Uma ótima ferramenta para isso é utilizar o arquivo “c:\bootlog.txt” que é criado nas seguintes condições:
- Quando você executa o windows com “Win /b”;
- Na primeira vez que você entra no Windows após sair do Modo de Segurança;
- Quando você escolhe a opção “Conectado…”, no menu de inicialização.
Dependendo da configuração do Windows, o arquivo começa parecido com isto:
[0003DACA] Loading Device = C:\WINDOWS\COMMAND\DISPLAY.SYS
[0003DACF] LoadSuccess = C:\WINDOWS\COMMAND\DISPLAY.SYS
[0003DAD2] Loading Device = C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
[0003DAD4] LoadSuccess = C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
[0003DAD5] Loading Device = C:\WINDOWS\IFSHLP.SYS
[0003DAD8] LoadSuccess = C:\WINDOWS\IFSHLP.SYS
[0003DAD9] Loading Device = C:\WINDOWS\SETVER.EXE
[0003DADC] LoadSuccess = C:\WINDOWS\SETVER.EXE
O código entre colchetes é uma forma codificada de armazenar hora, minuto, segundo e milisegundo. Para decodificar você pode usar o programa Bootlog Analizer (BLA), que pode ser baixado aqui. Como esse programa ajuda bastante o processo de análise de bootlog.txt eu vou explicar o processo de análise usando o BLA.
1- Inicia a análise de C:\bootlog.txt
2- Mostra apenas os eventos mais demorados
3- Mostra apenas os eventos que falharam
4- Ordena os eventos pela ordem em que ocorreram
5- Ordena os eventos pelo tempo que demoraram
6- Ordena os eventos pela ordem alfabética
Como se pode ver na figura acima (selecionei aopenas os atrasos e ordenei-os do maior para o menor clicando duas vezes na coluna “duration”), o programa NAVDX.EXE está levando nove segundos para concluir sua execução, o que é aceitável para mim pois trata-se (na verdade, tratava-se) do meu anti-virus fazendo uma análise de rotina no HD. Você, por outro lado, pode considerar inaceitável e procurar um outro anti-virus que leve menos tempo ou investigar se é possível acelerar esse processo. Dando uma olhada mais cuidadosa na figura acima você perceberá que a carga de Netbeui (um protocolo de rede da Microsoft) está levando mais de 12 segundos. Isso pode ou não ser normal e se o usuário não precisa do Netbeui ele pode ser removido poupando assim 12 segundos na inicialização.
Retire o antivirus e o Netbeui e seu computador vai estar pronto para você (UAU!) 21 segundos mais cedo (se sua instalação for semelhante à minha, claro).
Nota (22/08/2002): Se você estiver usando o Win98SE, tiver uma placa de rede instalada no seu micro (mesmo que não esteja usando) e encontrar, com a ajuda do BLA, uma excessiva demora na carga do protocolo TCP-IP (uns 20 segundos), experimente especificar um endereço IP para o protocolo (192.168.251.1 serve) ou remover o protocolo (apenas o que estiver anexo à placa de rede. Não remova ou mexa no anexo ao Adaptador Dial-UP!). Você pode estar sendo vítima desse problema mesmo que não esteja numa rede e mesmo que não saiba que há uma placa de rede no seu micro, porque como muitas placas-mãe já vem com placa de rede embutida, o protocolo TCP-IP pode ser anexado à placa de rede automaticamente quando a Rede Dial-UP for instalada.
A análise de bootlog.txt oferece uma ótima ajuda ao te dar um ponto de partida para descobrir, além disso, quem é o responsável pelas “paradinhas” ou por travamentos na inicialização.
Na figura acima, todas as falhas relatadas pelo sistema na inicialização estão agrupadas. Neste caso específico todas as falhas, com exceção da última, são consideradas “normais” pela Microsoft segundo o artigo Q127970 da Knowledge Base.
Em diversos trechos, bootlog.txt aponta a localização dos arquivos que estão sendo carregados. Isso pode ser útil por que em casos como esse aqui:
3:54:31 0.17 Dynamic load device C:\WINDOWS\system\IOSUBSYS\iomega.vxd
Eu descubro que o sistema está carregando desnecessariamente um driver para o ZIP Drive (Iomega.VXD) todas as vezes que entro no Windows, apesar de eu não estar usando mais o Zip Drive.
Mas o problema é que o Windows nem entra!
Ative a criação de um bootlog (como descrito no início deste texto). O bootlog quase sempre terminará indicando o culpado pelo travamento (ou este estará nas proximidades).
Você também pode comparar o bootlog que termina abruptamente com o bootlog de uma máquina semelhante que não está com problemas para ver quem seria carregado em seguida se o processo não tivesse parado. Isso pode ser útil.
Para esse tipo de análise, você não precisa do Bootlog Analyzer.
Mas o encerramento do Windows também é um problema
Você também pode verificar problemas de fechamento do Win95 usando essas técnicas. O primeiro fechamento após a criação de um novo bootlog.txt é registrado no final do arquivo. Normalmente se parece com isso:
Terminate = User
Terminate = Query Drivers
EndTerminate = Query Drivers
Terminate = Unload Network
EndTerminate = Unload Network
Terminate = Reset Display
EndTerminate = Reset Display
EndTerminate = User
Terminate = KERNEL
Terminate = RIT
EndTerminate = RIT
Terminate = Win32
EndTerminate = Win32
EndTerminate = KERNEL
Leave a Reply