No windows 95 (incluindo o OSR2, mas não no Windows98), mude a calculadora para o modo científico (Vá por mim… isso no mínimo vai servir para você entreter os amigos):
Agora vamos fazer uma conta ridículamente simples, que nem requer calculadora (se você não conseguir acompanhar esse passo a passo, nem com alguém guiando seu mouse a coisa vai funcionar):
Multiplique 0,57 por 100:
O resultado é óbviamente 57 (se você tiver um resultado diferente, o bug é em você).
Agora execute a função INT no resultado:
Sim, o resultado exibido é 56. Se você não dormiu nas aulas de matemática, sabe que a parte inteira (INT) de 57 deveria ser 57.
Por que o resultado é 56? Bugs são assim mesmo. A explicação é tão técnica que tira a “graça” da coisa 🙂
Se no lugar de usar a função INT você pedir o “INT inverso” (clique primeiro no checkbox INV e depois em INT) você terá como resultado “1”, quando o correto seria “0” (já que essa operação deveria retornar a parte fracionária do número).
Pelo menos dá para saber onde foi parar o “1” perdido no cálculo anterior 🙂
Ah… Não é só “0,56” que multiplicado por 100 resulta nessa agressão à matemática. Outros valores fracionários dão resultados semelhantes.
Esse bug, embora tenha consequências mínimas para o usuário comum, serve para demonstrar a um usuário o que é um bug e servir de ponto de partida para demonstrar a um cliente (se você for técnico) o quão complicado é manter-se livre de problemas ao usar um computador.
Leave a Reply