Nota: Perceba que o título deste texto não é “Tudo sobre gravação de CDs”
Nota [19/04/2003] – Se você é o feliz possuidor de um gravador de CD moderno, muitas das recomendações feitas nesta página não se aplicam a você. Os gravadores de hoje incluem sistemas de proteção que praticamente impedem a ocorrência do famigerado “Buffer underrun”, que sempre foi o motivo número um para o estrago de CDs. Com os gravadores antigos, espirrar na frente do computador poderia estragar a mídia. Com os novos, você pode fazer quase tudo o que quiser com o computador enquanto estiver gravando que mesmo assim a gravação irá ser bem sucedida.
- Prepare o ambiente
- Utilizar o computador enquanto se grava
- Evite gravar várias sessões
- Ao terminar, sempre proteja o CD contra gravação
- Cuidado com o atributo de Somente Leitura
- Escolha a mídia de acordo com a velocidade
- Certos gravadores não se dão bem com certas mídias
- A mídia X, gravada no gravador Y, pode não ler corretamente no leitor Z
- Arquivos pequenos podem comprometer a gravação
- Aprenda a selecionar usando CTRL+A
- CDs de áudio devem ser gravados no modo “Disc at Once”
- Não confie inteiramente no teste de gravação
- Se quiser testar um programa, use uma cópia
Prepare o ambiente
Se estiver gravando um CD que vai receber arquivos que estão espalhados em mais de um HD, tenha em mente que se um dos HDs envolvidos desligar seu motor (por causa do gerenciamento de energia) porque sua “vez” está demorando. Você pode ter um Buffer Underrun
Como evitar:
- Desligue o gerenciamento de energia ou
- Mova todos os arquivos para o mesmo HD ou
- Periodicamente consulte o HD que está esperando, para resetar o contador do gerenciamento;
Desligue os programas que fazem operações de disco. Os seguintes programas são particularmente perigosos:
- Proteções de tela
- qualquer Anti-virus
- Norton Speedstart
- Norton System Doctor
- Microsoft Find Fast
Utilizar o computador enquanto se grava
Na época em que o gravador mais popular do Brasil era o HP 4020, as máquinas 486 ainda eram máquinas consideradas rápidas e um CD virgem custava R$ 20,00, era desaconselhável fazer qualquer coisa no computador durante uma gravação. Bastava a proteção de tela entrar de repente e lá se foi o seu CD. Hoje os gravadores e os softwares de gravação estão mais confiáveis, bem como máquinas muito mais poderosas que um 486 podem ser adquiridas a baixo custo. Eu utilizo, atualmente, a seguinte configuração:
- Pentium 233 MMX
- 96MB de EDO RAM
- HDs Samsung/Maxtor
- Gravador HP 8100
- Windows 98
- Easy CD Creator 3.5b
No exato momento em que escrevo isso, estou conectado à Internet gravando um CD a 2X e tenho certeza que a gravação irá se completar sem problemas. Eu costumo fazer as seguintes tarefas enquanto espero que um CD grave:
- Pesquisa na Internet;
- Responder e-mail;
- Redigir/ler documentos do Microsoft Word;
- Fazer manutenção do meu site;
- Organizar minhas tarefas com meu Pilot;
- Etc.
Você também pode usar seu computador enquanto grava, mas deve tomar as seguintes precauções:
- Evite executar programas ou fazer grandes operações com arquivos no mesmo HD que está usando para gravar;
- Execute uma operação de cada vez e faça uma pausa entre elas, para dar tempo ao buffer do programa de gravação para se recuperar. Por exemplo, depois de abrir o Word, espere um pouco antes de abrir um arquivo; não abra o Internet Explorer ao mesmo tempo que o Outlook Express, etc.
