, é uma posícão que costuma ser evitada pelos owners, mas o owner pode, deve e VAI usar seus poderes absolutos sobre a lista, quando achar que é necessário. O poder do owner sobre a lista é tal que se ele desejar que a lista seja uma festa de insultos ou uma grande demonstração de comportamento sociopata, ela o será. Quem não gosta TEM que “se mudar”.
Antigamente, ser owner de uma lista de discussão não era para qualquer um. Mas hoje é muito fácil. Com isso, mais e mais pessoas que sequer sabem se comunicar estão recebendo o título de “owner” de uma lista, tornando comum ver-se o próprio owner comportar-se de forma imprópria.
Se você ainda não se convenceu, pense na lista como sendo propriedade do owner (owner=dono), como uma casa, por exemplo. Assim como eu posso expulsá-lo de minha casa por não gostar do que você diz, também posso expulsá-lo de minha lista. E a Constituição Federal nada tem a ver com isso.
Para saber mais sobre o que você pode ou não fazer em sua casa e muitas outras coisas, leia o “Guia dos Seus Direitos” de Josué Rios. É leitura indispensável para qualquer cidadão. |
Podemos estender ainda mais a analogia. Na verdade, a lei brasileira não lhe permite fazer o que você bem entender na sua propriedade. Se você estiver ouvindo som muito alto ou decidiu fazer do seu quintal um depósito de lixo (para citar apenas dois exemplos), as autoridades poderão intervir, para o bem dos seus vizinhos. Como em uma lista de discussão não há como incomodar vizinhos, podemos dizer que o list owner manda em sua lista mais do que em sua própria casa 🙂
O trecho a seguir foi traduzido do guia de comportamento de uma lista de discussão patrocinada pela Microsoft:
12- Finalmente, por favor note que você não tem o DIREITO de postar o que quer que seja para esta lista. Um PRIVILÉGIO foi estendido a você – não abuse dele. A Primeira Emenda da Constituição Americana não se aplica aqui. Esta lista é operada em um servidor privado e para um propósito específico. O list owner reserva-se o direito de restringir o envio de mensagens de pessoas que repetidmente violarem os pontos definidos acima.
A “primeira emenda” garante a liberdade de expressão. Mas, como o próprio texto deixa claro, a aplicabilidade da Constituição tem seus limites.
A exceção à regra: muitas listas são mantidas por empresas, e os participantes são consumidores destas. Neste caso é bem possível que a empresa substitua o owner e/ou o moderador (porque nesse caso o todo-poderoso owner tem que responder a alguém), caso considere pertinentes as queixas quanto ao comportamento destes.
A moderação pode ser prévia ou posterior. Na prévia, todas as mensagens passam pelo moderador antes de serem enviadas para os outros usuários. O moderador fica com o trabalho de filtrar o lixo (propaganda, correntes, perguntas óbvias ou fora do tópico etc) e as pessoas ocupadas e os pais podem achar esse o melhor tipo de moderação. O incoveniente é que as mensagens enviadas podem demorar para serem liberadas pelo moderador.
Na moderação posterior, o moderador lê as mensagens ao mesmo tempo, ou depois, dos outros usuários. É o tipo de moderação mais comum, mas tem o incoveniente de que coisas escabrosas podem passar para os usuários e não é o tipo de lista que pode ser freqüentado por crianças.
Como exemplos extremos, posso citar:
Noticias-l : noticias-l@elogica.com.br – Não tem moderador, nem owner (um caso raro). Usuários podem se xingar à vontade e desrespeitar cada regra de civilidade existente sob o sol porque nada os impede. A lista alterna períodos de calmaria e tempestade e os assinantes sérios da lista tem que aguardar pacientemente que as tempestades passem.
