Meu Software

Background Explorer

Autor: Eu mesmo 🙂
Preço: Gratuito
Tamanho: 1.7MB (programa + todas as DLLs necessárias)
Requer: Windows 9X
Finalidade: Ajudar na escolha de imagens de background (papel de parede, páginas web, etc)

Nota (30/07/2002): Embora este programa esteja funcionando o seu desenvolvimento (correção de bugs e aperfeiçoamentos) está encerrado. Se houver interesse suficiente, poderei continuá-lo; mas isso irá exigir que eu reinicie o projeto do zero, desta vez em Delphi (em Visual Basic é muito complicado).

Novidade na versão 1.03 (03/1999)

Finalmente consegui implementar uma rotina de “tile” que funcionasse para o papel de parede do desktop. BE agora é realmente capaz de substituir o papel de parede sozinho.

Nota: eu uso o termo “background” no texto com o mesmo significado de “papel de parede”.

“Background Explorer” (daqui para a frente chamarei de “BE”) foi um programa que eu desenvolvi em VB depois de procurar muito por um programa que me ajudasse a escolher figuras para o background de minhas páginas HTML e não encontrar nenhum satisfatório. Todos eram ou muito limitados ou muito complicados, requerendo vários passos para visualizar cada imagem.

No princípio minha intenção era criar um programa que de uma forma descomplicada me permitisse ver como qualquer figura ficaria como papel de parede em uma página, depois que o browser aplicasse o lado-a-lado (tile). O programa precisaria ser rápido e me permitir olhar todas as figuras em uma pasta movendo apenas um dedo.

Mas muitas vezes eu estou olhando o conteúdo de um CD ROM selecionando entre as milhares de imagens, as que mais provavelmente eu usaria. Pensei então em adicionar ao BE a capacidade de ao encontrar uma figura interessante, copiá-la ou movê-la para uma pasta de figuras selecionadas.

Eu também pensei que poderia ser interessante colocar um texto flutuando sobre a imagem para ver como ficaria o contraste, porque algumas figuras apesar de ficarem lindíssimas como background tornam qualquer texto ilegível.

A versão 1.0 beta1 de BE tem essas características e ainda é capaz de:

  • Ler, além dos tradicionais GIF e JPG, arquivos nos formatos BMP, WMF e ICO;
  • Instalar a figura selecionada como papel de parede do Windows;

A Visualização do Tile

Tomemos como exemplo a figura abaixo (o contorno verde é apenas para destacar):

Um profissional poderia perceber imediatamente como ela ficaria depois do tile, mas se você é como eu, é melhor deixar a imaginação descansar e usar o BE:

O texto “Background Explorer” é o texto flutuante de que falei acima. Dá para perceber que esse background permite uma ótima legibilidade.

O retângulo interno mostra uma cópia da imagem original, para permitir ao curioso ver qual é a imagem responsável pelo background. Acrescentei essa característica depois de ficar curioso para saber como certos backgrounds muito bonitos eram formados. Estudar isso pode ser útil se você quiser aprender a criar seus próprios backgrounds mas eu deixei uma opção que desliga a exibição dessa caixa.

Na barra de status (parte inferior da janela) BE exibe o nome do arquivo, seu tamanho em bytes e seu tamanho em pixeis.

Selecionando, copiando e movendo

Para a seleção dos arquivos, optei por criar uma janela própria, apresentada abaixo:

O funcionamento é muito simples: você chega até a pasta onde estão as imagens usando as caixas da esquerda e depois escolhe as imagens que quer ver na caixa da direita. Se quiser ver todas as imagens em sequência é só ficar apertando a seta “para baixo” no teclado.

Clicando com o botão direito em um nome de arquivo, você pode fazer duas coisas:

Copiar Figura – A figura correspondente é copiada para o clipboard. Você pode colá-la em seu editor grafico favorito.

Copiar Caminho – O caminho completo do arquivo, incluindo seu nome, é copiado para o clipboard.

Ao clicar no botão “Avançado”, a caixa de seleção se expande para mostrar as opções de cópia e movimentação:

Ao clicar nos botões “Redefinir Destino1” e “Redefinir Destino 2” você determina que a pasta atual é a pasta selecionada para aquele destino (1 ou 2). Você poderia, por exemplo, criar uma pasta “selecionadas” atribuindo-a ao Destino 1 e “rejeitadas” atribuindo-a ao Destino 2. Ao ver uma figura interessante, bastaria clicar em “Mover para Destino 1” para mandá-la para a pasta “selecionadas”.

Se você clicar em “Tipo de Operação – Copiar” o texto e as funções dos botões mudam e ao clicar nos botões de destino a figura será copiada e não movida.

Para os esquecidos, incluí uma função que permite saber para que pasta cada destino está programado. Basta parar o ponteiro do mouse por um breve instante sobre o botão desejado (sem clicar):

Se até agora eu não consegui fazê-lo se interessar pelo meu programa, então ele realmente não tem utilidade para você. Mas se desde a primeiro figura ele despertou o seu interesse, faça o download dele: é grátis. Não estou cobrando nada por ele.

O que está planejado para uma futura versão do BE

Esta é uma lista de coisas que o BE pode ou não pode vir a fazer. Depende de meu tempo, de meu conhecimento e do fato de que quanto mais características, mais o programa tende a ser gordo e complicado de usar:

  • Um ícone próprio. O BE está usando ainda o ícone padrão do VB porque me falta a criatividade para ciar um ícone simpático para ele;
  • Mais destinos possíveis, com quantidade definida pelo usuário para não entulhar a interface;
  • A capacidade de gerenciar (criar/excluir/renomear) arquivos e pastas diretamente na caixa de seleção.
  • O usuário deverá ser capaz de escolher o texto que ficará flutuando para o teste de contraste, bem como a sua cor. Se possível o programa irá ser capaz de ler/renderizar HTML (isso pode deixar o programa MUITO gordo);
  • Fazer com que o programa “lembre” as escolhas feitas pelo usuário. No momento, quando você fecha o programa os destinos são esquecidos.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>