- Nunca, nunca, manipule arquivos que estão à espera para serem gravados
- Evite usar programas que tomam o controle da máquina, como os jogos baseados em DirectX
Nota: Se é possível ou não para você trabalhar enquanto grava, vai depender muito dos diversos componentes de hardware/software de sua máquina. O Easy CD Creator 3.5b é bem mais tolerante com uso simultâneo da máquina que outros softwares (como o NERO, que apesar de mais poderoso é tremendamente “possessivo” quanto ao uso do computador). Faça vários testes de gravação enquanto trabalha no computador para ter uma idéia de até onde você pode ir sem comprometer a gravação.
Só porque você pode usar o recurso não significa que você deva usá-lo. É possível gravar até 99 sessões em um CDR normal, isto é, eu posso gravar algumas coisas no CD hoje, mais algumas amanhã, e assim por diante até a capacidade do CD (ou sua limitação de 99 sessões) ser alcançada.
Isso é útil, mas deve ser evitado, a não ser que você vá usar o CD gravado dessa forma em um ambiente conhecido. Alguns drives de CD ROM são capazes de enxergar somente a primeira sessão, outros só conseguem enxergar a última e o que resta é que consegue enxergar o conteúdo todo do CD.
Nota (31/01/2K): Eu não estou falando de “packet writing”, que é a técnica de gravação usada pelo Adaptec DirectCD. “Packet writing” tem suas próprias complicações, mas nada tem a ver com “sessões”. |
Ao terminar, sempre proteja o CD contra gravação
Os softwares de gravação mais recentes tem opções que permitem que você determine que não seja mais possível gravar nada no CD, mesmo que haja espaço livre. Eu recomendo que você sempre faça uso disso (no Adaptec Easy CD Creator é a opção “Close Disc”) pelos seguintes motivos:
- Gravar múltiplas sessões em um CD não é tão bom negócio quanto parece, como expliquei na dica anterior;
- O CD aberto demora mais a inicializar quando você o põe em um drive de CD ROM comum;
- Com o CD protegido fica impossível para alguém de posse de um gravador corromper seu trabalho e acusá-lo de incompetência;
Cuidado com o atributo de Somente Leitura
Quando um arquivo é gravado em CD, seu atributo de Somente Leitura é setado, não importando qual era sua condição original. Isso pode parecer estranho, porque já que o CD ROM é um meio essencialmente “somente leitura”, porque a necessidade de mexer no atributo dos arquivos?
Infelizmente, é isso que acontece. E essa característica pode complicar muito seu trabalho, se não for levada em conta. Pois os arquivos, mesmo copiados de volta para o HD, estarão TODOS protegidos contra escrita.
Digamos que você esteja guardando em CD um material que originalmente é distribuído em disquetes e que esse material ao ser instalado faz modificações em seus próprios arquivos. Esse material pode ficar confuso ou completamente inoperante ao encontrar um dos seus arquivos como “somente leitura”, porque essa é uma condição inesperada.
Isso também pode ocorrer se você fizer o backup de um programa ou de um HD inteiro para CD e depois restaurá-lo para o HD. Tudo estará marcado como “somente leitura” e você terá sorte se algo funcionar.
Você pode tentar manualmente retirar o atributo de todos os arquivos, mas isso além de ser tedioso é desaconselhável, porque você retirará o atributo de arquivos que deveriam mesmo tê-lo.
Como contornar:
Se você tiver dúvidas, compacte o material com ZIP, ARJ ou outro compactador. Você pode até ajustar para compressão zero se tiver pressa. Ao compactar, todos os arquivos serão colocados dentro de um único arquivo, mantendo todos os seus atributos inalterados.
Escolha a mídia de acordo com a velocidade
Se você estiver usando um gravador que grava em 4X, deve atentar para o fato de que a mídia que grava bem a 2X pode criar problemas a 4X.
Quando a velocidade de gravação dobra, o laser permanece apenas metade do tempo sob cada ponto do disco, registrando os dados com seu calor. Se o material da mídia não for capaz de registrar a informação na metade do tempo, você terá problemas. Se o que você estiver gravando for muito importante, grave a 2X ou use mídia certificada para gravação a 4X (você encontrará a inscrição “4X compatible” em algumas).