NOTAS
No início de 1999, após um incidente particularmente desagradável na lista ,a diretoria da Elógica criou algum juízo e nomeou um owner para esta, que também fez o papel de moderador. Os usuários incorrigíveis finalmente eram expulsos da lista, para o bem de todos. Noticias-l morreu definitivamente e sem nenhum motivo oficial por volta de agosto de 2001, para alívio de certos funcionários graduados da Elógica. Pois a lista era constantemente usada pelos usuários Elógica para denunciar a flagrante incompetência da empresa, que era “carinhosamente” chamada de “SemLogica” por uns e de “ECAlógica” por outros. Sub-nota que não tem nada a ver com o assunto netiqueta. Pule, se não estiver interessado. Você poderia se perguntar “se a empresa é tão incompetente, porque os usuários simplesmente não se mudam para serviços melhores, em vez de ficar reclamando o tempo todo como se gostassem disso?” Se você comprar um carro Ford e ester tiver problemas e na sua cidade só existir UMA assistência Ford e esta lhe atender repetidamente mal, o que lhe resta fazer? Levar o carro a outra cidade ou EXIGIR ser atendido bem? No caso de provedores de acesso, o problema é semelhante: Depois que você se filia a um provedor e todos as pessoas que você conhece (e/ou seus clientes) passam a conhecer o e-mail que você tem naquele provedor, você se torna quase um refém deste, porque tem que tolerá-lo para poder manter o e-mail. Se você troca de provedor perde o e-mail. Isso é pior para um profissional do que trocar de telefone e perder a agenda. |
Linux-br : linux-br@bazar.conectiva.com.br – Com mais de 1600 assinantes ,tem 16 moderadores (um pesadelo para os que tem aversão à autoridade) que fazem moderação posterior. Os moderadores tem uma lista de discussão exclusiva onde discutem e votam as atitudes disciplinares a serem tomadas. As discussões inflamadas são raras. Os desentendimentos ocorrem, mas não duram muito.
Para finalizar esta parte de meu texto que fala de owners e moderadores, é preciso deixar claro: Owner e moderador não são tiranos que você deve temer. Seus papéis, amizades e decisões influenciam diretamente o sucesso ou o fracasso de uma lista de discussão.
Se você não se preocupa com o fato do seu comportamento aborrecer outras pessoas, nem deveria estar lendo esse documento. Mas se você sempre se esforça para não ser mal-educado e deseja continuar assim na Internet, alguns conselhos podem ajudar bastante. A lista a seguir foi compilada através de experiência pessoal e com a ajuda de diversos outros documentos sobre netiqueta espalhados pela rede.
Familiarize-se com os emoticons e com os acrônimos;
Não repasse correntes e boatos (por favor, resista à tentação do “recebi e repasso”). Acredite em mim: 99,9% do que circula pela internet sendo repassado por e-mail é MENTIRA. Praticamente todas as mensagens que incluem um “repasse para todo mundo que você conhece” tem conteúdo falso ou malicioso, mesmo quando cita as fontes!
Por exemplo: Veja a verdade sobre o famigerado “roubo da amazônia”. Estória onde supostamente as crianças norte-americanas estariam aprendendo nas escolas que a Amazônia é uma “àrea de controle internacional”. Mas que não passa de um exemplo de delírio anti-americano.
Você não tem que responder a todas as mensagens que são postadas na lista. Use o bom senso e evite querer participar de todas as conversas.Se a lista tiver um owner ou moderador, não critique o comportamento de outro usuário dentro da lista. Envie uma mensagem para o owner/moderador explicando o seu ponto de vista e ele tomará uma providência. Geralmente nem é preciso fazer qualquer queixa, porque o owner intervém imediatamente e em silêncio, criticando em particular o usuário ofensor.
Se a lista tiver um owner ou moderador, ele deve ser respeitado como autoridade na lista. O owner tem o direito e o poder de expulsar quem ele bem entender. O moderador geralmente não expulsa ninguém, mas recomenda a expulsão ao owner. Não critique o moderador e o owner. Se não gosta da política deles, crie sua própria lista e convoque os assinantes que concordam com você para seguí-lo. Você pode criar sua própria lista de discussão, gratuitamente, usando um dos serviços:
Quando você for owner de uma lista, talvez descubra o significado de “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. 🙂
Não confunda “direito” com “privilégio”
Quando uma lista de discussão é chamada de “pública”, quer dizer que ela não é restrita a um determinado grupo e qualquer pessoa pode se candidatar a ser assinante. Em nenhum momento pense que você tem o “direito” de participar de uma lista de discussão ou de enviar o que quer que seja para ela. Um “privilégio” foi estendido a você. O mesmo privilégio que foi estendido a todos os outros assinantes. Se todos os cidadãos tivessem em mente que não tem “direito”, mas sim o “privilégio compartilhado” de usar os bens públicos, como as praças, as estradas, as praias etc; viveriamos em um mundo bem melhor.
Tenha em mente também que muitas listas de discussão são operadas por pessoas como você e eu e controladas por computadores de empresas privadas. Não adianta tentar aplicar o seu conceito possessivo/mesquinho de “público” em algo privado.
