Windows

Driver CDFS alternativo

18/01/2010 Atenção: provavelmente só serve no windows 95

A extração de trilhas de áudio é feita há bastante tempo por quem grava CDs, mas alcançou seu pico de popularidade com a criação de MP3.

Se você já precisou extrair áudio de CDs já deve ter ficado perturbado com o fato de não poder acessar as trilhas do CD diretamente. A figura abaixo é a representação normal do que você vê quando olha o conteúdo de um CD de áudio no Explorer.

Se você tentou usar esses arquivos que você vê, percebeu que no máximo pode fazer um ‘link’ para as músicas. Isso agora não é mais problema. Graças à substituição de um driver do Windows, usando um driver freeware chamado CDFS.VXD Alternativo, você será capaz de copiar as trilhas de áudio de um CD como se fossem arquivos WAV. Você também poderá usar qualquer programa para manipular essas trilhas, sem precisar fazer a extração primeiro (você só não pode, claro, gravar modificações no CD).

A figura abaixo mostra a nova representação de um CD de áudio usando esse driver. A figura não mostra, mas todos os arquivos tem a extensão WAV.

Nota: A figura abaixo é o Windows Explorer em inglês. Se você estiver usando o Windows em português, vai ser nesta língua que tudo estará.

Você poderá pensar que existem múltiplas versões das trilhas de áudio guardadas no CD, mas na verdade cada pasta é uma “representação” diferente das mesmas trilhas. O novo driver faz com que você “veja” essas representações para que você possa decidir visualmente como você quer que ele (o driver) extraia as mesmas.

A máxima qualidade possível é obtida quando você extrai usando a pasta \Stereo\16bit\44100Hz. A mínima, extraindo de \Mono\8bit\11025Hz. Para criar MP3, claro, você deve usar a primeira opção.

Você pode baixar o CDFS.VXD alternativo aqui

Para instalá-lo, você deve renomear seu driver atual em \Windows\System\Iosubsys\cdfs.vxd para qualquer nome que queira. Em seguida copie o novo driver no lugra do antigo. Reinicie o computador e você verá os CDs de áudio com outros olhos 🙂

Notas:

Esse novo driver é compatível com tudo o que já testei até agora, mas a responsabilidade pela instalação é sua. Caso algo haja errado, apague o novo driver e renomeie o antigo de volta.

Ainda não sei se o uso desse driver pode provocar o problema de compatibilidade com o Stracraft citado aqui.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>