Documento criado em 2000 e atualizado em 09/02/2006
A maneira mais óbvia de se testar um autorun.inf é gravar um CD. Se você usar um CD regravável no teste, não tomará prejuízo. Mas o processo é um saco de qualquer forma, porque mesmo que você só queira gravar os mínusculos .inf e .ico, é necessário gravar a TOC de cada sessão no CD e isso pode ser demorado.
Principalmente se seu gravador só grava CDRW a 2X (como o meu) .
Por sorte, existem alternativas mais inteligentes.
- Simular um drive de CD ROM com SUBST
- Usar um programa emulador de CD
- Ativar o Autorun para o disco rígido
Simular um drive de CD ROM com SUBST
SUBST.EXE é um programa DOS da MS que também acompanha o Windows 95/98/ME/2000 e XP. A tarefa de SUBST é fazer com que um diretório qualquer seja visto pelo sistema como a raiz de um drive.
Por exemplo, vá para o Prompt do DOS e digite:
SUBST k: C:\Windows [ENTER]
Nada acontece? Digite
K: [ENTER]
DIR [ENTER]
Você está vendo o conteúdo do diretório Windows dentro de uma unidade K: que você nunca teve.
[14/06/2003] Veja mais detalhes nos comentários.
Usar um programa emulador de CD
(Funciona em todas as versões do Windows onde o emulador funcione)
Existem diversos programas que “simulam” (“emulam” é tecnicamente mais apropriado) CDROMs. O melhor que usei até hoje é este:
Daemon Tools 3.41 (freeware para uso não comercial) – Daemon Tools (DT) é um avançado (o melhor que conheço) simulador de CDs e DVDs. Como ele é capaz de simular quase todos os esquemas de proteção contra cópia do mercado, você pode até usá-lo para simular CDs do Playstation One, a partir do ISO (para uso com o BLEEM e o VGS) entre outras coisas. Altamente recomendado!
O único incoveniente do DT é que você precisa criar um arquivo ISO (ou equivalente suportado pelo DT) com o conteúdo do seu CD.
Ativar o Autorun para o disco rígido
(Processo testado no Windows 95 OSR2, Windows 98 e Windows 98SE)
Pois é. Você pode colocar um arquivo autorun.inf na raiz do HD e com ele determinar o ícone para o HD no Windows Explorer e que programa vai ser executado automaticamente. mesmo que não lhe interesse ter ícones personalizados para os HDs ou programas executando automaticamente, você pode usar essa característica a seu favor no teste de arquivos autorun.inf que serão usados em CDs.
[09/03/2006]A escolha de ícones para os HDs e até para Pen Drives também funciona no XP. Mas o Autorun de Pen Drives definitivamente não funciona no XP.
Usando Regedit.exe, abra a seguinte chave do registro:
HKEY_CURRENT_USER\ Software\ Microsoft\ Windows\ CurrentVersion\ Policies\ Explorer\ "NoDriveTypeAutoRun" e certifique-sede que ela tenha o seguinte valor:
95 00 00 00
Nota 1: É uma boa idéia, antes de fazer essa alteração, anotar o valor que a chave possui. Você pode ter que restaurar esse valor depois.
Nota 2: Se você não sabe mexer no registro, peça ajuda a um amigo que saiba. Mexer no registro sem saber o que está fazendo é receita certa para o desastre.
Na verdade, esta chave pode ter vários valores diferentes, dependendo do que você quer exatamente, mas outro dia eu explico isso em detalhes.
Reinicie o computador.
Como testar
Aparência normal dos HDs no Windows Explorer. Eu vou colocar o ícone do CD ROM que está em G: no HD C: |
O teste sempre é feito usando lado direito do Windows Explorer (vou usar apenas as expressões Lado Direito e Lado Esquerdo daqui em diante). Sempre que, no Lado Direito, você clica duas vezes no ícone de um drive que tem Autorun, o Autorun é invocado. Isso funciona tanto para CDs quanto para HDs, se estiver habilitado (passo anterior).
Coloque um ícone (arquivo .ICO) na raiz do seu drive C:
Construa um arquivo Autorun.inf assim (digamos que o ícone seja milhao.ico):
[Autorun]
Icon=milhao.ico
Open=notepad.exe
e coloque esse arquivo na raiz do drive C:, junto com o ícone (notepad.exe não precisa estar junto).
Abra o Windows Explorer. Se você já não estiver vendo o ícone milhao.ico representando o drive C: Clique uma vez, do lado esquerdo, em Meu Computador e tecle F5. Se tudo estiver correto, o ícone deverá surgir
O ícone que coloquei na raiz de C: agora representa o HD. |
Isso significa que o Autorun.inf foi lido. Agora clique duas vezes no ícone do drive C: do lado direito. Notepad.exe deverá aparecer na tela.
Você pode aproveitar isso para fazer qualquer teste que queira.
Se você quiser apenas dar um ícone ao HD, mas não quiser que nada aconteça, nem que isso interfira no acesso ao drive, omita a declaração open= assim:
[Autorun]
Icon=milhao.ico
20/03/2002 – Omitir a declaração open= só funciona 100% se seu objetivo for dar um ícone ao HD. Se você quiser dar um ícone a um CD pode cair em uma armadilha. Lembre-se do que eu escrevi em Melhorando o Autorun.
Você pode mudar qualquer declaração de autorun.inf e repetir o procedimento de atualização descrito há pouco (o que termina teclando F5) para que as mudanças tenham efeito. Se uma alteração que você fizer no autorun.inf não estiver funcionando nem apertando F5, você vai ter que reiniciar o Explorer. O meio mais óbvio de fazer isto é reiniciar o Windows. O problema é que o Explorer armazena o que leu no Autorun.INF na primeira execução e pode não perceber que o arquivo foi alterado.
Comunicação recebida por e-mail em 2000.
Olá, Ryan,
Parabéns pela página! Simples, direta, didática e extremamente útil.
Sua dica para testar arquivos autorun.inf tb funciona (e tranqüilamente) com Windows XP. No caso, usa-se o “Prompt de Comando” da mesma forma que o Prompt do DOS. Aliás, se vc deixar a pasta Meu Computador aberta, terá a oportunidade de ver ele criando um HD virtual. Dois cliques nele e… Voi lat!!! O autorun funciona!
Só acho que vc deveria dizer tb como DESATIVAR o comando SUBST (no teu exemplo seria “subst k: /D”).
Alguém pode não conseguir se virar sozinho…
Um abraço, Ciranon
Resposta dada por e-mail em 2000.
Olá, Ciranon,
Obrigado pelas palavras sobre o site e pela dica sobre o XP.
Eu não havia falado nada sobre o modo de cancelar o SUBST porque isso ocorre automaticamente a cada inicialização do Windows. Não pensei que alguém pudesse precisar disto.
De qualquer forma, vale a publicação.
Se você olhar agora na minha página, verá que já fiz a inclusão de suas dicas.
Otimas explicaçoes, eu consegui aprender tudo que eu queria sobre autorun, continue assim Jefferson vlw mano abraço.
Aviso do administrador.
Este comentário foi removido por ter erros de ortografia demais, gíria, e não fazer nenhum sentido no geral (não tinha contexto).
po muito bom esse assunto e de fácil entendimento,mas como posso desfazer o o SUBST sem precisar reiniciar o computador? Obrigado e continue assim.
Isso está explicado no primeiro comentário.