É prudente que ao se inscrever em uma lista de discussão, você passe de um a vários meses apenas lendo mensagens, sem se manifestar. Você pode achar absurdo, mas isso é muito comum. Apenas lendo as mensagens, você aprenderá quem são os maiores colaboradores da lista, quem são os chatos, qual é a postura do moderador, quem é amigo de quem, etc. Sem ter escutado antes, você corre o risco (por exemplo) de se embrenhar em uma briga com o maior colaborador da lista (e ganhar a antipatia de muita gente), por não ter entendido o senso de humor dele.
Além disso, muitas das recomendações que você irá ler a seguir são importantíssimas em certas listas e completamente irrelevantes em outras. Se você seguir as recomendações, evitará aborrecimento em qualquer lista, mas se você pretende usar apenas o mínimo necessário, é melhor que você sinta o terreno primeiro!
Identifique-se apropriadamente
Não há nenhum problema em você usar um apelido (“nickname” ou apenas “nick”) em uma lista de discussão, mas se você for acusado de estar se comportando mal, o fato de você não estar usando seu nome pesará contra você. Além disso, existem apelidos que transmitem claramente a idéia de que o usuário é um metido-a-cyber-sabe-tudo. Em certas listas, onde todos usam apelidos, não há problema. Mas não use esse tipo de apelido em uma lista “séria” se você quiser ser levado a sério.
Se já existir uma pessoa com seu nome preferido na lista, mude-o. Acrescente sobrenome, assine diferente, etc. Mas não confunda os outros usuários apresentando-se da mesma forma que outro usuário mais antigo.
Se você está usando a conta de e-mail de outra pessoa para enviar mensagens, corrija o campo que identifica você no e-mail. É muito esquisito receber uma mensagem de “Elisângela Teles” assinada por “Roberto Soares”. No mínimo, você vai ser classificado como preguiçoso pelos outros usuários.
Não use expressões chulas (palavrões) na lista
Mesmo que você esteja acostumado a usá-las até na frente de sua mãe ou de seus filhos.
Nem todo mundo acha “bonitinho” ou é obrigado a tolerar sua falta de educação. Algumas pessoas alegam que é hipocrisia não usar palavrões na lista quando se usa na vida real, mas não é preciso pensar muito para se entender que esta não é uma justificativa aceitável. Se você realmente acreditar que escrever um palavrão vai ajudar as pessoas a entenderem como você se sente a respeito do tema, use asteriscos para encobrir parte da palavra. Por exemplo:
Não consigo fazer esta po**a funcionar!
Desculpem. Não acredito que disse uma me**a destas!
As pessoas que conhecem palavrões vão entender o que você quer dizer. O uso de asteriscos para isso é um hábito comum na Internet, mas a posição e o número deles fica por conta da pessoa que está escrevendo.
Outro método de se representar palavrões é o utilizado em histórias em quadrinhos:
Não consigo fazer esta %$#&*@# funcionar!
É preciso que você entenda que, por alguma razão psicológica que não tenho o conhecimento necessário para esclarecer, ler um palavrão semi-oculto por asteriscos tem um impacto mental muito diferente do provocado por encontrá-lo ali, de sopetão e completamente nu, no meio do texto. Você não deve ocultar seus palavrões apenas porque “poupa as criancinhas”, mas porque com isso vai reduzir suas chances de ferir a sensibilidade (sem frescuras) da maioria dos adultos.
Xingamentos não se enquadram no item anterior porque imbecil, idiota e estúpido não são palavrões. Mas não é modo aceitável de se tratar seu adversário no debate. Mesmo que seu interlocutor seja realmente um imbecil, evite usar estes termos contra ele. Pessoas que tem a mesma opinião que você sobre o tema discutido poderão ficar contra você por não quererem dar apoio a um “grosso”.
Ainda está me acompanhando? BOM! Tome um bom gole de café porque ainda há mais…
Não sou uma pessoa religiosa. Na verdade eu nem tenho uma religião definida, embora seja cristão. Entretanto, mensagens cujo assunto é:
Pelo amor de Deus!!!! Preciso capturar telas no Linux…
são reprováveis. Pessoas realmente religiosas podem ficar BEM aborrecidas com você por isso. Aprenda a usar o nome de Deus apenas em questões de ajuda humanitária (alguém está morrendo, passando fome etc) e não envolva o Santo Nome em bobagens do cotidiano.
