De toda a programação da TV aberta a única coisa que eu faço questão de asistir diariamente é o “TV Kids” da Rede TV, que começa às 18:10 de segunda a sexta. A programação atual exibe três séries de anime, nesta sequência:
Dos três o único que eu não faço questão de seguir é “Viewtiful Joe”, que apesar de ter muitas falas divertidas e ser inteligente em alguns pontos, tem um enredo bobo. Eu aproveito quando ele começa para ir buscar mais café na cozinha
FullMetal Alchemist é o mais “denso” dos três. Apesar de fantasioso, o drama central prende sua atenção.
Para quem acha que desenho animado é “coisa de criança” é bom ter em mente que para a cultura japonesa, o desenho em geral (seja em revistas ou filmes) é apenas outra forma de arte. Não se criou lá essa distinção ocidental que existe aqui, e são feitos desenhos animados japoneses (os “animes”) para todas as idades. Assim como qualquer filme. Hoje mesmo um personagem de “FullMetal” foi assassinado de forma covarde e triste.
A vantagem do desenho é que você não precisa gastar milhões com efeitos especiais, nem depender do humor das “estrelas”.
Minha irmã mais velha ignora e a mais nova torce o nariz, porque prefere coisas como “Saw” e “Cidade dos Mortos”, mas eu gosto, sim, de Anime