[19/04/2003] A linha SoundWorks foi substituída pela linha Inspire. Você só vai encontrar SoundWorks agora em pontas de estoque ou venda de usados;
[15/11/2004] Este Review foi criado quando eu não tinha câmera digital e meus recursos eram bem mais modestos, por isso é bem mais simples do que os meus reviews atuais, como o do Philips DVP642;
A linha Creative/Cambridge de caixas acústicas foi projetada por Henry Kloss, uma lenda no mundo da alta fidelidade.
Henry Kloss, com a ajuda do Engenheiro Edgar Villchur, criou em 1952 o primeiro alto falante de suspensão acústica do mundo e, na década de 60, produziu o primeiro equipamento de áudio de sucesso a usar transistores. |
O sistema Soundworks é constituído por duas caixas-satélites e um subwoofer tão bem projetados que vão deixar qualquer um certamente impressionado.
A primeira pergunta que se faz é: “este som todo está saindo destas caixinhas?”. A verdade é: você precisa ouvir para acreditar.
Para se ter uma idéia as duas caixinhas (os satélites), colocadas uma ao lado da outra, são menores que uma fita de vídeo.
Soundworks pode ser usado com qualquer fonte sonora que tenha um conector de saída para áudio, como rádios, walkmans, mini-systems e alguns modelos de televisor. O resultado é impressionante. Não se deixe enganar pelo pequeno tamanho e pela baixa especificação de potência das caixas acústicas. O sistema acústico muito bem projetado, aliado ao uso da antiga mas até hoje sub-utlizada técnica da bi-amplificação fazem com que SoundWorks dê um banho em muitos equipamentos que se alto-intitulam “300Watts”.
Não sou muito bom para julgar qualidade de áudio. Eu só sei diferenciar o que é obviamente ruim do que parece bom. Mas um de meus clientes é audiófilo “de carteirinha”, dono de um sistema de som custando muitos milhares de reais. Quando eu o apresentei ao SoundWorks ele ficou impressionado com a qualidade. Instalei para ele uma Sound Blaster Live e dois conjuntos como esse (a Live é uma placa quadrifônica) em seu computador e ele está satisfeito com o resultado (ele tem críticas a fazer ao sub woofer, mas admite que é covardia comparar o SoundWorks com o sistema que ele tem na sala).
A Cambridge, empresa inglesa que fabrica o produto, foi adquirida pela Creative Labs. Por isso você poderá encontrar o produto sob os nomes “Creative” e “Cambridge” ou ambos.
[19/04/2003]. Eu abri o SubWoofer de um conjunto destes recentemente e fiquei impressionado com os cuidados na construção. O Alto-falante em si parece bem ordinário, de tão pequeno, mas cada detalhe do encaixe das peças surpreende.
Elogios recebidos da crítica:
- “…excepcional… pode ser comparado a sistemas que custam muito mais… altamente recomendado.” – Audio Magazine
- “SoundWorks tem o timbre musical mais natural.” – The New York Times
- “SoundWorks deixa muitos da competição comendo poeira, com seu som rico e claro.” – Sound & Image Magazine
- “A melhor compra em sistemas de som para PC tem que ser SoundWorks…você precisa ouvir um CD de alta qualidade para apreciar o quão bom SoundWorks é.” – PC Magazine
- “…cabeça e ombros acima dos outros que nós testamos.” – MacUser Magazine
- “SoundWorks foi o vencedor geral em nossa avaliação…Nota A.” – PC Magazine – Your New PC
- “O sistema SoundWorks é inquestionavelmente a escolha para os gamers que também são audiófilos… pode simplesmente desbancar o seu sistema de alta-fidelidade atual.” – PC Gamer
Especificações
- 10 Watts RMS no Subwoofer
- 4 Watts RMS em cada um dos dois satélites
- Potência PMPO estimada de 100Watts
Como eu disse antes, não se deixe enganar pelas especificações “tímidas” do sistema. Peça a um vendedor que lhe mostre um conjunto desses funcionando.
Entretanto é bom avisar que o SoundWorks não faz milagres. Eu o vi instalado em um stand da última Inforútil (Recife) numa máquina que usava uma placa de som bem vagabunda. O resultado era decepcionante. Se não me engano, a loja não conseguiu vender nenhum dos conjuntos que pôs à venda.
Atenção:
Eu não vendo ou represento esse produto; apenas dou minha opinião. Não desperdice o seu tempo e o meu me escrevendo para perguntar o preço ou onde posso encontrar isso ou aquilo (até mesmo porque eu muito provavelmente não moro na mesma cidade que você). Este é um aviso desagradável mas necessário em vista da quantidade de e-mails descabidos que recebo. Agradeço a sua compreensão.
Leave a Reply