Aproveitando que estamos falando de religião, tenha em mente que mesmo que você seja uma pessoa MUITO religiosa, não desrespeite o tópico da lista enviando Salmos, Orações etc para uma lista que nada tem a ver com religião ou ajuda espiritual. As pessoas tem o direito de não se envolver com questões espirituais, se não o quiserem. E bombardear a lista com orações só não é tão impopular quanto fazer pregação em voz alta dentro de ônibus.
Escrever em maiúsculas significa GRITAR!
Algumas pessoas tem o estranho hábito de escrever tudo no computador com letras maiúsculas. Talvez isso se deva a uma dificuldade de enxergar o texto em minúsculas (é melhor procurar um oculista), ou por achar que isso melhora a legibilidade (estudos comprovam que textos em maiúsculas são mais difíceis de ler). A comunidade internauta não vê esse hábito com bons olhos porque se convencionou que frases em maiúsculas representam que a pessoa está berrando. Algumas pessoas enviam uma mensagem educada avisando para você usar minúsculas, mas outras podem FICAR TERRIVELMENTE ABUSADAS PORQUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO COM ELAS! Não redija usando apenas maiúsculas.
Redija na língua “oficial” da lista (não seja pedante)
Se todo mundo na lista conversa em português mas você encontrou outro usuário que fala inglês como você e quer conversar nessa língua com ele, faça isso em particular e não na lista. É extremamente pedante, até aos olhos de outros que sabem inglês, uma discussão em inglês (ou qualquer outra língua) numa lista onde se fala português. Não existe problema, entretanto, em se usar termos ou frases em outra língua na sua mensagem se o contexto pedir e você tiver motivos para achar que vai ser entendido.
Gíria dificulta a compreensão do texto para quem não está adaptado a ela. E tenha em mente que gíria é algo “tribal” e/ou regional, ou seja, pessoas pertencentes a outras “tribos” e regiões, mesmo que estejam acostumadas com gíria, podem não entender a sua. Se uma pessoa tiver dificuldade para entender seu primeiro parágrafo por causa de sua gíria, vai ignorar o restante.
Não, escrever corretamente não é “frescura”. As regras da língua (embora honestamente eu ache muitas delas “dispensáveis”) foram criadas para permitir uma comunicação clara e inequívoca. Se sua ortografia não é boa, redija a mensagem em um programa que tenha corretor ortográfico. É melhor que você tenha o trabalho de deixar sua mensagem clara do que obrigar todos os destinatários a decifrá-la. Eu desisto de ler uma mensagem se ler uma frase duas vezes e não conseguir entendê-la por conta dos erros. Muitos não vão nem se dar ao trabalho de ler duas vezes. É claro que essa recomendação (e muitas outras que faço aqui) pode ser completamente irrelevante em certas listas de discussão. Sinta o terreno e primeiro e use o bom senso.
Acentuação
Não, esta parte não vai dizer à você que é educado acentuar corretamente. Na verdade em certos casos você vai ser mais simpático se não usar acento algum!
Muitas pessoas usam clientes de e-mail que não entendem acentos e quando uma msg acentuada chega, as letras acentuadas são substituídas por outros caracteres ou expressões que complicam a leitura. Por isso em algumas listas de discussão você poderá encontrar recomendações para não usá-los. Mas se não existir recomendação nesse sentido, USE os acentos.
Geralmente, se voce nao usar acento algum, a mensagem nao ficara difícil de ler. Este paragrafo serve como exemplo (nao ha nenhum acento nele).
Existem dois modos aceitáveis e comumente usados de susbtituir os acentos agudos quando necessário. Um deles consiste em colocar uma aspa simples após a letra que deveria ser acentuada, como nos exemplos seguintes:
- ficará = ficara’
- é = e’
O segundo método consiste em colocar um “h” após a letra que deveria se acentuada:
- ficará = ficarah
- é = eh
Existe um método incompreensivelmente popular (vindo dos canais de IRC brasileiros) que tenta representar o “til”, mas que na minha opinião é esteticamente horrível, difícil de entender e completamente desnecessário:
- não = naum
- são = saum
- vão = vaum
Afinal, qual é o problema para se entender o seguinte texto:
Eles sao menores de idade, por isso nao sao enviados para o presídio.
Compare com:
Eles saum menores de idade, por isso naum saum enviados para o presídio.
Não sei quanto a você, mas a segunda forma agride minha mente.