Se o que você estiver gravando não for de suma importância, ou seja, se você puder substituir o CD caso ele apresente problemas, você pode fazer uma experiência gravando a 4X com mídia não certificada. Eu sugiro que nesse caso você anote em algum lugar no disco “4X” ou algo semelhante, para que caso seus CDs comecem a apresentar problemas digamos, um mês após gravados, você tenha subsídios para acusar ou inocentar a velocidade de gravação.
Certos gravadores não se dão bem com certas mídias
Mesmo que você faça tudo direitinho, poderá estragar uma quantidade obscena de discos apenas porque seu gravador não vai com a cara da mídia que você escolheu Isso parece afetar todos os gravadores.
Por exemplo, o gravador HP 6020i grava na mídia Maxell dourada sem apresentar nenhuma mensagem de erro, mas TODOS os CDs gravados apresentam problemas de leitura em drives que não sejam o próprio gravador. Duas pessoas comprovaram isso, em dois gravadores distintos.
Obs: Diferentes modelos de mídia, do mesmo fabricante, podem apresentar resultados diferentes.
Antes de comprar uma grande quantidade de mídia, compre algumas e faça todos os testes que puder, no gravador que você vai usar, ou certifique-se de que o vendedor aceitará a mídia não usada (lacrada) de volta.
A mídia X, gravada no gravador Y, pode não ler corretamente no leitor Z
É triste mas acontece. Você pode estar se dando super bem com um determinado modelo de mídia e de repente um cliente devolve seu CD porque não consegue lê-lo em um ou mais de seus drives. Você testa o CD e ele está OK.
Tente gravar com outro tipo de mídia para esse cliente. Tente mudar a cor.
Arquivos pequenos podem comprometer a gravação
Gravar 200 MB com 15000 arquivos é bem mais difícil do que gravar 650MB em 30 arquivos. O “salto” de um arquivo para outro é considerávelmente lento não apenas na gravação de CDs, mas em qualquer operação com arquivos. Por isso se o que você estiver querendo copiar (principalmente se for um CD) tiver uma quantidade obscena de arquivos, pode ser altamente aconselhável criar uma imagem no HD usando o programa de gravação para evitar um buffer underun. Como a imagem é um arquivo único, você pode gravá-la depois para o CD com segurança, mesmo que tenha dezenas de milhares de arquivos.
Usar o CD copier (Easy CD Creator ou equivalente) também é mais seguro. Como o CD copier não copia arquivo por arquivo (ele usa um método de “blocos”), ele é imune à quantidade de arquivos no CD. Um arquivo ou trinta mil são gravados com a mesma facilidade pelo CD Copier.
Aprenda a selecionar usando CTRL+A
Por default, o Windows 9x esconde do usuário todos os arquivos que tem o atributo de “oculto” e todos os arquivos que podem ser importantes para a operação do sistema (DLLs, VXDs, etc). Isso pode ser um desastre quando você está fazendo backup em CD ou copiando programas, porque os arquivos ocultos podem não ser selecionados para cópia. É altamente aconselhável para quem grava CDs, desligar esse comportamento e permitir que todos os arquivos sejam visíveis.
Um bom hábito, que garante que todos os arquivos serão copiados, é usar o atalho do Windows Explorer CTRL + A. Esse atalho seleciona apenas todos os arquivos visíveis do diretório corrente, mas se existirem arquivos escondidos o Explorer dá um alerta:
que lhe lembrará que você deve habilitar a exibição de todos os arquivos.
Eu recomendo que todo usuário que não seja uma “anta” deve trabalhar com a exibição de todos os arquivos ativada, mesmo que não trabalhe com gravação de CDs. Até o comando Localizar do Windows deixa de encontrar arquivos se você não habilitar isso.
