Texto publicado em 28/07/2004 e atualizado em 02/12/2013
Existem três causas comuns para você não conseguir visitar nenhum site, mesmo conectado à internet:
- Falta de autenticação
- Problemas no servidor DNS
- Problema de LSP
1) Falta de autenticação (usuário e senha):
Isso era muito comum com usuários do IG (em geral) e Velox (qualquer provedor). Isso não é um defeito: é uma característica do serviço prestado por essas empresas. Para a maioria dos provedores, a autenticação é parte da conexão e esta cai automaticamente se a autenticação falhar, sem dar chance a esse problema de “conectado sem poder navegar”. Nos provedores sujeitos a esse problema você autentica pelo browser.
Em 2006 a Telemar (Velox) mudou seu método de autenticação e toda autenticação Velox agora é automática e não é mais necessário autenticar pelo browser.
Porém, mesmo hoje (2012) é preciso ter em mente que se você esquecer de pagar o provedor, ou se o provedor achar que você não pagou, esse problema ocorrerá.
Alguns modems ADSL permitem saber se o problema é esse. Eles tem um LED específico muitas vezes com o nome “Internet” (ou com o símbolo “@” )que ficará apagado ou em uma cor diferente se você não estiver conseguindo autenticar.
2) Problemas no servidor DNS
É fácil constatar se o problema é de DNS: basta ter o número IP de alguns sites e tentar acessá-los pelo número. Por exemplo (endereços válidos em 01/03/2012):
- google.com.br: http://74.125.234.117/
- uol.com.br: http://200.147.67.142/
Se você consegue acessar pelo número, o problema é de DNS. Se nem pelo número vai, tente as possibilidades “1” e “3” desta página.
Mas o que danado é DNS?
DNS (Domain Name Server) é uma espécie de “lista telefônica” da internet. Na verdade, todo site só pode ser acessado pelo endereço IP, mas como seria humanamente impossível lembrar dos endereços numéricos, criou-se a possibilidade de dar um “apelido” na forma de palavras a cada endereço. Quando você digita “facebook.com” no seu browser, primeiro ele consulta o servidor DNS para saber qual é o IP e somente depois ele começa a se comunicar com facebook.com.
Todo provedor de acesso tem seu próprio servidor DNS. Mas às vezes esse servidor falha e você não consegue mais acessar nada pelo nome do site.
Quando isso acontece eu vou no Windows, em Propriedades do protocolo TCP-IP, e coloco o endereço de um servidor DNS público. Isso se sobrepõe ao servidor DNS indicado automaticamente pelo provedor de acesso e minha conexão, sem nem precisar reiniciar o computador (usando o XP, pelo menos), volta a funcionar 100%.
O exemplo abaixo mostra a alteração feita em uma conexão de rede de 100mbps porque eu acesso via roteador. O processo é semelhante para uma conexão discada direta.
No Painel de Controle, entre em “Conexões de Rede”.
(Ou, usando o teclado, tecle Win+R e digite “ncpa.cpl [ENTER]”).
Você vai precisar entrar na conexão que você usa para acessar a Internet. No meu caso, ela se chama “Rede 100mbps”, mas para a maioria das pessoas ela se chama “Conexão Local <número>” ou “Rede Wifi <número>”.
Clique em Propriedades
Clique duas vezes em “Protocolo TCP/IP”
Selecione e preencha como indicado abaixo (o endereço usado por mim foi omitido)
Você pode usar esses servidores DNS “públicos”:
Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4
Open DNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220
Se você estiver acessando por mais de um computador, usando um roteador, pode até mesmo configurar um servidor DNS diferente para cada máquina e testar se faz alguma diferença na velocidade com que o browser vai buscar a página.
3) Problema de LSP
Se nenhuma das opções anteriores é a causa do seu problema, você pode estar com um problema de LSP (Layered Service Provider).
A causa mais comum para esse tipo de coisa é a presença de um Cavalo de Tróia na sua máquina (normalmente do tipo adware). Esses softwares descobriram que podem parasitar o protocolo TCP/IP “inserindo-se” como um “protocol handler” (manipulador de protocolo). O resultado disso é que o Cavalo de Tróia passa a ser um “elo” da rede e sua remoção incorreta (ou seu mal-funcionamento) “quebra a corrente”, deixando o protocolo TCP/IP, essencial para todas as operações na internet, inoperante.
Mesmo que você não esteja impedido de navegar, esses parasitas estarão vigiando o que você faz. Como “protocol handler” cada endereço que você digita no browser passa por eles. E eles podem inclusive impedir que o seu anti-virus se atualize. Por isso é prudente que você remova todos os parasitas desse tipo em sua máquina.
O modo mais simples de fazer isso é usar uma ferramenta de remoção:
Windows XP: WinsockXPFix.
Esse software teoricamente também funciona com Windows 95/98/ME mas ainda não pude testar isso.
Método alternativo (02/12/2013)
Se não quiser ou não puder usar o WinsockXPfix, abra um prompt de comando (pode ser a caixinha que aparece quando você tecla WIN+R) e digite o seguinte:
netsh int ip reset c:\reset.txt [ENTER]
Este comando vai dar um reset nas configurações de TCP-IP do Windows e teoricamente faz exatamente o mesmo que o WinsockXPfix faz, com uma pequeno acréscimo: ele vai explicar no arquivo c:\reset.txt todas as anormalidades que ele modificou. Algo útil se você tiver algum conhecimento técnico e quiser entender o que provocou o problema.
Windows 95 ,98 e ME: LSP-Fix . Testado por mim no 98SE. Em alguns casos, LSP-Fix é capaz de identificar sozinho um manipulador de protocolo parasita e oferecer-se para removê-lo. Em outros, você precisará distinguir que manipuladores são parasitas sozinho. Remover o manipulador errado pode complicar ainda mais as coisas. Não é tão difícil, porque basta você comparar a lista apresentada por LSP-Fix na máquina suspeita pela lista apresentada em uma máquina “limpa”. Os manipuladores em comum devem ser deixados onde estão e os manipuladores “a mais” tem grande probabilidade de serem parasitas.
Instruções específicas para o LSP-Fix
Em uma máquina rodando o 98SE, sem parasitas, LSP-Fix mostrará o seguinte
Qualquer coisa a mais ou diferente do lado “keep” pode ser um parasita. Para remover, marque em “I know what i´m doing” (Eu sei o que estou fazendo) para liberar a passagem de itens de “keep” para “remove”. Se LSP-Fix reconhecer um parasita ele o colocará automaticamente em “Remove”, mas você terá que clicar em Finish para confirmar a remoção de qualquer modo.
Você poderá ter que colocar manualmente outros itens excedentes na lista “Remove”. Infelizmente, não posso indicar a você neste tutorial o que você deve remover ou não.
Após fazer isso e reiniciar o computador você já deverá ser capaz de navegar na Internet.
Houve um caso em que não foi possível rodar LSP-Fix, porque acusava sempre erro em Kernel32. Nessa máquina, eu rodei esta ferramenta aqui, que resolveu o problema. Mas cuidado que esta não te deixa ver o que ela está fazendo: é tudo automático. Se ela é mais esperta (ou mais perigosa) que LSP-Fix, ainda não posso dizer. Use com cautela.
muito obrigado cara eu tava com esse problema um colega meu falou pra mim formata, mas nem vo mas muito obrigado por me ajuda!! um abração!