Evite Redigir Mensagens Telegráficas
Nos canais de IRC e nos programas de mensagens instantãneas como o ICQ e o MSN Messenger, onde as pessoas conversam “em tempo real” criou-se o costume de abreviar ao máximo as palavras para acelerar a digitação. Algumas dessas abreviaturas são:
- pq = porque;
- tb = também;
- qq = qualquer;
- vc= você;
Mas abreviaturas aceleram a escrita e atrapalham a leitura, por isso cuidado ao usar essas abreviaturas em listas de discussão. Não exagere com elas e, sobretudo, não as misture com erros de português e de digitação. A conversa em listas não é em tempo real, então você teoricamente tem tempo para elaborar um texto corretamente. Algumas pessoas que vão ler sua mensagem podem achar que você é um preguiçoso e/ou um ignorante. Podem também desistir de ler sua mensagem por estar difícil “decodificá-la”. Por isso não faça isso se o respeito dos demais integrantes da lista for importante para você.
Leia TODAS as mensagens sobre o assunto antes de mandar a sua
Se você não está 24h por dia respondendo os e-mails da lista, é bem possível que um assunto comece e/ou progrida sem que você tome conhecimento durante horas, dias ou semanas (dependendo do tempo que você leva para pegar os seus e-mails e respondê-los). Se você responder as mensagens à medida que as lê, sem verificar antes o conteúdo das demais, corre o risco de:
- Perguntar algo que já foi respondido;
- Dar uma resposta que já foi dada;
- Pôr mais lenha numa discussão que já acabou ou em um mal-entendido que já foi esclarecido.
- Etc..
Ordene as mensagens por assunto e leia TODAS antes de se meter nele. Isso evitará entulhar a lista com mensagens redundantes e/ou poupará aborrecimentos para você e para os outros participantes.
E se você pega as mensagens para ler offline e só envia as respostas horas (ou até dias) depois, é bastante recomendável (embora eu admita que nem sempre seja prático) que você se dê ao trabalho de, ao conectar-se novamente para enviar as respostas, baixar primeiro as novas mensagens sobre o assunto e lê-las antes, para ver se ainda vale a pena mandar as suas.
Antes de perguntar, LEIA o que já foi explicado
Se você quer fazer uma pergunta sobre algum assunto em andamento ou sobre algo que alguém escreveu, certifique-se de que leu com cuidado o que foi escrito. Não brinque de “leitura dinâmica” em um texto que você está questionando. Algumas pessoas lêem a primeira e a última frase de um texto e já disparam uma pergunta que está claramente respondida no meio ou fazem qualquer outra coisa que não deveriam ter feito e não fariam se tivessem prestado atenção. Isso quase que certamente irá incomodar (ou mesmo irritar) quem teve o trabalho de escrever o texto.
Ninguém precisa receber, a cada e-mail seu, seus telefones, endereços, ocupação, e-mail, URL, nome do seu gato e suas crenças políticas/religiosas. Assinaturas exageradas chegam ao cúmulo de serem maiores que o tamanho médio de suas mensagens. E NÃO tenha a cara-de-pau de fazer propaganda na assinatura.
Você vai encontrar muitas recomendações para que mantenha sua assinatura em no máximo 3 ou 4 linhas, mas eu acho que uma assinatura de 2 linhas é mais do que suficiente em listas de discussão.
Muitas pessoas enviam com suas assinaturas frases engraçadas, geralmente de uma linha apenas. São as chamadas taglines. São tão populares que existem até programas que se encarregam de manter uma lista de frases e mudar a frase a cada mensagem enviada por você ou a cada dia. Eu, pessoalmente, gosto das taglines, porque ajudam a manter o humor em alta. Mas não exagere!
Não envie arquivos atachados (anexados)
Listas de discussão devem ser usadas exclusivamente para troca de palavras. Não mande imagens para ela. Se alguém pedir um programa na lista, mande em PVT. Se você tem um arquivo não-texto e acha que todos na lista iriam adorar receber VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO(A).
A maioria das pessoas usa acesso discado para conectar-se à Internet e tem que pagar pelo tempo que está on-line, quer seja ao provedor ou à concessionária telefônica (se você é rico e já nasceu conectado em banda larga pode não acreditar nisso, mas é verdade). Mandar cartõezinhos, enfeites, imagens “legais” ou slideshows do Powerpoint para uma lista de discussão geralmente não é uma boa idéia. É ruim para a maioria dos usuários e para o servidor da lista. Lembre-se que se a lista tiver 200 usuários o servidor vai ter que remeter 200 cópias de sua mensagem. Isso leva tempo e consome recursos que poderiam estar sendo usados para outras coisas.