CDs de áudio devem ser gravados no modo “Disc at Once”
Por razões que explicarei em outra oportunidade, qualquer CD de áudio que seja gravado em um modo que não seja o “Disc at Once” (DAO) ficará com um intervalo de 2 segundos a mais entre as faixas. Se você estiver copiando um CD em que as faixas são “mixadas” (um CD gravado ao vivo, por exemplo), os intervalos irão arruinar o CD.
Como o CD Copier do Easy CD Creator (testei até a versão 3.5) só grava em “Track at Once” (TAO), não o use para copiar CDs de áudio e pense duas vezes antes de usá-lo para copiar CDs de modo misto
Nota (17/01/2002): No CD Copier da versão 4.0 esta limitação deixou de existir.
Para gravar CDs de áudio, use o método normal pelo Easy CD Creator e na hora da gravação selecione Disc-at-once, como mostrado na figura acima. Se você estiver copiando trilhas de um um CD, é recomendável que extraia as trilhas antes ou peça para fazer uma imagem no HD. Entretanto,tenha em mente que copiar trilhas de áudio pelo Easy CD Creator é mais sujeito a um “buffer underrun”, infelizmente, do que usando o CD Copier.
Curiosidade:
O jogo Tomb Raider 2 é campeão em número de trilhas de áudio (são 60 no CD e ainda não vi outro programa que chegasse sequer perto disso). Se você tentar copiar esse jogo no modo TAO, um intervalo de 2 segundos vai ser adicionado para cada trilha e, como para cada dois segundos de CD Áudio são necessários 300K, são 60x300K = 18MB a mais!
Como o jogo já ocupa praticamente todos os 650MB de um CD normal, qualquer tentativa de gravá-lo em TAO vai dar em erro de falta de espaço no CD. A não ser que você use um CD de 80 minutos, mas aí já é outra estória.
Não confie inteiramente no teste de gravação
Acredito que a maioria dos softwares de gravação permitem que você teste antes para ver se o CD será gravado com sucesso. Embora o teste seja útil, ele não é capaz de detectar todos os tipos de problema de gravação. Eu notei que O Easy CD Creator (e o CD Copier) não é capaz de detectar problemas que ocorrem quando se está gravando a TOC do disco, por exemplo. Também existiram inúmeras outras situações em que o teste disse que estava tudo OK, mas eu perdi a mídia quando estava no meio da gravação.
O teste de gravação É útil, mas não é infalível. Tenha isso em mente.
Não se atreva a mexer na data dos arquivos
Alguns programas de gravação permitem que você determine que todos os arquivos gravados tenham sua data alterada para a data da gravação ou para uma data fixa qualquer. Só use essa opção se tiver absoluta certeza do que está fazendo! Mudar a data de arquivos que não foram criados por você pode ter consequências imprevisíveis que incluem:
- O programa não ser capaz de instalar. Isso pode ocorrer se o programa tiver rotina de proteção contra adulteração, entre outras;
- O programa instalar arquivos antigos por cima dos mais recentes porque foi enganado pela data alterada. Se isso acontecer com DLLs ou arquivos semelhantes o Windows da máquina vítima poderá “enlouquecer”. Erros gerais de proteção e chamadas de vínculo inválido poderão assombrar o usuário e reinstalar programas poderá ser inútil pois a data recente do arquivo que está provocando o problema poderá torná-lo “intocável”. Desinstalar a aplicação que provocou tudo pode não surtir efeito, se ela estiver seguindo as normas de segurança do Windows 95.
A figura ao lado mostra a janela de diálogo do Easy CD Creator 3.5 onde você pode mexer nesses ajustes (a apresentada é para gravação “joliet”. Existe outra para “ISO9660”). A opção que deve estar marcada é a indicada (“use original file date”). Não use as marcadas em vermelho a não ser que saiba o que está fazendo.
Eu já pus as mãos em alguns CDs gravados por quem não tinha idéia do que estava fazendo e alterou a data de tudo. Eu nunca pude afirmar com certeza de que as datas alteradas foram a causa de um dos problemas que eu estava investigando, mas por mais de uma vez a data alterada me deixou confuso, sem saber se o arquivo que estava instalado era ou não a versão mais recente.