Antigamente, mandar um arquivo atachado requeria que você soubesse estar fazendo isso (você tinha que anexar voluntariamente o arquivo). Mas programas modernos criam anexos sem que você perceba. O mais comum desses anexos é o HTML.
Quando você usa um programa moderno para definir cores e tamanhos de letra diferentes, você está formatando o seu e-mail em HTML sem notar . O programa cria então uma mensagem que começa com o seu texto sem a formatação e anexa uma cópia formatada.
A figura abaixo representa uma mensagem simples de e-mail enviada pelo Outlook Express, usando o template “hera”:
Outra pessoa que use o o Outllook Express recebe a mensagem exatamente assim. Mas veja como um usuário do Eudora Pro 2.12 a recebe:
From: “Jefferson Ryan”<xxxx@hotlink.com.br>
To: <mailhtml@webrecife.com>
Date: Thu, 22 Apr 1999 01:25:03 -0300
X-MSMail-Priority: Normal
X-MimeOLE: Produced By Microsoft MimeOLE V5.00.0810.800
Caros Amigos…
Alguém poderia me explicar porque vocês são contra
o e-mail em HTML?
Grato.
<!DOCTYPE HTML PUBLIC “-//W3C//DTD W3 HTML//EN”>
<HTML><HEAD>
<META content=text/html;charset=iso-8859-1 http-equiv=Content-Type><BASE
href=file://C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\MICROS~1\PAPELD~1\>
<STYLE>BODY {
COLOR: #427d64; FONT-FAMILY: Arial; FONT-SIZE: 12pt; MARGIN-LEFT: 4em
}
</STYLE>
<META content='”MSHTML 5.00.0910.1309″‘ name=GENERATOR></HEAD>
<BODY background=cid:014f01be8c78$179a39a0$1b89f9c8@pentium233 bgColor=#ffffff>
<DIV>Caros Amigos…</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Alguém poderia me explicar porque vocês são contra </DIV>
<DIV>o e-mail em HTML?</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Grato.</DIV> </body></HTML>
Content-Type: image/gif
Content-ID: <014f01be8c78$179a39a0$1b89f9c8@pentium233>
Attachment Converted: C:\WINDOWS\DESKTOP\EU212PRO\Untitle1
Confuso, não? A última linha da mensagem avisa que um anexo foi salvo no arquivo untitle1, dentro do diretório do Eudora. Isso já é incômodo, mas como o anexo é salvo sem extensão, você tem que dar uma olhada na linha Content-Type (mais acima) para saber que é uma imagem GIF e renomear o arquivo de acordo. Depois de renomear o arquivo, você o abre e descobre que era um mero papel de parede.
Não use auto-resposta (autoreply)
A auto-resposta é um serviço oferecido por alguns servidores que lhe permite, na chegada de uma mensagem na sua caixa postal, enviar automaticamente uma mensagem ao remetente, geralmente para avisar que a mensagem dele foi recebida. Esse tipo de coisa é útil em certos tipos de relacionamento pessoal ou comercial, mas positivamente irritante em uma lista de discussão.
Imagine, por exemplo, que numa lista de discussão qualquer 10 pessoas resolvessem usar auto-respostas. Qualquer pessoa que enviasse uma mensagem para essa lista receberia automaticamente 10 mensagens estúpidas do tipo “recebi seu e-mail e responderei assim que puder”. Estas respostas são absolutamente inúteis.
Os usuários da lista esperam que suas mensagens contenham sua opinião e/ou seu ponto de vista. Não copie texto de terceiros para a lista, se não for comentá-lo. Isso não se aplica, claro, quando sua mensagem é uma resposta à solicitação de alguém. A cópia de textos de terceiros também pode ser vista como um subterfúgio seu para não se responsabilizar pelo texto (muito usado por quem gosta de disseminar boatos), por isso deve ser utilizada com MUITA cautela.
Existe ainda o problema da sobrecarga. Imagine que eu decidisse mandar o meu site inteiro para você por e-mail. São mais de 180 páginas (1MB, sem contar as figuras), mas depois eu pararia, por não haver mais o que enviar. Mas e se eu não estivesse limitado ao que eu mesmo criei e decidisse mandar para você tudo o que eu achasse interessante na vastidão da Internet? Usando Windows isso é muito fácil: copiar-colar-click-click e lá se foi mais um e-mail com 3000 linhas. Por mais que você compartilhe os mesmos interesses que eu, pode ter a certeza de que esse é um cenário de pesadelo.
Como você poderia discutir o texto com seu autor, se este não participa da lista?
Quando as pessoas não se auto-impõem como limite sua própria capacidade de pensar e digitar (lembre-se disso: pensar & digitar), virtualmente deixa de existir um limite e em um passe de mágica uma lista de discussão estará sobrecarregada a ponto de se tornar impossível continuar inscrito nela.
Da última vez em que uma pessoa meteu-se a mandar “recortes” para uma lista em que eu estava inscrito, disse que estava fazendo isso para estimular discussões interessantes. (!?!?) O que há de errado em estimular discussões interessantes usando a sua opinião?
- Se o recorte inicia uma discussão interessante: Fui eu que mandei! 🙂
- Se o recorte inicia uma tremenda confusão: Não sou o autor e não posso ser responsabilizado pelo conteúdo!!
Me senti como uma cobaia de laboratório e que a pessoa que mandava os recortes era o cientista silencioso que me “estimulava” para observar minhas reações. Não é uma sensação agradável.
Mantenha-se no tópico da lista
Se a lista é sobre Aviação, não envie mensagens pedindo ajuda para resolver um problema no seu computador. Existem listas sobre isso na Internet (existem listas sobre qualquer coisa, incluindo criação de baratas). Se você realmente precisar mandar uma mensagem fora do tópico para a lista, é educado acrescentar ao início do subject (assunto): [OT] ou [Off Topic], como nos exemplos abaixo:
Assunto: [OT] indignado com o governo!
Assunto: [Off Topic] indignado com o governo!
Esta pequena providência ajudará as pessoas que não admitem receber mensagens off topic (é um direito delas) a ‘saltar’ as mensagens facilmente ou excluí-las automaticamente usando os filtros do programa de e-mail.
Lembre-se: você faz parte de uma comunidade e essa comunidade tem um objetivo. Ao desrespeitar o objetivo você está errado(a)! Mesmo tomando a providência acima você poderá receber reclamações do moderador e/ou de pessoas que discordam de mensagens off topic na lista. Esteja preparado(a) para aceitar educadamente as queixas. Não responda com um “não viu o [OT] na linha de assunto, seu mané?” porque isso não é bem aceito por todos.
Outras sinalizações que você pode encontrar na linha de assunto são:
[ADM] – É uma mensagem administrativa, expedida pelo owner ou por um moderador. É importante que TODOS leiam, por isso se você puder especifique um filtro no seu programa de e-mail para destacar essa mensagem quando ela chegar. deixar de lê-la pode lhe acarretar mancadas futuras.
[PVT] – É uma mensagem privada (de PRIVATE), que não está sendo mandada para a lista, mas apenas para você ou um pequeno grupo. É importante, se você responder uma mensagem em particular com um conteúdo que não seria apropriado exibir a todos, que você sinalize-a assim logo na linha de assunto ou avise que é uma mensagem privada logo nas primeiras linhas da mensagem. Isso evitará que seu destinatário fique indignado com você, por exemplo, por achar que você o está repreendendo publicamente (se for uma repreensão) ou que ele mande uma resposta para a lista quando de alguma forma isso seria embaraçoso para você. Se for necessário, crie um filtro no seu programa de e-mail que evite que uma mensagem assim se misture com as outras da lista. Use sempre o [PVT] em mensagens privadas para permitir que elas sejam processadas pelos filtros de seus destinatários (ou sejam visualmente identificadas por estes).
Não divulgue produtos na lista, a não ser que esteja dentro do contexto da discussão. O medo da invasão dos marketeiros faz com que os internautas reajam de maneira bem agressiva a mensagens comerciais em uma lista que não tem esse objetivo.
Se o objetivo da lista é anunciar produtos, não anuncie toda hora e todos os dias. Uma lista de discussão não é como televisão, onde a pessoa precisa estar na frente para ver seu anúncio. O anúncio enviado pela lista VAI ser visto pelos assinantes. Se você envia vários anúncios iguais em sucessão, os outros assinantes vão ler vários anúncios iguais em sucessão e isso pode irritar muitas pessoas. Um anúncio por semana é adequado, mas eu recomendo que seja feito apenas um por quinzena ou por mês a não ser é claro que suas ofertas estejam mudando de forma significativa. Nesse caso você pode e deve anunciar todos os dias se necessário.