Se quiser testar um programa, use uma cópia
Alguns programas de instalação, mesmo os que são distribuídos em CDROM, se auto-modificam na primeira oportunidade. Isso significa que se você copiar um programa desses para o HD, executá-lo e depois gravar uma cópia em CD, a cópia será diferente do original. O exemplo mais conhecido (e irritante) é o Microsoft office 95. O programa de instalação “conta” o número de vezes em que é instalado e após uma contagem limite se recusa a rodar. Se você instalar a partir de um CD, não há problema, já que ele não tem como registrar a contagem no CD. Mas execute a cópia no HD e ele modificará o arquivo setup.tdf, armazenando a contagem. Grave a cópia alterada em CD e eternamente ela saberá que já foi instalada antes e quantas vezes isso ocorreu.
Aproveitando a oportunidade, para corrigir o problema basta substituir setup.tdf por outro que não tenha sido alterado.
O jogo Microsoft Fury, apesar de não contar o número de instalações, também se auto-modifica se for instalado a partir do HD.
Se você quiser garantir fidelidade nas cópias, nunca execute um programa “matriz” no HD. Faça uma cópia antes para outro lugar no mesmo ou em outro HD, execute a cópia e depois a apague. Isso preservará a matriz.
FeedBack
Mensagem Recebida
Não sei se as pessoas costumam fazer isso, mas escrevo tão somente para parabenizá-lo pela sua página, repleta de dicas sobre o assunto gravação de CDs. Também tenho um gravador (utilizado exclusivamente para backups) e pude sanar uma série de dúvidas que tinha sobre este tópico. Parabéns de novo, e, por favor, não se esqueça de me mandar um e-mail quando atualizá-la novamente ! Um forte abraço, |
Resposta
Elogiar apenas? Não. Pelo menos 90% das mensagens que recebo sobre meu site são para pedir mais alguma informação. A maioria começa tecendo vários elogios sobre meu site, e acaba pedindo algo. A maioria destas eu ignoro pois deixei claro no site que não tenho tempo para examinar problemas pessoais. Mensagens para simplemente dizer “vi sua página e gostei”, como a sua, são raras. |
Mensagem Recebida
Olá, Caro Jefferson. Sou iniciante na área de gravação de CDs, comprei recentemente um drive 4.2.24 da creative e o software que o acompanha é o Nero burning room É um dos melhores (tem também o prassi abCD que não sei exatamente pra que serve) o AbCD é o equivalente para o Adaptec DirectCD, que permite que você grave CDs diretamente com o explorer, como se fosse um grande disquete. que são em portugues (mas de portugal, que é quase pior que ingles). Concordo Aproveitei muito suas dicas mas gostaria de saber algumas coisinhas. Tentei copiar o FIFA 2000 e no meio da gravação a mídia se foi, deu pau. Existe a possibilidade de o próprio jogo evitar de ser copiado? O Fifa 2000 TEM proteção contra cópia Estou com o Age of Empires 2 copiado no HD mas sei que para gravá-lo é preciso um crack. Se souber onde obtê-lo agradeço. www.gamecopyworld.com tem quase todos os cracks de gravação possíveis de ser encontrados. Existem 2 maneiras de copiar CDs de audio. Uma direto do outro drive de CD (creative 48x) ou salvando em Wav no HD. Como eu já havia tentado copiar um jogo direto do outro drive de CD e não tive sucesso tentei a opção 2. Também não tive sucesso. O que pode ter acontecido? Jogos que tem trilhas de áudio devem ser copiados com cuidado, pois existem diversas complicações. O melhor mesmo é que você use a opção de cópia completa do Nero, mandando primeiro gravar no HD. Eu recomendo que você compre ao menos um CD Regravável. Você pode usá-lo como cobaia quando estiver testando se um CD é copiável. Você sempre pode regravar se algo sair errado e não perde seus CDs. |
Leave a Reply