Ao usar o texto de alguém ou de alguma entidade, cite a fonte.
Não acredite cegamente no que os outros dizem
Embora essa não seja propriamente uma regra de netiqueta, seguí-la pode evitar que você se meta em confusões e mal-entendidos depois. Muitas pessoas (muitas MESMO) usam listas de discussão como meio de disseminação de boatos, seja para obter ganhos pessoais/políticos ou por mera diversão. A informação dada pode ser uma completa ou parcial mentira cabeluda. Cabe a você usar seu discernimento para analisar o que está sendo dito e comparar com outras informações que teve em outras fontes.
Aprenda a consultar o histórico e o FAQ
Algumas listas mantém um histórico (também chamado de archive) de todas as mensagens já enviadas para ela, normalmente acessível através de uma página na web e dotado de uma ferramenta de busca que lhe permite procurar por um certo termo. Outras listas mantém um documento chamado FAQ, que lista as perguntas mais freqüentes feitas para a lista e suas respostas. Tanto o histórico como o FAQ tem o objetivo de reduzir o tráfego de mensagens e tornar a lista menos repetitiva (cansativa). Ao entrar para uma lista pergunte se existe um histórico e/ou um FAQ e acostume-se a consultá-lo sempre que tiver uma dúvida.
Resista à tentação de tomar o “caminho fácil” e perguntar por algo que já foi respondido. Muitas pessoas respondem de forma desagradável à sua preguiça.
Nenhuma lista de discussão é o seu serviço particular de consultoria, mesmo quando é uma lista de ajuda. Se fizer uma pergunta e ninguém responder, não haja com insistência. Existem os seguintes motivos para ninguém responder uma solicitação sua:
- Você não foi suficientemente claro ao expor a questão;
- Sua pergunta é tão comum que todos estão cansados de respondê-la;
- Você está desrespeitando uma ou mais regras de etiqueta em suas mensagens; e as pessoas que poderiam lhe ajudar não querem fazê-lo;
- Ninguém sabe a resposta;
- Você não deu tempo para as pessoas responderem. Muita gente passa dias sem checar o e-mail;
- Quem sabe, não está a fim de responder (é direito de qualquer um);
- etc.
Por exemplo, enviar uma mensagem com o assunto:
Pela terceira vez!!! – ESTOU COM PROBLEMAS NA CONFIGURACAO DO SAMBA
Vai irritar um bocado de gente. E não é surpresa que esse usuário tenha que perguntar uma terceira vez. Note como ele desrespeita a netiqueta, gritando com os outros usuários já na linha de assunto.
Nota: “SAMBA” é o nome de um conjunto de programas para Linux. Nada tem a ver com o ritmo musical.
Acredite, já deixei de dar muita resposta desaforada por ter sido capaz de conter meu ímpeto de responder na hora. Eu geralmente escrevo o que me vem à cabeça na hora, mas salvo a mensagem para enviar apenas no dia seguinte. É muito comum que no dia seguinte eu edite a mensagem para um tom bem mais brando, ou que a apague e esqueça o assunto. Se você acha que isso não funciona com você, pelo menos tente… eu também acreditava que “contar até dez” jamais mudaria meu ponto de vista, mas muda!
Links para outros documentos sobre Netiqueta
Todos os links foram testados em 08/04/1999 e estavam OKNota [07/07/2003] A maioria dos links, hoje, não está mais funcionando. Assim que possível colocarei os novos links.
Em português:netiqueta em Fóruns de discussão e Mailing-lists (Unicamp) http://www.ifi.unicamp.br/ccjdr/netiqueta/dis.htmll
Etiqueta na Internet (NETIQUETA) (Rede Pegasus) http://www.pegasus.com.br/recursos/etiqueta.html
Introdução à Netiqueta (USP)
http://www.icmsc.sc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.htmll
Outros
http://www.netvale.com.br/NetVale/faq/netiqueta.htmll
Em espanhol
http://www.geocities.com/RainForest/9279/netiquet.html
Em inglês
RFC1855 – A netiqueta “oficial” [link checado em 08/07/2003]
Guia do usuário de Listas de Discussão da Microsoft
http://msdn.microsoft.com/workshop/essentials/mailfaq.asp
Vou dar um up aqui, um post com 12 anos !!!
[…] Uma das muitas páginas que falam sobre a netiqueta: http://ryan.com.br/wp/netiqueta/ […]